A fronteira de Possibilidades de produção representa as quantidades máximas

A Fronteira de Possibilidade de Produção (FPP) representa a capacidade máxima de produção da economia, com pleno emprego dos fatores de produção. A FPP é um modelo que mostra como a necessidade de se fazer escolhas se impõe à sociedade, devido à escassez dos recursos produtivos disponíveis. A análise do modelo leva à conclusão de que

A

a fronteira de possibilidade de produção não pode ser expandida, dado que todos os recursos produtivos estão sendo plenamente utilizados.

B

a convexidade da fronteira de possibilidade de produção indica a possibilidade de que a quantidade de um dos bens seja aumentada, sem que haja custo para a sociedade.

C

o aumento da quantidade produzida de um dos bens gera um custo de oportunidade que consiste na redução da quantidade produzida do outro bem.

D

o custo de oportunidade, também denominado custo alternativo, é constante em toda a extensão da FPP.

2001 palavras 9 páginas

Fronteira de Possibilidades de Produção ( FPP )

A fronteira de possibilidades de produção representa as quantidades máximas de produção que podem ser conseguidas numa determinada economia dadas as tecnologias e as quantidades dos factores produtivos de que dispõe. Devido às limitações de recursos e de tecnologias, as quantidades de produção também são limitadas. Numa economia imaginária em que sejam produzidos apenas dois bens, se todos os recursos fossem utilizados para produzir um deles, conseguir-se-ia produzir uma determinada quantidade máxima desse mesmo bem e nada do outro. De igual forma, se os recursos fossem transferidos na sua totalidade para o outro bem, seria conseguida uma determinada quantidade máxima de produção desse mesmo bem e não se produziria nada do primeiro. Além destas duas possibilidades extremas, existem inúmeras situações intermédias de repartição dos recursos para a produção dos dois bens e que resultam em diferentes quantidades máximas de produção de cada um deles.
Para facilitar a sua compreensão, a fronteira de possibilidades de produção pode ser representada num gráfico. Para isso, em cada um dos eixos é representada a quantidade de cada um dos bens: o conjunto de todos os pontos máximos de produção representa a fronteira de possibilidades de produção; os pontos exteriores à fronteira de possibilidades de produção são inatingíveis dada a tecnologia e a quantidade de factores produtivos disponíveis; pontos interiores representam ineficiência produtiva, ou seja, quantidades que estão abaixo das possibilidades da economia.

Conceito de Vantagem Absoluta
Diz-se que um país tem vantagem absoluta sobre um outro na produção de determinado bem se for mais eficiente na produção desse mesmo bem, isto é, se conseguir produzir maior quantidade por cada unidade de factor de produção utilizada. Contudo, de acordo com a Lei da Vantagem Comparativa, desenvolvida por David Ricardo, todos os países beneficiam do


Relacionados

  • Brics e economia

    2843 palavras | 12 páginas

    desenvolvimento, liderados por Brasil e Índia, juntaram-se aos países subdesenvolvidos para impor a retirada dos subsídios governamentais pela União Europeia e pelos Estados Unidos, e a redução das tarifas de importação. Além disso, muito mais que possibilidades de crescimento, os Brics são vistos como um grupo com potencial para "mudar o mundo", seja pelas ameaças ou oportunidades que representam do ponto de vista econômico, social e político. Muitas agências e analistas internacionais já estão de….

  • Uma discussão sobre “fronteira”

    3503 palavras | 15 páginas

    Uma discussão sobre “Fronteira” Bernardo Luiz Martins Milazzo (PPGH-UERJ) O termo “fronteira” deriva do antigo latim fronteria ou frontaria, que indicava a parte do território situada in front, isto é, nas margens. Da mesma forma, a antiga denominação germânica Mark denotava uma “região periférica”. Percebemos, assim, que este termo na atualidade resguarda significados semelhantes, apesar de ser empregado de diferentes formas traduzindo diferentes realidades. Logo, trata-se de um termo polissêmico….

