O Sol se põe no leste ou oeste

Afinal, onde o Sol nasce? Entenda a ciência por trás dessa pergunta

A movimentação e a inclinação da Terra ao redor do Sol são responsáveis por diversos fenômenos da natureza, como as estações do ano e o fuso horário de cada local. Portanto, é possível ter algumas dúvidas sobre a estrela em relação ao planeta, como onde o Sol nasce e se põe. 

Em geral, fala-se que o Sol sempre nasce no leste e se põe no oeste. Entretanto, especialistas afirmam que isso só acontece duas vezes ao ano.

O Sol nasce só se põe exatamente no leste e oeste quando o caminho circular da volta na superfície da Terra se divide em duas partes iguais, metade na luz e metade no escuro. Devido ao eixo de rotação do planeta em 23,5° em relação ao seu plano orbital, esse alinhamento só acontece nos equinócios da primavera e do outono.

No resto do ano, o Sol nasce no norte ou sul do leste e se põe no norte ou sul do oeste e varia todos os dias. Na direção geral, ainda assim é possível afirmar que o fenômeno ocorre no mesmo local. 

O Sol se põe no leste ou oeste
Imagem de Ivana Cajina no Unsplash

Por que isso acontece? 

A direção de onde o Sol nasce é influenciada pela movimentação da Terra ao redor da estrela. Se visto do polo norte, o nosso planeta faz um movimento anti-horário — do oeste para o leste.

Devido a essa direção, quase todos os objetos no céu – o sol, a lua, os planetas e as estrelas – nascem no leste e se põem no oeste. (1) Esse movimento se chama progressão, onde dois corpos se movem na mesma direção.

No entanto, alguns planetas apresentam uma movimentação contrária, conhecida como retrógrada. Esse é o caso de dois planetas específicos — Vênus e Urano, que rodam em direção contrária por conta de um possível impacto com outros corpos celestes, como asteroides. 

Desse modo, se a Terra sofresse um grande impacto com outro objeto no espaço, é possível que sua movimentação mudasse, fazendo com que o Sol nascesse no oeste e se pusesse no leste. 

Por que o Sol nasce e se põe? 

Na verdade, o Sol se mantém na mesma posição no espaço. A sua movimentação “aparente” se dá à rotação da Terra em seu próprio eixo, fazendo com que a perspectiva da estrela mude em relação ao céu. 

A Terra completa uma rotação em seu eixo em aproximadamente 24 horas, criando diferentes fuso-horários dependendo da localização do espectador. Com essa rotação, a luz do Sol ilumina diferentes partes do mundo durante o dia, criando os dias e as noites. 

Estações do ano 

A inclinação da Terra também é responsável pela determinação das estações do ano — que também influenciam a aparência do Sol. Enquanto a estrela nasce e se põe na mesma direção, os horários e a duração do Sol no céu podem variar.

No verão, por exemplo, o Sol nasce mais cedo e se põe mais tarde, criando dias maiores. Já no inverno isso acontece ao contrário, onde o Sol nasce mais tarde e se põe mais cedo, marcando os menores dias do ano. 

Durante a primavera e o outono, os dias e noites têm aproximadamente a mesma duração devido a inclinação da Terra, fazendo com que a posição do nascer do Sol seja exatamente no leste. 

Enviada dia 16/01/2017

Pergunta

O sol obrigatoriamente sempre nasce a leste e se põe a oeste, independente dos solstícios?

Resposta

O Sol sempre nasce na direção leste mas não exatamente no ponto cardeal leste, que corresponde ao azimute 90 graus a contar do norte. A direção exata (ou o azimute exato) do nascer e do pôr do sol variam de acordo com a estação do ano e com a latitude do observador. Para um observador no hemisfério sul, no verão, o Sol nasce um pouco mais ao sul, e no inverno um pouco mais ao norte.

Qual é o lado que o sol nasce leste ou oeste?

O Sol sempre nasce na direção leste mas não exatamente no ponto cardeal leste, que corresponde ao azimute 90 graus a contar do norte. A direção exata (ou o azimute exato) do nascer e do pôr do sol variam de acordo com a estação do ano e com a latitude do observador.

Como saber onde o sol nasce e se põe?

