Exercícios sobre tipos de pesquisa científica

Há vários tipos de pesquisa cientifica, porém, o seu objetivo é um só e pode ser caracterizada pela aplicação de um determinado conjunto de processos com bases metodológicas, onde o pesquisador investiga o desenvolvimento de um determinado estudo. E hoje vamos entender como funciona cada um dos tipos de pesquisa.

Tipos de Pesquisa Científica

Uma pesquisa cientifica é algo disciplinado e que deve seguir regras formais pré-estabelecidas para que as informações sejam adquiridas da melhor forma possível, e que as hipóteses levantadas pelo pesquisador sejam o suficiente para lhe dar suporte.

Exercícios sobre tipos de pesquisa científica

O objetivo de uma pesquisa científica é apresentar respostas para questões que são propostas para definir o desenvolvimento de determinado experimento ou então um estudo, produzindo conhecimentos novos com o objetivo de beneficiar o homem.

A pesquisa pode abranger tanto um conteúdo novo, que seja relevante para a comunidade cientifica e para os interesses sociais ou então poderá abranger um estudo já realizado com o objetivo de refutar os resultados já existentes dessa pesquisa.

Por tanto, podemos afirmar que a pesquisa científica, une o pesquisador com a comunidade científica e se orna fundamental para a produção desses conhecimentos científicos.

Quais São os Tipos de Pesquisas Científicas?

Exercícios sobre tipos de pesquisa científica

Baixe nossas atividades em alta qualidade!

Existem cinco tipos de pesquisa científica, são eles:

  • Quantitativa;
  • Qualitativa;
  • Experimental;
  • Longitudinal;
  • Mista.

Agora, veja cada uma delas de forma mais detalhada.

Exercícios sobre tipos de pesquisa científica

Tipos de Pesquisa Científica: Quantitativa

O método da pesquisa quantitativa possui o objetivo de quantificar, como o próprio nome já define, um determinado problema e proporcionar o entendimento e sua dimensão, podendo ser definida como um método conclusivo.

De forma geral, podemos resumir que a pesquisa quantitativa revela em números o comportamento de determinado grupo estudado. Ela tem como o objetivo de determinar uma frequência de comportamento de um determinado grupo.

Tal como a pesquisa qualitativa, os dados coletados com esse método atingem diretamente a decisão tomada no momento de solucionar um determinado problema, porém, ela expressa de melhor forma as informações.

 Os questionários mais comuns utilizados na realização de uma pesquisa quantitativa, são os de múltipla escolha, resposta aberta, dicotômica, matriz ou então em forma de Ranking.

Tipos de Pesquisa Científica: Qualitativa

A definição da pesquisa qualitativa é um pouco mais complexa do que a citada anteriormente, mas podemos resumir da seguinte forma: a pesquisa científica qualitativa possui o objetivo de entender determinado comportamento de um grupo.

Essa pesquisa não é realizada quando o objetivo é de fornecer uma numeração exata, e a coleta dos dados acontece de diferentes formas, como por exemplo, o focus groups, que são grupos de discussão, outro modo são as entrevistas individuais.

O método é mais indicado, quando o pesquisador ainda não possui uma hipótese formada e necessita observar um determinado grupo para a definição do problema e do desenvolvimento da abordagem metodológica indicada.

Para se basear é necessário que o guia para a observação já esteja semiestruturado, onde o objetivo é estimular o participante de forma que expliquem as motivações que o induziram para expressar esse comportamento.

Exercícios sobre tipos de pesquisa científica

Tipos de Pesquisa Científica: Experimental

A pesquisa experimental utiliza como base dados criados ou dados já existentes, quando o dado é criado, o seu objetivo é provocar mudança, ou seja, os dados são coletados e é imposta uma intervenção após essa coleta.

Já quando a pesquisa é realizada com dados existentes, o pesquisador cita os dados e em hipótese alguma os modifica, e também ocorre a intervenção.

De modo geral, para a pesquisa experimental é delimitada a priori onde as hipóteses são testas, e o pesquisador deve decidir quais serão os métodos utilizados para verificar cada um deles.

O seu objetivo final é explicar os fenômenos observados, bem como extrair leis e realizar generalizações.

Tipos de Pesquisa Científica: Longitudinal

O método de pesquisa longitudinal tem como objetivo analisar as diferenças de características em um mesmo grupo em um maior espaço de tempo, na maioria das vezes, essa pesquisa se estende durante anos. Os estudos consistem na observação e não manipulam fatores que podem prejudicar o resultado pretendido.

Porém a pesquisadores que utilizam nesse modelo de pesquisa os estudos experimentais, para que seja possível compreender as mudanças que ocorrem na sociedade.

O foco dos pesquisadores ao realizarem uma pesquisa nesse eixo, é compreender as relações observadas em grupo semelhante, buscando entender o motivo de que se diferem em determinados comportamentos.

Exercícios sobre tipos de pesquisa científica

Tipos de Pesquisa Científica: Mista

Uma abordagem mista se refere a mistura das técnicas da pesquisa qualitativa juntamente com a quantitativa. Também conhecida como triangulação, a pesquisa científica mista é utilziada como última opção dentre as outras, por não ser vem aceita no meio cientifico.

Considerações Finais Sobre Tipos de Pesquisa Científica

Podemos analisar que para cada tipo de situação há um método de pesquisa cientifica. Se você deseja entender melhor cada um deles e realizar sua pesquisa acadêmica de fato, conheça o curso TTC sem dramas, com o Amilton Quintela. Uma ótima opção que me ajudou muito no mestrado.

FIM

Bom, é isso pessoal, muito obrigado por tudo e até a próxima! o/

O Conselho Internacional para Informação Científica e Técnica (ICSTI) é uma organização sem fins lucrativos, incluindo representantes de todos os integrantes da comunidade de informação, cujo endereço eletrônico é www.icsti.org. O ICSTI destaca as seguintes ações para a informação científica e tecnológica: a geração, distribuição, armazenamento, disponibilização em linguagens múltiplas da informação, o suporte, a promoção da qualidade e da normatização, a proteção de direitos da informação, promoção do uso da informação em programas educativos, especialmente nas regiões menos desenvolvidas, a preservação e o arquivo dos registros científicos. Será indispensável acompanhar as ações do ICSTI, e delas participar ativamente para acelerar o processo de inserção do Brasil no grupo dos países desenvolvidos. De fato, a corrente para o desenvolvimento e uso de sistemas de classificação especializados em âmbito internacional é um fato irreversível. De acordo com as ações do ICSTI, cabe aos bibliotecários, cientistas e gestores da informação, a organização da informação científica e tecnológica através de

  • A. avaliação mensal das atividades do ICSTI.
  • B. geração de renda dos menos favorecidos.
  • C. classificação, indexação e metadados.
  • D. adaptação, reconhecimento e avaliação.
  • E. introdução, desenvolvimento e acompanhamento.


Page 2

Exercícios sobre tipos de pesquisa científica

Acerca de normas técnicas e de elaboração de documentos técnico-científicos, julgue os itens a seguir.

O sumário deve ser localizado no início do documento: em publicações periódicas, logo após a página de rosto; e, em documentos de outra natureza, após a página de rosto e antes da dedicatória, dos agradecimentos e da epígrafe.


Page 3

Com relação aos conceitos de pesquisa e à metodologia da pesquisa científica, julgue os itens a seguir. Pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou obter dados, encontrar soluções ou estabelecer leis, em qualquer área do conhecimento; é uma atividade voltada para a solução de problemas por meio dos processos do método científico.