O que acontece nas regiões polares durante os solstícios

Herança dos antigos astrônomos

Quando surgiram os trópicos e a linha do Equador?
Fabiana Benfati Horita, Fernandópolis, SP

O que acontece nas regiões polares durante os solstícios

Essas coordenadas são muito antigas. Por volta do século 2 a.C. elas já apareciam em mapas feitos pelo astrônomo grego Hiparco de Nicéia (161-127 a.C.). Depois, elas surgem em um mapa-múndi de outro grego, Cláudio Ptolomeu (c. 90-170 d.C.). Tanto o Equador como os trópicos são projeções na superfície terrestre de fenômenos celestes. O Equador, por exemplo, é uma projeção na Terra de uma linha imaginária, chamada Equinocial, que divide o céu em duas metades iguais. Os trópicos de Câncer e Capricórnio também são linhas projetadas na Terra a partir de posições alcançadas pelo Sol em seu deslocamento no céu. Os antigos astrônomos observaram que, quando o astro chegava ao seu máximo distanciamento ao norte, a Constelação de Câncer estava ao fundo no céu. E, quando este deslocamento era ao sul, o astro passava pela Constelação de Capricórnio. Daí os nomes.

Fonte: Walmir Cardoso, da Sociedade Brasileira de Ensino de Astronomia

Espetáculos ao ar livre nas noites polares

O que é o sol da meia-noite? O que é aurora boreal?
Alysson Eduardo, Rio de Janeiro, RJ

Sol da meia-noite é o nome dado a um fenômeno natural que só ocorre no verão em regiões localizadas além dos círculos polares, tanto no Hemisfério Sul como no Norte. Ele é causado pela inclinação do eixo da Terra em relação ao seu plano orbital, o mesmo motivo que define as estações do ano. Depois de um longo e escuro inverno, a partir do fim da primavera e o começo do verão, os dias passam a ter mais horas de Sol. Até que chega o solstício (o primeiro dia do verão), em que não há nascer nem pôr do Sol no horizonte. Desse modo, ele se torna visível no céu durante as 24 horas do dia. Por isso, diz-se sol da meia-noite.

Nas regiões polares também ocorrem as auroras. Elas tanto podem ser boreais (no Hemisfério Norte), também conhecidas como northern lights, ou austrais (no Sul). As auroras são fenômenos luminosos produzidos nas altas camadas da atmosfera, entre 60 km e 100 km acima da superfície terrestre, causados pela interação de partículas altamente energéticas provenientes do Sol com o campo magnético da Terra. Formam-se faixas e arcos em movimento, em tons de vermelho, verde, azul, violeta e branco.

Fonte: Roberto Boczko, professor do Instituto Astronômico e Geofísico da USP

O que é um aneurisma cerebral?
O que acontece nas regiões polares durante os solstícios

Aneurisma é o nome que se dá à dilatação das paredes de uma artéria, diz Michel Frudit, neurologista da Universidade Federal de São Paulo. Ele pode ocorrer em qualquer região do corpo. No cérebro, se dá o aneurisma sacular, quando é formada uma espécie de bolha na artéria, que, ao romper-se, provoca hemorragias (veja ilustração). O aneurisma é mais freqüente em ramificações das artérias, locais mais estreitos e portanto onde o fluxo do sangue causa mais impactos. Pressão alta, gordura no sangue e infecções nas paredes arteriais são fatores de risco.

Quantos alfabetos existem? Quais são os principais?
Há 12 alfabetos em uso hoje no undo, diz Waldemar Ferreira Netto, lingüista da USP. Os principais são o romano (de onde vieram o português, inglês, francês, entre outros), o cirílico (usado na Rússia), o grego, o armênio, o árabe, o hebraico, o chinês (semelhante ao japonês) e o coreano.

Só primatas

Todas as fêmeas dos mamíferos menstruam?
Luiz Astolfo, Tupi Paulista, SP

Não. A menstruação só existe entre as espécies dos grandes primatas. Fora da espécie humana, ela ocorre nas fêmeas de orangotangos, gorilas, chimpanzés e bonobos. Todas descendem de um ancestral muito próximo, o que justifica a identidade genética. Atenção: cadelas e vacas não menstruam. O sangramento que surge na região genital desses animais é causado pela ação de hormônios, liberados durante o cio, que acentuam o fluxo sanguíneo no local. Isso pode provocar edemas e até romper pequenas veias.

