Como os meios de cultura podem ser caracterizados segundo sua função?

Para que micro-organismos sejam mantidos em um ambiente adequado com todos os nutrientes ideais para o seu desenvolvimento, é necessário que haja um meio rico e específico para isso.

O meio de cultura é uma preparação muito utilizada em laboratórios, que tem por objetivo fornecer aos micro-organismos o local perfeito para o seu crescimento.

Entenda abaixo um pouco mais sobre o meio de cultura e onde pode ser utilizado.

O meio de cultura pode ser líquido, semissólido ou sólido e tem como principal função prover os nutrientes necessários para o desenvolvimento e o bom crescimento de células e outros organismos vivos. Como são utilizados em variadas aplicações, são específicos para cada tipo de célula ou micro-organismo mantido em cultura.

Podem conter diversos tipos de ingredientes como extratos de tecidos animais ou vegetais, além de compostos orgânicos e inorgânicos. Há meios que são enriquecidos com nutrientes além dos encontrados habitualmente, os seletivos, que permitem o crescimento de somente determinados organismos e outros meios para finalidades diversas.

Dessa forma, é possível realizar uma infinidade de experimentos com esses produtos, que são essenciais em muitas pesquisas e permitem mimetizar um ambiente perfeito para o desenvolvimento dos organismos que se deseja analisar.

Quais são os tipos de meios de cultura?

Os meios de cultura mais utilizados para cultivo de micro-organismos incluem nutrientes específicos misturados ao ágar que faz com que o meio se solidifique. Essa estratégia permite que micro-organismos sejam cultivados em placas de petri. Na cultura de células, os meios são comumente acrescidos de fatores de crescimento e hormônios. Para células animais, o soro fetal bovino é um ingrediente importante que auxilia a promover o ambiente ideal.

Veja abaixo os principais tipos de meios de cultura disponíveis.

Meio de cultura enriquecido

O meio de cultura enriquecido apresenta uma grande porção de nutrientes que favorecem o crescimento de micro-organismos, até mesmo os que possuem maior dificuldade em crescer em cultura.

Meio de cultura seletivo

O meio de cultura seletivo possui componentes que possibilitam o crescimento de determinados organismos e inibe a proliferação de outros.

Meio de cultura diferencial

Esses produtos possuem componentes que permitem diferenciar a cultura de organismos distintos em um mesmo meio. Para isso, utilizam corantes e outros produtos para promover essa diferenciação.

Meio de cultura de transporte

Esses meios são úteis em situações que não é possível realizar a cultura logo no momento de coleta. Para isso, utiliza-se o meio de cultura de transporte, que permite a manutenção de boas condições para sobrevivência do organismo até que esse possa ser cultivado em seu meio de rotina.

Meio de cultura de triagem

São meios de cultura que avaliam algumas características metabólicas dos organismos, permitindo identificá-los e caracterizá-los.

Meio de cultura de identificação

Realizam provas bioquímicas para identificar determinadas características fisiológicas e peculiares de alguns micro-organismos.

Meio de cultura de contagem

São muito úteis para verificar a quantidade de populações microbianas.

Meio de cultura de estocagem e manutenção

Esses meios de cultura são os mais conhecidos e utilizados em laboratórios. Permitem que micro-organismos e células sejam mantidos e estocados, garantindo nutrientes e um ambiente favorável ao seu crescimento.

Onde o meio de cultura pode ser utilizado?

O meio de cultura é amplamente utilizado em laboratórios de pesquisa para estocagem e manutenção de organismos. Contudo, eles podem também ser utilizados em outros locais como nas análises clínicas para identificação de determinados micro-organismos, no controle de qualidade industrial, na fabricação de alimentos, nos mais variados trabalhos de campo, possibilitando o transporte de diversos organismos até o local em que serão mantidos, além de outras aplicações.

Por esse motivo, há uma grande variedade de meios de cultura. Além de serem específicos para determinados micro-organismos, alguns são adequados de acordo com a finalidade e aplicação desejada.

Conclusão

O meio de cultura possibilita que micro-organismos cresçam e se multipliquem, ao promover um ambiente adequado e ideal para a sua proliferação. Para isso, utilizam diversos nutrientes específicos para cada micro-organismo que se deseja cultivar.

