Como a diversidade cultural é vista pela Organização das Nações Unidas para Educação Ciência e cultura?

Diversidade cultural são os vários aspectos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a culinária, a religião, os costumes, o modelo de organização familiar, a política, entre outras características próprias de um grupo de seres humanos que habitam um determinado território.

A diversidade cultural é um conceito criado para compreender os processos de diferenciação entre as várias culturas que existem ao redor do mundo. As múltiplas culturas formam a chamada identidade cultural dos indivíduos ou de uma sociedade; uma "marca" que personaliza e diferencia os membros de determinado lugar do restante da população mundial.

A diversidade significa pluralidade, variedade e diferenciação, conceito que é considerado o oposto total da homogeneidade. Atualmente, devido ao processo de colonização e miscigenação cultural entre a maioria das nações do planeta, quase todos os países possuem a sua diversidade cultural, ou seja, um "pedacinho" das tradições e costumes de várias culturas diferentes.

Algumas pessoas consideram a globalização um perigo para a preservação da diversidade cultural, pois acreditam na perda de costumes tradicionais e típicos de cada sociedade, dando lugar às características globais e "impessoais".

Com o intuito de tentar preservar a riqueza da diversidade cultural dos países, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) criou a "Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural".

A Declaração da UNESCO sobre Diversidade Cultural reconhece as múltiplas culturas como uma "herança comum da humanidade", e é considerada o primeiro instrumento que promove e protege a diversidade cultural e o diálogo intercultural entre as nações.

Diversidade cultural no Brasil

O Brasil é um país incrivelmente rico em diversidade cultural, devido a sua extensão territorial e a pluralidade de colonizações e influências que sofreu ao longo do processo de construção da sociedade brasileira.

As diferenças são bastante visíveis mesmo entre as diferentes regiões do país: norte, nordeste, centro-oeste, sudeste e sul.

Nas regiões norte e nordeste, a predominância é das tradições indígenas e africanas, sincretizadas com os costumes dos povos europeus, que colonizaram o país.

Na região centro-oeste, onde predomina o Pantanal, existe ainda uma grande presença da diversidade cultural indígena, com forte influência da culinária mineira e paulista.

No sudeste e sul destacam-se costumes de origem europeia, com colônias portuguesas, germânicas, italianas e espanholas que, ainda hoje, mantêm a cultura típica de seus países de origem.

Diversidade cultural indígena

A Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural prevê ações de preservação das múltiplas culturas de origem indígena e africana, como as línguas indígenas ameaçadas de extinção, além dos rituais e festas tradicionais do povo indígena e afrodescendente.

Diversidade cultural e religiosa

A diversidade religiosa está intrinsecamente relacionada com a cultura. O chamado sincretismo religioso conceitua o processo de mistura e diversificação de várias religiões reunidas dentro de uma sociedade.

No Brasil, por exemplo, a diversidade religiosa está na presença das várias crendices coabitando em um mesmo território, como os católicos, judeus, muçulmanos, hindus, etc.

Veja também:

  • Diversidade cultural do Brasil
  • Diversidade
  • Identidade cultural
  • Cultura
  • Multiculturalismo
  • Tipos de cultura
  • Antropologia

UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

A Organização das Nações Unidas para a Educação e Cultura (UNESCO) é a agência especializada do Sistema ONU que tem como missão contribuir para a consolidação da paz, a erradicação da pobreza, o desenvolvimento sustentável e o diálogo intercultural por meio da educação, da ciência, da cultura, da comunicação e da informação.

Para tanto, as ações da UNESCO estão voltadas para a educação de qualidade e o aprendizado contínuo, o conhecimento científico e políticas relativas à ciência com foco no desenvolvimento sustentável, as questões éticas e sociais, a diversidade cultural, o diálogo intercultural e a cultura da paz, bem como a construção de sociedades do conhecimento.

Criada em 1945, a UNESCO possui 195 países membros e oito membros associados. Tem sua sede localizada em Paris, na França, e possui mais de 50 escritórios ao redor do mundo.

No Brasil desde 1964, a Organização visa auxiliar a formulação e a operacionalização de políticas públicas que estejam em sintonia com suas estratégias e prioridades. Sua atuação ocorre prioritariamente por intermédio de projetos governamentais de cooperação técnica, mas também em parceria com outros setores da sociedade civil.

Em 2002, o Sebrae patrocinou o Seminário Internacional Política Cultural para o Desenvolvimento – uma base de dados para a cultura, realizado pela UNESCO em Recife.

O Sebrae também patrocinou em 2014 a Conferência Nacional de Juventude da Câmara dos Deputados, realizada pela UNESCO em Brasília.

Fonte: UNESCO e Sebrae.

Link externo para UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura

O que é cultura por que a ONU defende a diversidade cultural?

A defesa da diversidade cultural é um imperativo ético, inseparável do respeito à dignidade humana. Ela implica o compromisso de respeitar os direitos humanos e as liberdades fundamentais, em particular os direitos das pessoas que pertencem a minorias e os dos povos autóctones.

Qual a função da Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura?

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU) com sede em Paris, fundada em 4 de novembro de 1946 com o objetivo com o objetivo de garantir a paz por meio da cooperação intelectual entre as nações, acompanhando o desenvolvimento ...

Como a ONU apoia a diversidade?

ONU marca Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento. Celebração foi instituída há duas décadas pelos Estados-membros da Assembleia Geral; resolução enfatiza papel de culturas e civilizações para acelerar o progresso global; Unesco promove aspectos como riqueza e diálogo multicultural.

O que diz a Declaração Universal sobre a diversidade cultural?

A Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, afirma que “a diversidade cultural é tão necessária para a humanidade como a biodiversidade para a natureza”, reconhecendo, pela primeira vez, a Diversidade Cultural como “herança comum da humanidade”.