O que é população absoluta e relativa

Fora a tabela periódica, as fórmulas matemáticas, os fatos históricos e as inúmeras teorias científicas, o vestibulando também precisa estudar diferentes conceitos que podem se tornar questões do Enem ou, no mínimo, fazer parte delas. Esse é o caso, por exemplo, do conceito de população relativa.

Porém, não esquenta se você ainda não conhece nem está familiarizado com o significado, combinado? Neste post, nós mostramos o que é esse termo e o deixamos craque para lidar com ele em qualquer prova. Confira!

O que é população relativa?

Indo direto ao ponto, população relativa significa a quantidade de pessoas que existem e/ou residem em uma determinada área. É por essa razão que para chegar a um resultado final, você deve pegar o número de indivíduos e dividir pelo tamanho do território desejado.

Pode parecer uma conta difícil, mas, na verdade, é bem simples. É tudo questão de prática! Ah, vale comentar que é graças a esse conceito que temos a possibilidade de apontar qual é a densidade de uma região e projetar, a partir daí, como ela é.

Por exemplo, cidades muito densas — como é o caso de São Paulo ou Nova York — acabam tendo um número cada vez maior de construções verticais para lidar com o volume de moradores. O resultado, é claro, é uma paisagem tomada por arranha-céus.

Já cidades menos densas não precisam recorrer a essa solução para que caiba todo mundo no mesmo espaço. Elas contam com construções menores, principalmente quando o assunto é residência (casas, sobrados, condomínios horizontais etc.). É o caso de Paraty e Campos do Jordão.

Qual a diferença entre população absoluta e relativa?

Há pouco, a gente colocou, como diz o ditado, os pingos nos is e esclarecemos o que é população relativa. Dessa vez, é hora de falar sobre população absoluta, já que ambos os termos estão relacionados, mas ainda assim são bem diferentes.

De forma bem didática, ele nada mais é do que o total de pessoas que existe em um local — que pode ser uma ilha, um distrito, um município, um estado, um país ou um continente. Ou seja, leva apenas esse aspecto em consideração, nada mais.

É a partir desse conceito que podemos dizer se um lugar é ou não populoso e, consequentemente, o quanto ele impacta o planeta. Afinal, nações como a Índia (1,366 bilhão de cidadãos) e a China (1,398 bilhão de cidadãos) representam, sozinhos, cerca de 39,48% de toda a população da terra. Bastante coisa, não é?

O que é população absoluta e relativa
O que é população absoluta e relativa

População relativa do Brasil

Como você já deve imaginar, a extensão territorial do nosso país é de dar inveja. São nada mais, nada menos que 8,5 milhões km². Não é à toa que somos a quinta maior nação em todo o globo. Já quando o assunto é população, a projeção virtual do IBGE indica que já somos mais de 212 milhões de brasileiros.

Portanto, se você tem curiosidade em saber a população relativa do Brasilé só fazer o que já indicamos no primeiro tópico: divida a população pelo espaço existente. Com os dados que temos, chegamos ao seguinte resultado: 25 hab/km². Que tal o resultado? Era o que você esperava?

Como o tema pode ser cobrado no Enem?

Até aqui, você já tirou suas dúvidas sobre qual a diferença entre população absoluta e relativa. Porém, deve estar se perguntando como esse tema pode ser cobrado no vestibular, em especial no Enem, não é mesmo?

Afinal, esse é um exame que gosta de contextualizar as questões e fazer o vestibulando quebrar a cabeça para identificar o que, de fato, está sendo cobrado em cada enunciado. Por isso, mostramos para você como o conceito de população relativa pode ser facilmente inserido nas provas de diferentes matérias. Veja!

Questões relacionadas à geografia

Começamos pela combinação do tema com a disciplina de geografia. Isso porque a população relativa pode ser utilizada para apresentar problemas relacionados às taxas de natalidade e mortalidade, ao envelhecimento dos cidadãos, ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), à distribuição de recursos naturais e riquezas, e muito mais.

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Questões relacionadas à matemática

Quanto à matemática, o conceito de população relativa pode aparecer de forma mais prática: para fornecer dados que devem ser usados nas suas contas ou para testar a sua habilidade de fazer cálculos com várias casas decimais sem o uso da calculadora.

Questões relacionadas à biologia

Indo para o campo da biologia, esse mesmo conceito serve para abordar problemas que envolvem o desmatamento de grandes áreas verdes e como isso afeta a biosfera, a extinção de diferentes espécies animais, os fatores climáticos em cada região do mundo, o surgimento de novos organismos (como vírus e bactérias) em grandes centros urbanos etc.

