Analise os grupos de invertebrados apresentados a seguir é as características descritas

01. (UniTau) Os insetos representam um dos grupos animais de maior sucesso adaptativo, em especial no que se refere à exploração dos ambientes terrestres, onde existem mais de um milhão de espécies já descritas. Os insetos podem ser classificados de acordo com o tipo de desenvolvimento que apresentam durante a vida, para o que se verifica uma diversidade de mecanismos. A tirinha abaixo explora, com bom humor, um desses processos de desenvolvimento dos insetos.

Analise os grupos de invertebrados apresentados a seguir é as características descritas

http://www.niquel.com.br

Assinale a alternativa que corresponde ao tipo de desenvolvimento verificado em insetos como as borboletas, as mariposas e os besouros.

a) Desenvolvimento direto, em que os insetos não passam por mudanças, ou seja, há o nascimento de um indivíduo semelhante ao adulto, mas ainda imaturo.

b) Desenvolvimento direto, em que apresentam fases de crescimento, as ninfas, que passam por sucessivas mudas até atingirem a fase de imago, quando aparecem as asas.

c) Desenvolvimento indireto, em que os insetos não passam por mudanças, ou seja, há o nascimento de um indivíduo adulto já maduro.

d) Desenvolvimento indireto, em que, após o nascimento, há uma etapa de desenvolvimento larval, da qual surge a pupa, passando por transformações até a formação do adulto.

e) Desenvolvimento indireto, em que, após o nascimento, há uma etapa de desenvolvimento larval, da qual surge a ninfa, quando o inseto passa por uma fase de intensa atividade até a formação do adulto.

02. (UEA) Em um embrião, em estágio avançado de desenvolvimento, foram encontrados três folhetos germinativos, celoma, cavidade intestinal primitiva, notocorda e tubo neural dorsal. Os animais que possuem essas características embrionárias são:

a) anfioxo, tucunaré e sapo.

b) mosca, planária e cobra.

c) lampreia, lacraia e lombriga.

d) aranha, estrela-do-mar e bagre.

e) água-viva, siri e tubarão.

03. (IFRR) “Diversas inovações contribuíram para a capacidade de uma linhagem de tetrápodos explorar uma ampla gama de habitats terrestres. Os animais que desenvolveram essas características de conservação de água são chamados amniotas.”

(Sadava, David et al. Vida: a ciência da biologia – vol II: Evolução,diversidade e ecologia 8ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2009, pág. 730)

Assinale a alternativa que contém duas das inovações a que se refere o texto.

a) Fecundação interna e circulação fechada.

b) Excreção de ácido úrico e respiração cutânea.

c) Ovos com casca e pele impermeável.

d) Respiração pulmonar e fecundação externa.

e) Ovos com casca e circulação fechada.

04. (UEM) Aranhas e escorpiões são temidos porque algumas espécies possuem peçonhas muito poderosas. Com base em conhecimentos sobre esses artrópodos, assinale o que for correto.

01. Aranhas e escorpiões são ectoparasitos.

02. Aranhas e escorpiões pertencem ao mesmo Subfilo e à mesma Classe, possuem quatro pares de patas e o corpo dividido em cefalotórax e abdome.

04. A distribuição dos nutrientes no corpo das aranhas e dos escorpiões é feita pelo sistema circulatório, que é do tipo aberto.

08. As aranhas caranguejeiras, quando ameaçadas, assumem postura agressiva, armando-se para o ataque. Sua picada pode causar fortes dores musculares.

16. As aranhas injetam a peçonha na presa por meio das fiandeiras, enquanto os escorpiões utilizam um pedipalpo caudal.

Soma das alternativas corretas:)

05. (UEA) O caruncho do feijoeiro, Zabrotes subfasciatus, é um besouro cujo ciclo de vida varia consideravelmente em função da temperatura. Por volta de 32 ºC seu ciclo apresenta duração média de 25 dias, podendo chegar a 100 dias sob temperaturas em torno de 20 ºC. Após a postura e a eclosão dos ovos, as larvas penetram nos grãos para se alimentarem. Ao atingirem determinado tamanho, entram na fase de pupa, até finalmente emergirem como adultos reprodutivos que, curiosamente, não se alimentam.

Analise os grupos de invertebrados apresentados a seguir é as características descritas

O ciclo de vida desse inseto é:

a) ametábolo, sob temperaturas em torno de 30 º

b) holometábolo, independentemente da temperatura.

c) ametábolo, independentemente da temperatura.

d) holometábolo, apenas quando a temperatura estiver entre 20 e 30 º

e) hemimetábolo, sob temperaturas em torno de 20 º

06. (UEM) Sobre os peixes, assinale a(s) alternativa(s) corretas(s).