São muito importantes em algumas aplicações e podem ter diversos tipos. Dessa forma, é necessário entender primeiramente a necessidade de uso antes de optar pelo meio de cultura adequado.

O que é um meio de cultura?

  • O que é um meio de cultura?
  • Tipos de Meios de Cultura
  • Porque o Meio de Cultura foi tão importante para a Microbiologia?
  • Qual a composição dos meios de cultura?
  • Qual a função do Meio de Cultura?
  • Classificação dos meios de cultura com base na composição, consistência e finalidade.
  • Consistência:
  • Como podem ser definidos os Meios de Cultura?
  • Dúvidas Frequentes sobre Meio de Cultura?

No artigo de hoje falaremos um pouco sobre os meio de cultura e sua utilização dentro da Microbiologia.

Os meios para microbiologia são utilizados para estimular o cultivo de micro organismos a serem analisados em um determinado tipo de análise, permitindo seu estudo.

Na composição dos meios de cultura é indispensável que haja nutrientes que estimulem o crescimento da bactéria escolhida para análise.

Tipos de Meios de Cultura

Há uma variedade de diferentes meios de cultura disponíveis. Diferentes tipos de meios de cultura são normalmente divididos, com base no estado físico dos meios de comunicação, em:

  • Meios de cultura líquidos, comumente chamados de “caldo”
  • Meios de cultura sólidos e semissólidos, comumente chamados de “ágar”

Esses meios podem então ser divididos em categorias como meio de crescimento (projetado para cultivar a maioria dos microrganismos heterotróficos), meio de transporte (para preservar microrganismos), meio de enriquecimento (meio projetado para aumentar o número de microrganismos desejados) e meio de crescimento seletivo.

Porque o Meio de Cultura foi tão importante para a Microbiologia?

Os meios de cultura são de fundamental importância para a maioria dos testes microbiológicos: para obter culturas puras, para fazer crescer e contar células microbianas e para cultivar e selecionar micro organismos.

Sem os meios de cultura de alta qualidade, a possibilidade de obter resultados de testes microbiológicos precisos, reproduzíveis e repetíveis é reduzida.

Um meio de cultura microbiológico é uma substância que estimula o crescimento, o suporte e a sobrevivência de microrganismos.

Os meios contêm nutrientes, fatores de promoção do crescimento, fontes de energia, sais tampão, minerais, metais e agentes gelificantes (para meios sólidos).

Os meios são usados ​​por microbiologistas desde o século XIX. Mesmo com o aumento do uso de métodos rápidos, a maioria das técnicas encontradas no laboratório de controle de qualidade farmacêutica requer meios de crescimento.

Qual a composição dos meios de cultura?

Um meio de culturaé essencialmente composto por elementos básicos (água, nutrientes), aos quais devem ser adicionados diversos fatores de crescimento que serão específicos para cada bactéria e necessários ao seu crescimento.

O principal agente gelificante utilizado em meios de cultura sólidos é o ágar.

Qual a função do Meio de Cultura?

Os meios são  produtos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de micro-organismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.

Existe uma variedade enorme destes meios  de cultura e são utilizados para análises laboratoriais e estudos científicos em diversas áreas,  são utilizados em laboratório onde se necessita do controle microbiológico principalmente em alimentos, água, cosméticos e microbiologia clínica.

Os meios microbiológicos podem ser classificados em duas categorias principais; químico ou orgânico.

Um meio puramente químico usa meio químico para fornecer os nutrientes necessários a um organismo. Um meio orgânico contém material orgânico que uma determinada bactéria pode precisar para crescer.

Além disso, os meios de cultura podem ser usados ​​para cultivar uma variedade geral de bactérias. Por outro lado, meios seletivos são usados ​​quando apenas um certo tipo de bactéria deve ser cultivado

Além dos nutrientes e condições ambientais favoráveis para esse cultivo, muitos critérios devem ser considerados.

Diferentes micro-organismos possuem diferentes necessidades, por isso o meio de cultura é utilizado  para satisfazer essas necessidades, utilizando nutrientes específicos dependendo do microrganismo de interesse.

