Como declarar o imposto retido na fonte do CDB?

O Certificado de Depósito Bancário é um dos investimentos em renda fixa mais procurados entre os investidores. Entretanto, sempre no começo do ano surge a dúvida: Como declarar CDB? 

O imposto de renda dos investimentos em títulos de CDB é retido na fonte. Isso significa que, ao realizar o resgate, a tributação ocorre automaticamente. Sendo assim, o investidor não precisa se preocupar em pagar impostos novamente. 

No entanto, mesmo com o desconto automático do imposto, é preciso fazer a declaração do Certificado de Depósito Bancário. Mas não se preocupe, preparamos um passo a passo para te ajudar. 

O que é CDB

Os CDBs são títulos de renda fixa emitidos por bancos, com o intuito de captar recursos. Dessa forma, ao investir em Certificado de Depósito Bancário, o investidor está emprestando dinheiro para o banco realizar suas operações financeiras, como por exemplo, financiamentos e empréstimos. Enfim, os CDBs podem ser de dois tipos diferentes:

1- CDBs prefixados: Nesta primeira opção, o investidor sabe, desde o momento da aplicação, qual rentabilidade ele terá com o título. Portanto, a porcentagem acordada no momento da aplicação não muda, já que não depende de nenhum indicador econômico.

Como declarar o imposto retido na fonte do CDB?

Medium

Por proporcionar uma previsibilidade de retorno, essa opção de ativo é recomendada principalmente em momentos de incertezas na economia brasileira. Isso porque a rentabilidade estará garantida, não dependendo das variações de indicadores como o CDI – Certificado de Depósito Interbancário

2- Pós-fixados: Nos títulos pós-fixados, a rentabilidade está atrelada a um indexador econômico. Dessa maneira, o retorno com o investimento varia de acordo com as mudanças do CDI. 

O valor do CDI, geralmente, fica próximo à taxa Selic, que, por sua vez, é definida a cada 45 dias pelo COPOM – Comitê de Política Monetária. Desse modo, ao investir em CDBs pós-fixados, é importante acompanhar as variações da Selic, que determinam as mudanças do CDI. 

Impostos nos CDBs

Os impostos dos títulos CDBs são descontados no momento em que o investidor realiza o resgate do ativo. Sendo assim, quando o título vence ou o investidor solicita o resgate, uma porcentagem fica automaticamente retida. 

A porcentagem a ser descontada no título varia de acordo com o tempo que o dinheiro fica investido. Ou seja, quanto mais tempo durar a aplicação, menor a alíquota de imposto, de acordo com a tabela regressiva.

Como declarar o imposto retido na fonte do CDB?

Economirna

Em síntese, a tabela regressiva determina que as aplicações até 180 dias possuem uma alíquota de 22,5%. Já os investimentos que durarem entre 181 e 360 dias, a tributação é de 20%. Entre 361 e 720 dias, o imposto é de 17,5%. Por fim, acima de 720 dias, a alíquota chega ao seu valor mínimo de 15%. 

Além do imposto de renda, existe também o IOF – Imposto sobre Operações Financeiras. Entretanto, ele só é descontado em caso de resgate antes do prazo de 30 dias. A tabela do IOF é diferente do IR, sendo que, neste caso, a tributação começa com a alíquota de 96% no primeiro dia, até zerar com 30 dias do investimento. 

Como declarar

Os investimentos em Certificado de Depósito Bancário possuem o imposto retido na fonte. Logo, o investidor não precisa pagar mais impostos por ele. Porém, mesmo sem a necessidade de pagar tributos, é preciso fazer a declaração do Imposto de Renda. 

Como declarar o imposto retido na fonte do CDB?

Ekonomista

O investidor deve declarar todos os rendimentos dos títulos de CDB que foram resgatados ao longo do ano e os que ainda não foram resgatados. Portanto, para declarar o CDB, é preciso consultar o Informe de Rendimento

O Informe de Rendimento é um documento que as corretoras, ou bancos, fornecem para os investidores, com todos os dados de suas aplicações. A declaração do CDB é feita de maneira diferente para investimentos não resgatados e resgatados:

1- Declaração de Certificado de Depósito Bancário não resgatados

Com o Informe de Rendimentos em mãos, você deve entrar no aplicativo ou programa da Receita Federal e procurar pela aba de bens e direitos. Essa opção serve para declarar todos os investimentos e rendimentos de ativos de renda fixa. O próximo passo é preencher as seguintes informações:

Como declarar o imposto retido na fonte do CDB?

Exame

Código: 45 – aplicações de renda fixa;

Localização: 105 – Brasil;

CNPJ: Informe o CNPJ da corretora ou banco que emitiu o título;

Discriminação: Tipo de aplicação e qual instituição emitiu; 

Situação do ano anterior: Descreva o valor das aplicações realizadas no ano anterior. Se você tiver declarado o IR no ano anterior, provavelmente essa opção estará preenchida, restando apenas conferir e atualizar, se preciso; 

Situação no ano corrente: Por fim, basta informar o valor da aplicação feita no ano corrente, de acordo com o Informe de Rendimentos. 

2- Como declarar CDB resgatado

Se o seu título de CDB foi resgatado no ano anterior, é preciso realizar uma declaração de Certificado de Depósito Bancário um pouco diferente. Primeiramente, é preciso procurar a aba Rendimentos Sujeito à Tributação Exclusiva/Definitiva, clicar na opção Novo e preencher:

Como declarar o imposto retido na fonte do CDB?

Câncer de mama Brasil

Tipo de rendimento: 06 – Rendimentos sobre Aplicações Financeiras.

Tipo de beneficiário: Titular ou dependente.

CNPJ da fonte pagadora: Informe o CNPJ da corretora ou banco emissor do título de CDB. 

Valor do rendimento: Para finalizar, insira o valor que conta no seu Informe de Rendimentos. 

E aí, curtiu aprender a declarar os CDBs? Então aproveite para descobrir quais são os Impostos sobre investimentos – Principais tipos e como são cobrados

Fontes:  Toro investimentos, Infomoney e Onze

Imagens: Medium, Economirna, Guia bolso, Ekonomista, Exame e Câncer de mama Brasil

Onde declarar imposto retido de CDB?

Com as informações do seu informe de rendimentos em mãos, entre no aplicativo ou programa da Receita Federal e procure a aba “bens e direitos”. É nessa parte que você precisa informar os seus rendimentos e investimentos realizados em CDB ou em outros títulos de Renda Fixa.

Como declarar imposto retido do CDB no Imposto de Renda 2022?

Como declarar os rendimentos do CDB no Imposto de Renda Abra a ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”. Selecione o "Código 06", que é para rendimentos de aplicações financeiras. Informe se os rendimentos são de titular ou dependente. Inclua o nome e o CNPJ da fonte pagadora e o valor recebido.

Como declarar imposto retido RDB CDB?

Títulos de CDBs que estão em carteira.
Acesse a ficha “Bens e Direitos”;.
Selecione o código “02 – Títulos públicos e privados sujeitos a tributação (Tesouro Direto, CDB, RDB e outros)”, que faz parte do grupo “04 – Aplicações e investimentos” e clique em “novo”;.

Como declarar imposto retido na fonte de aplicações?

Como declarar Tesouro Direto e CDBs no IR do emissor e o nome do ativo. Já os rendimentos devem ser declarados na ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”, no código 6 (“Rendimentos de aplicações financeiras”). Será preciso informar o nome e CNPJ da fonte pagadora, bem como o valor do rendimento.