A demografia é uma importante ciência que auxilia no entendimento das dinâmicas sociais

Ouça este artigo:

Demografia é a ciência que estuda a dinâmica populacional humana por meio de estatísticas que utilizam como critérios e religião, educação, etnia e outros critérios que são influenciados por fatores como taxa de natalidade, fecundidade e migrações.

Um dos ramos das ciências sociais, a demografia é bastante recente se comparada com outros ramos como a economia.

O termo “demografia” foi usado pela primeira vez em 1855 por Achille Guillard no livro intitulado “Élements de statistique humaine ou demographie comparée”. Seu objetivo é estudar a estrutura da população, seu arranjo espacial ou forma como a população está distribuída no meio físico (urbano, rural) e sua composição, que pode ser estudado levando-se em consideração a faixa etária, o sexo, ou outras características da população.

O chamado “movimento da população” também constitui objeto de estudo da demografia. Através de cálculos e estatísticas são estudados os fenômenos da mortalidade, natalidade e movimentos migratórios, todos estes influenciados por diversos fatores como educação, saneamento, e etc.

A importância do estudo da demografia consiste no fato da população ser um elemento político essencial que caracteriza uma sociedade e que, conseqüentemente, tornam-se necessários compreender a fim de tornar possível o planejamento econômico, social, cultural ou político.

A demografia possui quatro abordagens diferentes que variam de acordo com o foco de estudo:

A abordagem histórica que tem por objetivo estudar a evolução dos acontecimentos demográficos ao longo do tempo pesquisando suas causas e tentando prever as conseqüências.

A abordagem doutrinária que se ocupa da análise da teoria através dos estudos das idéias e obras de filósofos, pensadores e pregadores no tocante à população.

A abordagem analítica, que por sua precisão matemática é a mais importante tecnicamente, pelo fato de fornecer dados indispensáveis sobre determinados acontecimentos.

E, por fim, abordagem política, que apoiada em todas as outras abordagens, tenta formular políticas demográficas adequadas ao bem-estar da sociedade.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/sociologia/demografia/

O que é DEMOGRAFIA?

A DEMOGRAFIA é a disciplina que coleta, analisa e interpreta dados populacionais, relacionando-os com fatores educacionais, da saúde, do território, da economia e do meio ambiente. Demógrafos estudam, por exemplo, como as taxa de natalidade, mortalidade e migração são determinantes para aplicação de políticas públicas de saúde e educação em países de todo mundo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), há cerca de sete bilhões de habitantes no planeta. Para conhecer o impacto desse número na qualidade de vida e no meio ambiente, os demógrafos atuam em parceria com profissionais de áreas como Ciências Sociais, Geografia, Matemática e Estatística. Assim, eles criam gráficos e tabelas para analisar formas de superação da pobreza, melhores condições de saúde, envelhecimento e juventude da população.

Presente na história desde a antiguidade, a DEMOGRAFIA foi disciplina importante para gregos, romanos, europeus e chineses organizarem e conhecerem suas populações. Um dos primeiros demógrafos foi o inglês John Graunt. No século XV ele elaborou métodos de estatísticas e de censo para criar tabelas com taxas de natalidade e mortalidade no Reino Unido.

Outra personalidade importante para o desenvolvimento da DEMOGRAFIA foi o inglês Thomas Malthus. Ele não só publicou a obra “O Ensaio do Princípio da População” como também cunhou sua própria teoria, conhecida até hoje como Malthusianismo. Por intermédio de cálculos matemáticos, ele alertava para consequências como a fome – caso o número de pessoas na Terra superasse a produção de alimentos e não houvesse controle da natalidade.

Especializações
• Estudos de população – analisa diferentes dados das populações, e os interpreta de acordo com os contextos históricos, econômicos e culturais de cada região. Entre os dados analisados destacam-se: idade, sexo, distribuição geográfica, fenômenos sociais, taxas de natalidade e mortalidade.
• Estudo da família – estuda as taxas de fecundidade e saúde da família para estabelecer panoramas de acordo com cada região e contexto.
• Demografia Indígena – estuda aspectos particulares de povos indígenas com o objetivo de determinar características dessas populações.
• Geoprocessamento – utiliza programas de computador para determinar e interpretar dados geográficos e de populações.
• Migração – estuda o deslocamento de indivíduos ao redor do mundo, bem como analisa as consequências das mudanças.
• Mudanças ambientais – analisa como as mudanças climáticas e ambientes alteram as dinâmicas das populações.

Áreas de atuação profissional
• Pesquisa acadêmica em Universidades e institutos
• Docência em universidades e instituições de ensino
• Participação em programas governamentais como o censo e pesquisas nacionais e regionais
• Consultoria em organizações não-governamentais e empresas

Onde Estudar?
• Graduação – Ainda não há oferta de cursos de DEMOGRAFIA nas Universidades brasileiras no nível de graduação, mas é possível realizar a graduação em áreas mais abrangentes, que também possuem disciplinas voltadas para o estudo das populações. Entre elas, destacam-se Ciências Sociais, Geografia, Sociologia e Antropologia.
Universidade Federal do Rio de Janeiro – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais
Universidade Federal do Paraná – Curso de Ciências Sociais
Universidade Federal do Pará – Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Universidade Federal de Pernambuco – Graduação em Geografia

• Pós-graduação
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – Mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais
Universidade Estadual de Campinas – São Paulo – Programa de Pós-graduação em Demografia
Universidade Federal de Minas Gerais – Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional – Pós-graduação em DEMOGRAFIA
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Programa de Pós-graduação em Demografia
Universidade de São Paulo – Departamento de Economia – Pós-graduação em Demografia Histórica

Para conhecer mais:
• Associação Brasileira de Estudos Populacionais
• Associação Latino-americana de População
• Comissão Nacional de População e Desenvolvimento
• Conselho Internacional de População
• Fundação João Pinheiro de Estatística Social do Governo de Minas Gerais
• Fundo de População das Nações Unidas
• Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
• Núcleo de Estudos da População da Universidade Estadual de Campinas
• Organização Internacional da Migração
• Organização das Nações Unidas

Qual é a importância da demografia?

A demografia possui uma importância fundamental na análise dos padrões populacionais de uma determinada localidade. A partir dela, é possível identificar e analisar as características da população local. Sendo assim, a demografia é o principal mecanismo de disseminação de informações sobre a população.

O que estuda a ciência da demografia?

A DEMOGRAFIA é a disciplina que coleta, analisa e interpreta dados populacionais, relacionando-os com fatores educacionais, da saúde, do território, da economia e do meio ambiente.

Qual é o principal objetivo da demografia?

Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais. Quais aspectos da população são o campo de estudo da Demografia?

O que é demografia * sua resposta?

A demografia é uma área do conhecimento da Geografia, mais especificamente das aplicações de ciências sociais. O termo pode ser entendido, literalmente, como o estudo do povo.