Faça um projeto de aula para apresentar os oito remédios naturais

Faça um projeto de aula para apresentar os oito remédios naturais

         A saúde é um dom precioso que as pessoas recebem já ao nascer, porém inúmeras não tem consciência do quanto vale esse dom e vivem como se ele nunca fosse acabar.

         O corpo humano é rígido por leis, por isso não deve ser tratado de qualquer jeito. Se as leis naturais fossem obedecidas o ser humano poderia gozar de saúde. No entanto, se elas são ignoradas o organismo humano começa a reclamar – mal-estar, dores, doenças... – Os problemas maiores vêm, em geral, quando há uma persistência no estilo de vida perigoso.

          Há hábitos amplamente adotados hoje em dia que podem ser citados como bons exemplos de desatenções às leis do organismo: alimentação inadequada e não natural com produto refinado e industrializado, falta de exercício físico, tensão emocional... Todos esses maus hábitos desenvolvem doenças que se não tratadas, adequadamente, podem levar pessoas a óbito.

          Devemos conscientizar as pessoas que não se compra a saúde, mas ela é uma conquista do dia a dia na maneira de viver. Ou seja, prevenir doenças é bem mais fácil do que tratá-las depois.

         Conforme Vidal (2009) atualmente, as pessoas podem realizar mais por sua própria saúde do que qualquer médico, hospital ou tecnologia avançada, uma vez que as escolhas que fazemos determinam em grande escala o estado de nossa saúde e das doenças que adquirimos.

          As pessoas precisam ser motivadas para substituírem hábitos que destroem a saúde por um estilo de vida que a promova.

         Os oito remédios naturais são oito princípios naturais, mas podem ser usados como remédios para alcançarmos uma qualidade de vida melhor. São elementos que o próprio Deus criou e deixou para o homem usar e receber seus benefícios.

Faça um projeto de aula para apresentar os oito remédios naturais

           A seguir, comentaremos cada um dos oito remédios naturais.

         1º) Alimentação saudável – a dieta original dada por Deus, conforme podemos ver na Bíblia em Gênises 1:29, consistia de frutas, vegetais, grãos e nozes. Somente mais tarde, segundo o relato bíblico, após o dilúvio, foi liberado o uso de alimentos cárneos. Estudos científicos têm provado que a dieta básica original dada por Deus aos seres humanos ainda é a mais saudável. Muitas doenças podem ser prevenidas e frequentemente revertidas, através do comer alimentos no seu estado natural, não refinados e sem aditivos.

De acordo com Temporão (2008), atualmente, existem evidências científicas que apontam de forma inequívoca o impacto da alimentação saudável na prevenção das mortes prematuras, causadas por doenças cardíacas e câncer.

           O consumo de alimentos vegetais em grande variedade proporciona as vitaminas e sais minerais necessários para uma boa saúde, incluindo o ferro e o cálcio. Além disso, é normalmente mais pobre em colesterol e gorduras saturadas.

            2º) Luz solar – ela é dos remédios da Natureza que na quantidade certa, pode contribuir para uma boa saúde. Quando em excesso, porém, podem provocar vários problemas de saúde, alguns deles potencialmente mortíferos.

             A ciência moderna tem revelado que a luz solar possibilita, que as plantas realizem a fotossíntese e que o nosso corpo produza vitaminas D, como também ajuda no tratamento de depressão, porque melhora a disposição das pessoas, produzindo uma sensação de alegria e bem estar.

             Segundo Bruning (1990), o sol e o ar puro são remédios incríveis para termos saúde e vida. Infelizmente, o excesso de luz solar também pode prejudicar a pele. Por isso, deve-se evitar queimar-se, mas fugir do sol completamente priva-o de um dos grandes remédios.

Faça um projeto de aula para apresentar os oito remédios naturais

              3º) Temperança – as pessoas fazem tudo em excesso comem de mais, trabalham muito, gastam bastante, divertem-se de mais. Moderação é um conceito muito saudável. É verdade que devemos evitar aquilo que é prejudicial, mas devemos também ser cautelosos no uso daquilo que é bom!

              Na opinião de Guedes (2003) um dos principais problemas de saúde pública, atualmente, é o excesso de gordura e de peso corporal, dados sua prevalência e seu custo financeiro e social.