Os meios são freqüentemente utilizados em laboratórios de análises. Sua finalidade é fornecer nutrientes para o cultivo de micro-organismos. Com o desenvolvimento da bactéria, é possível identificá-la através do uso de meios de cultura seletivos.

Como os meios de cultura podem ser caracterizados segundo sua função?

Classificação dos meios de cultura com base na composição, consistência e finalidade.

Consistência:

Sólido 

O meio sólido contém ágar a uma concentração de 1,5-2,0% ou algum outro agente de solidificação principalmente inerte.

O meio sólido tem estrutura física e permite que as bactérias cresçam de maneiras fisicamente informativas ou úteis (por exemplo, como colônias ou em faixas).

O meio sólido é útil para isolar bactérias ou para determinar as características da colônia do isolado.

Semi-sólido
O meio semissólido é preparado com ágar em concentrações de 0,5% ou menos.

O meio semissólido tem uma consistência de creme suave e é útil para o cultivo de bactérias microaerofílicas ou para a determinação da motilidade bacteriana.

Meio líquido (caldo)
Esses meios contêm quantidades específicas de nutrientes, mas não têm vestígios de agentes gelificantes, como gelatina ou ágar.

O meio caldo serve a vários propósitos, como a propagação de um grande número de organismos, estudos de fermentação e vários outros testes. por exemplo , testes de fermentação de açúcar, caldo MR-VP .

O agente gelificante usual para meio sólido ou semissólido é o ágar, um hidro coloide derivado de algas vermelhas.

O ágaré usado devido às suas propriedades físicas únicas. Uma é que ele derrete a cerca de 96 ° C e permanece líquido até ser resfriado a 40 a 45 ° C.

Assim, após ser derretido em água fervente, pode ser resfriado a uma temperatura tolerada tanto pelas mãos humanas quanto pelos micróbios.

Finalmente, o ágar é um excelente agente de endurecimento porque a maioria dos microrganismos não pode metabolizá-lo. Pode ser auxiliado na luz medial em conseqüência de 1,5 a 2,0 permutado.

Às vezes, o gel de silca também pode substituir o ágar como agente de solidificação. O gel de silca é feito de ácido sílico e o gel formado a partir deste ácido é totalmente resistente à degradação microbiana.

Como podem ser definidos os Meios de Cultura?

  • Enriquecido: este tipo é indicado para o desenvolvimento de micro-organismos gerais, pois possui quantidades de nutrientes capazes de cultivar qualquer bactéria.
  • Seletivo: meios de cultura com essa especificação inibem o desenvolvimento de alguns grupos de micro organismos e permite assim, o crescimento de outros. Como por exemplo, o Meio de Cultura Verde Brilhante, utilizado para isolamento seletivo de Salmonella.
  • Diferenciais: apresentam substancias que podem estabelecer diferenças em micro organismos parecidos, como Meio de Teague, diferencial para coliformes.
  • Manutenção: este tipo de meio viabiliza a conservação de micro-organismos no laboratório. Como por exemplo, o Meio de Cultura : Agar Sabouraud.

Ao analisarmos Meios de Cultura em relação à composição química, as categorias são:

  • Extrato de vegetais: malte e tomate;
  • Extrato de animais: carne;
  • Micro-organismos: levedura;
  • Artificiais (Sintéticos).

A utilização dos Meios de Cultura  são  muito importante na identificação de micro-organismos que provocam, por exemplo, infecções e alergias nos seres humanos e contaminações em alimentos e água.

É através deste procedimento, que a bactéria causadora é identificada.

Existem diversos tipos de meios de cultura, e variadas especificidades. Abaixo, consta os Meios de Cultura  mais utilizados em  laboratórios, na identificação e cultivo de micro-organismos e que podem ser encontrados na SPLABOR

Dúvidas Frequentes sobre Meio de Cultura?

Posso preparar meio de cultura em Micro-ondas?

Não recomendamos o uso de fornos de micro-ondas para esterilização ou refusão de meio de cultura As razões para isso são:

1. O aquecimento pode ser irregular.

2. Pontos quentes podem ocorrer na coluna do meio levando ao super aquecimento e explosão dos recipientes.

3. A esterilização por microondas só é eficaz quando há umidade. As tampas internas dos recipientes, se não forem previamente esterilizadas, podem constituir uma fonte de contaminação posterior.

