Qual o nome do sistema que une todos os componentes internos de um computador?

Atualizado em 24 de agosto de 2020.

Tempo de leitura: 2 minutos

Quando se fala em hardware, na informática, rapidamente o termo é associado às peças e componentes que constituem um computador — lembrando que smartphones, videogames, smart TVs, entre outros equipamentos, também são computadores. Contudo, você sabia que existem diferentes tipos de hardware em seu dispositivo?

Dentro da complexa estrutura física e lógica do computador, mesmo que estejamos falando de um pequeno smartphone, cada componente tem sua função específica, seja para se relacionar com o software, seja para conectar a máquina a outros dispositivos.

Nesse sentido, temos duas definições de hardware que podemos entender como básicas: interno e externo. Hardware interno é aquele que faz parte da estrutura do seu dispositivo, como processador e memória RAM, enquanto o externo é tudo que se conecta para complementar o funcionamento, como monitor, teclado e periféricos.

A partir desse conceito de hardware interno e externo, existem outros tipos de hardware que nos ajudam a compreender melhor o funcionamento do computador e, também, de que maneira um determinado equipamento deve ser usado. Conheça, a seguir, os 4 principais tipos de hardware a que nos referimos.

1. Hardware de entrada

Um hardware de entrada, como o próprio termo nos sugere, é um componente externo, o qual é conectado ao computador para acrescentar novas funções ou complementar o seu processo de funcionamento. São alguns exemplos:

  • teclado;

  • mouse;

  • carregador de bateria;

  • microfone;

  • touch screen etc.

Perceba que as funcionalidades são trazidas de fora para dentro, ou seja, quando o teclado é instalado, o computador recebe as informações dele. O mesmo acontece com os demais equipamentos mencionados.

2. Hardware de saída

O hardware de saída, por sua vez, funciona de maneira similar ao de entrada, porém, são tipos de hardware que recebem a informação do computador. Por exemplo, o monitor, quando conectado, recebe os dados do sistema computacional e os exibe ao usuário.

Exemplos de hardware de saída:

  • monitor;

  • impressora;

  • caixas de som;

  • fones de ouvido, entre outros.

3. Hardware de processamento

Entendemos como hardware de processamento todo o equipamento que contribui para funcionamento do computador, sendo, portanto, indispensáveis. Por exemplo, não há como um dispositivo funcionar sem o processador, bem como não existe possibilidade de utilizá-lo sem um hardware específico para executar o vídeo.

São exemplos de hardware de processamento:

  • processador;

  • placa de vídeo;

  • placa de áudio;

  • fonte de energia etc.

4. Hardware de armazenamento

Por fim, o hardware de armazenamento é todo equipamento que armazena dados, temporária ou permanentemente, diretamente do computador, permitindo que o usuário possa salvar arquivos, executar aplicações e carregar informações.

Um exemplo típico é o disco rígido, o popular HD (hard disc), usado para armazenar não somente os arquivos baixados pelo usuário, mas também os programas e sistemas operacionais instalados no computador. Outros exemplos de hardware de armazenamento são:

  • memória RAM;

  • pendrive;

  • HD externo etc.

Esperamos que você tenha gostado da nossa apresentação sobre os diferentes tipos de hardware, responsáveis por proporcionar a experiência que hoje temos com a tecnologia, e que as informações tenham sido úteis para eliminar suas dúvidas!

Você sabia que pode receber todas as nossas publicações em suas redes sociais? Para isso, basta nos seguir no Facebook, Twitter, Plus ou, se preferir, inscreva-se em nosso canal do Youtube!

[uam_ad id=”966″]

 Só nesse ano, segundo o site Worldometers, já estão em circulação mais de 230 milhões de computadores pelo mundo. A popularidade dessas máquinas é inegável, mas você sabe quais são as partes principais de um computador?

Conhecimento sobre computador e seu funcionamento pode trazer vantagens incríveis. Por exemplo, ser capaz de fazer manutenções e melhorar -muito- o desempenho de sua máquina! Suas partes mais conhecidas são monitor (tela), gabinete, mouse e teclado, além dos outros componentes que você pode usar, como microfones e caixas de som. Mas é no gabinete, a estrutura de plástico ou metal, que fica o “cérebro”, as partes principais do computador. A seguir, alguns dos componentes mais importantes de uma máquina:

Processador

Qual o nome do sistema que une todos os componentes internos de um computador?

   Também chamado de CPU, que significa Unidade Central de Processamento, é conhecido como o cérebro do computador. Ele é uma das unidades de processamento, mas é a mais importante delas, sendo responsável por rodar programas, fazer cálculos e outras ações. Geralmente, a CPU tem forma quadrada, e é composta por um chip pequeno que interage com outros componentes do computador e afeta bastante no desempenho da máquina.

   Computadores rodam por instruções, como receitas de bolo , que são captadas, interpretadas e executadas pelo processador. No início, ele só tinha um núcleo, o que significava que ele só podia executar uma instrução por vez. Isso atrasava bastante a máquina, então fabricantes começaram a adicionar mais núcleos para o processador, e agora instruções podem ser executadas ao mesmo tempo! Metaforicamente, ao invés de limpar a casa sozinho, duas pessoas podem trabalhar juntas (enquanto uma varre a sala, outra pode lavar a louça, por exemplo).

