Como reduzir a absorção de ferro?

Você conhece todos os benefícios do ferro para o corpo?

O ferro é um mineral essencial, pois ele aumenta o transporte de oxigênio e o auxilia as funções básicas do organismo, dando mais força e energia ao corpo. Atua na manutenção do sistema imunológico, além de beneficiar nossa pele, produzindo colágeno e elastina.

Sua deficiência em nosso organismo pode causar diversos problemas listados a seguir.

Quais os sintomas que a falta de ferro pode causar?

Sua deficiência em nosso organismo pode causar diversos problemas, como anemia, baixa imunidade, queda de cabelos, fadiga, tontura e sonolência. Por isso, é sempre importante ter uma dieta balanceada, aliada a consultas regulares ao médico.

E quais são os principais alimentos ricos em ferro?

  1. Carnes vermelhas

Deve ser incluso com moderação em sua dieta. No geral, cada 100g possui 5mg de ferro.

  1. Beterraba

Essa raiz possui diversos benefícios, fazendo muito bem para o coração e os ossos. Em 100g da beterraba crua, se encontra cerca de 2,5mg de ferro.

  1. Cereais

Dependendo do cereal, podemos encontrar até 5mg de ferro a cada 100g. São diversas as opções, como por exemplo a quinoa, aveia e cevada.

  1. Leguminosas

Uma grande variedade de grãos possui ferro em abundância, como o feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilha etc. Podem possuir mais de 2mg de ferro a cada 100g, além de serem fontes de proteína e fibras.

  1. Oleaginosas

Ricas em proteínas e gorduras boas, as oleaginosas são ótimas opções de lanche e podem conter até 2,5mg de ferro a cada 100g. Inclua de forma moderada castanha-do-pará, pistache, amêndoas e castanha-de-cajú em sua dieta.

  1. Frutas secas

Figo, uva passa, pêssego e damasco seco farão a diferença em sua alimentação. As frutas secas possuem diversos nutrientes e a cada 100g, podem ter em média 2,5mg de ferro.

  1. Gema de ovo

Em uma gema de ovo são encontrados 1mg de ferro. Ela possui muitos outros benefícios, como vitamina A, D e do complexo B

  1. Peixes

Além de serem uma ótima fonte de ômega 3, possuem uma boa quantidade de ferro. Pode se encontrar 1mg do mineral a cada 100g.

  1. Tofu

Um alimento versátil, o tofu é feito a base de soja e pode ser comido cru, frito ou cozido. Ele possui 5mg de ferro a cada 100g, sendo uma ótima fonte de proteína vegetal.

  1. Vegetais verdes

Folhas e vegetais verdes escuros são fontes de fibras, vitaminas e mineiras. Fortalecem o organismo e a cada 100g tem cerca de 3,6mg de ferro. As opções são variadas, como rúcula, espinafre, agrião, couve e brócolis.

Sabia que existem 2 tipos de ferro?

– Ferro heme: presente na carne vermelha

– Ferro não-heme: presente nos vegetais.

O ferro presente nas carnes é melhor absorvido pelo corpo, e o ferro dos vegetais precisa que você consuma uma fonte de vitamina C para ser melhor absorvido.

E como melhorar a absorção do ferro?

Uma forma de aumentar absorção do ferro é fazer algumas associações em suas refeições, como por exemplo, quando ingerir uma fonte de ferro vegetal, inclua uma laranja como sobremesa ou tempere a salada com limão, assim você estará adicionando a vitamina C ao prato. Essa é uma boa dica para vegetarianos e veganos, que consomem apenas fontes de ferro vegetais.

Evite alimentos com cálcio após o consumo de ferro, pois eles podem reduzir a capacidade de absorção, como uma sobremesa a base de leite, por exemplo.

Para mais informações, consulte sempre um profissional da saúde, como um médico nutrólogo ou um nutricionista. Ele pode te ajudar a montar um cardápio mais equilibrado e te orientar caso precise suplementar o ferro em sua dieta.