  • Pobres

    4686 palavras | 19 páginas

    Tratou-se, sobretudo, de mostrar como o tema das classes sociais conforma visões de mundo e cria uma gramática das relações sociais. O ponto nodal para pensarmos a estrutura de classes do ponto de vista do serviço social tem sido as relações de produção. Por essa via, o serviço social aponta para uma visão das relações sociais orientada pela perspectiva da exploração e da alienação. A “desigualdade” aparece como marca fundamental do mundo moderno-contemporâneo e a disciplina se volta para refletir….

  • JUSNATURALISMO E JUSPOSITIVISMO JURIDICO Teoria Do Direito I

    3554 palavras | 15 páginas

    muita coisa que está além ou aquém dele, mas descompassado em relação a tudo o que o habita." BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS (Um discurso sobre as Ciências na transição para uma ciência pós-moderna) 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A história da produção de conhecimento da humanidade é marcada por modelos de racionalidade que determinam o ritmo, os parâmetros e as estruturas de saber produzidos numa determinada época. Neste sentido, pode-se apontar que à visão holística que predominou na antigüidade….

  • Comunicação

    4207 palavras | 17 páginas

    e controlam não só as maiores agências de publicidade do mundo, mas também empresas de pesquisa, assessoria, marketing, relações públicas etc. Este artigo pretende apontar os momentos em que se caracterizam a expansão das empresas para além das fronterias de seus países, colaborando assim, para a expansão da publicidade e consequentemente, a formação e fortalecimento dos atuais grupos de comunicação, que crescem cada vez mais com um único objetivo: o domínio de mercado no ramo da comunicação. Palavras-chave:….

  • Arte e midia locativa no b

    5449 palavras | 22 páginas

    Cibercultura “The internet has already started leaking into the real world” Ben Russel (1999) Download do Ciberespaço nos Territórios Informacionais. A discussão sobre a relação entre espacialidade e mídia não é nova. É bem conhecida as formas de produção social do espaço pelas mídias de massa (jornais, rádio, TV, telefone, telégrafo, correios). As mídias conformam a percepção do espaço e a própria subjetividade em um jogo de espelhos mostrando nosso lugar no mundo (em relação a outros lugares no….

  • LUCIANA AVA

    4963 palavras | 20 páginas

    desenvolvimento, liderados por Brasil e Índia, juntaram-se aos países subdesenvolvidos para impor a retirada dos subsídios governamentais pela União Europeia e pelos Estados Unidos, e a redução das tarifas de importação. Além disso, muito mais que possibilidades de crescimento, os Brics são vistos como um grupo com potencial para "mudar o mundo", seja pelas ameaças ou oportunidades que representam do ponto de vista econômico, social e político. Muitas agências e analistas internacionais já estão de olho….

  • futebol

    8171 palavras | 33 páginas

    forma inteligente. Eram ricos, contudo rudes, preocupados somente em competir entre si, discriminando, o máximo possível, negros e pobres. Enfim, almofadinhas que não estavam aptos a serem exemplos de condutas úteis à pátria ou mesmo engrandecer a produção intelectual em campos como, por exemplo, a literatura. Daí que o alvo preferencial de Lima Barreto tenha sido justamente o literato que mais vivamente argumentava em prol do esporte naqueles dias: Coelho Netto. Seus ataques eram, às vezes irônicos;….

  • coolhunting

    5458 palavras | 22 páginas

    para com as instâncias do poder e da economia, e uma profunda necessidade de mudança e revolução. Micro Bottom of the Urban Pyramid: Os menos afortunados também são consumidores. Surgimento de novas oportunidades para aqueles com menos possibilidades financeiras. C to C: Uma economia paralela ‐ Consumidor‐Consumidor ‐ focada em revenda, troca ou doação de produtos. Coupon Chic: Queremos promoções, cupões, descontos e zero complicações. Pleasure Revenge: A necessidade de fazer algo que….

  • Dialetica Inclus O Exclus

    8443 palavras | 34 páginas

    uma nova dimensão: a complexidade da realidade não pode ser compreendida a partir de abstrações, ou enquanto abstrações, pressuposto evidenciado quando trata de categorias, produzidas a partir do real, do concreto, enfim, como emergindo da própria produção social da vida. Essas reflexões assim esboçadas constituem o quadro de análise usado no presente trabalho, no qual busca-se compreender como se situam, na atualidade, as discussões sobre a inclusão de pessoas com necessidades especiais no sistema….

Outros Trabalhos Populares