Como são classificadas as plantas e os animais?

Critérios de classificação dos animais

A classificação dos animais depende fortemente dos critérios adotados para a mesma. Neste artigo vamos ver como esses critérios mudaram ao longo da história. Versão original criada por Ana Lucia Souto.

Classificação dos animais

Ninguém sabe com certeza quando, como nem por que surgiu a vida na Terra, mas Aristóteles observou há 2.400 anos que toda a biodiversidade do planeta era de origem animal ou vegetal. Essa observação inicial do filósofo grego foi completada nos séculos XIX e XX com a descoberta de novos reinos, até chegar aos cinco mais reconhecidos da atualidade — agrupam as 8,7 milhões de espécies que habitam a Terra, segundo estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)—.

O QUE É UM REINO EM BIOLOGIA

O sistema dos reinos biológicos é a forma que a ciência tem para classificar os seres vivos por sua relação de parentesco na história da evolução. Isso significa que todas as espécies que integram os cinco grandes grupos — algumas teorias recentes os situam em seis e inclusive sete — têm antepassados comuns; portanto, compartilham parte de sua genética e pertencem à mesma árvore genealógica.

Além dos reinos dos seres vivos, existem outras categorias taxonômicas dentro do mesmo sistema de classificação como o domínio, o filo, a classe, a ordem, a família, o gênero e a espécie. Todas elas seguem uma ordem hierárquica e estão subordinadas entre si; portanto, uma divisão engloba outras. Dessa forma, o domínio inclui o reino, o reino ao filo, o filo à classe e assim sucessivamente.

CARACTERÍSTICAS DOS CINCO REINOS DOS SERES VIVOS

Todas as espécies que fazem parte de um determinado reino têm características semelhantes quanto a desenvolvimento e funcionamento. A seguir, vejamos onde ocorrem essas relações de parentesco que definem os reinos da natureza:

 Nutrição. Autotrófica (produzem seu próprio alimento) ou heterotrófica (se alimentam de outros seres vivos).

 Organização celular. Unicelulares (possuem apenas uma célula) ou pluricelulares (têm duas ou mais células).

 Tipologia celular. Eucariontes (o material genético está rodeado por uma membrana) ou procariontes (não possuem membrana).

 Respiração. Aeróbia (necessitan oxigênio) ou anaeróbia (não utilizan oxigênio).

 Reprodução. Sexuada, assexuada ou por esporos.

 Locomoção. Autônoma ou imóvel.

A CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS EM CINCO REINOS

O primeiro que classificou os seres vivos em cinco grandes reinos foi o ecólogo norte-americano Robert Whittaker. Este pesquisador comprovou em 1959 que os fungos não eram organismos vegetais — até então se acreditava que sim — e uma década depois propôs a criação do reino Fungi para diferenciá-los das plantas. A teoria de Whittaker teve grande aceitação e a comunidade científica somou assim um novo grupo ao sistema anterior de quatro reinos, estabelecido pelo biólogo norte-americano Herbert Copeland em 1956.

Reino animal

O reino Animália é o mais evoluído e se divide em dois grandes grupos: vertebrados e invertebrados. Os animais são seres pluricelulares e eucariontes de alimentação heterotrófica, respiração aeróbia, reprodução sexual e capacidade de deslocamento. Este reino é um dos mais biodiversos e é composto pelos mamíferos, peixes, aves, répteis, anfíbios, insetos, moluscos e anelídeos, entre outros.

Reino vegetal

As árvores, as plantas e demais espécies vegetais fazem parte do reino Plantae, um dos mais antigos e que se caracteriza por sua natureza imóvel, pluricelular e eucariontes. Esses seres autotróficos, que contêm celulose e clorofila em suas células, são imprescindíveis para a vida na Terra ao liberarem oxigênio através da fotossíntese. Quanto à forma de se reproduzir, esta pode ser sexuada ou assexuada.

A Botânica compreende a parte da Biologia que estuda os integrantes do Reino Plantae, ou seja, todos os vegetais do nosso planeta.

A Botânica é a área da biologia que estuda o Reino Plantae, onde estão incluídos todos os vegetais. Nesse grupo encontramos seres autotróficos, eucariontes e multicelulares, ou seja, seres que produzem seu próprio alimento, apresentam células com núcleo delimitado pela carioteca e possuem mais de uma célula.

O Reino Plantae é extremamente variado, com espécies simples que não apresentam folhas, caule e raízes verdadeiras até espécies com frutos carnosos e flores deslumbrantes. Didaticamente, as plantas são divididas em quatro grupos principais, tomando como base características como a presença ou ausência de vasos condutores, sementes, flores e frutos. Esses grupos são as briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.

As briófitas denominam o grupo de plantas mais simples. Elas são pequenas, avasculares e não possuem caule, folhas, nem raízes. Gostam de viver preferencialmente em locais úmidos e necessitam de água para reprodução. Como principais representantes desse grupo, podemos citar os musgos e hepáticas.

As pteridófitas, diferentemente das briófitas, são plantas que possuem vasos condutores de seiva, bem como folhas, caule e raiz. Essas plantas também estabelecem forte dependência com a água no que diz respeito à reprodução. Como representantes, podemos citar as samambaias e avencas.

As gimnospermas são plantas mais complexas, quando comparadas às briófitas e pteridófitas, e surgiram com uma importante novidade evolutiva: as sementes. Estas são extremamente importantes porque garantem a proteção do embrião e fornecem-lhe alimento. Nesse grupo de plantas, a característica mais marcante é a semente nua, ou seja, a semente sem estar envolvida por um fruto. Como exemplo de gimnospermas, podemos citar os pinheiros e araucárias.

Por fim, temos o grupo mais diversificado e dominante de plantas: as angiospermas. Essas plantas apresentam flores e frutos que atuam, respectivamente, atraindo polinizadores e dispersores. Sem dúvidas, essa característica favoreceu a grande quantidade de espécies desse grupo. Como exemplo, podemos citar as roseiras, os coqueiros e os cactos.

Além de estudar mais profundamente esses quatro grupos de planta, daremos ênfase também à ecologia, à anatomia e a fisiologia vegetal. Sendo assim, nesta seção vocês encontrarão uma ampla variedade de temas que suprirão todas as dúvidas a respeito das plantas.

Boa leitura e divirta-se conhecendo um pouco mais sobre os vegetais!

Atenção: Alguns organismos autotróficos, tais como algas e cianobactérias, são retratados na Botânica juntamente às plantas. Apesar de serem seres completamente diferentes, esses grupos estão tradicionalmente incluídos aqui.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

Como classificar animais e plantas?

No sistema de Whittaker todos os seres vivos foram classificados como pertencendo a um dos cinco reinos, que são:.
Monera – bactérias;.
Proctotista ou Protista – protozoários e algas;.
Fungi – todos os fungos;.
Plantae ou Metaphyta – plantas avasculares e vasculares;.
Animalia ou Metazoa – reúne todos os animais..

Por que os animais e as plantas são classificadas como?

Os animais e as plantas são classificados como pluricelulares porque apresentam milhares de células. Já as bactérias, são seres vivos muito simples que são compostos por uma célula única (unicelulares).

Por que as plantas são classificadas?

Os vegetais são classificados quanto à presença ou ausência de flores. As plantas que não possuem flores e cuja estrutura reprodutora é pouco visível são chamadas de criptógamas; e as plantas que possuem flores e cuja estrutura reprodutora é bem visível, denominamos fanerógamas.