Quais são os tecidos musculares e como é a contração muscular deles?

Índice

Introdução

O tecido muscular é o tecido responsável pela locomoção e por outros diversos movimentos do corpo. É um tecido de fundamental importância para a estabilização do corpo, para a postura, e para a produção de calor.

  Aproximadamente 40% da massa corporal é constituída por tecidos musculares variados. Esses músculos se caracterizam por serem formados por células capazes de se contraírem e de se alongarem, ou seja, são fibras musculares contráteis.

Classificação

Existem três tipos de tecido muscular: o tecido muscular liso, o tecido muscular estriado esquelético e o tecido muscular estriado cardíaco.

Tecido muscular liso

O tecido muscular liso é o tecido que constitui a musculatura dos órgãos internos como o estômago e os vasos sanguíneos. É o tecido responsável por diversos movimentos internos, como os movimentos peristálticos no trato digestório e as contrações do parto. Sua contração é bastante lenta e não tem ação voluntária, ou seja, não depende de comandos conscientes do indivíduo.

  Suas células são uninucleadas, bastante alongadas e têm extremidades afiadas. O tecido muscular liso não apresenta estriações. Seus filamentos de actina e miosina não se organizam de maneira padronizada como nas células estriadas

A musculatura lisa apresenta na membrana plasmática de suas células cavidades chamadas de cavéolas. Nelas, podem ser encontrados íons Ca2+, que são utilizados para iniciar o processo de contração muscular.

Tecido muscular estriado esquelético

O tecido muscular estriado esquelético é o tecido encontrado em nossos ossos, por isso, é denominado esquelético. Sua contração se dá de maneira rápida e voluntária, ou seja, dependem de comandos conscientes do indivíduo. As fibras musculares desse tecido assumem formato cilíndrico, são fibras multinucleadas e seus núcleos se situam junto à membrana celular.

Em cada fibra muscular desse tecido existem várias miofibrilas (filamentos de proteínas) organizadas de modo a tornar possível a observação de estriações transversais, que explicam o termo “estriado” em sua nomenclatura. Quando ocorre o encurtamento das miofibrilas, o músculo se contrai, possibilitando os diversos movimentos do corpo humano - uma vez que o tecido muscular estriado esquelético está ligado ao esqueleto através dos tendões.

  No corpo humano, existem dois tipos principais de fibras esqueléticas: as fibras brancas e as fibras vermelhas.

  • Fibras vermelhas: são fibras de contração bastante lenta. São ricas em mitocôndrias e em mioglobinas, o que confere a elas a sua cor vermelha. A principal característica dessas fibras é a capacidade de carregar oxigênio e de manter atividades aeróbicas usando gorduras e carboidratos como fonte de energia. Embora não produzam muita força, são fibras capazes de manter a contração por longos períodos;
  • Fibras brancas: As fibras brancas são fibras de contração rápida. São acionadas em exercícios curtos e em atividades anaeróbicas. Elas produzem bastante força, porém, só são capazes de manter a atividade em pulsos ou em curtos períodos.

Tecido Muscular Estriado Cardíaco

O tecido muscular estriado cardíaco é o tecido que constitui o coração, formando o miocárdio. Tem contração rápida, rítmica e totalmente involuntária. Suas células ramificadas são capazes de se associar em discos intercalares. Entre eles, estão presentes zônulas de adesão, fixadoras de actina, desmossomos, que fazem a adesão das células cardíacas e as junções comunicantes, responsáveis pela passagem dos íons nas células cardíacas, facilitando a comunicação e a propagação de impulsos elétricos.

É um tecido formado por células ramificadas e alongadas, que possui estriações bastante semelhantes às do tecido esquelético, com a diferença de que as células do tecido muscular estriado cardíaco apresentam apenas um núcleo.
 

O intenso metabolismo do músculo cardíaco se dá devido ao alto número de mitocôndrias presentes nesse tecido. Nele acontece, também, o acúmulo de glicose em forma de glicogênio, que será usado apenas se houver necessidade.

Ilustração dos três tecidos musculares: estriado esquelético, estriado cardíaco e liso.

Exercício de fixação

UFC/2002

O alimento passa do esôfago para o estômago como resultado de uma onda peristáltica. Assinale a alternativa que mostra o tecido responsável pela peristalse do sistema digestório.

A Tecido muscular esquelético.

B Tecido muscular liso.

C Tecido conjuntivo.

D Tecido adiposo.

E Tecido epitelial

Como é a contração do tecido muscular?

A contração desse tipo de tecido muscular é rápida e vigorosa e ocorre, geralmente, de maneira voluntária. Nas fibras musculares, observa-se as miofibrilas, que são feixes de filamentos. Elas são formadas por quatro tipos de proteínas: a miosina, a actina, a tropomiosina e a troponina.

Quais são os tipos de tecido muscular?

Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco, sua caracterização histológica é baseada na presença de estriações no citoplasma da célula, quantidade de núcleos e localização do núcleo dentro da célula.

Quais os principais músculos e o tipo de contração?

Os músculos podem ser classificados em três tipos: estriados esqueléticos, estriados cardíacos e não estriados ou lisos. Esses últimos apresentam contração involuntária, assim como os estriados cardíacos.

Qual o tipo de contração do músculo?

Estes três tipos são: contração isometrica (metria = comprimento; iso = igual ou constante), contração isotônica (que pode ser dividida em excêntrica e concêntrica) e contração isocinética (cinética = velocidade; iso = igual ou constante).