A maioria das bactérias patogênicas prefere a temperatura de incubação entre

A maioria das bactérias patogênicas prefere a temperatura de incubação entre

Neemeleembro @Neemeleembro

June 2019 1 90 Report

12) A maioria das bactérias patogênicas prefere a temperatura de incubação entre:

a) 30◦ a 32◦C.

b) 33◦ a 35◦C.

c) 35◦ a 37◦C.

d) 42◦ a 45◦C.

Please enter comments

Please enter your name.

Please enter the correct email address.

Agree to terms and service

You must agree before submitting.

Lista de comentários


A maioria das bactérias patogênicas prefere a temperatura de incubação entre

Strecryper

A resposta é a c). Microbiologia é muito bom ; )

1 votes Thanks 1

A maioria das bactérias patogênicas prefere a temperatura de incubação entre

Strecryper xDD com toda a certeza, e de nada!

A maioria das bactérias patogênicas prefere a temperatura de incubação entre


Dentre todos os fatores que interferem no desenvolvimento dos microrganismos, a temperatura é o mais importante. “Alguns microrganismos crescem mais rapidamente em altas temperaturas, outros em baixas. Mas, de modo geral, podemos considerar que a maioria dos microrganismos se desenvolve bem na faixa de temperatura entre 5°C a 65°C”, afirma Denise Andrade Khoury, professora do Curso a Distância CPT Produção de Salgados Finos para Festas, em Livro+DVD e Curso Online.

Essa faixa de temperatura é considerada como zona de risco, ou seja, é a faixa de temperatura em que os microrganismos podem se multiplicar e deteriorar os alimentos. Fora dela, ou seja, abaixo de 5°C ou acima de 65°C, temos as zonas de segurança, onde poucos microrganismos desenvolvem. É por isso que os alimentos perecíveis (aqueles que oferecem risco de deterioração rápida) são mantidos refrigerados ou congelados.

“Infelizmente, na zona de risco está a temperatura do nosso corpo e a dos ambientes de manipulação dos alimentos, o que favorece muito o desenvolvimento dos microrganismos”, acrescenta Denise. “Quanto mais tempo um alimento permanecer na zona de risco, maior será a proliferação dos microrganismos no mesmo. Por isso, o binômio tempo e temperatura vem sendo muito pesquisado para controlar, eliminar ou diminuir o número de microrganismos durante o processamento, a manipulação e distribuição dos alimentos.”

Os microrganismos que mais causam surtos de infecções e doenças em seres humanos são as bactérias. Apesar de a maioria delas reproduzir em ambientes com temperatura na faixa da zona de risco, existem algumas que não morrem mesmo quando a temperatura é mantida nas zonas de segurança. De acordo com a especialista, “nessas condições, elas ficam paralisadas, e, quando o ambiente fica propício, elas voltam a se desenvolver. É por isso que alimentos cozidos estragam quando são mantidos fora de ambientes refrigerados e desprotegidos”. Apesar de terem sido submetidos a uma condição de temperatura elevada a tal ponto que coloca o alimento, por determinado tempo, na zona de segurança (assamento ou fritura) essas bactérias não morrem. Assim, “quando o alimento é colocado em outra condição de temperatura, para ser consumido (zona de risco), as bactérias começam a se desenvolver. E, com o passar do tempo, poderão intensificar até comprometer a qualidade do alimento”, finaliza Denise.

As bactérias que causam os maiores surtos de toxinfecção são Salmonellas; Staphylococcus; Clostridium; e Escherichia colli. Já os fungos desenvolvem-se melhor em temperaturas entre 25°C e 30°C, sendo que alguns são considerados psicrófilos, pois preferem temperaturas abaixo de 10°C e poucos crescem na faixa de 55°C a 77°C.ir salgados para festas? Atenção especial à segurança alimentar! Artigos Cursos CPT

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Padaria e Confeitaria.
Por Silvana Teixeira.

A maioria das bactérias patogênicas prefere a temperatura de incubação entre

A maioria das bactérias patogênicas prefere a temperatura de incubação entre

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Qual a temperatura de incubação das bactérias patogênicas?

A maioria das bactérias patogênicas prefere a temperatura de incubação entre: a) 30◦ a 32◦C.

Qual a classificação das bactérias que vivem em temperaturas muito altas?

Termófilos são microrganismos que conseguem sobreviver e se multiplicar em altas temperaturas, geralmente em uma faixa entre 40 a 70 ˚C. Grande parte dos membros desse grupo vivem em águas quentes associadas a atividades vulcânicas ou fontes hidrotermais.

Qual o meio de cultura utilizado para o cultivo de S pyogenes?

Sendo composto geralmente por 5 a 10% de sangue desfibrinado, animal ou humano, o ágar sangue é usado para cultivar bactérias como por exemplo: streptococcus pyogenes e Streptococcus agalactiae.

Quais desses procedimentos destrói todos os microrganismos inclusive as formas Esporuladas?

III- A desinfecção de alto nível é o processo utilizado para completa destruição de microrganismos, incluindo todas as suas formas, inclusive as esporuladas, com a finalidade de prevenir infecções e contaminações decorrentes de procedimentos cirúrgicos e invasivos com utilização de artigos críticos.