As minhas galinhas nao poem todos os dias por quê

As minhas galinhas nao poem todos os dias por quê
 Gandee Vasan/Getty Images

Publicidade

Uma vez por dia, em intervalos de 24 a 26 horas. A galinha põe um ovo geralmente pela manhã e ovula de novo aproximadamente meia hora depois, reiniciando o processo.

Note que a adição de 30 minutos por dia atrasa o ovo da manhã seguinte, e que esse atraso vai se acumulando ao longo dos dias. Isso é importante porque o organismo da galinha depende da luz do Sol para certas etapas da  fabricação do ovo.

Quando a ave acumula um grande delay, ela começa a ovular já no período da tarde, e aí não tem tempo hábil de terminar as etapas necessárias até o anoitecer. Nesse momento, ela faz uma pausa de postura, e retoma alguns dias depois sem o jet lag. Galinhas mais velhas têm pausas de postura maiores.

Granjas industriais usam luz artificial para evitar isso (especialmente em regiões temperadas, em que os dias de inverno são muito curtos e as galinhas acabam cessando a produção). O organismo da galinha é levado a pensar que sempre é verão.

Aves selvagens têm uma rotina bem diferente. “Na natureza, a comparação entre o número de horas de claro e de escuro é que vai determinar o período de postura”, explica Cristiane Soares da Silva Araújo, professora do Departamento de Nutrição e Produção Animal da FMVZ-USP. 

“Sendo assim, a maioria das aves bota seus ovos no início da primavera. Passado o período de oviposição, as aves ficam chocas e, durante este tempo, não põem ovos. A formação do ovo também leva em média 24 horas.”

Pergunta de @sou.bilingue, via Instagram

Continua após a publicidade

  • galinha
  • OVO

As minhas galinhas nao poem todos os dias por quê

De quanto em quanto tempo as galinhas põem ovos?

O organismo da galinha depende da luz do Sol para certas etapas da fabricação do ovo.

Superinteressante pelo menor preço do ano!

Assinando um dos títulos Abril você também tem acesso aos conteúdos digitais de todos os outros*
Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

Na manhã desta quinta-feira (1/7), durante o programa Mais Você, da TV Globo, a apresentadora Ana Maria Braga fez um apelo à Globo Rural. As suas galinhas não estão botando ovos há um bom tempo, o que tem causado preocupação e prejuízo na criação.

Ana contou que isso não se restringe somente ao seu galinheiro, mas tem ocorrido em toda vizinhança. Globo Rural conversou com João Dionisio Henn, da Embrapa Suinos e Aves, de Concórdia (SC), para entender o que pode estar acontecendo e tirar dúvidas.

Inicialmente, o especialista ressalta que o problema é sobre a produção de ovos e não do choco da galinha, e explica que vários fatores contribuem para as aves produzirem ovos - e a falta de alguns deles pode promover quedas fortes ou até interromper a postura.

As minhas galinhas nao poem todos os dias por quê

Entre dezembro e junho, as galinhas podem sofrer com diminuição da produção de ovos, em razão da menor exposição à luz natural que o período oferece (Foto: Fernando Martinho)

"Um aspecto importante é o efeito da exposição à luz, ou melhor, o fotoperíodo, na produção de ovos. Do mês de dezembro até junho, temos uma diminuição de luz natural, de cerca de 14 horas para 10 horas naturais", avalia.

Henn afirma que, neste período, é comum a produção cair ou até parar nas granjas abertas com luz natural que não têm programas de luz artificiais como complemento.

Por outro lado, esse problema deve ser amenizado a partir de julho. "Neste segundo semestre, iniciado agora, a duração de luz natural vai crescer e as galinhas tendem a produzir melhor nos aviários abertos", esclarece.

O especialista indica outros pontos que interferem na produção de ovos. "A qualidade do alimento fornecido para as aves pode afetar também. O milho, o farelo de soja e os grãos que compõem as rações estão muito caros, e muitas vezes, os fornecedores de ração usam outros tipos de grãos que não possuem a qualidade necessária", explica.

A quaresma coincide com a época do ano em que as galinhas naturalmente produzem menos ovos e a demanda aumenta. "É apenas uma coincidência. A quaresma é uma época que se consome muito ovo, até porque, por questões religiosas, não se consome carne vermelha, e coincide com o período em que as criações que não tem um sistema de produção ajustado para atender tudo aquilo que a galinha precisa acabam tendo produções mais baixas."

Atualmente, o Brasil enfrenta uma onda de frio rigorosa, mas isso não é um fator determinante para problemas na produção, afirma Henn. O especialista diz que o frio não é justificativa para uma queda brusca de produção de ovos, desde que elas tenham suas condições normais de alimentação e proteção.

"Em geral, as galinhas adultas não sofrem tanto com o frio. É muito mais problemático o calor excessivo. Com tempo quente, elas não conseguem se alimentar direito, produzem menos ovos e com cascas fragilizadas. Elas têm capacidade de enfrentar o tempo frio, mas, claro, não pode ficar exposta a uma geada, por exemplo", conclui.

Em outubro de 2016, inclusive, o programa de TV Globo Rural produziu uma reportagem sobre os mesmos problemas que Ana Maria Braga relatou. Confira a seguir:

O que fazer para galinha botar todo dia?

Luz. Essa é uma característica fundamental para a saúde desses animais. As galinhas têm necessidade de serem expostas à luminosidade por 14 a 16 horas por dia, pois isso é um fator que as estimula a botar ovos.

Porque a galinha não bota todos os dias?

A muda forçada das penas é uma solução. Normalmente, o período de muda natural das aves demora entre três e quatro meses. Assim, as galinhas param de botar ovos, os quais voltam à normalidade de produção apenas no fim desse tempo.

É normal a galinha botar um dia sim um dia não?

Efetivamente, essas aves botam diariamente, mas somente quando estão em cativeiro. Essa possibilidade não depende da presença do macho, mas do ciclo hormonal da fêmea.