01. A carne de peixe é rica em vitaminas lipossolúveis, como as do complexo B, que participam da contração muscular.

02. A carne de peixe possui grande quantidade de minerais, como o cálcio, o zinco e o iodo, constituintes da hemoglobina e do suco gástrico.

04. O cação diferencia-se dos outros peixes por apresentar a pele resistente e coberta de escamas sigmoides, de cinco a sete pares de fendas branquiais cobertas por opérculo, nadadeira caudal simétrica e esqueleto cartilaginoso.

08. A tilápia elimina urina diluída, enquanto o bacalhau elimina urina muito concentrada.

16. Nos pacus e nos pintados, o sistema de contracorrente aumenta a eficiência de trocas gasosas entre a água e o sangue, porque sempre haverá mais oxigênio na água do que no sangue do animal.

Soma das alternativas corretas:

07. (UNIFOR) Os invertebrados podem pertencer a diferentes filos. Abaixo segue a descrição de um desses filos:

Animais aquáticos simples, sem tecidos definidos nem sistema nervoso. Certas células cumprem a função de órgãos, tais como os coanócitos que fazem a água circular dentro do animal e células tais como amebócitos, que fagocitam o que passar por elas, digerindo e distribuindo alimento às demais células do organismo. O filo descrito acima compreende os:

a) platelmintos.

b) poríferos.

c) cnidários.

d) celenterados.

e) nematelmintos.

08. (UEPG) No que se refere ao reino Methazoa, assinale o que for correto.

01. O filo Porífero apresenta seres aquáticos sésseis sem órgãos de locomoção, vivendo isolados ou formando colônias.

02. Os representantes do filo Cnidário são corais, águas-vivas, anêmonas, hidras e caravelas.

04. O filo Mollusca apresenta seres com corpo mole que pode estar protegido ou não por uma concha de carbonato de cálcio.

08. Os cordados estão representados pelos peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.

Soma das alternativas corretas:

09. (UESC) Os poríferos são considerados um dos grupos taxonômicos mais primitivos entre os seres vivos, com características evolutivas marcantes que conferem a estes, destaque no processo adaptativo. Os organismos deste grupo, possuem diferentes estruturas, capacidades, características e funcionalidades que, ao longo da história, foram cruciais para a sobrevivência. Podemos destacar as células flageladas, ou chamados de coanócitos que são responsáveis pela condução da água por canais internos aos organismos. Assim, qual a estrutura responsável pela saída de toda a água dos organismos:

a) Ósculo.

b) Coanócito.

c) Porócito.

d) Pinacócito.

e) Probóscide.

10. (UFRN) A termogênese (termo = calor + gênese = produção) é um fenômeno responsável pela manutenção da temperatura corporal. É em razão desse fenômeno que animais como ursos polares e pinguins não morrem de frio, mesmo vivendo em ambientes com temperaturas abaixo de zero. Esse fenômeno ocorre, entre outros fatores, porque:

a) a pele desses animais homeotérmicos apresenta vasos sanguíneos continuamente dilatados para aumentar o fluxo de sangue e diminuir a perda de calor.

b) os pinguins, além de serem aquecidos por seus pelos, apresentam uma camada espessa de tecido adiposo.

c) a camada espessa de tecido adiposo marrom nesses animais é rica em mitocôndrias, organelas que produzem e liberam energia na forma de calor.

d) os ursos, por serem animais pecilotérmicos, regulam sua temperatura corporal produzindo calor metabolicamente com auxílio do glicogênio.

11. (IFMT) No período siluriano, por volta de 470 milhões de anos atrás, viveram os euripterídeos. Eram escorpiões marinhos gigantescos, que podiam chegar a medir até 3 metros de comprimento. Assim nos mostram os fósseis encontrados em diferentes partes do mundo. Também já existiram baratas gigantes do carbonífero e libélulas gigantes, as Meganeuras, no período cretáceo. Considerando o sistema atual de classificação, pode-se afirmar que esses animais eram:

a) Moluscos

b) Anelídeos.

c) Artrópodes.

d) Nematelmintos.

e) Poríferos.

12. (PUC-RIO) Associe os filos às suas respectivas características, apresentadas a seguir.

