Diferença entre compostos orgânicos e inorgânicos

O entendimento da natureza das substâncias químicas é fundamental para aplicação da Higiene Ocupacional. Saber se uma substância é orgânica ou inorgânica faz total diferença na hora de lidar com os riscos químicos 

Ainda não te convenci? Acompanhe este artigo! 

Não se esqueça de curtir a nossa FanPage e ficar por dentro de todas as dicas e novidades!       

Todas as terças-feiras às 19h temos nossas aulas gratuitas sobre temas que irão facilitar a avaliação de Agentes Químicos para Higiene Ocupacional. Um conteúdo técnico e direcionado da área. Toda semana um assunto novo. Aproveite e se inscreva para a nossa live da próxima semana,  clique aqui  e garanta a sua vaga! 

Para facilitar o estudo da química e, consequentemente, o gerenciamento dos riscos químicos, os agentes são divididos em diferentes classes sendo duas delas as de compostos orgânicos e inorgânicos. O primeiro grupo trata da química do carbono, já o segundo se preocupa com as substâncias de origem mineral. Mas o que isso tem a ver com Higiene Ocupacional? 

Parâmetros de exposição ocupacional para agentes químicos 

Os limites de exposição ocupacional para os agentes químicos são parâmetros de comparação em que se acredita que a maioria das pessoas, caso estejam expostas abaixo daquele valor, não vão ter nenhum tipo de adoecimento ou mal estar ocasionados por esta exposição. No entanto, nem todos os limites de exposição são específicos e você já deve ter observado limites para alguns grupos de substâncias, como por exemplo: 

  • Cromo, e compostos inorgânicos; 
  • Borato, compostos inorgânicos; 
  • Chumbo, e compostos inorgânicos, como Pb; 
  • Compostos orgânicos como Estanho. 

A lista é longa! E o correto reconhecimento e enquadramento dos agentes depende da natureza orgânica ou inorgânica das substâncias químicas.  

A NR15 em seus Anexos 11 e 13, também traz agentes que destacam a importância deste entendimento. No Anexo 11, temos, por exemplo:  

 

Diferença entre compostos orgânicos e inorgânicos

Já no Anexo 13, a NR15 indica de forma qualitativa que a fabricação e manipulação de compostos orgânicos de mercúrio configura uma condição de insalubridade em seu grau máximo.


Em resumo, 
o Higienista Ocupacional ao realizar o gerenciamento das exposições aos agentes químicos terá que entender se uma substância é orgânica ou inorgânica, uma vez que alguns limites de exposição ocupacional estabelecidos nas nossas normas regulamentadoras, como a NR15 ou a NR9, que traz consigo a ACGIH, dependem deste conceito. Já no Anexo 13, a NR15 indica de forma qualitativa que a fabricação e manipulação de 
compostos orgânicos de mercúrio configura uma condição de insalubridade em seu grau máximo. 

Como diferenciar uma substância orgânica de inorgânica? 

A principal diferença entre os compostos orgânicos e inorgânicos está na presença do carbono. Compostos orgânicos, em geral, possuem carbono (C) em sua estrutura, enquanto os inorgânicos, não possuem este elemento. Algumas exceções comuns são: os gases monóxido de carbono (CO) de dióxido de carbono (CO2). Ambos possuem carbono em sua molécula, mas são compostos inorgânicos.  

A HO Fácil realiza treinamentos e palestras de Higiene Ocupacional com a finalidade de preparar profissionais para se destacarem no mercado de saúde e segurança do trabalho. Oferecemos formação profissional para que nossos alunos dominem os riscos químicos, físicos e biológicos. Se você quer ficar 100% preparado para atuar no mercado de Higiene Ocupacional com segurança e confiança chegou a sua hora.  Contate-nos e saiba mais! 

Quer complementar o assunto? Assista a aula abaixo: 

https://www.youtube.com/watch?v=bql72Rnnotc

Inscreva-se em nosso canal do Youtube clicando aqui. 