Esses dados são um alerta para que sejamos equilibrados, não só no que comemos, mas em todo o nosso estilo de vida, porque isso é a chave de uma saúde e felicidade duradoura.

Faça um projeto de aula para apresentar os oito remédios naturais

              4º) Água – quando não se bebe água suficiente, o corpo tem de eliminar os resíduos numa forma muito mais concentrada, causando odor corporal, mau hálito e urina com mau cheiro.

             O nosso corpo é composto por 70% de água, e os nossos rins processam mais de dois litros de água por dia. Ela também é utilizada para controlar a temperatura, humificar o ar que respiramos expelir resíduos indesejáveis e lubrificar os tecidos do corpo.

              A água é, na realidade, a bebida mais saudável. Só podemos viver alguns dias sem ela. Embora todos nós obtenhamos o suficiente para nos sustermos, a verdade é que a maioria não bebe o suficiente de água para funcionar melhor.

              A água é a bebida perfeita. Habitue-se a bebê-la liberalmente, porque beber um copo de água é como tomar uma ducha interna, uma vez que limpa o estômago e prepara-o para seu trabalho.

Faça um projeto de aula para apresentar os oito remédios naturais

              5º) Exercício Físico – as boas notícias são que podemos ter mais vitalidade, melhor saúde e uma vida mais longa, através de uma atividade física regular e estimulante. O exercício físico fortalece o coração, baixa os níveis de colesterol LDL, fortalece os ossos, alivia a ansiedade e o estresse, ajuda a manter o peso ideal, desenvolve os músculos, queima gorduras, melhora a circulação, o suor e promove a respiração dos tecidos do corpo.

                Conforme o Ministério da Saúde (2009), a atividade física regular é um componente importante de um estilo de vida saudável. Foram reunidas numerosas evidências epidemiológicas e clínicas, durante as últimas décadas, que associam a inatividade física a resultados adversos na saúde e a atividade física regular a vários efeitos benéficos para a saúde.

              O exercício regular é tão necessário como o ar, a água e os alimentos saudáveis.

Faça um projeto de aula para apresentar os oito remédios naturais

              6º) Ar puro – esse é um ingrediente essencial para a existência de vida. As células bem oxigenadas contribuem para o bem estar geral. Tudo o que diminua a abastecimento de oxigênio aos pulmões, ou a sua entrega aos glóbulos vermelhos, é prejudicial.

              Infelizmente, a qualidade do ar pode variar muito, tornando-se esse, frequentemente, muito poluído e perigoso. As indústrias, o escape dos automóveis e o fumo são os principais contribuintes para a poluição do ar.

              O fumo do tabaco é um dos poluentes mais perigosos, mais ainda há outros como, por exemplo, ácaros, bolor, chumbo, amianto, resíduos de pesticidas e, em algumas áreas, outros gases fortuitos.

              O exercício físico promove uma melhor circulação e aumento da oxigenação do sangue.

Faça um projeto de aula para apresentar os oito remédios naturais

            7º) Descanso – a falta dele, especialmente do sono é acumulativa. As conseqüências são significativas, para além do cansaço e da falta de energia, há também um aumento da irritabilidade. O cansaço reduz a criatividade, o bom senso e a eficiência. E, se não for aliviado, o cansaço pode culminar em exaustão, depressão e em outros problemas psíquicos.

               O descanso promove a regeneração do corpo, ajuda a curar ferimentos, infecções e outros danos que o corpo tenha sofrido, fortalece o sistema imunológico, pode contribuir para um aumento da longevidade.

               Ainda sobre esse assunto Biazzi (1999) ressalta que a ciência hoje afirma que o sono é a grande restaurador do sistema nervoso e a única maneira de preparar o cérebro para as funções do cotidiano.

Não é certamente sem razão que um dos Dez Mandamentos que Deus deu ao homem lhe manda descansar um dia na semana.

Faça um projeto de aula para apresentar os oito remédios naturais

               8º) Confiança – à medida que as desilusões se vão acumulando, viramo-nos para um lado e para o outro à procura de peças que faltam para sermos felizes.

              A quebra da confiança no seio familiar, especialmente entre o casal, é causa frequente de conflitos e de divórcios, afeta o que de mais profundo existe no ser humano – o seu sentido de valor. A desconfiança gera o isolamento, mesmo quando estamos em grupo. O isolamento pode levar à solidão e à tristeza.

