Como recuperar o mesmo número

Preparamos um guia com dicas e precauções para casos de perda ou roubo de smartphone; veja como recuperar o número do seu chip.

Como recuperar o mesmo número
Imagem Ilustrativa: Pikrepo e Pxfuel

Perder ou ter um celular roubado representa um transtorno de grandes proporções para qualquer usuário de telefonia móvel no país. Além de ter o prejuízo com o item de valor (smartphone), há a preocupação em manter o mesmo número.

Por sinal, o problema pode ficar ainda maior se for uma linha utilizada para trabalho ou outros fins pessoais mais importantes, mas sempre há uma solução.

Dica 1: mantenha seus dados salvos com frequência

Recuperar o número é um alívio, mas nunca se esqueça que os dados presentes no seu aparelho podem ser perdidos de forma definitiva.

Informações como conversas em aplicativos de mensagens, contatos e outras podem não ser recuperadas se não houver uma precaução.

Portanto, sempre que possível, faça uma exportação dos seus contatos para o chip. O comando varia entre cada modelo de smartphone, mas normalmente basta acessar as configurações da agenda do celular e ir na opção de “Exportar para o chip”.

Em aplicativos de mensagem como o WhatsApp, mantenha a verificação em duas etapas e o “backup” frequente para poder recuperar seus dados pela nuvem.

Dica 2: faça o bloqueio da linha

Não espere pelo pior! Se acontecer o infortúnio, ligue para a sua operadora e faça o bloqueio de imediato. Abaixo, disponibilizamos os números das principais teles:

  • Oi: 1057
  • Claro: 1052
  • Vivo: 1058
  • TIM: 1056

Há também a possibilidade de fazer um bloqueio pelo aplicativo disponibilizado pela prestadora para gestão da linha. Mas, não é confirmado que todas oferecem a funcionalidade.

Dica 3: solicite uma “reposição de chip”

Com tudo nos conformes, é hora de entrar em contato com a sua empresa de telefonia móvel e solicitar uma ‘reposição de chip’.

Na Oi, é necessário se encaminhar até uma loja da operadora e fazer a solicitação. Vivo e Claro adotam o mesmo procedimento.

Com a TIM, é possível solicitar também pelo telefone. A operadora dá um prazo de 15 dias para chegada do novo chip. Algumas marcas podem cobrar apenas pelo custo do produto.

Por último, basta inserir o item novo e baixar os dados salvos no seu dispositivo substituto.

Com informações de Claro, TIM, Vivo e Oi

Anderson Guimarães

Jornalista com seis anos de experiência em produção de conteúdo digital. Passagens por eventos nacionais, mídias sociais e agências de publicidade. Apaixonado por tecnologia e cultura pop. E-mail: [email protected]

Meu Claro Chip apresenta mensagem de “SIM Inválido”. O que fazer?

Caso apareça essa mensagem, pode ser por 3 motivos: 

  • Chip inserido incorretamente

Verifique se inseriu corretamente o chip.

  • Problema de aprovisionamento do chip

Teste seu Chip em outro celular e depois retorne ao seu.

  • Aparelho não consegue fazer leitura do chip

Verifique se há sujeira no local ou o chip está danificado.

Caso não normalize, entre em contato conosco que iremos te ajudar!

Ligue para Central de Relacionamento: 1052 ou vá a uma de nossas lojas e fale diretamente com um atendente: Clique aqui e veja a mais próxima de você.

Por que perdi meu número Claro?

A perda do número Claro, ou inativação da linha, ocorre por alguns motivos. Veja só:

Planos Pré
A perda do número poderá ocorrer em até 90 dias após o final da validade da última recarga. Para evitar a perda do número, basta fazer uma recarga neste período. Após, no período de 180 dias, o número poderá ser reativado entrando em contato com o atendimento ao cliente. Vencendo este período, o número ficará disponível para um novo usuário, não sendo possível recuperá-lo.

