Como saber se meu cabelo precisa de nutrição ou hidratação ou reconstrução?

Devido à exposição diária poluição, calor ou substâncias químicas, como no caso dos produtos para colorir os cabelos, os fios acabam por perder nutrientes, ficando mais porosos e menos resistentes, deixando o cabelo com pouco brilho e quebradiço. Por isso, a realização de procedimentos que ajudam a repor os nutrientes perdidos no dia a dia é importante para que o cabelo volte a ficar macio, sem volume, com brilho e sem frizz.

Há três procedimentos que promovem a saúde do cabelo a hidratação, a nutrição e a reconstrução capilar. Esses tratamentos podem ser feitos em casa, no entanto deve ser feito de acordo com as características dos fios no momento. Assim, para saber qual o procedimento mais adequado, pode-se fazer o teste do fio no copo de água, em que dependendo de como o fio se comporta, pode ser verificado o grau de porosidade e, assim, o tratamento mais eficaz.

Para fazer o teste, basta colocar um fio de cabelo em um copo com água e esperar para ver se o fio fica boiando ou é depositado no fundo do copo, como mostra a imagem a seguir:

Como saber se meu cabelo precisa de nutrição ou hidratação ou reconstrução?

Assim, pela própria composição do fio do cabelo, dá pra notar que ele precisa de hidratação, de nutrição e de reconstrução, só que esses necessidades variam de cabelo para cabelo, e não só isso, pois um cabelo que hoje precisa de muita hidratação pode, daqui um mês, precisar de mais reconstrução ou nutrição por exemplo.

Muita gente acha que só precisa tratar o cabelo se fizer alguma química capilar, e isso tá errado, pois os fios perdem nutrientes todos os dias em decorrência de processos mecânicos (escova, chapinha, etc), da exposição solar, do vento, das mudanças climáticas, dos banhos de mar, dos banhos de piscina e muitas outras coisas.

Ou seja, o cabelo perde nutrientes o tempo todo, e é preciso repô-los, em maior ou menor grau.

Precisa de Hidratação, Nutrição ou Reconstrução?

Como saber se meu cabelo precisa de nutrição ou hidratação ou reconstrução?

Pra identificar do que o seu cabelo precisa, olhe pra ele com atenção, e com papel e caneta na mão! Além de olhar, pegue nos fios, passe os dedos nas mechas com suavidade e observe o que “ele está dizendo e pedindo”. Sim, cabelo não fala mas diz muita coisa, então trate de “ler” os sinais que ele manda.

Ele tá ressecado? Tá sem brilho? Tá poroso? Tá sem vida? Tá sem balanço? Tá desbotado? Tá elástico? Tá frágil? Tá caindo? Tá quebrando? Tá com frizz? Tá crescendo direitinho? Tá secando rápido? Tá embaraçando fácil? Tá com caspa? Tá muito volumoso ou perdeu volume? Ficou muito oleoso?

Anote tudo isso e vamos pra etapa seguinte: a análise do histórico!

Cabelo precisa de tudo um pouco!

Como saber se meu cabelo precisa de nutrição ou hidratação ou reconstrução?

Você faz ou fez alguma química capilar? Descolore? Pinta? Faz luzes ou mechas? Fez ou faz? Progressiva, relaxamento, alisamento ou similares (plástica dos fios, botox,  etc)? Quais ativos você usou pra relaxar, alisar, fazer progressiva ou qualquer outra escova?

Anote tudo e analise agora a estrutura e as características do seu cabelo. Ele é liso, ondulado, indefinido, cacheado, afro, fino, grosso, oleoso ou seco?

E quais são os produtos que você usa? Eles são específicos para o seu tipo de cabelo? Quais são os ativos predominantes nesses produtos?

Tá tudo anotado? Calma que tem mais! Vamos analisar a sua rotina… Você passa o dia numa sala com ar condicionado ou trabalha exposta ao sol? Usa muito secador e muita chapinha? É rata de praia ou de piscina?

Histórico capilar é TUDO!

Como saber se meu cabelo precisa de nutrição ou hidratação ou reconstrução?

Todas essas perguntas mais parecem um daqueles questionários do IBGE, mas respondê-las é a forma mais simples de entender quais são as necessidades do cabelo.

De forma muito resumida, só pra vocês terem um parâmetro, a regra é essa:

  •  O cabelo está sem brilho e ressecado? Então ele precisa de hidratação!
  • O cabelo está com frizz, volumoso, desalinhado ou poroso? Ele tá pedindo por nutrição!
  • O cabelo  está fino, frágil, quebradiço e “elástico”? Ele grita por reconstrução!

Como o assunto é muito longo, vou dividir em várias partes, mas fiquem tranquilas que vou ensinar como identificar cada necessidade e como escolher os produtos certos para cada caso, tá? Publico tudo esse final de semana!

Posts que vão ajudar:

  • Como saber se o cabelo precisa de hidratação?
  • Hidratação, Nutrição e Reconstrução: como usar?
  • Hidratação, Nutrição e Reconstrução: quando usar?
  • Cronograma Capilar: O Guia Completo
  • Cabelos elásticos: o guia completo pra recuperar os fios!
  • Aprenda a cuidar (e recuperar!) do cabelo gastando pouco!

Beijos, Ju

Quer mais dicas como essa? Siga nossas Redes Sociais ⇒ Instagram ♥ Snapchat ♥ Twitter ♥ Pinterest ♥Facebook⇒   @jurovalendo

Como saber se meu cabelo precisa de reconstrução Hidratacao e nutrição?

Quando o cabelo está poroso (e, consequentemente, mais frágil), o fio afunda completamente e, portanto, a reconstrução é o processo mais indicado. Se o fio afundar pela metade, a nutrição é o ideal; se ele boiar em cima da água, basta manter a rotina de hidratação capilar.

Como identificar um cabelo que precisa de nutrição?

Um fio que precisa de nutrição geralmente apresenta alguns sintomas comuns: fios ressecados, opacos, sem brilho e com muito frizz. Além de suprir a falta de lipídios do cabelo, a nutrição tem o papel fundamental de reter a hidratação dentro da estrutura do fio, evitando o ressecamento.

Como saber se o cabelo está precisando de reconstrução?

Cabelos que precisam de reconstrução capilar.
Cabelo com alta porosidade. O excesso de porosidade deixa o fio frágil, ressecado e quebradiço. ... .
Cabelos com química. Cabelos descoloridos ou que passaram por alisamento tendem a ser mais sensíveis e frágeis por conta da química que receberam. ... .
Fios quebradiços e ásperos..

Como saber se preciso hidratar o cabelo?

“Para identificar se seu cabelo precisa ser hidratado, basta observar o aspecto. Está sem brilho, armado e embaraça com facilidade? Hidratação nele!”, fala o hairstylist Ronan Gedeoni. É preciso lembrar que qualquer cabelo precisa ter sua umidade reposta, até mesmo os oleosos.