  • A deficiência de ferro geralmente resulta da perda de sangue em adultos (incluindo sangramento da menstruação) mas, em crianças e gestantes, pode resultar de uma dieta inadequada.

  • A anemia se desenvolve, fazendo com que as pessoas fiquem pálidas e sintam-se fracas e cansadas.

  • Os médicos baseiam o diagnóstico nos sintomas e nos resultados do exame de sangue.

  • Os médicos procuram uma fonte de sangramento, e se uma for identificada, eles a tratam.

  • Geralmente, são receitados suplementos de ferro para ingestão por via oral.

O organismo recicla o ferro: Quando os glóbulos vermelhos morrem, o ferro presente neles volta à medula óssea para ser reutilizado na formação de novos glóbulos vermelhos. Todos os dias se perde uma pequena quantidade de ferro, principalmente nas células que se liberam do revestimento mucoso intestinal. Essa quantidade deve ser substituída diariamente por 1 ou 2 mg de ferro que se absorve dos alimentos. As mulheres perdem mais ferro durante o sangramento menstrual, e, às vezes, a quantidade perdida não é totalmente reposta pelo ferro absorvido dos alimentos.

Os alimentos contêm dois tipos de ferro:

  • Ferro heme: Produtos de origem animal contêm ferro heme. Ele é muito mais bem absorvido do que o ferro não heme.

  • Ferro não heme: A maioria dos alimentos e suplementos de ferro contêm ferro não heme. É responsável por mais de 85% do ferro da dieta habitual. No entanto, menos de 20% do ferro não heme consumido é absorvido pelo organismo. O ferro não heme é mais bem absorvido quando é consumido com as proteínas animais e com vitamina C.

Nos adultos, a deficiência de ferro é mais comumente causada por

  • Perda de sangue

Em mulheres na pré-menopausa, a hemorragia menstrual pode causar a deficiência. Nas mulheres pós-menopáusicas e nos homens, a deficiência de ferro é indicativa de uma hemorragia, mais frequentemente no aparelho digestivo, por exemplo, devido a uma úlcera hemorrágica ou a um pólipo no cólon. Sangramento crônico devido a câncer no cólon é uma causa séria em pessoas de meia-idade e idosas.

A deficiência de ferro pode advir de um regime alimentar inadequado, o que acontece principalmente nos lactentes e nas crianças que necessitam mais de ferro, porque estão em fase de crescimento. As moças adolescentes em fase de crescimento, que iniciam a sua menstruação, correm o risco de sofrer de falta de ferro se seguirem dietas que excluem a carne.

As gestantes também correm o risco de sofrer essa deficiência, visto que o crescimento do feto exige grandes quantidades de ferro.

Em raras ocasiões, a falta de ferro pode dar origem a uma fina membrana que cresce através de uma parte do esôfago e causa dificuldades em engolir.

  • Exames de sangue

  • Ocasionalmente, exame da medula óssea

Os exames de sangue também incluem a medição do seguinte:

  • Transferrina: Transferrina é a proteína que transporta o ferro no sangue quando este não se encontra dentro dos glóbulos vermelhos. Se a porcentagem de ferro da transferrina for inferior a 10%, é provável que haja uma deficiência de ferro.

  • Ferritina: A ferritina é a proteína que armazena o ferro. A deficiência de ferro é confirmada se o nível de ferritina estiver baixo.

No entanto, várias situações (como a inflamação, as infecções, o câncer e as lesões hepáticas) podem fazer com que a ferritina permaneça normal ou elevada, mesmo quando existe uma deficiência de ferro.