Fonte: Inês Nicoloso de Castro, professora de medicina veterinária da Universidade Estácio de Sá, RJ

O que acontece nas regiões polares durante os solstícios

De estrela não tem nada

Estrela D’alva existe?
Séfora Zuppo, Itabirito, MG

Sim, existe. Mas não é estrela nem "d’alva", que significa do alvorecer ou amanhecer. Trata-se do planeta Vênus, que, na Antiguidade, era identificado como uma estrela. O planeta tanto pode ser visto antes do Sol nascer (quando está a oeste do astro) como depois do pôr-do-sol (a leste). Veja acima como Vênus (ou a Estrela D’Alva) pode ser observado, antes do amanhecer, na primeira quinzena deste mês de junho, na região entre Belo Horizonte e o sul do Estado de
São Paulo.

Fonte: Walmir Cardoso, astrônomo da SBEA

Relacionamento moderno

Onde vive e do que se alimenta o ornitorrinco?
Gabriel Elói de Melo, Lindóia, SP

O animal mamífero habita lagos, lagoas e rios do leste da Austrália e Tasmânia e se alimenta de camarões, larvas de insetos, moluscos e pequenos peixes. Os ornitorrincos têm um hábito incomum: os machos não ficam na mesma toca com a fêmea e filhotes. Eles moram sozinhos, em um ninho ao lado. É provável que não agüentem a algazarra dos filhotes, que só abandonam o ninho com quatro meses de vida.

Fonte: Anderson Mendes Augusto, zoólogo da Fundação Riozoo do Rio de Janeiro


Page 2

Isto é economia globalizada

O que acontece nas regiões polares durante os solstícios

O que significa Nasdaq?
Jackson Marques, por e-mail
Nasdaq (sigla de National Association of Securities Dealers Automated Quotations ou Associação Nacional de Vendedores de Ações e Cotações Automáticas) é uma grande bolsa de valores virtual, onde são negociadas as ações das principais empresas de tecnologia, informática e internet, que formam a chamada Nova Economia. Ao contrário da Bolsa de Valores de Nova York, por exemplo, em que a compra e venda das ações ocorre por pregões, com a presença de operadores, na Nasdaq toda a negociação é feita por 350 mil terminais interligados e espalhados pelo mundo.

Fonte: site Nasdaq.com

Traje aerodinâmico

As roupas dos ciclistas influenciam no desempenho?
Carlos Mendes, por e-mail

Sim. Com os novos uniformes, os ciclistas conseguem diminuir bastante o tempo em algumas provas. Em disputas de longa distância, como a de 4 mil metros, por exemplo, eles chegam a ter um ganho de 15 a 20 segundos, se comparados com o tempo em que a mesma prova era completada anteriormente. Além de capacete e sapatilhas especiais, o segredo do ganho de velocidade está no uso de uma peça única de Lycra, o "macaquinho", que substituiu o calção e a camiseta. Ela dá mais mobilidade ao atleta e é superaderente ao corpo, o que diminui bastante a resistência do ar.

Fonte: Gilvan Alvaristo, técnico da Seleção Brasileira de Ciclismo

O que é gota?

Gota é uma doença causada pelo acúmulo de ácido úrico nas articulações, principalmente nos dedos dos pés e mãos. "Por um distúrbio no organismo, este ácido deixa de ser expelido ou é produzido em excesso. E isso provoca a formação de cristais", diz Vera Lúcia Szejnfeld, reumatologista da Universidade Federal de São Paulo. A gota causa fortes dores e atinge mais os homens com mais de 35 anos. Mulheres, só a partir dos 70. As crises de gota surgem depois da ingestão exagerada de carne e bebidas fermentadas, como cerveja e vinho.

Qual é a origem da palavra gandula?

