Sobre a classificação das corridas quanto ao seu desenvolvimento Quais são as três denominações

Corridas rasas de meio-fundo e fundo

Corrida de 800 metros (meio-fundo) Corrida de 1.500 metros (meio-fundo) Corrida de 5 mil metros (fundo)

Corrida de 10 mil metros (fundo)

Sobre a classificação das corridas quanto ao seu desenvolvimento Quais são as três denominações

Aluno do projeto Atletismo UFJF, Francisco Perrout é o 5º melhor do mundo entre estudantes, em 2016, na corrida de 3 mil metros (Foto: Géssica Leine/UFJF)

Na corrida de 800 metros, o atleta dá duas voltas na pista, pode sair da raia marcada, após a primeira curva, indo para uma mais interna. Os competidores seguem em grupo até se destacarem nas curvas finais. Na prova de 1.500 metros, o competidor já pode, logo no início, sair da raia de que partiu para dar quase quatro voltas na pista.

Nessas disputas de fundo e de meio-fundo, que inclui também a corrida de 3.000 metros com obstáculos, “o atleta precisa saber trabalhar sua resistência física, nas voltas iniciais, para manter energia e conseguir acelerar no trajeto final”, afirma o professor Augusto Pereira, da Faculdade de Educação Física. Por isso, costumam ocorrer ultrapassagens animadoras, quando o atleta que não estava em evidência, nas voltas iniciais, mas conseguiu resistir e elaborar estratégia adequada, pode acelerar, nos últimos minutos, e deixar para atrás quem apostou suas energias no início da prova.

Confirmada para treinar na UFJF, a canadense Melissa Bishop foi prata, nos 800 metros do Mundial 2015 e detém a quinta posição, em 2016, no ranking feminino da prova, elaborado pela IAAF. Adam Kszczot, da Polônia, ainda não confirmado para vir à UFJF, conquistou prata nos 800 metros, no Mundial de 2015.

Recorde nos 800 metros

Masculino
Mundial e olímpico: David Rudisha, do Quênia, em 2012: 1m40s91

Feminino Mundial: Jarmila Kratochvilova, da República Checa, em 1983: 1m53s28

Olímpico: Nadiya Olizarenko, da China, em 1980: 1m53s43

Sobre a classificação das corridas quanto ao seu desenvolvimento Quais são as três denominações
 Nota: Para outros significados, veja Corrida (desambiguação).

Corrida é uma competição de velocidade ou resistência. Os competidores tentam completar uma determinada tarefa no menor período de tempo. Envolve tradicionalmente percorrer alguma distância, mas pode se referir a qualquer tarefa em que o tempo/velocidade se apliquem.[1]

Sobre a classificação das corridas quanto ao seu desenvolvimento Quais são as três denominações

Maratonistas a caminho de Atenas nos Jogos Olímpicos de 1896.

A corrida pode ser definida como um dos três meios de transporte humano. Os outros dois são o andar ou marchar - o mais lento - e o saltar - o mais rápido.

Como características pode dizer-se que ao andar ou marchar os dois pés estão em contato com o chão, ao correr só um pé está no chão e ao saltar os dois pés estão no ar. Na corrida, usa-se capacidades físicas como velocidade, força, resistência, agilidade e equilíbrio.

Benefícios da Corrida

É um dos exercícios mais recomendados pelos médicos, seja para saúde como para perda de peso, além de proporcionar bem-estar físico e mental. Essa atividade é completa e envolve praticamente todos os músculos do corpo, aumentando o ganho de massa muscular e queima de calorias. Mas para começar a praticar essa modalidade é necessário analisar seu estado físico, peso, se é fumante, pois dependendo do caso o correto é iniciar com caminhadas leves até adquirir resistência e fôlego para a corrida.

Não se deve ter como base o amigo, sua velocidade e tempo de corrida, pois cada pessoa possui um ritmo diferente e que sempre deve ser respeitado, inclusive para que haja benefícios a saúde em vez de danos. O exercício pode ser iniciado com leves caminhadas de aproximadamente 40 minutos e aos poucos ir aumentando o ritmo. Pode ser feito em parques ou na rua, mas sempre com roupas confortáveis e tênis de boa qualidade, o que auxilia no desempenho e evita futuros e muitos problemas

Um estudo realizado por pesquisadores do Instituto Cooper, nos Estados Unidos, revela que uma hora de corrida, representa um ganho de 7 horas extra de vida. Além disso, a atividade diminui os riscos de morte prematura em 40%.[2]

Tais como a corrida a pé ou jogging, a orientação, a corrida de obstáculo, assim como a patinagem ou o esqui.