Por quanto tempo posso armazenar meios de cultura após a preparação?

A qualidade das placas preparadas com meio de cultura pode deteriorar-se a partir do momento da preparação. A taxa de deterioração irá variar de acordo com a estabilidade dos constituintes do meio.

A vida útil ideal do meio de cultura deve ser determinada por testes microbiológicos realizados no momento da preparação e durante o período de armazenamento.

Essa investigação precisaria ser realizada por cada laboratório/cliente individual.

As placas devem ser embrulhadas em filme de armazenamento apropriado ou colocadas de cabeça para baixo em recipientes selados.

Os seguintes prazos de validade são sugeridos para a maioria dos meios preparados quando armazenados a 2-8°C na ausência de luz:

Ágar nutrientes sem sangue

2-4 semanas

Ágar sangue

7 dias

Ágar sangue (com aditivos instáveis)

2-5 dias

A mídia mais seletiva

5-7 dias

Qual o prazo de validade após aberta a embalagem de meio de cultura?

A data de validade indicada no rótulo dos meios de cultura desidratados refere-se ao prazo de validade quando o produto permanece em estado fechado. A vida útil total é tipicamente de 3 a 5 anos.

Uma vez aberto, a vida útil total dos Meios de Cultura Desidratados, Peptonas e Hidrolisados ​​é automaticamente reduzida.

O prazo de validade dependerá da frequência de abertura e das condições atmosféricas. A deterioração de produtos particularmente higroscópicos pode ser observada dentro de seis meses após a abertura.

Os meios de cultura desidratados devem ser examinados cuidadosamente após vários meses de abertura para garantir a manutenção da integridade física e só devem ser usados ​​se ainda parecerem fluindo livremente.

O objetivo deste artigo foi  mostrar que o controle e a liberação de meios de cultura microbiológicos requerem uma estrutura bem planejada.

Para conhecer toda a linha de Meios de Cultura da SPLABOR acesse AQUI.

Baixe nosso EBOOK meio de cultura

Como os meios de cultura podem ser caracterizados segundo sua função?

Nesse artigo publicado pela Anvisa você pode conhecer algumas recomendações da Vigilância Sanitária para lidar com determinados tipo de análise que utilizam meios de cultura, para ter maiores informações, acesse o link:

http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/microbiologia/mod_4_2004.pdf

Qualquer dúvida técnica sobre os equipamentos contidos no portfólio SPLABOR e cotações, entre em contato com o Departamento de Vendas ([email protected]) que encontra-se à disposição.

Participe do nosso Blog, aceitamos sugestões de temas, comentários, críticas. Envie seu comentário.

AVISO DE DIREITOS AUTORAIS: Todo o material deste blog, sendo proibida toda e qualquer forma de plágio, cópia, reprodução ou qualquer outra forma de uso.

Como os meios de cultura pode ser classificado quanto a função?

Os meios de cultura são classificados de acordo com seu estado físico, podendo ser sólido, quando possui agentes solidificastes como o ágar; semissólido, quando a consistência de ágar e/ou gelatina é intermediária, ou líquido, quando não possui solidificastes, caracterizando-se como caldo.

O que são meios de cultura e qual a sua função?

Os meios de cultura são insumos preparados em laboratórios que fornecem os nutrientes para o crescimento e desenvolvimento de microrganismos (como bactérias e fungos) fora do seu habitat natural.

Quais as características dos meios de cultura?

As características fundamentais dos meios de cultura são: isotonia – concentração de cloreto de sódio idêntica à fisiológica –, esterilidade e concentração de carbono, nitrogênio e sais minerais. Estas substâncias podem ser divididas de acordo com sua composição, utilização e seu estado físico.

Quais são os principais tipos de meios de cultura?

Um meio complexo é aquele no qual a exata constituição não é conhecida e podem conter extratos moídos ou digeridos de animais, peixes, leveduras e vegetais, que fornecem os nutrientes, as vitaminas e os minerais necessários. Os meios de cultura também podem ser classificados como líquidos, sólidos ou semi-sólidos.