Como fazer para recuperar todas as conversas do WhatsApp?

Novidades

Se você trocou de celular ou mesmo precisou formatar o seu aparelho e é do tipo que gosta de preservar o histórico de conversas do WhatsApp, então você já sabe que esse é um processo pouco intuitivo. 

São várias etapas a serem cumpridas para restaurar um backup do WhastApp, e os procedimentos são diferentes no Android e no iPhone. Se você quer recuperar conversas do WhatsApp, aqui está o guia completo para que você possa ter sempre à mão todos os dados das suas mensagens.

Como restaurar um backup a partir do Google Drive

A forma mais prática de restaurar um backup do WhatsApp no Android é a partir do padrão: o backup salvo no Google Drive. Para fazer isso, o passo a passo é o seguinte:

Passo 1. Vá em “Configurações” e escolha “Aplicativos”.

Passo 2. Na lista de aplicativos, encontre o WhatsApp. Escolha “Armazenamento” e, depois, “Limpar dados”. Clique em “ok” na janela seguinte.

Passo 3. Ao abrir o WhatsApp novamente, será preciso inserir o número de telefone. Digite-o e aguarde até que o sistema localize as opções de backup disponíveis.

Passo 4. A busca é automática e se tudo deu certo aparecerá na tela uma mensagem informando que um backup foi encontrado. Toque em “Restaurar” e aguarde.

Pronto! Seu backup será restaurado. Recomendamos fazer esse procedimento somente se você estiver conectado a uma rede Wi-Fi, pois em geral os backups são pacotes de dados grandes, e que vão consumir boa parte da sua banda se você optar por fazer isso no 3G ou 4G.

Como restaurar um backup a partir de um arquivo local

Existe também a possibilidade de salvar um backup do WhatsApp como um arquivo local, seja no armazenamento de um celular Android, um cartão micro SD ou em um PC ou Mac. No caso do Android, o WhatsApp salva até sete versões de backup localmente. As mais recentes são enviadas para o Google Drive, mas as demais ficam salvas em /WhatsApp/Databases.

Passo 1. Pelo computador, acesse drive.google.com, faça login na sua conta, e vá em “Configurações”.

Passo 2. No menu da lateral esquerda escolha “Gerenciar aplicativos”.

Passo 3. Role a tela para baixo até encontrar o WhatsApp Messenger. Se quiser deletar o backup, clique em “Opções” e escolha “Excluir dados ocultos de aplicativos”. É preciso fazer isso antes de restaurar um backup local porque o WhatsApp sempre dará prioridade ao backup salvo no Google Drive, pelo fato de presumir que ele é o mais recente.

Passo 4. No Android, utilize um app gerenciador de arquivos (sugerimos este), acesse a pasta /WhatsApp/Databases e procure pelo backup de acordo com a data que você deseja importar. É utilizado por padrão o formato YYYY-MM-DD (ano-mês-dia).

Passo 5. Confira se arquivo msgstore.db.crypt9 foi modificado na data desejada. Se sim, pule para o passo 6. Se não, modifique um dos backups encontrados, como msgstore-YYYY-MM-DD.1.db.crypt9 e renomeie para msgstore.db.crypt9.

Passo 6. Desinstale o WhatsApp do smartphone e, depois, reinstale. Ao iniciar a configuração, logo após inserir o número do telefone, o backup salvo será detectado. Selecione a opção correspondente na tela para importá-lo.

Como restaurar um backup a partir do iCloud (iPhone)

Para quem utiliza um iPhone, independentemente da versão, só é possível restaurar um backup a partir do iCloud, o serviço da Apple de armazenamento de dados na nuvem. Por isso, antes de seguir o passo a passo abaixo, verifique se há um backup disponível na sua conta iCloud.

Passo 1. No WhatsApp, vá em “Ajustes do WhatsApp”.

Passo 2. Selecione “Conversas” e, em seguida, “Backup de Conversas”. Essa é forma mais simples e rápida de checar se há ou não um backup salvo no iCloud, além de ser possível conferir todas as configurações de backup das conversas no aparelho.

Passo 3. Para restaurar um backup, desinstale o WhatsApp.

Passo 4. Em seguida, instale novamente o aplicativo e preste atenção ao processo de restauração. Após colocar o número do seu telefone, as instruções na tela informarão que um backup foi detectado e você terá a opção de restaurar (ou não) o histórico de conversas.

Importante: é preciso fazer login com o mesmo número de telefone e utilizar a mesma conta iCloud. Não há compatibilidade de backup feito para contas ou números de telefone distintos.

.....

