Como aliviar dor de garganta

Incómoda, a garganta irritada pode ter diversas causas, que definem o tratamento. Conheça as cinco dicas que são transversais no alívio deste sintoma.

Embora, na maior parte dos casos, não seja muito grave, a irritação na garganta pode ser incómoda e dolorosa. Consiste numa sensação quase constante de comichão e ardência, acompanhada por dor, em especial quando se come, bebe ou engole saliva.

A garganta irritada pode ter diversas origens: é um dos sintomas mais frequentes de infeções virais (como gripe, mononucleose, laringite ou constipação) e bacterianas (muitas vezes como resultado de infeções virais que não foram devidamente tratadas), mas também o resultado da exposição a substâncias irritantes como o fumo do tabaco ou a poluição do ar.

Para aliviar a garganta irritada...

O tratamento definitivo da garganta irritada depende precisamente da causa, no entanto, existem formas de proporcionar o alívio imediato das dores.

1. Beba muitos líquidos

Parece um conselho relativamente trivial, mas a verdade é que a desidratação é uma das causas mais comuns da garganta irritada. Quando a garganta deixa de ter muco suficiente para a lubrificar, torna-se seca, dorida e irritada. Para o evitar, beba entre 1,5 e 2 litros de água por dia, em especial se estiver constipado ou com febre, a fim de compensar os fluidos perdidos através do suor, dos espirros e do corrimento nasal.

Sabia que...

Além da desidratação, a garganta seca pode ser consequência do consumo de álcool, da falta de humidade no ar e de algumas doenças e alergias.

2. Aposte nas pastilhas e rebuçados

As pastilhas e os rebuçados para chupar favorecem a produção de saliva, lubrificando a garganta e acalmando as dores. Alguns agem mesmo como anestésicos locais. Prefira os que possuem ingredientes refrescantes como mentol ou eucalipto - o frio atenua as dores - e ainda os que têm por base benzidamina ou fluriprofeno, já que se dissolvem mais lentamente. Outros analgésicos que pode experimentar são os sprays ou os elixires para a boca.

3. Experimente própolis

Resultante da mistura de secreções das abelhas com as resinas que estas colhem, a própolis parece constituir um antibiótico natural, capaz de combater vírus e bactérias e regenerar tecidos, aliviando a irritação da garganta com algumas gotas diárias do seu extrato. No que diz respeito a abelhas, também o efeito suavizante e sedativo do mel pode contribuir para o alívio das dores.

4. Previna o refluxo

Atualmente, considera-se que o refluxo ácido do estômago até à garganta seja um dos principais fatores para a irritação persistente da mucosa. Este refluxo é designado de "silencioso" porque não se sente a sua presença. Neste contexto, devem ser evitados os alimentos que favorecem o refluxo ou irritam diretamente a mucosa. Assim, evite a ingestão de citrinos, ananás, kiwi, tomate, condimentos picantes, gorduras saturadas e chocolate. As bebidas com gás, álcool ou cafeína também devem ser evitadas. Não devem ser ingeridos alimentos duas horas antes de dormir, para evitar o refluxo durante a noite.

5. Proteja a sua voz

Outra das causas mais frequentes da garganta irritada é o esforço das cordas vocais. Se a sua voz soa mais rouca que o habitual, é sinal de que a garganta está cansada ou desidratada, pelo que a deve descansar. Para acalmar as dores, evite sobrecarregá-la ou gritar e relaxe a garganta sempre que tiver de falar.

Atenção!

Para evitar a garganta irritada, evite também o tabaco. O fumo do cigarro é um conhecido irritante, podendo dar origem a lesões graves das cordas vocais. Se a irritação da garganta persistir por mais de 2-3 semanas, deve procurar apoio médico.

Basta o inverno chegar para que doenças típicas da estação comecem a aparecer, por exemplo, gripe, resfriados e as temidas e incômodas dores de garganta. Estas últimas são uma queixa bastante comum e podem persistir por um longo tempo. Por isso, é muito importante estar atento!

Irritação, ardência, tosses e dificuldade para engolir são sintomas de dor de garganta que podem indicar infecção ou inflamação.

Então, nesse texto explicaremos tudo que você precisa saber sobre a diferença entre infecção e inflamação, além de como tratar os sintomas de dor de garganta. Acompanhe com a gente!

Sintomas de dor de garanta? Saiba identificar se é faringite, laringite ou amigdalite

A dor de garganta, muito recorrente para algumas pessoas, pode indicar infecção ou inflamação em diferentes regiões da garganta. Essa é a principal diferença entre amigdalite, laringite e faringite. Veja só:

Amigdalite

As amígdalas são dois órgãos de defesa do organismo, localizadas uma de cada lado da garganta. Quando a pessoa fica fraca, com imunidade baixa, esses guardiões do corpo podem ser vítimas de agentes biológicos. Portanto, a amigdalite é muito comum, principalmente no inverno.