I. Mollusca.

II. Annelida.

III. Arthropoda.

IV. Echinodermata.

P. Exoesqueleto quitinoso e pernas articuladas.

Q. Pés ambulacrais e endoesqueleto.

R. Cerdas epidérmicas quitinosas e clitelo.

S. Manto e rádula.

As associações corretas são:

a) I – R , II – S , III – P , IV – Q.

b) I – S , II – R, III – Q , IV – P.

c) I – Q , II – R , III – S , IV – P.

d) I – S , II – R , III – P , IV – Q.

e) I – P , II – Q , III – R , IV – S.

13. (IFMT) Observe a figura abaixo e responda à questão a seguir:

Analise os grupos de invertebrados apresentados a seguir é as características descritas

São características comuns a todos os animais apresentados na figura:

a) Heterótrofos, presença de parede celular, unicelulares.

b) Ausência de parede celular, autótrofos, ausência de espinha dorsal.

c) Ausência da espinha dorsal, reprodução sexuada, heterótrofos.

d) Reprodução sexuada, autótrofos, ausência de parede celular.

e) Pluricelulares, heterótrofos, reprodução assexuada.

14. (UEM) Com relação ao revestimento corporal dos mamíferos e aos conceitos de calor e de temperatura, assinale o que for correto.

01. Os pelos, considerados uma novidade evolutiva típica da Classe Mammalia, são anexos epidérmicos, constituídos de queratina compactada, que, em conjunto, agem como isolantes térmicos que ajudam a diminuir a perda de calor corporal.

02. O calor é definido como energia em trânsito que flui, de forma espontânea, de corpos de temperatura mais baixa para corpos de temperatura mais elevada.

04. Os folículos pilosos, encontrados no interior dos pelos dos mamíferos, possuem uma glândula sebácea que, ao abrir-se, dispara o mecanismo celular de manutenção da temperatura corporal.

08. A temperatura pode ser entendida como uma medida da agitação térmica das moléculas ou das partículas que constituem um corpo.

16. O panículo adiposo é constituído de adipócitos e age como um isolante térmico, ajudando na manutenção da temperatura corporal dos mamíferos.

Soma das alternativas corretas:

15. (UECE) Analise as seguintes afirmações sobre as características dos tubarões:

I. Suas escamas são homólogas aos dentes dos outros cordados.

II. Possuem bexiga natatória, responsável por sua excelente flutuabilidade.

III. São animais sensíveis, com a capacidade de detectar campos eléctricos gerados por outros animais.

IV. São sempre animais de grande porte, pois todos são ferozes e vorazes.

Estão corretas as características contidas em:

a) I e III, apenas.

b) I, II, III e IV.

c) I e II, apenas.

d) II e IV, apenas.

16. (UEM) O Reino Animalia compreende uma grande variedade de organismos eucariontes, pluricelulares e heterotróficos, os quais, durante o processo evolutivo, foram se modificando e desenvolvendo diferentes estruturas e estratégias para sua sobrevivência. Sobre esses organismos, assinale o que for correto.

01. No ciclo de vida da Taenia solium, o homem, ao ingerir a carne de porco ou de vaca com as larvas da tênia, é considerado o hospedeiro intermediário, desenvolvendo a cisticercose.

02. São exemplos de insetos que apresentam aparelho bucal do tipo sugador, picador, mastigador e lambedor, respectivamente, borboletas, mosquitos, gafanhotos e moscas.

04. Moluscos pelecípodos não possuem cabeça, possuem um pé em forma de machado e produzem as pérolas devido à penetração de corpos estranhos entre o manto e a massa visceral.

08. A notocorda, característica dos cordados, é um eixo esquelético dorsal do embrião que, nos vertebrados adultos, é substituído pela coluna vertebral.

16. Os quelônios são animais de vida aquática na fase larvária e terrestre na fase adulta. Possuem pele mucosa e úmida; são os primeiros tetrápodos.

Soma das alternativas corretas:

17. (CEFET-MG) Os répteis são vertebrados tetrápodes pertencentes à classe Reptilia, derivado do latim reptilis, que significa rastejar. Evidencia-se que os primeiros répteis teriam evoluído há mais de 250 milhões de anos, mas, diferentemente de seus ancestrais, eles foram capazes de conquistar de forma efetiva o ambiente terrestre.

Disponível em: <http://educacao.uol.com.br&gt;. Acesso em: 26 set de 2014.(Adaptado).

A característica que esses animais compartilham com a maioria de seus ancestrais é a:

a) Realização de trocas gasosas por meio de pulmões.

b) Ocorrência de fecundação interna independente da água.

c) Eliminação de ácido úrico como principal excreta nitrogenado.

d) Formação de ovo com casca que impede o dessecamento do embrião.

e) Existência de pele queratinizada sem glândulas produtoras de muco.

