Quantos graus se assa um peru no forno?

Edição do dia 24/12/2010

24/12/2010 13h28 - Atualizado em 24/12/2010 14h00

O Jornal Hoje dá dicas para você deixar o peru da ceia crocante e delicioso.

Tempero

Louro, alecrim e pimenta do reino são os que menos brigam com o sabor do peru, que é leve. Os temperos devem ser misturados com suco de laranja ou vinho branco com um pouco de limão ou vinagre. Para ficar não ficar ressecado. Quatro horas são suficientes para que a carne pegue o sabor do tempero.

Crocante

Para deixar a pele crocante existe um truque. Levante a pele e espalhe a manteiga em cima do peito. Você também pode colocar tiras de bacon. Enquanto assa, o bacon solta a gordura.

Temperatura

O forno deve estar pré-aquecido por dez minutos a 180°C. O peru deve assar até o fim nesta temperatura.

Assar

Quando colocar no forno, deixe o peru com o peito para cima e cubra com papel alumínio. Depois de uma hora, tire o papel vire, regue com o tempero. Deixe assar por mais uns 40 minutos e volte a virar, sempre regando com o tempero de 15 em 15 minutos.

Dourar

Para deixar dourado, pincele uma mistura de mel e água.

No ponto

Levante a carne. Se o caldo estiver escorrendo claro está no ponto. Se estiver rosado, deve deixar mais um pouco.

Mais Artigos

  1. Como descongelar carne de porco
  2. Por quanto tempo posso manter sobras de caranguejos cozidos?
  3. Como grelhar carne em um forno micro-ondas
  4. Como congelar carne para matar parasitas
  5. Como saber se meu lombo de porco está pronto?

Quantos graus se assa um peru no forno?

Patrick Fitzgerald, via Wikipedia

Para assar um peru no forno, é preciso saber quanto tempo leva para ficar pronto. Quando maior for a ave, mais tempo será necessário para alcançar a temperatura correta. Se o peru ficar mal cozido, especialmente se tiver um recheio que também precisa chegar a uma determinada temperatura, isso pode levar a intoxicações alimentares. Tome cuidado e tenha paciência ao preparar um peru, e sempre use um termômetro para carnes para conferir tanto a carne quanto o recheio.

Importância

Cozinhar um peru completamente é importante por questões de segurança. O segredo é saber quantos quilos tem a ave e o tempo necessário para cozinhá-lo completamente no método que você escolheu para assá-lo. A regra de ouro é cerca de 15 minutos para cada 450 g de carne de peru. O supermercado americano Whole Foods Market recomenda adicionar cinco a sete minutos ao período de cozimento para cada 450 g se o peru estiver recheado.

Identificação

Você pode saber quanto pesa o peru olhando o seu peso na embalagem — a maioria é vendida por quilo — ou pesando a ave em uma balança para carnes. Assim que descobrir o peso, será possível determinar o período certo de cozimento.

Tempo e temperatura

De acordo com Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar dos Estados Unidos, a carne de peru se torna segura para ser consumida a partir dos 73° C. Para alcançar essa temperatura, asse um peru recheado a 162° C. Asse um peru de 3,6 kg a 5,4 kg por entre três a três horas e meia; asse um peru entre 5,4 kg e 6,3 kg por três horas e meia a quatro horas. Um peru entre 6,3 kg e 9 kg levará entre quatro horas e 15 minutos a quatro horas e 45 minutos para assar, e um peru recheado entre 9 kg e 10,8 kg leva entre quatro horas e 45 minutos a cinco horas e 15 minutos para ficar pronto.

Advertência

Insira um termômetro para alimentos na cavidade do peru e no recheio e aguarde cinco minutos para conferir sua temperatura interna. Se não for maior que 74° C, continue a cozinhar a ave. Confira também as temperaturas da parte mais grossa do peito, da asa, da perna e da coxa. Quando mal cozidas, as carnes de aves como peru podem causar intoxicação alimentar. De acordo com a Universidade de Manitoba, a carne de ave mal cozida contêm dois perigosos tipos de bactérias: salmonella e campylobacter. Ambas afetam o trato intestinal e podem causar diarreia, dor de estômago e até mesmo febre e vômitos. O recheio do peru pode absorver essas bactérias à medida que a carne cozinha ao seu redor, e é por isso que um peru recheado leva mais tempo para cozinhar. É por isso também que é importante verificar se o recheio atingiu a temperatura apropriada juntamente com a carne.

Trívia

Benjamin Franklin sugeriu que o peru fosse nomeado a ave nacional dos Estados Unidos da América.

O peru mais pesado que já existiu tinha 39 kg.

Henrique VIII foi o primeiro rei inglês a comer peru e Eduardo VII o comeu durante o Natal.

Referências

Recursos

Sobre o Autor

Sam Eggleston has been a journalist since 1999, working primarily with Gannett, Ogden and Morris newspaper companies. He has written for the "Escanaba Daily Press," "The Marquette Mining Journal," the "Kenai Peninsula Clarion," the "Novi News," the "Northville Record," the "Livingston County Press" and "Argus." Eggleston studied English at Northern Michigan University.

Créditos Fotográficos

Patrick Fitzgerald, via Wikipedia

Quantos graus se assa um peru no forno?

Qual é a temperatura para assar o peru?

O forno deve estar pré-aquecido por dez minutos a 180°C. O peru deve assar até o fim nesta temperatura. Quando colocar no forno, deixe o peru com o peito para cima e cubra com papel alumínio.

Quanto tempo assando peru?

Leve ao forno para assar por cerca de 3 horas - a cada meia hora, abra o forno, retire o papel alumínio e com uma concha, regue o peru com a marinada; cubra novamente com o papel alumínio e feche o forno para terminar de assar.

Como saber se o peru está pronto?

Como se sabe que está pronto? “Para ver se o peru está assado deve pressionar-se a zona da perna — é a que demora mais a assar: se o líquido que sair for branco e não rosado quer dizer que o peru está assado.”

Quanto tempo leva para assar um peru congelado?

A maneira mais simples de descobrir os tempos de assado do peru é calcular 13 minutos por cada meio quilo a 180 ° C para um peru não recheado (isso é cerca de 3 horas para um peru de 5,5 a 6,5 quilos).