Por que as transnacionais de alimentos é vantajoso se estabelecer no México?

Empresas que possuem matriz em seu país de origem e atuam em outros países através da instalação de filiais, são classificadas como empresas transnacionais. O termo transnacional substitui o termo multinacional, pois o último pode ser interpretado como se a empresa pertencesse a várias nações, já o primeiro relaciona-se ao fato de a empresa ultrapassar os limites territoriais de sua nação para atuar no mercado exterior.

As primeiras empresas transnacionais surgiram no final do século XIX, entretanto, só atingiram o auge de atuação mundial após a Segunda Guerra Mundial. A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.

Por que as transnacionais de alimentos é vantajoso se estabelecer no México?
Empresas Transnacionais

Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região.

Por sua vez, as transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os investimentos realizados por essas empresas são elevados, e o retorno financeiro é satisfatório em decorrência de uma série de motivos que foram citados anteriormente. O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada à matriz.

A globalização é um processo de fundamental importância para a atuação das empresas transnacionais, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global.

Atualmente há registro de, aproximadamente, 40.000 empresas transnacionais em atividade, sendo a maioria originária dos países industrializados, no entanto, existem empresas de origem indiana, mexicana e brasileira.
Exemplos de empresas transnacionais com matriz no Brasil são: Vale do Rio Doce, Sadia, Perdigão, Weg, Alpargatas e Gerdau.

Empresas transnacionais conhecidas mundialmente: Coca Cola, Pepsi, Unilever, Mc Donald’s, Nestlé, Nike, Adidas, Puma, Volkswagen, General Motors, Toyota, Nokia, Sony, Siemens, Peugeot, Vivo, entre outras.

______________
*Créditos da imagem: BrooklynScribe / shutterstock

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Grátis

1 pág.

Por que as transnacionais de alimentos é vantajoso se estabelecer no México?

  • Por que as transnacionais de alimentos é vantajoso se estabelecer no México?
    Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

RESUMO GEOGRAFIA 9
· Como em quase todas as grandes cidades latino-americanas, a Cidade do México e Buenos Aires apresentam contrastes socioespaciais. Cite um desses contrastes e suas causas.
Nas cidades, os contrastes socioespaciais são visíveis: há bairros elegantes e outros com habitações precárias; há áreas com infraestrutura completa e outras destituídas dela; há carência de transporte urbano, violência etc. As causas incluem: desigualdade social, êxodo rural, políticas públicas insuficientes para pôr fim à pobreza, ao desemprego etc.
· Que aspectos físicos explicam a maior concentração populacional na porção central do Planalto do México?
	
Temperaturas amenas e solos férteis de origem vulcânica.
· Por que para as transnacionais de alimentos é vantajoso se estabelecer no México?
Por causa da proximidade do mercado consumidor dos Estados Unidos e do preço das terras e do valor da mão de obra serem menores em relação aos estadunidenses.
· Explique as vantagens para as indústrias estadunidenses instalarem indústrias maquiladoras no México.
Isso ocorre porque a mão de obra estadunidense é muito cara, o que contribui para o preço final do produto tornar-se mais elevado. Para reduzir o preço final das mercadorias e torná-las mais competitivas no mercado, algumas empresas se instalam em países que oferecem legislação trabalhista e ambiental menos exigente e que têm mão de obra mais barata. É esse o caso do México.
· Aponte os fatores locacionais que influenciaram na concentração industrial na Região Sudeste do Brasil.
Disponibilidade de energia elétrica, mercado consumidor de maior poder aquisitivo e maior concentração da população; infraestrutura ferroviária, rodoviária e de portos marítimos; mão de obra especializada; rede bancária; empresas importadoras e exportadoras; capitais oriundos da cafeicultura; e políticas públicas industriais.
· Por que, analisando-se o emprego formal na atividade industrial no Brasil por regiões, ele é um indicador da concentração industrial na Região Sudeste?
Porque, à medida que a Região Sudeste apresenta o maior percentual de pessoas empregadas na indústria em comparação com as demais regiões do Brasil, significa que existe concentração espacial da indústria no Sudeste.
			 I.A.S.

O que são as transnacionais de alimentos no México?

AS TRANSNACIONAIS DE ALIMENTOS NO MÉXICO. Compram as melhores terras e orientam a produção para atender ao mercado externo, principalmente os Estados Unidos. Controlam 90% da produção mexicana de algodão, aspargos, morangos, cebolas, hortaliças e outros vegetais.

Quais as consequências do estabelecimento de empresas transnacionais de alimentos no México?

Resposta. A prefencia de mexico é simplesmente o fato da mão de obra de ser barata, e com isso, os donos dessas empresas gastam menos.

Quais são os principais motivos para as empresas transnacionais instaladas no México?

As empresas transnacionais americanas se instalam em território mexicano por diversos motivos, entre eles podemos citar: uma mão de obra barata, baixa tarifas, pouca presença/força sindical em comparação com os sindicatos norte-americanos, exigências ambientais relacionadas ao despejo de resíduos industriais são mais ...

Como tem se estabelecido as grandes empresas transnacionais de alimentos no México?

Grandes empresas transnacionais de alimentos têm se estabelecido no México com o objetivo de obter lucros maiores, já que o custo da terra e da mão de obra é baixo.