18. (UEPG) Ao longo do tempo, os seres vivos foram se modificando e encontrando diferentes estratégias de sobrevivência. Os animais, quando estudados de forma comparativa, apresentam algumas tendências evolutivas na estrutura corporal. No que diz respeito ao estudo comparativo da estruturação corpórea dos animais, assinale o que for correto.

01. Os poríferos e todos os vertebrados estão reunidos entre os Eumetazoa. São organizados neste clado por formar tecidos verdadeiros, com inúmeros tipos celulares especializados.

02. Animais dotados de simetria bilateral movimentam-se com uma das extremidades do corpo voltada para frente, a qual define a região anterior do corpo. Durante a evolução dos animais ocorreu um processo conhecido como cefalização, o qual levou à diferenciação da cabeça.

04. O conceito de simetria é importante para o estudo dos animais. Animais com simetria radial não têm cabeça nem cauda, não têm lado direito nem lado esquerdo, não têm dorso nem ventre. Seu eixo corporal vai da região da boca, chamada região oral, à região oposta, chamada região aboral.

08. Outra tendência corporal na evolução animal foi o desaparecimento do celoma em moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados. O desaparecimento do celoma nestes organismos permitiu a estruturação tecidual nas cavidades corpóreas.

Soma das alternativas corretas:

19. (PUC-GO) Use o texto a seguir para responder esta questão

Adeus, meu Canto

Adeus, meu canto! É a hora da partida…

O oceano do povo s’encapela.

Filho da tempestade, irmão do raio,

Lança teu grito ao vento da procela.

O inverno envolto em mantos de geada

Cresta a rosa de amor que além se erguera…

Ave de arribação, voa, anuncia

Da liberdade a santa primavera.

É preciso partir, aos horizontes

Mandar o grito errante da vedeta.

Ergue-te, ó luz! — estrela para o povo,

— Para os tiranos — lúgubre cometa.

Adeus, meu canto! Na revolta praça

Ruge o clarim tremendo da batalha.

Águia — talvez as asas te espedacem,

Bandeira — talvez rasgue-te a metralha.

[…]

(ALVES, Castro. Melhores poemas de Castro Alves. 7. ed. São Paulo: Global, 2003, p. 109.)

O Texto faz uma referência à águia, um representante da classe das aves. A respeito desse grupo, analise as afirmativas a seguir:

I. As aves surgiram na época em que os répteis dominavam o planeta, originadas a partir de mamíferos voadores que viveram no período Mesozoico.

II. Bioquimicamente, as penas são formadas pela substância queratina, que possui como uma de suas propriedades o isolamento térmico.

III. As águias, os pombos e os papagaios pertencem respectivamente às ordens Falconiformes, Columbiformes e Psitaciformes.

IV. À semelhança dos répteis, as aves excretam amônia e apresentam bexiga urinária.

Em relação às proposições analisadas, assinale a única alternativa cujos itens estão todos corretos:

a) I e II.

b) I e IV.

c) II e III.

d) II e IV.

20. (URCA) São exemplos de seres diblásticos com óvulos oligolécitos:

a) Anelídeos e cnidários.

b) Poríferos e cnidários.

c) Platelmintos e asquelmentos.

d) Anelídeos e moluscos.

e) Poríferos e platelmintos.

21. (IFMT) O escargot é um invertebrado que possui um esqueleto externo que é a sua concha. Seu corpo se divide em três partes: cabeça, pé e massa visceral. Muito prolífero e com ótima aceitação no mercado externo e interno. É indicado para criação em regiões com climas temperados e frios. Seu peso adulto para abate é de aproximadamente 15 gramas. De acordo com essas informações, pode-se concluir que o escargot pertence ao grupo dos:

a) Equinodermos.

b) Artrópodes.

c) Anfíbios.

d) Anelídeos.

e) Moluscos

22. Sabemos que os anfíbios e os répteis vivem numa faixa equatorial e temperada do planeta, enquanto as aves atingem até os polos. Isto só é possível pois as aves são seres:

a) monotremados.

b) marsupiais.

c) heterotérmicos.

d) homeotérmicos.

e) elapídicos.

23. (UCPel) A linha lateral é constituída por mecanorreceptores compostos por estruturas sensoriais especiais denominadas neuromastos interconectados e capazes de detectar vibrações na água. Através dos poros, que se estendem ao longo dos lados do corpo, conecta o organismo com o meio externo. Essa estrutura ocorre em:

a) Peixes, anfíbios e répteis.

b) Exclusivamente em peixes.

c) Peixes, anfíbios aquáticos e crocodilianos.

d) Exclusivamente em anfíbios.

e) Peixes e anfíbios aquáticos em estágio larval.