               Os cristãos sabem que Deus quer que o homem tenha algo melhor, como à paz, a alegria e o bem-estar. Contudo, estas dádivas só se adquirem cultivando a nossa vida espiritual e a confiança.

                Hoje, assistimos a uma renovada procura de valores imutáveis, ao ressurgimento da fé, à crescente aceitação, não só de um poder superior, mas de um Deus.

                 Biazzini (1999) enriquece a reflexão em torno desse assunto explicando que Deus é amor, e essa verdade deve firmar-se de forma inabalável no coração do doente, porque recuperar a saúde através do retorno à ordem das coisas faz perceber o amor de Deus revelado nos preceitos que protegem cada criação e que existiram desde o princípio.

                 Saúde e boa forma não são suficientes para que sejamos felizes. A riqueza, a fama, uma boa aparência, ou poder, também não. Há um lugar dentro de nós que só pode ser preenchido por um relacionamento com o nosso Criador.

Faça um projeto de aula para apresentar os oito remédios naturais

                 O uso desses oito remédios naturais trará muitos benefícios para prevenir doenças, manter ou recuperar nossa saúde. Portanto, devemos estar dispostos a realizar as mudanças de nossos hábitos errados, pedindo a Deus que nos dê poder para vencer e abandonar nossos prazeres prejudiciais.

                  Costa (2009), enriquece a reflexão em torno desse assunto explicando que assim como acontece com a busca de Deus cada dia, a luta pela saúde deve ser diária. Vida saudável e santidade devem andar de mãos dadas. Espera-se que o cristão consagrado viva, diariamente, os princípios de saúde instituídos pelo Criador.

                  Ou seja, quanto mais perto estivermos de Deus, mais interessados seremos no cuidado com a nossa saúde, porque entenderemos que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo.

                 A boa saúde é uma mente sadia num corpo sã. A medicina moderna começa a descobrir os dramáticos efeitos que o espírito da pessoa pode ter no processo de cura. As pessoas com espírito otimista, saudável, por exemplo, possuem um sistema imunológico mais forte; psicologicamente, também estamos aprendendo cada vez mais que a saúde física é diretamente afetada pela fé em Deus. Assim como o corpo é nutrido por determinados alimentos, a alma precisa de nutrição especial.

                  O tempo do fim está próximo, Deus confiou a última mensagem de advertência ao mundo, que inclui como parte importante o cuidado com a saúde, portanto, devemos pesquisar, estudar e praticar os princípios de saúde, a fim de nos santificarmos e tornarmos aptos para o Reino Celestial.

Professora Cátia Denise Ramos de Oliveira.


REFERÊNCIAS

ALMEIDA,João Ferreira de. A Bíblia Sagrada. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 1969.

BIAZZI, Eliza Mello Soares. Vida Natural. 6ª ed. São Paulo: Casa, 1999.

BRASIL. Ministério da saúde. Protocolo Técnico: atividade física. Brasília, 2009.

BRUNING, Jaime Penheiro.Cuide de sua saúde. 36ª ed. Paraná: Assoeste, 1990.

COSTA, Miguel Pinheiro. Saúde e adoração. Saõ Paulo: Casa, 2009.

GUEDES, Dartagman Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Controle do Peso Corporal. 2ª ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003.

VIDAL, Eunice Leme. Saúde com sabor. 8ª ed. São Paulo: Casa, 2009.

Querido (a) Aluno (a),




1) Leia, atentamente, o texto acima sobre os oito remédios naturais.


2) Faça um resumo explicativo sobre cada remédio natural.


3) Em grupos de cinco integrantes, escreva e ensaie um teatro conscientizando o Ensino Fundamental I da importância dos oito remédios naturais, para uma vida saudável.


4) Aprsente o teatro na data combinada, com a professora regente de cada turma do EF I, registre-o, através de fotografias e a seguir publique as imagens e o texto do teatro em nosso blog.


Page 2

Início Expo Saúde na EAPIS UM TRABALHO DINÂMICO SOBRE OS OITO REMÉDIOS DE DEU... Trabalho sobre o livro: "SAÚDE uma perspectiva BÍB...