Diferença entre compostos orgânicos e inorgânicos

A principal diferença entre compostos orgânicos e compostos inorgânicos é que os compostos orgânicos são os compostos com presença de átomo de carbono, enquanto os compostos inorgânicos são os compostos sem átomo de carbono…

Compostos Orgânicos vs. Inorgânicos

Compostos orgânicos são aqueles tipos de compostos químicos que têm átomos de carbono ligados covalentemente a outros átomos. Por outro lado, os compostos inorgânicos são compostos químicos que não possuem átomos de carbono.

O estudo desses compostos orgânicos contendo carbono é chamado de química orgânica, enquanto o estudo de compostos inorgânicos é conhecido como química inorgânica. Os compostos orgânicos são compostos principalmente de carbono, hidrogênio, oxigênio e seus derivados. Por outro lado, os compostos inorgânicos não contêm carbono, hidrogênio, oxigênio e seus derivados.

Além disso, os compostos orgânicos são voláteis e altamente inflamáveis ​​na natureza. Por outro lado, os compostos inorgânicos não são voláteis ou inflamáveis ​​por natureza. Os compostos orgânicos podem estar na forma sólida, líquida e gasosa neste universo. Por outro lado, os compostos inorgânicos têm natureza sólida.

Os compostos orgânicos existem principalmente em organismos vivos e são insolúveis em água. Por outro lado, os compostos inorgânicos estão presentes em coisas não vivas e são solúveis em água, mas insolúveis em alguns compostos orgânicos. Os compostos orgânicos possuem ligações de carbono e hidrogênio que são covalentemente ligadas entre si enquanto; Os compostos inorgânicos não possuem átomos de carbono e hidrogênio e como ligação iônica entre seus átomos.

Na maioria das vezes, na maioria das soluções aquosas, os compostos orgânicos são maus condutores de eletricidade. Por outro lado, os compostos inorgânicos são bons condutores em solução aquosa. Os compostos orgânicos têm altos pontos de fusão e ebulição e são naturalmente menos densos. Por outro lado, os compostos inorgânicos possuem baixos pontos de fusão e ebulição e são mais densos na natureza.

Os compostos orgânicos são mais complexos por natureza e têm uma taxa de reação lenta. Por outro lado, os compostos inorgânicos apresentam menor complexidade e alta velocidade de reação. Exemplos de compostos orgânicos são gorduras, ácidos nucléicos, açúcares, enzimas e proteínas, etc., enquanto exemplos de compostos inorgânicos são sais, metais, ácidos, não metais e bases, substâncias compostas por apenas um tipo de elementos .

Quadro comparativo

compostos orgânicos compostos inorgânicos
Os tipos de compostos químicos que possuem átomos de carbono ligados covalentemente a outros átomos são conhecidos como compostos orgânicos. O tipo de compostos químicos que não têm átomo de carbono é conhecido como compostos inorgânicos.
ramo de química
Em química, o estudo de compostos orgânicos é chamado de química orgânica. Em química, o estudo de compostos inorgânicos é chamado de química inorgânica.
Composição
Os compostos orgânicos são compostos principalmente de carbono, hidrogênio, oxigênio e seus derivados. Esses compostos carecem de carbono, hidrogênio, oxigênio e seus derivados.
Natureza
Os compostos orgânicos são de natureza volátil e altamente inflamáveis. Os compostos inorgânicos são não voláteis e não inflamáveis ​​na natureza.
Formar
Pode estar presente na forma sólida, líquida e gasosa neste universo. Os compostos inorgânicos têm uma natureza sólida.
Solubilidade
Eles mostram insolubilidade em água, mas solúveis em soluções orgânicas. São solúveis em água, mas insolúveis em alguns compostos orgânicos.
taxa de reação
Eles têm uma taxa de reação lenta. Esses compostos têm uma alta taxa de reação.
Complexidade
Os compostos orgânicos são mais complexos na natureza. Os compostos inorgânicos apresentam menor complexidade.
Condutância
Na maioria das soluções aquosas, os compostos orgânicos são maus condutores de eletricidade e calor. Compostos inorgânicos são bons condutores em solução aquosa.
Pontos de fusão e ebulição
Os compostos orgânicos têm altos pontos de fusão e ebulição. Os compostos inorgânicos têm pontos de fusão e ebulição baixos.
Densidade
Esses compostos são menos densos por natureza. Esses compostos são mais densos na natureza.
ligações carbono e hidrogênio
Os compostos orgânicos possuem ligações de carbono e hidrogênio. Compostos inorgânicos não possuem ligações carbono e hidrogênio.
Tipo de títulos
Os compostos orgânicos têm uma ligação covalente entre seus átomos. Os compostos inorgânicos têm uma ligação iônica entre seus átomos.
Presença
Compostos orgânicos são compostos biológicos que existem em organismos vivos. Compostos inorgânicos estão presentes em coisas não vivas.
Formação de sal
Eles não podem produzir sais. Compostos inorgânicos podem produzir sais.
Treinamento
Formado devido às ações de organismos vivos. Formado devido a fenômenos naturais ou é o efeito da pesquisa humana ou experimento de laboratório.
Viscosidade
Existem forças intermoleculares fracas entre os compostos orgânicos. Então, eles têm baixa viscosidade. Os compostos inorgânicos possuem fortes forças intermoleculares, exibindo assim maior viscosidade.
exemplos
Exemplos de compostos orgânicos são gorduras, ácidos nucleicos, açúcares, enzimas, benzeno e proteínas, etc. Exemplos de compostos inorgânicos são sais, metais, ácidos, não metais e bases, substâncias que são constituídas por apenas um tipo de elemento.

