39 semanas e 5 dias e nada de trabalho de parto

Na 39ª semana de gravidez, aproveite para descansar e compartilhar momentos de intimidade com o seu companheiro. Umas suaves e longas caminhadas podem ajudar você a diminuir a dor das contrações, em outras palavras, melhorar a sua condição física para o parto.

Alguns sinais do pré-parto são os seguintes:

  • A ruptura da bolsa pode ocorrer de forma brusca ou não, como uma perda menor de líquido contínua.
  • Se depois de uma hora as contrações continuam com igual ritmo ou são ainda mais frequentes, sem dúvida você deve telefonar para o seu médico, pois o parto é quase uma realidade.
  • Lembre-se que, desde o início do parto até o nascimento do bebê, podem passar entre 8 e 12 horas.
  • Telefone para o seu obstetra se a bolsa já rompeu, está com febre ou dor abdominal, dor de cabeça aguda ou alterações na sua visão.

O seu corpo na 39ª semana de gravidez

  • Podem estar acontecendo duas coisas: que você se sinta cansada ou cheia de energia.
  • É possível que sinta períodos de contrações rítmicas que param rápido. É o que, normalmente, é denominado de pré-parto.
  • O seu colo está se preparando para o parto, por isso, irá dilatar.

O seu bebê na 39ª semana de gestação

  • O nascimento pode acontecer em qualquer momento e o seu bebê aumentou um pouco mais de peso, mas você, provavelmente, muito pouco ou nada.
  • Mede entre 49 e 51 cm e pesa perto de 3.400 gramas.
  • A lanugem já desapareceu quase na sua totalidade e o corpo do seu bebê está pronto para nascer.

Tentamos ser o mais preciso possível, mas tendo em conta que as taxas de crescimento e desenvolvimento da gravidez são, ocasionalmente, diferentes em cada mulher, recomendamos que você leia a semana da sua gravidez, assim como a semana antes e a semana depois. No caso de alguma dúvida adicional, consulte o seu médico.

À medida que o grande dia se aproxima, você pode se perguntar se saberá quando está em trabalho de parto. Não se preocupe: o corpo da mulher quase sempre dá os sinais que ela precisa e a sabedoria interior para reconhecê-los.

Sinais de que o trabalho de parto está perto

Existem dois indicadores principais de que você entrará em trabalho de parto dentro de um ou dois dias.

1. Ruptura das membranas (bolsa amniótica)

Você também pode ter ouvido isso sendo chamado de "estouro da bolsa". A quantidade de fluido amniótico que escapa da bolsa e flui para fora da vagina difere de mulher para mulher. Para algumas é um pingo; para outras pode ser um jorro. Surpreendentemente, esse precursor do trabalho de parto é um primeiro sintoma em menos de 25 por cento das mulheres; e pode ocorrer durante o parto, em vez de antes dele. Mas quando isso acontece antes do parto, há uma boa chance de que o trabalho de parto comece dentro de 24 horas. Se sua bolsa estourar, avise o seu médico ou parteira imediatamente. Observe que horas ela estourou, a cor e a quantidade de fluido, e se houve algum odor estranho. Repasse todas essas informações para o seu médico.

2. Tampão mucoso

Nem todas as mulheres notam essa secreção, em algumas, as contrações começam antes de o tampão mucoso ser secretado. Além disso, tenha em mente que o tampão mucoso não é o mesmo que a secreção acastanhada e sangrenta que poderá ocorrer depois de um exame vaginal em uma consulta pré-natal, a qual não é motivo para preocupação.

Os primeiros sinais de trabalho de parto: Contrações

O grande sinal de que você está em trabalho de parto é o início das contrações uterinas regulares. No início, as contrações parecem cólicas menstruais ou uma dor nas costas que vai e vem em intervalos de 20 a 30 minutos. Aos poucos, a dor se torna mais forte e dura mais tempo. As contrações também se tornam mais frequentes, até que elas vêm em intervalos de três a cinco minutos. Para cronometrar as contrações, anote o tempo exato que cada uma começa e quanto tempo dura. Confira mais sobre os primeiros sinais do trablho de parto!

Trabalho de parto real ou falso?

Trabalho de parto real

Trabalho de parto falso

As contrações são regulares e seguem um padrão previsível (a cada oito minutos, por exemplo). As contrações são irregulares e imprevisíveis e ocorrem sem intervalos regulares, por exemplo, em intervalos de dez minutos, depois de seis minutos, dois minutos, oito minutos, etc.