 

Planos Pós e Controle
O cancelamento pode ser voluntário, feito por solicitação do cliente. Lembrando que só o titular da linha pode solicitar o cancelamento da linha. Se você não pediu o cancelamento, entre em contato com nossa Central de Atendimento ligando no 1052 ou vá até uma das lojas Claro, para que possamos te ajudar.

O cancelamento também pode ser feito quando o pagamento da linha não é efetuado. Após 4 dias de inadimplência, você já começa a receber avisos informando que sua linha poderá ser suspensa caso não haja pagamento. Depois que a linha é suspensa, você recebe avisos orientando a pagar a dívida para voltar a usar os nossos serviços e para não ter o número cancelado. Para ter seu número de volta e regularização do seu CPF junto aos órgãos de proteção ao crédito, efetue o pagamento das faturas atrasadas e entre em contato com nossa Central de Atendimento, ligando no 1052.

Em todos os casos, você pode à uma loja Claro ou ligar no 1052 para entender melhor o que aconteceu e se é possível recuperar seu número. Se o número ainda estiver disponível, você pode recuperá-lo.

O que fazer em caso de problemas com o chip?

Não queremos que você tenha problemas com o seu Chip. Mas se por algum motivo tiver, recomendamos ir diretamente à umaloja Claro. Assim, podemos te ajudar mais rápido. 

Para localizar uma loja da Claro, acesse o mapa clicando aqui. Se quiser, você também pode ligar no número 1052 e falar com um de nossos atendentes. 

O que faço em caso de roubo ou perda de celular?

Em caso de perda, roubo ou clonagem do seu celular, você pode fazer o bloqueio do chip, para que ninguém use sua linha, e também do aparelho, para que ninguém acesse suas informações. 

Para bloquear a linha (chip): 

  1. Acesse a Minha Claro, e no menu procure por Atendimento 
  2. Clique em cancelar linha. 

Ou ligue para o 1052. 

Para bloquear o aparelho (IMEI):
Ligue para o 1052 e informe o número de série de seu aparelho, conhecido como IMEI.
Este número pode ser localizado na nota fiscal do aparelho. 

Importante: Depois de bloquear o celular roubado, recomendamos que você registre o boletim de ocorrência e, caso recupere o aparelho, o desbloqueio só poderá ser efetuado em uma Loja Claro. Durante o período em que a sua linha estiver bloqueada, você continuará a receber a cobrança de franquia normalmente.  

O bloqueio do aparelho é feito para que ele não seja ativado na rede de outras operadoras, mas não impede que as informações que estão no aparelho, como fotos e arquivos, sejam acessadas após bloqueio.  

Como fazer para resgatar o mesmo número de celular?

Para recuperar o número de um celular perdido ou roubado é necessário que o chip tenha sido comprado no seu CPF. Em seguida, basta procurar a loja da sua operadora e solicitar a recuperação do número. Você irá comprar um novo chip que já virá cadastrado com seu número antigo.

Quanto custa para recuperar o chip?

Caso você ainda não tenha bloqueado nem comprado o chip, pode fazer isso na hora com o atendente. No entanto, mesmo sendo um procedimento simples, recomenda-se que o bloqueio seja feito antes, para agilizar. O valor para recuperação não é caro, custa entre 15 e 30 reais com o chip incluso.

É possível recuperar o número?

Após o bloqueio da linha, a recuperação do número poderá ser feita apenas nas lojas das operadoras, pelo titular, portanto documentos originais de identificação. O cliente pagará pelo novo chip “em branco” que vai receber o mesmo número do SIM card anterior.

Como fazer um novo chip com o mesmo número?

Compre um novo chip (SIM card) para ativar o plano Com o processo de portabilidade online, você pode fazer o pedido de portabilidade à distância para receber o chip no seu endereço. Dessa forma, você não precisa comparecer à uma loja física e faz todo o processo de mudança de operadora no conforto de casa.