A digestão dos poríferos é intracelular e realizada por células chamadas

a) Átrio ou espongiocele é uma cavidade que fica dentro do animal, é o espaço onde a água circula em direção ao ósculo.

b) Ósculo é a região superior da esponja, por onde a água flui para o exterior do porífero. É uma abertura.

c) - Coanócitos – geram o fluxo de água que irá carrear o alimento e oxigênio, por meio de batimentos de seus flagelos. Os coanócitos são as células que fagocitam os alimentos. Nos coanócitos há presença de um colarinho que possui microvilosidades, o que aumenta a superfície de contato da região com os alimentos. Formam a coanoderme.

- Pinacócito – estas células são responsáveis pelo revestimento do animal, formando a epiderme, que também possui porócitos. São células achatadas e bastante unidas que formam a pinacoderme.

- Porócitos – são células que ficam entre os pinacócitos, têm a forma de um canal que atravessa o porífero. A água entra no porífero pelos porócitos. É responsável pela formação de óstios, orifícios ou poros microscópicos.

- Arqueócitos ou amebócitos – célula capaz de originar outras células, também é responsável por digestão e transporte interno. Locomovem-se por movimentos ameboides com projeções chamadas pseudópodes no meso-hilo. O meso-hilo é a região formada por material gelatinoso que está entre a pinacoderme e a coanoderme.

- Esclerócito – são responsáveis pela excreção do esqueleto.

Aula 13 Revisão do 1º semestre 2013 1. (FUVEST) Existem animais que não possuem órgão ou sistema especializado em realizar trocas gasosas. Na respiração, a absorção do oxigênio e a eliminação do gás carbônico ocorrem por difusão, através da superfície epidérmica. É o caso da: a) planária b) ostra c) drosófila d) barata e) aranha 2. (FATEC) A digestão dos poríferos é intracelular e realizada por células chamadas: a) arqueócitos b) porócitos c) coanócitos d) pinacócitos e) amebócitos 3. (PUC SP) As células de defesa denominadas cnidoblastos ou cnidócitos são observadas nos animais: a) espongiários b) protozoários c) moluscos d) equinodermos e) n.d.a. 4. (UEL) Exemplos de moléstias causadas por parasitas, que se manifestam apenas na espécie humana e cuja transmissão independe de hospedeiro intermediário, são: a) ascaridíase e ancilostomose. b) esquistossomose e malária. c) malária e ascaridíase. d) ancilostomose e teníase. e) teníase e esquistossomose.

5. (UEL) A figura a seguir representa o ciclo de vida de um verme parasita do organismo humano. O verme causador da parasitose e o transmissor são, respectivamente, a) a filária e um mosquito do gênero Culex. b) a filária e um mosquito do gênero Anopheles. c) o ancilóstomo e um mosquito do gênero Culex. d) o ancilóstomo e um mosquito do gênero Anopheles. e) o esquistossomo e um inseto do gênero Triatoma 6. (FUVEST) O que é que a minhoca tem, e a mosca também? a) Sistema circulatório fechado. b) Metameria. c) Respiração cutânea. d) Hermafroditismo. e) Desenvolvimento direto, 7. (CESGRANRIO) Critérios anatômicos, fisiológicos e embrionários servem também de base para estabelecer o grau de parentesco entre os seres e Conseqüentemente, sua origem evolutiva. Sendo assim, permitem seu enquadramento nas categorias taxonômicas. Assinale a opção que NÃO apresenta uma justificativa correta no enquadramento dos Anelídeos como seres mais evoluídos que os Cnidários: a) O sistema circulatório nos Anelídeos é fechado, enquanto que os Cnidários são desprovidos desse sistema. b) Os Anelídeos apresentam respiração cutânea indireta (com auxílio de sangue), já nos Cnidários, as trocas gasosas se realizam por difusão. c) Anelídeos são animais triblásticos, enquanto que Cnidários são diblásticos. d) Presença de tubo digestivo completo em Anelídeos, e incompleto em Cnidários. e) Presença de sistema nervoso difuso nos Anelídeos, e ganglionar nos Cnidários

8. (MACK) Os artrópodes constituem um grupo de seres vivos bem variável com relação à sua organização e processos metabólicos. Uma característica comum a todos eles é: a) a fecundação interna com desenvolvimento indireto. b) o sistema digestivo completo. c) a presença de pigmento respiratório no sangue. d) a presença de antenas. e) a excreção por túbulos de Malpighi. 9. (PUC SP) Ao analisar detalhadamente uma baleia e um golfinho, um estudante fez as seguintes afirmações: I - ambos apresentam esqueleto cartilaginoso; II - ambos apresentam mandíbulas; III - apenas o golfinho apresenta homeotermia; IV - ambos apresentam glândulas mamárias. Estão corretas as afirmações: a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) III e IV. e) II e IV. 10. (UFSCAR) A hemofilia é uma doença recessiva ligada ao sexo, que se caracteriza pela dificuldade de coagulação do sangue. Em um casal em que a mulher é heterozigota para a hemofilia e o marido é normal, a probabilidade de nascimento de uma criança do sexo masculino e hemofílica é a) 1/2. b) 1/3. c) 1/4. d) 1/8. e) 3/4. 11. (UEL) Sabe-se que olhos escuros são dominantes sobre olhos azuis. Sabese também que, na maioria das populações da América do Sul predomina o número de pessoas de olhos escuros, enquanto em diversas populações européias acontece o inverso: pessoas de olhos escuros constituem a minoria. Essa diferença deve-se ao fato de a) a herança da cor dos olhos não obedecer às leis de Mendel. b) a mecanismo de herança da cor dos olhos não ser ainda bem conhecido. c) a dominância dos genes relacionados com a cor dos olhos modificar-se com o ambiente. d) a freqüência dos alelos para olhos escuros ser maior nas populações sulamericanas do que nas européias. e) tratar-se de um caso de herança quantitativa, que sempre é influenciada por fatores ambientais.

