Como o Sol mesmo tão distante consegue aquecer nosso planeta *?

O Sol é considerado uma estrela de médio para pequeno porte, sendo até chamado de estrela anã. Ele é formado basicamente por gases incandescentes, originados a partir do processo de fusão nuclear em seu núcleo, sendo composto por 80% de hidrogênio, 18% por hélio e 2% de metais.

Apesar de ser uma das menores estrelas do universo, ele possui cerca de 99,85% de toda a massa do Sistema Solar, o que explica a sua importância para a Terra e para os demais planetas desse sistema. A figura abaixo nos dá uma noção da magnitude do Sol perante os demais planetas e a sua insignificância perante outras estrelas conhecidas.

Como o Sol mesmo tão distante consegue aquecer nosso planeta *?

Tamanho relativo do Sol em comparação aos planetas do Sistema Solar e às outras estrelas maiores

O seu raio é 696 mil km e possui um volume 1 milhão de vezes maior que o da Terra. Está localizado a uma distância de 150 milhões de quilômetros do nosso planeta e possui 5 bilhões de anos. Se o sol resolvesse simplesmente “apagar”, demoraríamos 8 minutos para perceber, pois esse é o tempo entre a emissão de luz e a sua chegada em nossa superfície.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A temperatura na camada externa do sol é de 6 mil graus célsius, podendo atingir 14 milhões em seu núcleo.

A importância do Sol para a humanidade faz-se em diversos sentidos. Em primeiro lugar, é graças à sua luz e calor que podemos sobreviver. A distância da Terra em relação ao astro é perfeita a ponto de não deixar o nosso planeta nem quente e nem frio demais, propiciando a manutenção da vida. Além do mais, é através da absorção da luz solar que as plantas e algas realizam a fotossíntese, que se transformam em energia e abastecem os demais seres através da cadeia alimentar.

Alguns fenômenos instáveis ocorrem esporadicamente em sua superfície: as erupções solares. Elas são extremamente fortes e violentas, podendo emitir ondas eletromagnéticas que, se atingirem o nosso planeta, poderiam simplesmente inutilizar toda a nossa tecnologia.

A distância entre o Sol e a Terra é de aproximadamente 150 milhões de quilometros, mas mesmo assim a sua energia aquece o nosso planeta. Como isso é possível?

A energia do Sol, que aquece nosso planeta, viaja através do espaço interplanetário. Essa transmissão de energia não é feita nem por convecção nem por condução, porque não há matéria entre o Sol e a Terra. A energia chega até nós através de um tipo de radiação, que se propaga na matéria e também no vácuo. Essa forma de transmissão de energia é denominada de irradiação.

Quando aproximamos a mão de um objeto quente, como uma lâmpada de filamento, um aquecedor elétrico, uma fogueira, etc, sentimos a transferência de energia por irradiação. 

Como o Sol mesmo tão distante consegue aquecer nosso planeta *?
Superfície do Sol

Isso acontece com todos os objetos com temperatura superior ao meio ambiente, mesmo que esteja ocorrendo condução ou convecção. Na realidade, esses processos ocorrem conjuntamente, em geral com a predominância de um sobre os outros. Se a temperatura do objeto é muito alta, a transferência de energia é muito maior pelo processos de irradiação. E a temperatura na superfície do Sol é de aproximadamente 15.000.000° C.

Como a luz do sol aquece a terra?

No Sol, a pressão é milhões de vezes maior do que a pressão na Terra. Toda essa pressão faz com que o hidrogênio atinja temperaturas de 15 milhões de graus centígrados no núcleo. Com o gás nessa temperatura e pressão, ocorrem as reações nucleares que mantêm o Sol aquecido.

Quando o sol aquece as coisas será que aquece Tudo por igual?

Mas acontece quando os átomos do sol emitem radiação térmica pelo espaço. Elas são energias que entram na Terra. Quando entra em contato com outro corpo este corpo absorve essa energia. Quanto mais energia o corpo tem, mais quente ele fica.

Por que o sol não aquece a terra por igual?

Como o Sol está a aproximadamente 149 milhões de quilômetros de distância do nosso planeta, a temperatura da radiação pode mudar, mas mesmo assim não faz diferença alguma para nós. Porém, quanto mais forte a luz solar é, mais energia ela está carregando.

O que mantém o sol aquecido?

No caso do Sol, a energia surge de fusões nucleares. A violenta pressão no interior da estrela faz com que átomos de hidrogênio se juntem para formar átomos de hélio. Essa união também libera luz e calor, mas numa escala incomparavelmente maior.

