Como são denominadas as células que possuem todas as estruturas indicadas no desenho?

A estrutura celular de uma bactéria é bastante simples quando comparada às células eucarióticas.

As bactérias são organismos simples, formados por apenas uma célula, sendo chamados, portanto, de seres unicelulares. Seu material genético (DNA) é encontrado disperso no citoplasma, pois não possuem carioteca delimitando seu núcleo (seres procarióticos).

A maioria das células bacterianas possui parede celular, localizada externamente à membrana plasmática, formada por peptideoglicano ou mureína, que garante proteção e forma à célula. Além da parede, algumas bactérias possuem uma cápsula polissacarídica que envolve essa estrutura.

No citoplasma observa-se a ausência de organelas membranosas e a presença de ribossomos, estruturas relacionadas com a síntese de proteínas. Os ribossomos estão presentes em grande quantidade e são menores que aqueles encontrados nas células eucarióticas. Nas células bacterianas podemos encontrar também grânulos de reserva, que variam de natureza química.

O cromossomo bacteriano caracteriza-se por ser uma única molécula de dupla fita circular de DNA. Além do DNA cromossômico, as células bacterianas apresentam moléculas menores de DNA circular, que possuem genes que não são essenciais para a sobrevivência da bactéria. Essas moléculas são chamadas de plasmídeos.

As bactérias podem ainda apresentar flagelos, estruturas locomotoras formadas principalmente por uma proteína denominada flagelina. As bactérias que não apresentam essa estrutura são denominadas atríquias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Outra estrutura encontrada nas bactérias são as fimbrias, que lembram os flagelos, porém, atuam auxiliando na fixação das bactérias. Essas estruturas são formadas pela proteína pilina e se assemelham a pequenos pelos. São encontradas fimbrias principalmente nas bactérias chamadas de Gram negativas.

Como são denominadas as células que possuem todas as estruturas indicadas no desenho?

Observe os diferentes formatos que as bactérias possuem

Normalmente as bactérias são classificadas, de acordo com o formato que possuem, em:

- Cocos = Bactérias com formato esférico. Exemplo: Chlamydia trachomatis.

- Bacilos = Bactérias com formato de bastão. Exemplo: Mycobacterium tuberculosis.

- Espirilo = Bactérias com formato espiralado. Exemplo: Treponema pallidum.

- Vibrião = Bactérias com formato de vírgula. Exemplo: Vibrio cholerae.

Outra classificação bastante usada é a de gram-positiva e gram-negativa. Essa classificação diz respeito a uma técnica denominada método de Gram, que se baseia na utilização dos reagentes cristal violeta, lugol, etanol-acetona e fucsina básica para corar a parede celular das bactérias. As que coram de roxo recebem o nome de gram positivas e as que coram de vermelho são denominadas de negativas.


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

A célula animal é uma célula do tipo eucarionte e, portanto, apresenta estruturas como núcleo e organelas citoplasmáticas. Algumas organelas permitem diferenciar uma célula animal de uma célula vegetal. Na célula animal, destacam-se a presença de lisossomos e a ausência de parede celular, plastídios e vacúolo central ou de suco celular.

Leia também: Diferenças entre células procariontes e eucariontes

Tópicos deste artigo

  • 1 - Características básicas de uma célula animal
  • 2 - Diferenças entre as células vegetais e animais

Características básicas de uma célula animal

A célula animal, assim como todas as células, apresenta membrana plasmática e citoplasma. Por ser uma célula eucarionte, possui núcleo e também organelas celulares. Vamos explorar a seguir cada uma dessas importantes partes da célula.

Como são denominadas as células que possuem todas as estruturas indicadas no desenho?
Na célula animal da figura, é possível observar com clareza a presença do núcleo e do citoplasma.

  • Membrana plasmática

A membrana plasmática é uma membrana que envolve a célula, garantindo a separação do conteúdo celular do meio externo. Ela é constituída por uma bicamada lipídica, na qual se encontram proteínas associadas de diferentes formas. Algumas proteínas se estendem através da bicamada lipídica, enquanto outras estão apenas ligadas à sua superfície. Além de envolver a célula, a membrana plasmática apresenta uma série de outras funções, como controlar o que entra e o que sai da célula. Essa propriedade é conhecida como permeabilidade seletiva.

Leia também: O que é o modelo do mosaico fluído?

