Como beber dois litros de água por dia

Por mais que se fale muito sobre a importância da água, bebê-la todos os dias na quantidade ideal para o nosso corpo é um verdadeiro desafio para muitas pessoas. Para a administradora Carla Lima, de 54 anos, essa sempre foi uma dificuldade. E embora ela entendesse que deveria tomar mais líquido, a correria do dia a dia fazia com que outras prioridades entrassem na frente da bebida. Mas para transformar esse hábito, Carla aceitou o desafio de beber 2 litros de água por 20 dias, respeitando a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) de que essa deve ser a quantidade mínima ingerida por um adulto saudável. E nós te contamos como foi essa experiência:

Nos primeiros 7 dias, Carla Lima precisou da ajuda da filha para lembrar de beber água todos os dias

No começo do desafio, lembrar de beber os 2 litros de água todos os dias foi a parte mais difícil para a administradora, principalmente no transporte para o trabalho. "Tive que dividir os 2 litros em 4 garrafinhas de 500 ml cada. Foi mais fácil para beber e melhor para transportar, pois às vezes é difícil beber água na rua. E no trabalho a garrafinha é fundamental", conta.

Para que pudesse contar com um "empurrãozinho", Carla pediu para que sua filha a lembrasse do desafio mandando uma mensagem no WhatsApp praticamente todos os dias durante 1 semana e seguiu bebendo água.

Da 2ª semana em diante, as diferenças mais marcantes foram a melhora no funcionamento do intestino e do metabolismo

Durante o desafio, Carla decidiu começar a beber 1 copo de água gelada assim que acordasse pela manhã, antes de ingerir qualquer refeição. De acordo com ela, isso colaborou para aumentar a sua disposição durante o dia. "Tomando água gelada de manhã senti que o meu metabolismo acelerou e isso é bom pra mim, já que depois dos 50 anos o metabolismo fica lento", afirma.

Outro ponto positivo de beber a quantidade ideal de água todos os dias foi o funcionamento do intestino. Segundo Carla, ela sofria com alguns problemas de digestão que acabaram melhorando com esse novo hábito.

Ao fim do desafio de beber água todos os dias, a vontade de manter o hábito permanece

Quando o desafio chegou ao fim, Carla fez uma lista de tudo o que sentiu durante a experiência:

"Nesses vinte dias bebendo dois litros de água eu percebi que:

- Na primeira semana a minha filha precisava me lembrar de tomar os 2 litros;

- No início foi difícil, parecia que era muita água e que eu não ia conseguir;

- Logo percebi que o meu intestino começou a funcionar melhor e, depois da primeira semana, funcionou todos os dias;

- Senti com o passar dos dias que até a minha pele ficou melhor;

- Agora sinto falta da água e com certeza vou manter o hábito", relata.

E aí, se reconheceu na história de Carla? Então que tal criar coragem e se desafiar a fazer o mesmo?

Deve beber entre 1,5 a 2 litros de água por dia. Mas, por vezes, não é fácil, sobretudo no inverno.

Esquece-se e só se lembra quando o corpo já está sedento? Por isso, mostramos-lhe este truque infalível, dado pela nutricionista Lilian Barros, para garantir que bebe a água de que precisa ao longo do dia.

Basta organizar-se e beber um copo de água de 300 ml na hora certa:

- antes de tomar o pequeno-almoço

- antes do almoço

- antes de jantar

- antes de se deitar

Com isto, já conseguiu beber 1,2 litros.

Para conseguir o resto, basta beber uma infusão ao pequeno-almoço, um chá ao lanche, ou uma garrafa de água, e já bebeu, toda a água que precisa.

Se você algum dia já ouviu que deveria beber dois litros de água por dia, esqueça. Pesquisadores de diferentes universidades explicam que há fatores bastante variados que determinam essa quantidade. Entre eles, está o tamanho do corpo, a temperatura ambiente e também o quanto você sua. 

– Painéis solares flutuantes podem impedir água de evaporar

Como beber dois litros de água por dia

Mas, afinal, qual é a quantidade certa de água para consumir por dia? A resposta pode não agradar a todos: depende. Não existe um número certo de litros que você deve ingerir. O ideal é estar atento aos sinais do seu corpo e aos momentos em que você sente sede.

Uma pessoa idosa, por exemplo, deve prestar mais atenção na quantidade de água que bebe. Isso porque, com o tempo, nós tendemos a perceber de forma menos sensível quando estamos com sede.

Insuficiência cardíaca ou ter tendência a desenvolver pedras nos rins são outros fatores que influenciam na quantidade de água a ser bebida diariamente. Assim como a prática de exercícios: se você perde muita água ao fazer alguma atividade, precisa repor. 

– Agricultura no oceano: nova técnica cultiva vegetais embaixo d’água

O melhor conselho para se manter hidratado também é o mais simples: beba quando estiver com sede. Simples assim“, afirma Joel Topf, nefrologista e professor clínico assistente na Oakland University em Michigan.

Como beber dois litros de água por dia

Não dá para confiar somente na cor da urina

Antes que você pense que toda a sua vida foi uma mentira, acalme-se. A cor da urina pode indicar realmente como está o seu nível de hidratação, mas, segundo os cientistas ouvidos pelo “NYT”, “não há ciência sólida para indicar que a cor deva levar você a beber um copo de água imediatamente.”

Para a pesquisadora Kelly Anne Hyndman, da Universidade do Alabama em Birmingham, as pessoas precisam entender que é importante se manter hidratado, mas apenas beber água não vai levar alguém a ter uma vida mais saudável. 

Até porque a ingestão de água desproporcional à necessidade do organismo pode ocasionar em sensações de mal estar à pessoa que bebeu.