  • Controle do sangramento

  • Suplementos de ferro por via oral

  • Raramente se administra ferro através de injeção

A ingestão de ferro que se encontra na dieta normal pode não ser suficiente para repor o ferro perdido (porque menos de 20% do ferro proveniente dos alimentos é absorvido pelo organismo). Assim, a maioria das pessoas com deficiência de ferro precisa tomar suplementos de ferro por via oral, normalmente, uma ou duas vezes ao dia. O ferro dos suplementos é mais bem absorvido quando ingerido com o estômago vazio, 30 minutos antes das refeições ou 2 horas após as refeições, principalmente se as refeições incluírem alimentos que reduzem a absorção de ferro, tais como fibras vegetais, alimentos que contêm fitatos (incluindo pão integral, farelo, feijão, soja e nozes), café e chá. Infelizmente, a ingestão de ferro suplementar com o estômago vazio pode causar indigestão e constipação. Por isso, algumas pessoas devem tomar os suplementos com as refeições. Os antiácidos e suplementos de cálcio também podem reduzir a absorção de ferro. Consumir vitamina C em sucos ou ingeri-la em forma de suplemento aumenta a absorção do ferro, assim como comer pequenas quantidades de carne, que contém a forma de ferro mais facilmente absorvida (ferro heme). Os suplementos de ferro dão quase sempre uma cor negra característica às evacuações, um efeito secundário inócuo.

Raramente se administra ferro através de injeções. As injeções são necessárias para pessoas que não toleram os comprimidos ou nas poucas pessoas que não conseguem absorver ferro suficiente do aparelho digestivo.

Corrigir a anemia ferropênica geralmente leva de várias semanas até cerca de 2 meses, mesmo depois que o sangramento tenha parado. Após a superação da anemia, deve-se tomar doses de ferro suplementares por um período de seis meses até repor as reservas do organismo. Periodicamente, devem ser realizadas análises do sangue para determinar se a pessoa está a recebendo ferro suficiente e para descobrir possíveis hemorragias.

As mulheres não menstruadas e os homens não devem tomar suplementos de ferro ou suplementos multivitamínicos com ferro se não forem receitados por um médico. Ingerir esses suplementos pode dificultar o diagnóstico de sangramento no intestino. Tal sangramento pode ser devido a doenças graves, incluindo câncer do cólon.

Visto que o feto em desenvolvimento necessita de ferro, são recomendados suplementos de ferro a quase todas as gestantes. A maioria dos bebês, sobretudo os prematuros ou os que nascem com baixo peso corporal, precisa de suplementos de ferro. Essa suplementação é administrada através de compostos enriquecidos com ferro ou através de suplementos líquidos para os bebês amamentados.

O seguinte é um recurso em inglês que pode ser útil. Vale ressaltar que O MANUAL não é responsável pelo conteúdo deste recurso.

OBS.: Esta é a versão para o consumidor. MÉDICOS: VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

VISUALIZAR A VERSÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Como reduzir a absorção de ferro?

Direitos autorais © 2022 Merck & Co., Inc., Rahway, NJ, EUA e suas afiliadas. Todos os direitos reservados.

Como reduzir a absorção de ferro?

Como diminuir a absorção de ferro no organismo?

-Fazer uso de fitatos (sementes), fibras, pectina (maçã, pêra, etc), cálcio (leite e derivados), taninos encontrados nos chás e café, e oxalatos presente no chocolate amargo para diminuir a absorção do ferro. -Procurar tomar chá verde antes ou depois das refeições para diminuir a absorção de ferro.

O que bloqueia a absorção de ferro?

Para aumentar a absorção de ferro, é recomendado evitar o consumo excessivo de leite e derivados, como iogurte e queijos. da mesma fora que deve-se evitar comer estes alimentos juntamente com os alimentos fonte de ferro ou suplemento, pois o cálcio diminui a absorção do ferro no intestino.

Como eliminar o excesso de ferro no organismo?

Como tratar o excesso de ferro.
Flebotomia. A flebotomia, também chamada de sangria terapêutica, consiste em retirar entre 450 e 500 ml de sangue do paciente, ajudando a reduzir também a quantidade de ferro no organismo. ... .
Alterações na dieta. ... .
Usar suplemento Quelante de ferro..

Qual vitamina inibe a absorção do ferro?

quantidade de vitamina C, segundo a USDA (2007) o teor de vitamina C varia de 9 a 16 mg. 100 g–1 nesse fruto. Algumas substâncias presentes em alimentos, como os fitatos, os taninos e o ácido oxálico, possuem efeitos inibidores sobre o ferro não heme. Podem formar precipitados insolúveis que dificultam sua absorção.