LEIA  Diferença entre titânio e aço inoxidável

O que são compostos orgânicos?

Compostos orgânicos são os tipos de compostos químicos que têm átomos de carbono ligados covalentemente a outros átomos. O estudo de tais compostos é conhecido como química orgânica. Os compostos orgânicos são geralmente associados a organismos vivos, razão pela qual são conhecidos como compostos biológicos. Os compostos orgânicos são formados devido às ações dos organismos vivos. Assim, podemos obter esses compostos de organismos vivos.

Os compostos orgânicos são compostos principalmente de carbono, hidrogênio, oxigênio e seus derivados. Eles podem estar na forma sólida, líquida e gasosa neste universo. Eles têm ligações de carbono e hidrogênio. Os compostos orgânicos possuem uma ligação covalente entre seus átomos, mas há forças intermoleculares fracas entre suas moléculas, por isso possuem baixa viscosidade, ou seja, capacidade de resistir à deformação.

Esses compostos são menos densos por natureza. Densidade denota quão compacto algo é. Depende do tamanho da molécula e do peso dos átomos que ela contém. Como o hidrogênio é o átomo de menor densidade e há muitos átomos de hidrogênio em compostos orgânicos, os compostos orgânicos têm baixa densidade.

Existem ligações covalentes em compostos orgânicos que não permitem a formação de íons, mas a condutância requer o movimento de íons; portanto, na maioria das soluções aquosas, os compostos orgânicos são maus condutores de eletricidade e calor. Os compostos orgânicos são de natureza mais complexa e mostram uma taxa de reação lenta porque não é fácil quebrar as ligações fortes entre eles.

Esses compostos podem estar na forma sólida, líquida e gasosa neste universo e não podem produzir sais. Os compostos orgânicos são de natureza volátil e altamente inflamáveis. Eles mostram insolubilidade em água, mas solúveis em solventes orgânicos. Eles têm muitos pontos de ebulição e fusão. Exemplos de compostos orgânicos são gorduras, ácidos nucleicos, açúcares, enzimas, benzeno e proteínas, etc.

LEIA  Diferença entre ácido clorídrico e ácido sulfúrico

O que são compostos inorgânicos?

Compostos inorgânicos são o tipo de compostos químicos que não possuem átomos de carbono. O estudo de tais compostos é conhecido como química inorgânica. Os compostos inorgânicos não estão relacionados com os organismos vivos. Eles estão presentes em coisas não vivas e são formados como resultado de processos naturais ou experimentação humana em laboratório.

Esses compostos carecem de carbono, hidrogênio, oxigênio e seus derivados. Então, eles não têm ligações de hidrogênio e carbono. Os compostos inorgânicos têm uma ligação iônica entre seus átomos. Portanto, são bons condutores de eletricidade e calor em solução aquosa. Os compostos inorgânicos possuem fortes forças intermoleculares, exibindo assim maior viscosidade.