12. (UFSM) AMABIS e MARTHO. "Fundamentos da Biologia Moderna". São Paulo: Moderna, 1997. p. 499. A figura representa a a) mitose e explica a separação dos cromossomos durante a divisão. b) meiose e explica a segregação independente dos genes previstos pela segunda lei de Mendel. c) mitose e explica a segregação dos genes demonstrando a dominância e a recessividade. d) meiose, que é um processo de formação de gametas mas que não tem nenhuma relação com as leis de Mendel. e) mitose, que é um processo de divisão celular mas que não tem nenhuma relação com as leis de Mendel. 13. (UFRS) A Primeira Lei de Mendel ou Lei da Segregação dos Genes pode ser relacionada a uma das fases do processo meiótico. Assinale a alternativa que apresenta a fase referida. a) Prófase I b) Metáfase I c) Anáfase I d) Metáfase II e) Telófase II

Correção simulado 2º bimestre 2013 Simulado 2º Bimestre 2013 1. (Mackenzie-SP) A elefantíase é uma verminose provocada por um nematódeo, e seu principal sintoma é o inchaço de pés e pernas. Esse inchaço é provocado: a) pelo acúmulo de vermes nos vasos linfáticos, impedindo a reabsorção de linfa, que se acumula nos espaços intercelulares. b) pelo entupimento de vasos sanguíneos, causado pela coagulação do sangue na tentativa de expulsar os vermes. c) pelo aumento do número de vermes nas células musculares das regiões infectadas. d) pelo acúmulo de vermes nos capilares sanguíneos, dificultando o retorno do sangue. e) pela reação do sistema imunológico à presença dos vermes. 2. (PUC/Campinas-SP) O esquema abaixo resume o ciclo de vida de um verme que exige dois hospedeiros: o homem e o porco. O ciclo de vida considerado é o do parasita denominado: a) Taenia solium. b) Ancylostoma duodenale. c) Taenia saginata. d) Ancylostoma braziliensis. e) Ascaris lumbricoides. 3. (FUVEST) Os artrópodes apresentam, entre outras características, pernas articuladas. Dentre eles, os que têm o corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen e três pares de pernas, são os: a) crustáceos b) miriápodes c) aracnídeos d) insetos e) escorpiões

4. (UEL) Considere os seguintes itens: I. presença de quilha no esterno II. presença de glândula uropigiana III. músculos peitorais potentes IV. esqueleto com ossos sólidos e pesados Constituem requisitos para as aves voadoras apenas a) I e II b) I e III c) I e IV d) II e III e) II e IV 5. (UNESP) A queratinização da epiderme foi uma transformação de alto valor adaptativo para que répteis, aves e mamíferos pudessem conquistar o ambiente tipicamente terrestre. Se essa mesma transformação ocorresse em algum anfíbio atual, apresentaria um valor negativo de adaptação, eliminando os indivíduos que a apresentassem. Isso se deve ao pequeno desenvolvimento do: a) rim. b) pulmão. c) intestino. d) coração. e) cérebro.

Como são chamadas as células que fazem a digestão dos poríferos?

A célula especializada por capturar o alimento e fazer a digestão é chamada de coanócito, uma célula flagelada presente no corpo desses animais. Outras células envolvidas nesse processo são os amebócitos, que recebem o alimento dos coanócitos e o transportam para outras células.

Como é feita a digestão dos poríferos?

A digestão, por exemplo, não ocorre em um sistema digestório. São os coanócitos os responsáveis por retirar da água o alimento necessário para a esponja, fazendo, posteriormente, a digestão intracelular. Eles podem também transferir os alimentos aos amebócitos, que levam as substâncias para outras células.

O que significa dizer que os poríferos tem digestão intracelular?

Para se alimentarem eles geram um fluxo de água em seu interior (renovada constantemente) e capturam partículas orgânicas através de células chamadas de coanócitos. Todas as substâncias são digeridas dentro das células, por isso, dizemos que os poríferos possuem digestão intracelular.

O que é um Amebocito?

O amebócito ou arqueócito é uma célula encontrada no filo Porifera. Não tem forma corporal definida e possuem deslocamento livre pelo mesoílo. Podem assumir diferentes funções, mas as funções principais são a digestão, transporte e distribuição de nutrientes para as demais células do corpo da esponja.