Como diferenciar menstruação de nidação

A nidação é o momento de implantação do embrião no útero. Após o óvulo ser fecundado pelo espermatozoide nas tubas uterinas, ele migra em sentido ao útero para se fixar no endométrio, que receberá o embrião e permitirá que ele se desenvolva por 9 meses. A mulher raramente apresenta os seus sintomas e, por serem discretos, podem passar despercebidos! Esse processo também ocorre na FIV (fertilização in vitro).

Por outro lado, algumas mulheres percebem sinais do período da fecundação e da implantação embrionária no tecido endometrial, que são sinais de gravidez e, muitas vezes, motivam a mulher a realizar um teste ou procurar um médico.

Você conhece os principais sintomas da nidação? Sabe quando ela ocorre? Então acompanhe o nosso artigo. Vamos falar mais sobre o assunto e esclarecer suas dúvidas!

O que ocorre antes da nidação?

Quando um óvulo é fecundado nas tubas uterinas (também conhecidas como trompas de Falópio), ele continua sua jornada até o útero e passa a se chamar zigoto, quando ainda não teve início a divisão celular. Pouco tempo depois, ainda durante o percurso até o útero, a divisão começa e o zigoto passa a ser denominado embrião.

Um dos maiores desafios da gestação é a fecundação, principalmente pelo fato de grande parte dos óvulos fecundados, antes mesmo de chegarem ao útero, interromperem seu desenvolvimento por razões diversas.

Quanto tempo leva da fecundação até a nidação?

O tempo que leva da fecundação até o início da nidação é de cerca de 6 dias. O início da contagem ocorre no momento que o óvulo é fecundado e termina quando ele começa a se fixar (nidação) no endométrio, camada interna do útero.

Quando a nidação ocorre?

Para que haja a nidação, o espermatozoide deve ter fecundado o óvulo e formado o embrião algum tempo antes. Ela acontece quando o embrião tem aproximadamente 6 dias de vida e é chamado de blastocisto.

Entre o 5º e o 6º dia depois da fecundação, o embrião já é formado por 64 células. Depois disso, penetra no útero e fixa-se na sua mucosa. Podemos entender melhor da seguinte forma:

  1. o embrião entra no útero em torno do 3º dia após a fecundação;
  2. o embrião fixa-se na mucosa uterina entre o 6º e o 7º dia após a fecundação;
  3. acaba o processo de nidação e o embrião se encontra implantado na mucosa uterina aproximadamente no 12º dia após a fecundação;
  4. as células do embrião vão se dividir para que o desenvolvimento tenha continuidade, já as células do exterior vão formar o invólucro (o “trofoblasto”);
  5. as células do embrião continuam se diferenciando e se multiplicando;
  6. ao entrar nessa mucosa, o embrião estabelece a sua implantação e continua o seu desenvolvimento por toda a gestação.

Quais os sintomas da nidação?

Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

Algumas vezes pode haver um pequeno sangramento vaginal, que está associado ao momento da nidação. A isso chamamos de sinal de Hartman.

A mulher que notar tais sintomas deve ficar atenta pois, se eles permanecerem por mais de 3 dias, algo pode não estar bem e recomenda-se que ela procure um médico, principalmente após quadro de sangramento prolongado e fortes dores abdominais.

Toda mulher apresenta sintomas durante a nidação?

A nidação ou implantação é um processo natural fundamental para que ocorra a gestação, mas nem todas as mulheres apresentam seus sintomas. No entanto, raramente estão presentes e não têm significado clínico.

Em geral o teste de gravidez poderá estar positivo 10 dias depois da nidação.

Você curtiu este post sobre nidação? Então deixe seu comentário abaixo e compartilhe, conosco e os outros leitores a sua opinião sobre o assunto!

Compartilhe:

O sangramento de nidação pode acontecer entre 5 a 7 dias após a fecundação e corresponde a um pequeno sangramento de cor rosa ou marrom que dura poucas horas, no entanto nem todas as mulheres apresentam esse sintoma, sendo importante estar atenta a outros sintomas de gravidez, como cólicas, dor abdominal fraca e sensação de pontadas na barriga, por exemplo.

A nidação, também chamada de implantação, corresponde à fixação do óvulo fecundado pelo espermatozoide na parede do útero, dando início ao processo gestacional, em que há variações hormonais e formação das estruturas essenciais para o desenvolvimento do bebê. Saiba mais sobre a nidação.

Como identificar o sangramento de nidação

O sangramento de nidação é aquele que surge após o período ovulatório, desde que tenha havido relação sexual. Esse sangramento não é abundante e tem cor que varia desde o marrom, semelhante à borra de café, ao rosado, e surge até 5 a 7 dias após a fecundação. Veja como saber se houve fecundação.

Além do sangramento, é possível que a mulher apresente alguns sinais e sintomas que são indicativos de nidação, como cólica fraca e sensação de pontadas na barriga, por exemplo, que duram cerca de 3 dias e que podem ser considerados os primeiros sintomas de gravidez. Conheça os primeiros sintomas de gravidez.

Qual a diferença entre o sangramento de nidação e a menstruação?

A menstruação pode ser caracterizada por sangramento abundante de cor vermelha viva, principalmente nos primeiros dias do ciclo, que dura em média 5 dias e que pode vir, em alguns casos, acompanhada por alguns coágulos, diferentemente do sangramento de nidação, que não é abundante, dura poucas horas e possui cor rosa ou marrom semelhante à borra de café.

Quanto tempo dura

O sangramento de nidação, quando acontece, normalmente dura de poucas horas até cerca de 3 dias e o fluxo do sangramento não é grande e nem aumenta. As cólicas e a sensação de pontadas na barriga também duram até 3 dias, no entanto quando são intensas, duram mais que 3 dias ou quando o fluxo fora do período menstrual é muito intenso e tem coloração mais viva, é importante ir ao ginecologista para que sejam feitos exames para identificar a causa dessa alteração e, assim, possa ser iniciado o tratamento adequado, caso haja necessidade.

No caso dos sintomas desaparecerem em 3 dias, há grande possibilidade da mulher estar grávida e, por isso, é importante que vá ao ginecologista para que seja indicada a realização do teste de gravidez, o beta-HCG, para que seja verificada a concentração do hormônio da gravidez no sangue.

Caso tenha sintomas sugestivos de nidação, faça o teste a seguir para verificar as chances de estar grávida:

Como saber se foi uma nidação ou menstruação?

A diferença entre esses fenômenos do corpo feminino são:.
Menstruação: tem duração média de cinco a sete dias, ocorrendo em dias específicos, ou seja, a cada 28 dias em média. ... .
Sangramento de nidação: ocorre fora do período menstrual e pode apresentar tom levemente puxado para a cor rosa ou marrom..

Como é o aspecto do sangramento de nidação?

Como é o sangramento de nidação? Devido a esse processo, pode ocorrer um discreto sangramento, parecido com menstruação, mas com fluxo muito menor, mais escuro e intermitente.

Como saber se estou com nidação?

Quais os sintomas da nidação? Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

O que pode ser confundido com nidação?

Esta alteração hormonal pode fazer com que o endométrio apresente pequeno sangramento, conhecido como o sangramento do meio do ciclo. Como veremos mais adiante, este sangramento pode ser confundido com a nidação, pois ambos são possíveis causas de sangramento discreto na metade do ciclo menstrual.