Usando meios exteriores

Todas as outras formas que se podem classificar como sendo corridas de - que além de serem efetuadas com a ajuda de objetos exteriores o desportista está dentro ou em cima do objecto - como é o caso nas corridas de bicicleta (estrada, BTT), moto (GP, moto-cross), automóvel (F1, rali), barco (remo, vela, motor), corrida de cavalos (bigas e quadrigas), etc..[3]

  • Corrida a pé ou jogging, Trekking, Maratona
  • Orientação
  • Corrida de obstáculos
  • Esqui - patins
  • Bicicleta - Bicicleta de estrada e corrida, BTT
  • Moto - Moto de desporto, moto-cross
  • Automóvel - Fórmula 1, Rali
  • Barco - Remo, vela, motor Caravela
  • Avião - Corrida aérea
  • Com animais - corrida de cavalos, corrida de camelos

A palavra corrida tem um significado próprio quando se refere a montanha, onde uma corrida significa efectuar um percurso, uma ascensão, normalmente acompanhado por um guia de montanha.

  1. «Correr e Nadar». Consultado em 16 de agosto de 2021 
  2. Monique Rossini (6 de abril de 2018). «IEstudo revela que a cada hora de corrida, você ganha 7 horas extras de vida». 24News Brasil 
  3. Running As Sport (En)

  • Corrida e Caminhada pela Paz
  • Jogos Olímpicos
  • Corrida de touros
  • Jogo eletrônico de corrida
  Este artigo sobre entretenimento é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  •   Portal do desporto

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Corrida&oldid=61852659"

Corrida de meio-fundo são modalidades do atletismo que correspondem, respectivamente, às distâncias de 800 a 3.000 metros, e de 5.000 metros à maratona. Fundistas são aqueles atletas que são especialistas nas distâncias acima de 5.000 metros, e meio-fundistas, nas distâncias inferiores a 3.000 metros. As provas de meio-fundo exigem um pouco mais de velocidade e agilidade do que as de fundo. Nas provas de fundo o metabolismo utilizado é o aeróbio, e nas de meio fundo são utilizados os metabolismos aeróbio e anaeróbio láctico. As corridas de fundo que constituem os grandes eventos de atletismo são os 5.000, 10.000 metros e a maratona (42.195 metros). O recordista de 5.000 metros, masculino, é Joshua Cheptegei, de Uganda com o tempo de 12:35.36 minutos. Kenenisa Bekele é detentor do recorde em 10.000 metros com o tempo de 26:17:53 minutos. Em femininos Tirunesh Dibaba, da Etiópia detém o recorde de 5.000 metros com 14:11:15 minutos, já a melhor marca dos 10.000 metros é pertença da Etíope Almaz Ayana com 29:17:45 minutos.

As melhores marcas mundiais para os 42,195 metros são marcos atingidos por Eliud Kipchoge, do Quénia, com 2 horas, 1 minuto e 39 segundos, em masculinos e da Queniana Mary Jepkosgei Keitany com 2 horas, 17 minutos e 1 segundo.

O Atletismo (do grego Athlon — competição) possui uma origem imprecisa, mas sem dúvida foram os gregos que estabeleceram as regras e o dividiram em categorias, já nas primeiras Olimpíadas (776 a.C.) eram disputadas provas de atletismo. E dentre estas provas as que mais se destacavam eram as de corrida. O estádio para corridas pedestres tinha 211 metros de comprimento e 32 de largura, estabelecendo-se às margens do rio Alfeu. Diz a lenda que corria o ano de 490 a.C., e os gregos tinham vencido os persas na batalha de Maratona e coube a Pheidippides a tarefa de levar a boa notícia até a cidade de Atenas. Correu aproximadamente 35 km, desde Maratona até Atenas, e ao chegar só teve fôlego de anunciar "vencemos" e caiu morto. Em boa verdade não existem provas desta lenda, mas a história era boa e inspirou a competição que foi realizada pela primeira vez na Olimpíada de 1896 em Atenas. Logo depois da primeira maratona (10 de abril de 1896), todo mundo começou a correr longas distâncias. A partir daí, surgiram grandes corredores de fundo, entre eles Zatopek, que ganhou o apelido de “Locomotiva Humana”, toda vez que entrava numa pista transformava-se numa imagem viva de atleta, ao qual só a vitória interessava. Ganhou três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 1952, sendo o único corredor da história a tripicecoroar nos cinco mil, 10 mil metros e maratona.

  • Modalidades olímpicas de fundo: 5000 metros, 10000 metros e maratona e de meio-fundo: 800 metros, 1500 metros e 3000 metros.
  • Além das distâncias citadas a Associação Internacional de Federações de Atletismo mantém listas de recordes sobre as distâncias:[1]
  • Corridas fundo em pistas: 5.000 m, 10.000 m, 20.000 m, 25.000 m, 30.000 m e corrida de uma hora.
  • Corridas na rua: 5 km, 10 km, 15 km, 20 km, meia maratona (21,097 km), 25 km, 30 km, Maratona e 100 km (ultramaratona)
  • Cross-country (modalidade olímpica entre 1912-1924, atualmente uma prova do pentatlo moderno)

  1. «iaaf.org - Records». www.iaaf.org. Consultado em 12 de maio de 2009 

2. Federação Brasileira de Atletismo. http://www.cbat.org.br/provas/historico_masculino.asp

  Este artigo sobre desporto/esporte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
  • v
  • d
  • e

  •   Portal do desporto

Obtida de "https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Corridas_de_meio-fundo_e_fundo&oldid=59150904"