O Sol é grande e concentra muito hidrogênio, sendo mantido por uma forte gravidade. Com isso, a pressão e a temperatura lá dentro são muito altas, fazendo com que os átomos de hidrogênio colidam entre si, no que chamamos de fusão nuclear, e gerem hélio.

Como o planeta se aquece?

Ocorre que a energia solar chega à Terra na forma de radiação de ondas curtas. Parte dessa radiação é refletida e repelida pela superfície terrestre. … A Terra, então, libera essa energia, mandando-a de volta para o espaço, na forma de irradiação infravermelha de ondas longas.

O que esquenta mais rápido água ou areia?

A partir da tabela, podemos reparar que o calor específico da areia é bem menor que o da água, logo, a quantidade de energia necessária para aquecer a areia é menor e, por isso, seu aquecimento ocorre mais rápido.

Qual o efeito do aquecimento desigual da Terra pelo Sol?

O movimento de massas de ar surge do aquecimento desigual da superfície do planeta pelo Sol. Isso faz com que massas de ar quente e frio se movimentem em um padrão complexo. A dinâmica entre corpos mais frios e mais quentes causa os vários fenômenos climáticos conhecidos.

O que aquece a atmosfera?

Como a atmosfera é bastante transparente à radiação solar (ondas curtas) e mais absorvente para radiação terrestre (ondas longas), a Terra é a maior fonte de calor para a atmosfera.

Porque é que a Terra não cai para o sol?

Os corpos não “caem” no Sol devido às suas velocidades orbitais. A Terra por exemplo gira em torno do Sol com velocidade média de aproximadamente 30 quilômetros por segundo. Se estivesse mais lenta, sua órbita não seria estável.

O que influencia no aquecimento desigual da superfície do nosso planeta?

Com base na forma esférica que a Terra possui, os raios solares incidem na superfície de forma desigual. Quanto mais próximo da linha do Equador mais elevada é a temperatura, pois os raios atingem a superfície terrestre formando um anglo de 90°.

Porque o deserto é quente durante o dia e frio à noite?

Isso rola porque, nos desertos, a baixíssima umidade do ar faz com que ele não retenha o calor que incide durante o dia. Sem esse “cobertor” de nuvens, o calor se dissipa quando anoitece. …

O que gera a energia do sol?

É a fusão nuclear de átomos de hidrogênio, a mesma fonte de energia de muitas bombas atômicas. Essa fusão acontece no núcleo do Sol, onde há uma pressão 10 mil vezes maior que no centro da Terra. … Parece uma migalha, mas é justamente a sobra de matéria desse processo de fusão que se transforma em luz e calor.

Porque o espaço é frio se o sol e quente?

O motivo pelo qual a temperatura ainda se mantém acima deste ponto de zero absoluto é a constante presença de algo chamado radiação cósmica de fundo em micro-ondas, uma energia originada no “Big Bang” e que preenche todo o cosmo.

Na verdade o sol não vai a lugar nenhum – ele continua o tempo todo brilhando lá no céu, no mesmo lugar, todos os dias, mesmo durante a noite. … Conforme a gente vai girando com a Terra, chega uma hora que ele fica do outro lado do planeta e aí onde nós estamos, no lado oposto, fica escuro – é a noite.

Como o Sol mesmo tão distante consegue aquecer nosso planeta?

A nossa distância faria diferença se o Sol aquecesse nosso planeta por meio de convecção, um processo em que é o ar que leva o calor para o alvo – de forma bem parecida, aliás, com o que ocorre no forno da sua casa.

Como o Sol nos aquece?

Radiação solar é a energia emitida pela superfície do Sol – e de todas as estrelas. A luz visível, a ultravioleta e o infravermelho são alguns desses tipos de radiação. Por meio de ondas eletromagnéticas, ela transfere calor, aumentando a temperatura dos corpos em que incide.

Como o Sol consegue aquecer o planeta mesmo estando separado da Terra pelo vácuo?

No Sol, a pressão é milhões de vezes maior do que a pressão na Terra. Toda essa pressão faz com que o hidrogênio atinja temperaturas de 15 milhões de graus centígrados no núcleo. Com o gás nessa temperatura e pressão, ocorrem as reações nucleares que mantêm o Sol aquecido.

Quanto mais longe do Sol mais quente?

De modo geral, o globo inteiro tem, em média, temperaturas mais altas quando a Terra está mais longe do Sol. O planeta fica 2,3º C mais quente durante o afélio do que no periélio, de acordo com os cientistas da Nasa.