  Desse modo, para gamers, fotógrafos, ou pessoas que precisam de um computador poderoso, é muito importante que o  processador seja rápido e potente.

Qual o nome do sistema que une todos os componentes internos de um computador?

HD do computador

Qual o nome do sistema que une todos os componentes internos de um computador?

   Também chamado de disco rígido, ele tem a ú função de armazenar arquivos, programas, sistema operacional e tudo que for necessário para o computador.  O HD é uma memória não volátil, o que significa que os dados guardados por ela ainda estarão lá quando você desligar sua máquina!

   O nome “disco rígido” é dado por ter um ou mais discos firmes, feitos de alumínio ou vidro, em que ficam todas as informações guardadas. O HD possui um braço mecânico de alumínio, que se move por impulsos magnéticos e assim, escreve linhas de informações em camadas magnéticas aplicadas ao disco, chamadas platters.

   O HD também influencia no desempenho da máquina, pois mantêm informações que são necessárias para o funcionamento dela ou da CPU.Para medir o desempenho do disco rígido, existem dois cálculos: o da taxa de transferência de dados (quanta informação por segundo o HD pode entregar ao processador) e o de tempo de busca (quanto tempo o HD leva para entregar uma informação desde o pedido dela).

   Fora isso, no mercado existem os HDs externos e SSDs, sendo o primeiro uma mistura entre o HD do computador e pen drives (você pode levar onde quiser e possuem bem mais espaço de armazenamento que um pen drive) e o segundo uma versão mais atual de HD, com uma estrutura diferente e mais vantagens, mas também mais caro.

Placa de vídeo do computador

Qual o nome do sistema que une todos os componentes internos de um computador?

   Placa de vídeo, ou “Video Board” em inglês, é o que permite que o computador mande informações gráficas para o monitor, ou seja, é graças a essa placa que podemos ver as imagens, jogos, programas, vídeos e tudo mais que abrimos pelo computador. Assim como os processadores, é preciso achar um modelo dentre os vários existentes para melhor atender as necessidades do comprador.

   Existem placas muito potentes no mercado, para jogos pesados e edições de vídeo por exemplo, assim como mais simples, para tarefas rotineiras. Elas tem  formato retangular e possuem uma memória própria, que determina a quantidade de elementos gráficos que aparecerão na tela.

   Assim como os computadores, os celulares, laptops e tablets possuem placas de vídeo, com a grande diferença de tamanho e, na sua grande maioria, elas não serem substituíveis.

Placa mãe

Qual o nome do sistema que une todos os componentes internos de um computador?

   A placa mãe, em inglês “Motherboard”, é um componente que liga todas as outras peças, permitindo que elas se comuniquem. É nessa placa que os componentes anteriores estão. A placa possui várias portas e espaços para diversos tipos deles, o que possibilita  a transmissão entre o HD e o processador.

  Os celulares, tablets e outros pequenos dispositivos possuem placa mãe, mas elas são comumente chamadas de placas lógicas. Ao contrários das placas nos computadores, os componentes delas são soldadas diretamente na placa, o que significa que não tem espaços para melhorias como nos computadores.

Cooler do computador

Qual o nome do sistema que une todos os componentes internos de um computador?

   Também conhecido como refrigerador, os coolers são responsáveis por resfriar os componentes da máquina. E isso é extremamente importante, já que eles geram calor e quanto maior essa carga de trabalho, maiores as chances deles danificarem sem um resfriamento adequado.

   No mercado, existem vários tipos de coolers, como os mais básicos que resfriam à base de ar e os “water coolers” que são à base de água. Entre esses dois, os coolers à base d’água são mais eficazes e complexos, portanto, mais caros.

   As máquinas costumam conter pelo menos dois coolers, onde um serve para resfriar o processador e outro para remover o calor da fonte de alimentação. Outras ainda contam com diversos deles! Então, não esqueça que quanto mais poder a sua máquina tem, maior o calor que ela gerará!

Agora que você aprendeu um pouquinho, que tal se aventurar e melhorar o desempenho do seu computador, atualizando algumas peças?

Qual o componente que une todos os outros componentes de um computador?

A Placa Mãe tem esse nome porque é uma peça pela qual todos os outros componentes do computador se unem e se interligam. Ela é como uma central do computador/notebook, onde as informações são coletadas e difundidas através dessa união de todas as partes do seu sistema operacional.

Qual o nome da parte interna do computador?

Também chamado de CPU, que significa Unidade Central de Processamento, é conhecido como o cérebro do computador. Ele é uma das unidades de processamento, mas é a mais importante delas, sendo responsável por rodar programas, fazer cálculos e outras ações.

Qual é o nome do componente de um computador que tem a função de integrar e conectar todos os outros componentes?

É a parte do computador responsável por conectar e interligar todos os componentes do computador, ou seja, processador com memória RAM, disco rígido, placa gráfica, entre outros.

O que são os componentes internos do computador?

Hardware interno Em Ciência da Computação, entende-se como hardware interno componentes como processador, placa-mãe, memória RAM, placa de vídeo, coolers e ventoinhas, cabos internos, fonte, HD, SSD, unidades ópticas (drives de CD/DVD/Blu-ray), etc.