Os principais sintomas de amigdalite incluem dor, dificuldade para engolir, vermelhidão e inchaço.

Faringite

A faringe é a estrutura localizada no final da boca. Por essa razão, os principais sintomas da faringite são a dor ao engolir, falar e bocejar, a irritação e a vermelhidão. A causa mais comum é a infecção viral.

Laringite

A laringe faz a ligação entre a faringe e a traqueia, onde estão localizadas as cordas vocais. Por isso, rouquidão, dor na garganta e tosse seca são os sintomas mais comuns.

A maioria dos casos de laringite é causada por vírus ou esforço vocal excessivo. Outras causas podem incluir o abuso de bebidas alcoólicas, sinusites recorrentes, tabagismo, fumaças e substâncias alérgicas.

Como aliviar dor de garganta
Fonte: Freepik

Tratamento para amigdalite, faringite e laringite

Antes de saber qual é o tratamento ideal, é necessário identificar a causa e os sintomas de dor de garganta. Em casos de infecções virais, o caso pode ser solucionado com anti-inflamatórios e analgésicos. Por outro lado, nas infecções provocadas por bactérias, o tratamento pode ser feito com antibióticos.

Por isso, é muito importante consultar um médico. Afinal, é ele quem vai analisar o tipo de infecção ou inflamação que está causando a dor e indicar o melhor tratamento.

Inflamação ou infecção? Entenda a diferença de uma vez por todas

Ao contrário do que muita gente pensa, infecção e inflamação são duas coisas bem diferentes. Mas como diferenciá-las? Veja só:

A garganta inflamada, por exemplo, é um processo inflamatório que pode acometer amígdalas, faringe e laringe, e eventualmente cordas vocais.

Isso acontece quando nosso corpo responde a uma agressão. Geralmente, são usados remédios anti-inflamatórios e analgésicos para curar e aliviar os sintomas de dor de garganta.

Já as infecções acontecem quando agentes biológicos, como vírus, bactérias, parasitas e fungos, invadem nosso organismo. As infecções na garganta são muito comuns no outono e no inverno. Isso porque é nessa época de ar seco que esses micro-organismos mais se proliferam, principalmente em ambientes fechados.

Além disso, as mudanças de temperatura diminuem a imunidade das pessoas, o que também facilita o ataque desses agentes biológicos.

Em casos de infecção, os sintomas de dor de garganta podem ser acompanhados por febre, dor de cabeça e dor muscular. Logo, para aliviar e curar esses sintomas de dor de garganta, o médico precisa avaliar qual é o tipo de micro-organismo invasor para indicar o melhor tratamento.

Enfim, entender a diferença entre infecção e inflamação é muito importante para identificar o tratamento ideal. Por isso, sempre procure um médico para descobrir qual é o melhor tratamento e a medicação a ser tomada, caso seja necessário.

Colaborou com este artigo:

DR.THIAGO CAVENAGHI CASTANHEIRA
CRM 184.643


Referências

Tua Saúde

Minha Vida

Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial

Hospital Sírio-Libanês

Confira outras matérias:

? Tipos de tosse: conheça as causas e tratamentos

? Infecção do trato respiratório superior: entenda o que é

diferenças faringite dor de garganta laringite ou amigdalite tipos de dor de garganta

O que fazer para curar dor de garganta passar rápido?

Algumas medidas caseiras que podem ser úteis para aliviar garganta inflamada são:.
Gargarejo com água morna e sal. ... .
Tomar chá de limão com mel e gengibre. ... .
Tomar chá de malva, sálvia ou alteia. ... .
Tomar vitamina de morango com mel. ... .
Tomar suco de romã com mel. ... .
Fazer xarope de cebola e alho..

Que tomar para aliviar dor de garganta?

Os remédios para dor de garganta que podem ser indicado pelo médico são:.
Analgésicos. Medicamentos com ação analgésica, como o paracetamol ou a dipirona, são muitas vezes receitados pelo médico para aliviar a dor. ... .
Anti-inflamatórios. ... .
Antissépticos e analgésicos locais. ... .
Antibióticos..

Quanto tempo pode durar uma dor de garganta?

Embora logicamente a duração da dor de garganta dependa da sua causa, na maioria das vezes a faringite é viral e dura de 3-5 dias. Na infecção bacteriana os sintomas regridem rapidamente após o início dos sintomas, em cerca de 24-36hrs, período após o qual o quadro deixa de ser contagioso.