Precisa com urgência consultar a possibilidade de recuperação de dados de um HD externo? Não se preocupe. A CBL Tech possui um serviço de emergência disponível 24 horas por dia, gratuitamente. Ligue para 0800 643 1166 ou faça uma consulta diretamente no nosso site.

O processo para recuperar mensagens apagadas do WhatsApp é relativamente simples; no entanto, é necessário que o usuário adote boas práticas em relação ao backup de sua conta. É através dele que o aplicativo gera uma cópia de segurança dos conteúdos compartilhados pelos usuários.

  • Onde fica a lixeira do WhatsApp?
  • Como tirar seu nome do WhatsApp no celular

Para saber como fazer backup das conversas, é só dar uma olhadinha no nosso artigo e garantir que as mensagens não sejam excluídas para sempre ao ativar o backup automático, que pode ser semanal ou mensal.

Como recuperar mensagens excluídas do WhatsApp

O processo é possível, caso tenha o backup ativo, tanto na versão do mensageiro para celulares do sistema Android quanto para iOS, no entanto, há outros caminhos, em ambas as plataformas, confira abaixo como recuperar mensagens do WhatsApp.

Android

  1. Abra o mensageiro e toque em “Concordar e continuar”;
  2. Insira seu número de telefone para receber SMS de confirmação;
  3. Digite o código de verificação, se houver e permita que o aplicativo acesse seus contatos e mídia do dispositivo;
  4. Uma busca por backups acontecerá, toque em “Restaurar” no canto inferior esquerdo.

Caso não tenha configurado o salvamento na conta do Google, outra opção de backup é através do gerenciador de arquivos do próprio celular. As conversas apagadas recentes estarão disponíveis lá, já que o celular realiza o backup automaticamente, e pode recuperar fotos apagadas do WhatsApp.

Essa ação é feita de parecida, quando o usuário instala o aplicativo e tocar em "Restaurar", no entanto, não é tão eficaz já que apenas as últimas mensagens ficam registradas. Cada celular com sistema operacional Android pode ter um layout diferente, mas o caminho é algo parecido com:

  1. Abra o aplicativo “Gerenciador de arquivos”;
  2. Toque em “Android” e em seguida acesse a pasta “media”;
  3. Entre na pasta “com.whatsapp” e em seguida, “WhatsApp”;
  4. As pastas nessa seção são os backups locais do WhatsApp.

Na pasta “Databases” é possível encontrar o backup das mensagens, e fica perceptível que poucas ficam registradas pelo tamanho do arquivo. Já em “Media” é o lugar onde moram todas as categorias de arquivos, recebidos e enviados, nas conversas do WhatsApp.

iPhone

  1. Abra o aplicativo e toque em “Concordar e continuar”;
  2. Insira seu número de telefone para confirmação por SMS;
  3. Digite código de verificação, se houver;
  4. Toque em “Restaurar histórico de conversas” para baixar o backup do iCloud.

Outra opção disponível para usuários da maçã mais famosa da tecnologia, é através de um software de recuperação, no entanto, essa forma é feita no PC, o que também garante a recuperação de mensagens e mídias do mensageiro.

Ao término, o número de mensagens restauradas é informado na parte inferior da tela, já os arquivos de mídia são restaurados em segundo plano, conforme utiliza o aplicativo. Seu andando pode ser acompanhado na tela principal do aplicativo, acima das conversas.

Caso não esteja encontrando uma conversa específica, ela pode estar arquivada, portanto, é importante saber como desarquivar conversas do WhatsApp também.

Dessa forma é possível recuperar mensagens apagadas no aplicativo em ambos os dispositivos.

Como recuperar conversas do WhatsApp que não foi feito backup?

Instale e abra o WhatsApp e, em seguida, confirme seu número de telefone; Quando solicitado, toque em "Restaurar" para restaurar suas conversas e seus arquivos de mídia do Google Drive; Ao final do processo de restauração, toque em "Avançar". Suas conversas serão exibidas quando a inicialização for concluída.

Onde fica a lixeira do WhatsApp recuperar todas as conversas apagadas?

Abra o aplicativo e selecione “Memória do sistema” ou “Memória interna” – em nosso caso, a segunda opção foi marcada. Vá até a pasta “WhatsApp” e, em seguida, toque sobre “Databases” – este é o local em que as mensagens trocadas ficam armazenadas.

Como faço para resgatar todas as conversas do WhatsApp?

Instale e abra o WhatsApp. De seguida, verifique o seu número. Quando lhe for pedido, toque em RESTAURAR para efetuar o restauro das suas conversas e dos seus ficheiros multimédia a partir da cópia de segurança local.