Questões relacionadas a assuntos atuais

Por fim, ainda há a possibilidade de esse tema estar envolvido com assuntos atuais no país e no mundo, viu? Algo que dá margem para ele aparecer em qualquer caderno de questões, desde o de Ciências Humanas e suas Tecnologias até o de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Um bom exemplo disso é a pandemia de Covid-19que segue sendo um problema sério de saúde global desde 2019 e pode, facilmente, ser cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio — com chances, inclusive, de dar as caras na redação.

Há chances de você se deparar com uma ou mais questões que usam os conceitos de população absoluta e relativa para falar sobre:

  • o número de vacinados por nação ou mesmo por continente;
  • o número de mortes em cada uma das cinco regiões do território nacional;
  • a quantidade de casos identificados no mundo e o percentual que isso representa;
  • o total de brasileiros que tiveram Covid-19 e quantos deles foram assintomáticos.

Como mostrado, o conceito de população relativa não é nenhum mistério do outro mundo. Sabendo o que ele significa, como calculá-lo e qual é a diferença dele para população absoluta, fica fácil tirar o assunto de letra!

Curtiu o post e quer manter o ritmo de preparação para o vestibular? Pois não deixe de conferir o nosso cronograma de estudos, o nosso banco de exercícios e, é claro, as nossas aulas ao vivo!

O que é população absoluta e relativa

Na postagem de hoje vamos tratar sobre os assuntos relacionados a geografia no Enem. E vamos falar sobre a população. Não sobre a população diretamente, mas sim sobre conceitos que podem (e são!) muito importantes para entender o que acontece em um determinado grupo. Assim, vamos conhecer alguns dos conceitos demográficos, importantes para a caracterização de populações, que são os conceitos de população absoluta e relativa.

Como falamos acima, a categorização de populações pode ser realizada de duas diferentes maneiras. Essas duas categorias vamos estudar a seguir.

População absoluta

O primeiro conceito que estudaremos é a população absoluta. A população absoluta reflete o número total de habitantes de uma determinada região, que pode ser um país, estado ou até mesmo um município. Sendo assim, quando falamos em população absoluta, não estamos levando em consideração as dimensões do local, apenas a quantidade geral de habitantes.

Quando um país, estado ou município apresenta uma população absoluta muito elevada dizemos que o país é populoso. O Brasil é atualmente o quinto país mais populoso do mundo, e o mais populoso da América Latina. Mundialmente, a China é o país mais populoso, seguido de perto pela Índia.

População relativa

Ainda relacionado a população, temos também a população relativa. A população relativa busca aproximar os índices de população, levando em conta a área de determinada região. Quando um país apresenta população relativa elevada, dizemos que este é um país povoado.

É claro que o Brasil seria um dos países mais populosos do mundo, devido as suas dimensões territoriais. Porém, também devido a sua grande extensão territorial, imaginamos que o Brasil não é um país povoado. E é exatamente isso que acontece na prática! O Brasil ocupa apenas a 159° posição no ranking de densidade demográfica, que é apenas um outro nome para a população relativa. O ranking mencionado acima é liderado pelo principado de Mônaco, que possui uma extensão territorial muito pequena, o que leva a uma alta densidade populacional. Veja a seguir o principado de Mônaco no mapa:

O que é população absoluta e relativa

O que é população absoluta e relativa

Como mencionado, para que seja possível observar o território de Mônaco, devemos ampliar bastante o mapa, pois se trata de uma pequena região que faz divisa com a França. No entanto, é o país com a maior população relativa mundial!

A população relativa é calculada através da seguinte equação:

O que é população absoluta e relativa

Portanto, é necessário sabermos qual a população absoluta de um país qualquer (e essa população é definida através de censos, como os realizados pelo IBGE em território brasileiro) e também a área total do país. Além disso, a população absoluta apresenta unidade, que é dada em habitantes por quilometro quadrado (hab/km²).

São vários os fatores que podem influenciar no crescimento ou diminuição da população de um país ao longo do mundo. A China por exemplo, estabelece um controle na quantidade de filhos por casal, devido a superpopulação do país. Dois dos principais fatores que influenciam na população são a taxa de natalidade e também a de mortalidade. Portanto esse será o nosso objetivo de estudo. Aguarde!