Além disso, esses compostos são mais densos na natureza porque não possuem mais átomos de hidrogênio. Os compostos inorgânicos têm uma natureza sólida. Eles podem produzir sais. Compostos inorgânicos apresentam menor complexidade e alta taxa de reação porque é fácil quebrar as ligações entre eles. Possuem pontos de fusão e ebulição baixos.

Os compostos inorgânicos são não voláteis e não inflamáveis ​​na natureza. São solúveis em água, mas insolúveis em alguns compostos orgânicos. Exemplos de compostos inorgânicos são sais, metais, ácidos, não metais e bases, substâncias que são constituídas por apenas um tipo de elemento.

Principais diferenças

  1. Os tipos de compostos químicos que possuem átomos de carbono ligados covalentemente a outros átomos são conhecidos como compostos orgânicos, enquanto os tipos de compostos químicos que não possuem átomos de carbono são conhecidos como compostos inorgânicos.
  2. Em química, o estudo de compostos orgânicos é chamado de química orgânica. Por outro lado, o estudo de compostos inorgânicos é chamado de química inorgânica.
  3. Os compostos orgânicos são de natureza volátil e altamente inflamáveis. Por outro lado, os compostos inorgânicos são de natureza não volátil e não inflamável.
  4. Os compostos orgânicos podem estar na forma sólida, líquida e gasosa neste universo. Por outro lado, os compostos inorgânicos têm uma natureza sólida.
  5. Os compostos orgânicos são insolúveis em água, mas solúveis em solução orgânica, enquanto os compostos inorgânicos são solúveis em água, mas insolúveis em alguns compostos orgânicos.
  6. Os compostos orgânicos mostram uma velocidade lenta de reação. Por outro lado, os compostos inorgânicos apresentam uma alta taxa de reação.
  7. Os compostos orgânicos são de natureza mais complexa, enquanto os compostos inorgânicos apresentam menor complexidade.
  8. Na maioria das soluções aquosas, os compostos orgânicos são maus condutores de eletricidade e calor. Por outro lado, os compostos inorgânicos são bons condutores em solução aquosa.
  9. Os compostos orgânicos apresentam pontos de ebulição e fusão elevados, enquanto os compostos inorgânicos apresentam pontos de ebulição e fusão baixos.
  10. Os compostos orgânicos são menos densos na natureza. Por outro lado, os compostos inorgânicos são mais densos na natureza.
  11. Os compostos orgânicos possuem ligações de carbono e hidrogênio; Em contraste, os compostos inorgânicos não possuem ligações de carbono e hidrogênio.
  12. Os compostos orgânicos têm uma ligação covalente entre seus átomos. Por outro lado, os compostos inorgânicos têm uma ligação iônica entre seus átomos.
  13. Compostos orgânicos são compostos biológicos que existem em organismos vivos, enquanto compostos inorgânicos estão presentes em coisas não vivas.
  14. Os compostos orgânicos não podem produzir sais, enquanto os compostos inorgânicos podem produzir sais.
  15. Os compostos orgânicos são formados devido às ações dos organismos vivos. Por outro lado, os compostos inorgânicos são formados como resultado de processos naturais ou experimentação humana em laboratório.
  16. Existem forças intermoleculares fracas entre os compostos orgânicos. Então, eles têm baixa viscosidade. Por outro lado, os compostos inorgânicos possuem fortes forças intermoleculares, ou seja, ligações de hidrogênio, portanto, apresentam maior viscosidade.

LEIA  Diferença entre Potencial de Excitação e Potencial de Ionização

Vídeo Comparativo

Error 403 The request cannot be completed because you have exceeded your quota. : quotaExceeded

Conclusão

A discussão acima resume que os compostos orgânicos são os compostos com átomos de carbono que são compostos biológicos e são de natureza mais complexa. Por outro lado, os compostos inorgânicos são os compostos sem átomo de carbono que estão presentes em seres não vivos e são de natureza menos complexa.