É uma homenagem a um jogador de futebol argentino chamado Bernardo Gandulla, que atuou no Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, em 1939. Naquela época, não havia ninguém responsável por pegar a bola quando ela saía de campo. Se isso acontecia, e Gandulla estava por perto, muito gentilmente ele ia buscá-la, mesmo se o lance seguinte favorecesse o adversário.

Depois, quando passaram a ser usados garotos como pegadores de bola, o público os apelidou com o nome do ex-jogador vascaíno.

Bicho perfeito

O que acontece nas regiões polares durante os solstícios

Por que na Índia a vaca é considerada um animal sagrado?
André Lima, Salvador, BA
Um dos motivos é que, para os praticantes do hinduísmo, religião que predomina na Índia, a vaca é considerada um animal perfeito, pois existe desde a época do paraíso, chamado de Satyuga. Há várias lendas contando que Krishna, o príncipe da Satyuga, tinha uma vaca de estimação. Como ela é dócil, também se acredita que o animal seja uma expressão de espiritualidade. Segundo os hinduístas, a vaca representa o último estágio na escala das encarnações. O animal também tem uma grande importância social. Como 80% da população é vegetariana, o leite é muito importante na dieta e está na base da culinária dos hindus.

Fontes: Consulado geral da Índia em São Paulo e Luciana Ferraz, da associação Brahama Kumaris

Velho costume que virou lei

Por que na Inglaterra o motorista fica no lado direito? Quando isso começou?
Dalva da Costa, Niterói, RJ

Porque naquele país se dirige pelo lado esquerdo da rua. Logo, para melhor segurança e visibilidade do trânsito, o motorista deve ficar à direita do carro. Isso é o contrário do que ocorre no Brasil, por exemplo, onde o trânsito segue pelo lado direito, e o motorista fica à esquerda.

As razões são muito remotas. Segundo alguns historiadores, na Roma Antiga já se andava pelo lado esquerdo das ruas e estradas. A partir da Idade Média, o costume se fortaleceu por razões de segurança. Naquela época, era mais fácil segurar a arma na mão direita, o cavalo na esquerda e enfrentar um ladrão que viesse em sentido contrário. A lei que obrigou os ingleses a andar pelo lado esquerdo só foi regulamentada em 1722, quando o trânsito de carruagens já era grande e nem todos seguiam pelo lado convencionado, o que congestionava algumas pontes de Londres.

Fonte: Consulado britânico em São Paulo, SP

O crime na terra da pizza

Máfia é uma sigla? O que significa?
Tarcilo Rabelo, Fortaleza, CE

Não. Máfia vem de mafia, termo do dialeto siciliano inspirado na palavra mahyah, que, em árabe, significa audácia, insolência.

A máfia é uma sociedade secreta, cujas origens remontam ao século 16, nascida como forma de resistência às invasões da Sicília, ilha no sul da Itália. Com o correr dos anos, a associação passou a se dedicar às práticas criminosas e à formação de um poder paralelo, fortemente hierárquico, baseado em núcleos familiares, em que o chefe máximo, conhecido como capo, é o membro mais poderoso do clã. Durante décadas, o governo italiano teve dificuldade em enfrentar a máfia siciliana, também conhecida como Cosa Nostra. (Além dela, na Itália existem três outras sociedades criminosas: Camorra, na região de Nápoles; N´drangheta, na Calábria; e Sacro Corona Unita, na Puglia). Depois da prisão do ex-mafioso Tommaso Buscetta (arrependido que decidiu colaborar com a Justiça) no Brasil, em 1984, a polícia conseguiu prender centenas de criminosos e o poder da máfia recuou.

Fonte: Britannica on-line

Seção sem dúvida
 

Perguntas a Galileu

Cartas para Avenida Jaguaré, 1.485, 5º andar, 05346-902, São Paulo, SP;
Fax para (11) 3767-7755 ou por e-mail

Durante este mês foram enviadas 426 perguntas à seção

Fotos: sol da meia-noite, Arnulf Husmo/Tony Stone Images; aurora, George Lepp/Tony Stone Images; ornitorrinco, Stock, Getty Images; Buscetta, Roberto Koch/Contrasto; Nasdaq e vaca, AP; carro, Superstock
Ilustrações: planeta e aneurisma, Vera G. Lerner; Vênus, Ronaldo L. Teixeira