24. (UEM) Sobre os organismos do Filo Nematoda, é correto afirmar que:

01. São animais triblásticos, pseudocelomados e com simetria bilateral.

02. O “bicho geográfico” pode infectar cães, gatos e humanos, ou seja, transmite uma zoonose.

04. A parede do corpo desses organismos é composta por cutícula, por epiderme e por músculos longitudinais.

08. Ascaris e Ancylostoma apresentam estágios larvais de vida livre.

16. A novidade evolutiva que apresentam é um sistema respiratório cuticular.

Soma das alternativas corretas:

25. (UFG) Leia o trecho da música a seguir.

Analise os grupos de invertebrados apresentados a seguir é as características descritas

Qual característica é comum a todos os animais citados no trecho da música?

a) Viviparidade.

b) Endotermia.

c) Reprodução sexuada.

d) Excreção de amônia.

26. (UNITAU) A presença de endoesqueleto calcário de origem mesodérmica, adultos de simetria radial pentâmera e larvas bilaterais, sistema hidrovascular composto de série de canais e pódios musculares, ausência de órgãos excretores e sistema nervoso difuso descentralizado são características de qual dos grupos animais abaixo?

a) Protozoários.

b) Cnidários.

c) Equinodermos.

d) Peixes.

e) Répteis.

27. (IFMG)

Biólogos encontram anfíbio raro em RO

Espécie de cobra-cega pode chegar a até 1 metro e tinha apenas dois exemplares conhecidos

Cinco exemplares da espécie Atretochoana eiselti, anfíbio de corpo alongado, cilíndrico e de pele lisa que pertence à família das chamadas cobras-cegas, foram encontrados perto do local de obras de uma usina hidrelétrica no rio Madeira, em Porto Velho, capital de Rondônia. O animal seria o maior anfíbio apulmonado já encontrado.

Disponível em <http://www.estadao.com.br/noticias/&gt;. Acesso em: 25 nov. 2012.

A espécie relatada na reportagem pertence à classe dos anfíbios. São características que permitem incluí-la nesse grupo, exceto:

a) Respiração cutânea.

b) Coração tetracavitário.

c) Desenvolvimento indireto.

d) Circulação dupla e incompleta.

28. (IFMT) Existem no país, hoje, em torno de 1.800 criadouros de peixes ornamentais. Cerca de 350 desses estão concentrados na região de Muriaé, em Minas Gerais, considerada o maior polo nacional. Outros criadouros se desenvolveram ao longo do tempo em diversas regiões, contribuindo para dinamizar as economias locais e gerar empregos. Podemos citar como destaque os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

(G1 09/04/2012)

Com relação ao grupo dos peixes, é incorreto afirmar que:

a) O termo alevino é o nome dado ao ovo dos peixes vivíparos.

b) Ocorre a presença de glândulas produtoras de muco.

c) Os tubarões, raia são exemplos de peixes condrictes (cartilaginosos).

d) A bexiga natatória é um órgão que ajuda na flutuação e permite o equilíbrio.

e) A linha lateral é um sistema sensorial que capta vibrações provocadas por correntes de água.

29. Os artrópodes constituem o maior e mais diversificado filo de animais, e são representados pelos crustáceos, insetos e aracnídeos. Fazem parte dos três subfilos, respectivamente:

a) Caranguejo, barata e aranha.

b) Siri, besouro e caranguejo.

c) Siri, escorpião e aranha.

d) Caranguejo, barata e besouro.

e) Caranguejo, aranha e besouro.

30. (UEM) Com relação às características evolutivas e morfológicas dos animais, assinale a alternativa correta.

a) Considerando o desenvolvimento embrionário, em especial do trato digestório, os moluscos são mais evoluídos do que os equinodermatas.

b) Os artrópodes foram os primeiros animais invertebrados a conquistar o meio terrestre, depois que algumas plantas já estavam estabelecidas nesse ambiente.

c) Considerando as categorias taxonômicas, os ratos são parentes mais próximos dos morcegos do que as cobras são dos lagartos.

d) pinguim, baleia e tubarão possuem coração com três cavidades.

e) Quanto ao sistema respiratório, os anfíbios não apresentam pulmões e os mamíferos não apresentam traqueias.

Analise os grupos de invertebrados apresentados a seguir é as características descritas