Leste (L): o lado onde o sol nasce no horizonte pela manhã indica o leste. Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.

Qual o lado em que o sol nasce?

Você precisa esticar seu braço direito para a direção em que o Sol nasce. Chamamos essa posição de nascente. Logo após identificá-la, você terá encontrado o ponto leste (L). Em seguida, estique o braço esquerdo para a outra direção e você encontrará o ponto oeste (O).

Qual é o lado leste?

Por convenção, chamamos de Leste o lado em que nasce o sol. Esse lado, abreviado como L (ou E, inicial da palavra East, Leste em Inglês), é o oposto de Oeste, abreviado como O (ou W, de West). Se você apontar a mão direita para o nascente, isto é, para o Leste, à sua frente está o Norte (N). Às suas costas, o Sul (S).

Onde o sol desaparece?

-O LADO ONDE O SOL APARECE É O LESTE. -O LADO ONDE ELE DESAPARECE É O OESTE.

Como achar o norte pelo sol?

Utilizando-se da informação de que o Sol nasce sempre a leste e se põe a oeste, pode-se descobrir o norte estendendo-se o braço direito na direção do sol nascente (leste) e o braço esquerdo na direção do sol poente (oeste).

Onde o sol nasce e se põe no Brasil?

No ponto mais oriental do Brasil encontramos a Ponta do Seixas, local que não pode faltar em sua visita à Paraíba, ali o sol nasce primeiro como diz a música, “hino” da Paraíba.

Quando o sol se põe no oeste?

No dia do solstício de inverno o Sol para de se deslocar na direção do Norte e começa a voltar para o Leste, e somente no dia dos equinócios em setembro e março o Sol nascerá e no Leste e se porá no Oeste.

Como saber a posição do Sol?

Como identificar a posição do sol Uma forma simples para que você encontre a posição do sol é baixando um aplicativo de bússola no seu smartphone. Um exemplo é o Sun Position App ou Oz Sun Seeker, que informam todos os detalhes sobre a posição solar, a qualquer momento do dia.

Que outro nome se dão ao leste?

Leste ou Este, inicial L ou E, também chamado “Oriente, Nascente ou Levante” por indicar o lado, e não o ponto, onde o Sol nasce.

Quando o sol desaparece chamamos de?

Isto é conhecido como um eclipse total do Sol (ou eclipse solar).

Qual é o lado em que o sol desaparece todos os dias?

Tentando corrigir esse erro e fazendo-se exceção às regiões próximas aos pólos, pode-se dizer que o Sol nasce sempre no lado leste, mas raramente no ponto Leste. Assim, considerando-se o lado leste como sendo a metade leste do horizonte (180 graus), o problema desaparece.

Como saber onde é o norte do terreno?

Como achar o Norte no Google Maps (e outros pontos cardeais)

  1. Abra o Google Maps e pesquise algum endereço;
  2. Acesse o modo “Street View” (Visão da Rua) posicionando o bonequinho amarelo em algum ponto do endereço;
  3. No canto direito da imagem será possível notar a imagem de uma bússola.

Como faço para identificar onde fica o norte?

Estenda o braço direito para o lugar onde o sol pode ser visto ao amanhecer. Nessa direção está o Leste. Levante o seu braço esquerdo e nesse sentido estará o Oeste. À sua frente você encontrará o Norte.

Qual e o lado que o sol se põe?

Oeste (O): o lado onde o sol se põe no horizonte indica o oeste. Norte (N): o lado que fica a sua frente ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce. Sul (S): o lado que fica em suas costas ao estender o braço direito na direção em que o sol nasce.

Onde se põe o sol no Brasil?

Oeste: é o ponto onde o sol se põe.

Onde o sol se põe e nasce?

O Sol nasce a este e põe-se a oeste. As quatro direcções Norte (N), Sul (S), Este (E) e Oeste (W) são as direcções cardeais da Rosa-dos-ventos.

Em que direção o sol se esconde?

Pôr do sol (pré-AO 1990: pôr-do-sol) (também chamado de sol-pôr, anoitecer, entardecer ou ocaso) é o momento em que o Sol se oculta no horizonte na direção oeste, sendo o início da noite.