  • Citoplasma

O citoplasma está localizado, nas células eucariontes, entre a membrana plasmática e o núcleo, preenchendo o interior celular. É no citoplasma que são encontradas as chamadas organelas celulares e também o citoesqueleto, uma complexa rede de proteínas constituída por filamentos de actina, microtúbulos e filamentos intermediários.

Denominamos de citosol a parte do citoplasma que não é dividida por membranas intracelulares, ou seja, o citosol consiste no material localizado entre as organelas. Ele apresenta uma consistência gelatinosa, sendo formado por água e várias substâncias gelatinosas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • Organelas celulares

As organelas são estruturas envolvidas por membrana que se encontram suspensas no citosol de células eucariontes. Nas células animais, podemos observar a presença das seguintes organelas:

  • retículo endoplasmático;

  • complexo golgiense;

  • lisossomo;

  • peroxissomo;

  • mitocôndria;

  • centríolos.

O retículo endoplasmático pode ser dividido em dois tipos: retículo endoplasmático liso e rugoso, os quais se diferenciam pelo fato de o rugoso apresentar ribossomos ligados à sua membrana. O retículo endoplasmático liso apresenta como funções a síntese de lipídios e a desintoxicação. O retículo endoplasmático rugoso, por sua vez, relaciona-se com a síntese de proteínas. O complexo golgiense, por sua vez, estárelacionado com modificação, armazenamento e secreção de substâncias.

Os lisossomos são organelas relacionadas com a digestão intracelular e também com a reciclagem de materiais orgânicos da célula. Essas organelas são típicas da célula animal, não sendo observadas em células vegetais.

Já os peroxissomos se destacam por promover reações em que o peróxido de hidrogênio é formado e degradado. Essa organela está relacionada com a oxidação de moléculas tóxicas.

As mitocôndrias são organelas extremamente importantes, sendo denominadas, por muitos autores, de “casas de força” das células. É nas mitocôndrias que ocorre a respiração celular, um processo que leva à produção de ATP para a célula.

Os centríolos estão relacionados com o processo de divisão celular. Frequentemente são indicados como organelas exclusivas da célula animal, porém eles ocorrem na maioria das células eucariontes, não estando presentes apenas nas células não flageladas das plantas, algas vermelhas e fungos.

Não podemos deixar de citar os ribossomos. Essas estruturas não são consideradas organelas por muitos autores, devido à ausência de membranas. Sua função é realizar a síntese de proteínas. Eles estão presentes em células eucariontes e também procariontes.

Como são denominadas as células que possuem todas as estruturas indicadas no desenho?
Na figura acima é possível observar as principais estruturas presentes em uma célula animal.

  • Núcleo

O núcleoé uma estrutura típica da célula eucarionte, sendo esse o local onde está a maior parte da informação genética da célula. Responsável por controlar as atividades celulares, ele é envolvido por duas membranas, que, em conjunto, são denominadas de envoltório nuclear ou carioteca. No núcleo encontramos, além do DNA, uma região chamada de nucléolo, onde há grande quantidade de RNA. É no nucléolo que as subunidades ribossômicas são formadas.

Diferenças entre as células vegetais e animais

A célula animal e a célula vegetal são dois tipos de células eucariontes, apresentando, portanto, muitas características em comum. Podemos diferenciá-las, no entanto, observando a presença ou ausência de determinadas estruturas. Veja a seguir as principais diferenças entre esses tipos celulares.

  • A célula vegetal apresenta parede celular, estrutura ausente na célula animal.

  • A célula vegetal apresenta algumas organelas típicas. Plastídios e vacúolo de suco celular ou vacúolo central não são observados em células animais.

  • Lisossomos são organelas encontradas apenas na célula animal.

Para saber mais, acesse: Diferenças entre células animais e vegetais.

Como são denominadas as células que possuem as estruturas?

C) Células eucarióticas pois possuem compartimentos que dividem suas organelas.

Como são denominadas as células?

Resumo sobre células Células podem ser classificadas em procariontes e eucariontes. Células procariontes apresentam material genético disperso no citoplasma. Células eucariontes possuem um núcleo definido, delimitado pelo envelope nuclear.

Qual é o nome da estrutura indicada?

Resposta verificada por especialistas. As antenas, pois são estruturas ricas em sensilos e pêlos extremamente sensíveis, sendo assim, capazes de captar estímulos do ambiente, como odor, sons e o tato.

Quais são as principais estruturas de uma célula?

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo.