Como se chama o lugar onde vivem os seres vivos?

É muito comum ouvirmos falar sobre o habitat dos animais e que a sua destruição coloca em risco a sobrevivência de várias espécies. Mas, afinal, o que é habitat?

Habitat pode ser definido como o local em que determinada espécie vive e desenvolve-se. De uma forma bem didática, podemos dizer que é a casa de um organismo, o seu endereço. Os peixes, por exemplo, vivem na água e por isso dizemos que seu habitat é aquático. Já as minhocas vivem embaixo da terra, sendo esse o seu habitat.

Podemos dividir o habitat em dois tipos principais: o natural e o artificial. Os habitats naturais são aqueles criados pela própria natureza, sem interferência do homem. Já os habitats artificiais são aqueles que são construídos pelo homem. Esses ambientes possuem como função principal fazer com que o ser vivo se sinta em seu verdadeiro habitat, reproduzindo-se e desenvolvendo-se normalmente. Um exemplo clássico de habitats artificiais são os zoológicos.

Como já dito, o habitat é o local onde uma espécie encontra os fatores determinantes para a sua sobrevivência, como o clima, a vegetação e seu alimento. Se removidas de seu habitat, as espécies normalmente morrem em virtude da dificuldade de estabelecer-se em uma nova casa.

Tomemos como exemplo um Dragão-de-Komodo. Esse magnífico lagarto, considerado o maior do mundo, é encontrado apenas em três ilhas do Pacífico: Rinca, Flores e Komodo. Como ele vive apenas nessas ilhas, elas podem ser consideradas o seu habitat natural.

Imagine agora que as ilhas sejam tomadas por construções e lixo. Esse local em nada mais se parece com o antigo ambiente em que ele vivia. O Dragão-de-Komodo não encontra mais comida nem um local para se abrigar. Sua casa foi destruída! Não é preciso dizer que a sobrevivência da espécie fica ameaçada, não é mesmo?

Hoje em dia podemos dizer que a destruição de habitat é um dos problemas que mais levam espécies à extinção. Normalmente essa destruição ocorre em decorrência da ação do homem, que destrói a natureza para construção de casas e ampliação de pastagens e lavouras, por exemplo, além de poluir e contaminar diversas áreas.

Sendo assim, antes de jogar lixo no chão, lembre-se de que você está sujando a casa de alguém e sua ação pode prejudicar diretamente algumas espécies!


Aproveite para conferir a nossa videoaula sobre o assunto:

A biosfera é o lugar onde acontece a vida. Ela representa a camada da Terra que é habitada pelos seres vivos. Para que haja vida no planeta Terra é muito importante que se tenha luz e calor do Sol e água na forma líquida. Esses elementos são fundamentais para a manutenção da vida em nosso planeta, pois todos os seres que aqui vivem necessitam deles.

Como se chama o lugar onde vivem os seres vivos?

Luz e calor do Sol e a água são imprescindíveis para que ocorra a vida na Terra

Em qualquer parte da biosfera há um ciclo de vida que comanda todos os seres vivos que dela fazem parte. Esse ciclo consiste no nascimento, desenvolvimento, multiplicação, morte e decomposição de todos os animais, plantas e microrganismos que estão na biosfera.

A biosfera é formada por vários ecossistemas, que são constituídos por fatores bióticos (plantas, animais, microrganismos) e abióticos (água, luz, solo, gelo, vento). Existem dois tipos de ecossistemas: o terrestre e o aquático.

Como se chama o lugar onde vivem os seres vivos?

Existem dois tipos de ecossistemas: o terrestre e o aquático

Os seres vivos estão distribuídos pelos ecossistemas de acordo com seu clima, pois este interfere muito na quantidade e variedade de alimentos e oferta de água.

Nas regiões polares, onde a água forma grossas camadas de gelo durante o ano todo, e o clima é muito frio, portanto poucas espécies de seres vivos conseguem sobreviver.

Nas regiões tropicais, onde o clima é mais quente e úmido, e a oferta de água e alimentos é bem maior, encontramos uma imensa variedade e abundância de plantas e animais. As maiores florestas do mundo, inclusive a floresta Amazônica, são encontradas nessas regiões.

Entre essas duas regiões, temos outra que chamamos de região temperada. Nessas regiões neva no inverno, e há florestas com vários tipos de animais e árvores.

Como se chama o lugar onde vivem os seres vivos?

Nas ilustrações podemos observar regiões polares, regiões tropicais e regiões temperadas

A quantidade de energia solar e de água interfere muito no tipo de clima de determinada região. Por causa da posição da Terra, e dos movimentos que ela faz, o Sol aquece as regiões de maneiras diferentes, proporcionando zonas climáticas distintas nas diversas regiões do planeta.

Como se chama o lugar onde vivem os seres vivos?

Em virtude da posição da Terra e dos seus movimentos, o calor do Sol aquece o globo terrestre de maneira diferente


Paula Louredo
Graduada em Biologia

Como se chama o lugar onde o ser vivo vive?

Em cada ambiente natural os seres vivos têm o seu lugar próprio, fazem parte de um ecossistema onde encontram abrigo, se alimentam e se reproduzem. A esse ambiente damos o nome de habitat. Podemos observar seres vivos em habitats aquáticos ou em habitats terrestres.

Onde que os animais mora?

Há alguns animais que vivem na terra (porco, cavalo, ovelha, vaca); outros vivem na água (peixes, golfinhos); outros vivem na terra e no ar (pássaros, abelhas, borboletas, joaninhas, saltões) e outros vivem na terra e na água (rã, cobra).

Quais são os 3 tipos de habitat?

Habitats naturais e artificiais Os habitats podem ser classificados em naturais e artificiais. Habitat Natural: como o próprio nome diz são os encontrados na natureza, sem intervenção do homem. Habitat Artificial: são aqueles construídos pelo homem.