As contrações passam por três tipos de progressão. Elas ficam:

a) progressivamente mais próximas,

b) progressivamente mais longas, e

c) progressivamente mais fortes.

Nenhuma progressão é vista com o tempo.
Cada contração começa a ser sentida na região lombar e, em seguida, irradiando para a frente, na parte inferior da virilha. As contrações são sentidas como um aperto geral no abdômen.
Uma mudança na atividade ou na posição não diminui ou para as contrações. Uma mudança na atividade ou posição pode fazer as contrações diminuírem ou pararem.
Pode haver tampão mucoso. Geralmente não há tampão mucoso.
A bolsa pode estourar. A bolsa não estourará.
O médico ou parteira notará mudanças cervicais, como o amadurecimento (amolecimento), supressão (desbaste) ou dilatação. Nenhuma alteração cervical ocorre.

Fazendo a ligação

Você deve ligar para o seu médico se achar que está em trabalho de parto. Tenha suas anotações com você enquanto faz a chamada para que possa dar informações precisas sobre seus sintomas. Não tenha medo de ligar a qualquer hora do dia ou da noite. O seu médico sabe que o trabalho de parto nem sempre começa no horário comercial, e quando os médicos ou parteiras estão de plantão, eles esperam que o telefone possa tocar - a qualquer hora.

Além disso, tenha em mente que você pode não precisar ir para o hospital imediatamente. Na verdade, se esse for seu primeiro bebê, a maioria dos médicos ou parteiras sugere que você fique no conforto da sua casa até que as contrações cheguem a intervalos de cinco minutos. Se você já teve um trabalho de parto anterior e um nascimento, pode ser pedido que você venha ao hospital mais cedo, porque o seu trabalho de parto pode acontecer mais rapidamente.

Perceber que você está em trabalho de parto trará uma mistura de sentimentos, incluindo emoção, descrença e apreensão. Tente manter-se calma e focada. Organize-se para que seu parceiro, familiar ou um amigo esteja com você para ajudá-la a lembrar-se dos seus sintomas, fazer companhia e levá-la para o hospital quando chegar a hora.

Há muito mais para saber sobre o que esperar sobre o terceiro trimestre e durante o parto

Acima de tudo, saiba que você consegue fazer o trabalho que vem pela frente: trazer seu bebê ao mundo!

Sobre o conteúdo publicado aqui

As informações deste artigo são baseadas nas recomendações de especialistas encontradas em fontes rigorosas: médicas, institucionais e/ou governamentais. Sob nenhuma circunstância o conteúdo desta página deve substituir as sugestões médicas e/ou especializadas. É responsabilidade do leitor sempre recorrer a profissionais para orientação precisa. Para mais informações sobre nossas diretrizes editoriais, consulte a seção Ética Editorial de Pampers®.

Estou de 39 semanas e 5 dias e não sinto nada?

Caso fique um longo período sem senti-lo, recomendamos procurar seu médico para fazer o cardiotoco. Agora na reta final, com 39 semanas, seu bebê pode dar sinal de que está pronto e o trabalho de parto se iniciar a qualquer momento2.

O que fazer se o bebê não nascer até 40 semanas?

Portanto, se você chegou até as 40 semanas e nada de bebê nascer, é importante contar com o acompanhamento médico para definir até quando é possível esperar e o que fazer. Caso a aflição e a ansiedade tome conta do momento, a melhor saída é dialogar com o médico e seguir suas orientações.

Estou grávida de 39 semanas e 5 dias?

Às 39 semanas de gestação, o seu bebé é considerado de termo. Ele está apertado no seu útero e pode nascer a qualquer momento. Nesta fase gestacional, é normal que tenha dificuldade em movimentar-se e que se canse facilmente. Por isso, repouse bastante e não faça esforços desnecessários.

O que fazer para entrar em trabalho de parto 39 semanas?

10 formas de induzir o parto naturalmente.
Tenha relações sexuais. O sexo é benéfico por três razões. ... .
Coma 6 tâmaras por dia no fim da gestação. ... .
Aposte nas comidas “quentes”, como gengibre, canela, pimenta, … ... .
Caminhadas longas. ... .
Exercícios. ... .
Acupuntura. ... .
Acupressão. ... .
Estimulação dos mamilos..