Como saber se é caspa ou seborreia?

Oi, meninas! Tudo bem?

O post de hoje é de utilidade pública e para todos os tipos de cabelo. Vamos falar sobre caspa, dermatite seborreica e psoríase e como diferenciá-las. É muito comum ouvir uma crespa reclamando sobre caspa porque frenquentemente exageramos a mão em cremes ou usamos água muito quente. O que pouca gente sabe é que a caspa pode ser confundida com dois problemas de saúde maiores: a dermatite seborreica e a psoríase (doença de pele que pode atingir o couro cabeludo).

Nesse sentido, o post de hoje vem como um alerta a todos nós. Até que ponto é normal ter caspa? Até que ponto descamação do couro cabeludo é realmente caspa e não uma doença mais grave? Às vezes ficamos tão atentas ao problema (caspa) e em como resolvê-lo que não percebemos que estamos lidando com algo muito maior e que só um médico dermatologista poderá te ajudar. Nosso objetivo aqui é tão somente alertar para os sintomas para que você possa ficar ligada e procurar um médico, ok?

Como saber se é caspa ou seborreia?

Caspa

A caspa é a descamação do couro cabeludo e acontece devido a fatores hormonais, mudanças bruscas de clima e stress, mas também pode ser provocada por produtos e químicas capilares e água quente, como a Ana e a Lari já explicaram no post “5 maneiras de evitar a caspa”. Dizer que caspa é falta de higiene, então, é propagar um mito! Aliás, a caspa pode surgir em qualquer tipo de cabelo, seja nos secos ou nos oleosos.

A caspa acontece porque o couro cabeludo é formado de pele, e ele descama pela perda de células mortas e chegada de células vivas. Essa descamação fininha é normal, mas se você estiver perdendo pedaços de pele, aí estamos falando da dermatite seborreica, como explicaremos a seguir.

Como não há cura, já que é um processo normal, a caspa pode ser controlada. Primeiro, utilizando um shampoo anticaspa, que é um produto que realmente funciona por ter na composição princípios ativos que diminuem a divisão celular, lavando o cabelo com água morna (e jamais quente, que só irá agravar a situação) e também deixando a raiz do cabelo respirar sem produtos. Se mesmo com esses cuidados a caspa não diminuir, procure um médico!

Dermatite Seborreica ou Seborreia

A dermatite seborreica, ou seborreia, como já falado, pode ser considerada uma caspa mais grave. Mas ao contrário de ser um processo natural, esse problema surge a partir de uma inflamação e é uma doença crônica, podendo aparecer e sumir ao longo da sua vida. Ela se manisfesta no couro cabeludo e em outras partes do corpo onde há maior produção de óleo sob a forma de lesões avermelhadas que coçam.

O que causa o problema não se sabe ao certo, mas agravam o quadro alterações hormonais, stress, clima seco, frio e mudanças bruscas de temperatura. Pode ter relação também com o tipo de pele, o fungo Pityrosporum (que vive em nossa pele) e alguns medicamentos. Não há cura definitiva, mas existem tratamentos que podem reduzir o quadro da seborreia, como medicamentos específicos e shampoos que, novamente, só podem ser indicados por médicos.

Segundo o site Minha Vida, os sintomas da dermatite seborreica são:

  • Flocos de pele (caspa) em seu couro cabeludo, cabelo, sobrancelhas, barba ou bigode
  • Crostas de pele que descamam
  • Pele avermelhada
  • Vermelhidão ou descamação das pálpebras (blefarite)
  • Coceira ou ardor, que pode piorar caso a área seja infectada pelo ato de “cutucar” a pele
  • Oleosidade na pele e no couro cabeludo.

Se você acha que é este seu caso, procure um médico!

Psoríase no couro cabeludo

Apesar de ser uma doença reconhecida como prioritária pela OMS, a psoríase ainda é desconhecida no Brasil. Então, aqui cabe uma introdução:

Segundo o Google, psoríase é:

“doença cutânea com um componente hereditário, caracterizada pela erupção de placas eritematosas cobertas de escamas esbranquiçadas ou nacaradas, mais frequência nos membros e no couro cabeludo.”

Ou seja, a psoríase pode ocorrer na pele e também no couro cabeludo. Na verdade, a segunda situação acontece com 50% a 80% dos casos de pessoas que já possuam psoríase, e é considerado o tipo “psoríase em placas”, sua forma mais simples que inclui placas avermelhadas cobertas por escamas brancas com tom prateado.

Na região do couro cabeludo a psoríase pode se caracterizar por uma descamação muito leve e fina, mas também pode apresentar placas espessas e avermelhadas que cobrem todo o couro cabeludo e vão até a testa, a nuca e o redor das orelhas.

Algumas causas da psoríase, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, são:

  • Histórico familiar – Entre 30 e 40% dos pacientes de psoríase tem histórico familiar da doença.
  • Stress – Pessoas com altos níveis de estresse possuem sistema imunológico debilitado.
  • Tempo frio, pois a pele fica mais ressecada
  • Consumo de bebidas alcóolicas.
  • Tabagismo: o cigarro não só aumenta as chances de desenvolver a doença, como também a gravidade da mesma quando se manifesta.

A doença não tem cura, mas existem uma série de tratamentos com remédios, pomadas, shampoos e até tratamentos mais alternativos.

Mas cuidar de um cabelo com psoríase? Encontramos algumas dicas bem bacanas no Blog Bem Estar que são:

  • Evitar banhos quentes e longos
  • Evitar secadores de cabelo
  • Tomar banhos de Sol
  • Usar shampoos e hidratantes com recomendação médica
  • Enrolar o cabelo com toalhas – pode ser tecido de algodão para não danificar os cachos ;) – úmidas ou bolsas de gelo para amenizar a coceira (e não coce!)

É sempre bom lembrar que nenhuma das doenças citadas são contagiosas e não são causadas por falta de higiene! Conscientize-se e passe conhecimento para frente, assim o preconceito morre!


Agradecimento e Créditos

Post feito em parceria com a minha amiga e redatora Gabriela Filippo 


Referências:

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Programa Quality Care

Tua Saúde

Drauzio Varella

Minha Vida

Blog Bem Estar

Qual a diferença da seborreia e da caspa?

A caspa, como é mais conhecida, é um dos resultados da dermatite seborreica ou seborreia. É uma inflamação crônica que pode ser seca ou oleosa. A caspa oleosa é a denominada seborreia, é a que provoca placas aderidas ao couro cabeludo.

Como saber se estou com seborreia?

Os sintomas da seborreia podem surgir em forma de coceira, lesões, manchas vermelhas, escamas brancas ou amareladas. Essas manchas podem ser confundidas com caspa.

O que é bom para acabar com a caspa e seborreia?

Confira os cuidados que você precisa ter com o cabelo!.
Use um shampoo anticaspa no couro cabeludo descamando. ... .
Aplique o condicionador ou máscara capilar corretamente. ... .
Adote uma rotina de higiene de acordo com o seu tipo de cabelo. ... .
Evite enxaguar os cabelos com água muito quente. ... .
Controle o estresse e a ansiedade..

Como saber se é caspa ou descamação?

A caspa nada mais é que uma descamação natural do couro cabeludo, geralmente causada pelo excesso de produção de óleo na região. Esse aumento na oleosidade pode ter várias origens, como o estresse, alimentação desequilibrada, alterações hormonais, clima ou mesmo fatores genéticos.