Como uma usina termelétrica faz para produzir energia elétrica Brainly?

A fissão dos átomos de urânio dentro das varetas do elemento combustível aquece a água que passa pelo reator a uma temperatura de 320 graus Celsius. Para que não entre em ebulição – o que ocorreria normalmente aos 100 graus Celsius -, esta água é mantida sob uma pressão 157 vezes maior que a pressão atmosférica. 

O gerador de vapor realiza uma troca de calor entre as águas deste primeiro circuito e a do circuito secundário, que são independentes entre si. Com essa troca de calor, a água do circuito secundário se transforma em vapor e movimenta a turbina - a uma velocidade de 1.800 rpm - que, por sua vez, aciona o gerador elétrico. Esse vapor, depois de mover a turbina, passa por um condensador, onde é refrigerado pela água do mar, trazida por um terceiro circuito independente. A existência desses três circuitos impede o contato da água que passa pelo reator com as demais. 

Uma usina nuclear oferece elevado grau de proteção, pois funciona com sistemas de segurança redundantes e independentes (quando somente um é necessário). (Fonte: Eletronuclear)

Como uma usina termelétrica faz para produzir energia elétrica Brainly?

Instalação de painéis solares fotovoltaicos de energia alternativa no telhado

Sua matéria-prima é o vento, que é captado por uma turbina de duas ou três pás, ou seja, hélices presas em um pilar, chamadas de eólias. Seu rendimento depende da rapidez e constância dos ventos na região, o que requer uma análise desses dados antes desse sistema de energia ser implantado.

As vantagens principais da energia eólica são que o impacto ambiental é praticamente nenhum, e o custo de geração de eletricidade é baixo.

Infelizmente, algumas desvantagens também existem, pois apesar de reduzidos, ainda há impactos ambientais na instalação das usinas, causando alteração na paisagem local; pode haver ameaça para os pássaros se as eólias forem colocadas em suas rotas de migração, pode haver também poluição sonora e interferência em transmissões de rádio e TV.

Como uma usina termelétrica faz para produzir energia elétrica Brainly?

Turbinas de energia eólica em Sicília, Itália

​​​​​​​A 64 km da superfície da Terra existe uma camada denominada magma, em que a elevadíssima temperatura ferve a água dos reservatórios subterrâneos. Assim, a energia geotérmica baseia-se na captação do vapor gerado nesses reservatórios por meio de tubos e canos apropriados. Esse vapor faz lâminas de uma turbina girar, e um gerador transforma a energia mecânica em elétrica.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como uma usina termelétrica faz para produzir energia elétrica Brainly?

​​​​​​​Esse tipo de energia é produzido por meio da instalação de turbinas perto dos mares, em que se produzirá energia elétrica por meio da energia potencial das ondas do mar. Porém, o seu rendimento é baixo e o fornecimento de energia não é contínuo.

Como uma usina termelétrica faz para produzir energia elétrica Brainly?

Turbinas no fundo do mar para geração de energia maremotriz

​​​​​​​Esse tipo de energia é bem conhecido, sendo que ela é proveniente do movimento das águas.

O seu rendimento é muito superior aos que foram mencionados até aqui. Porém, os seus impactos ambientais são imensos, incluindo destruição de ecossistemas, alteração de paisagens, alagamentos, bloqueio nos rios e deslocamento da população que morava no local onde a usina foi construída.

Como uma usina termelétrica faz para produzir energia elétrica Brainly?

Usina hidráulica: energia gerada pela movimentação das águas

​​​​​​​Apesar desse tipo de energia envolver altos riscos de contaminação, isso só acontece se houver acidentes ou se o lixo atômico não tiver um tratamento e destino corretos. Mas se tudo transcorrer bem, a energia nuclear é considerada limpa, pois não causa poluição pela emissão de substâncias.

Os detalhes sobre como a energia elétrica é produzida nas usinas nucleares podem ser vistos no texto Reator Nuclear; mas, de maneira resumida, trata-se de uma reação de fissão nuclear, que libera uma quantidade colossal de energia na forma de calor. Esse calor faz a água ferver, sendo que seu vapor aciona uma turbina geradora, que produz eletricidade.

A maior vantagem desse tipo de energia é a grande quantidade de energia elétrica que é gerada. Mas além das desvantagens já mencionadas, que são os acidentes, ainda há o custo elevadíssimo para sua implementação e o fato de que a água quente que volta para os rios e lagos pode causar poluição térmica.

Como uma usina termelétrica faz para produzir energia elétrica Brainly?

Uma usina nuclear sempre é instalada perto de fontes de águas naturais

​​​​​​​Inclui o uso de matéria orgânica, tais como restos de madeira, colheita, plantas, alimentos, animais e algas. A biomassa é constituída principalmente por elementos como carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio, estando o enxofre em menores proporções. Esse material orgânico pode ser transformado em combustíveis sólidos, líquidos e gasosos.

O etanol, por exemplo, é produzido a partir da cana-de-açúcar, do milho, entre outras fontes. O biodiesel é outro exemplo, podendo ser produzido a partir de gorduras animais ou óleos vegetais, tais como o de soja, de amendoim, de algodão, de lama (dendê), de girassol, de mamona etc.

Esses biocombustíveis representam uma melhoria dos gases de carbono emitidos para a atmosfera, minimizando o problema do efeito estufa e do aquecimento global, além de apresentar menor teor de enxofre. Mas eles causam desmatamento e aplicação de monoculturas.

Como usina termelétrica faz para produzir energia elétrica?

Usinas termelétricas produzem energia a partir da queima de carvão, óleo combustível e gás natural em uma caldeira, ou pela fissão de material radioativo (como o urânio). O calor gerado a partir destes elementos transforma em vapor a água presente em tubos localizados nas paredes da caldeira.

Como é gerada a energia elétrica em uma usina termelétrica Brainly?

Nas usinas, a geração da energia termoelétrica se dá através da queima de combustíveis fósseis (diesel, carvão mineral, gás natural, gasolina, etc.) que aquece a água, transformando-a em vapor. Este vapor é conduzido à alta pressão por uma tubulação que faz girar as pás da turbina, cujo eixo está acoplado a um gerador.

Como funciona uma usina termelétrica e quais as fontes de energia que podem ser utilizadas nesse tipo de usina?

Como funciona a usina termoelétrica As usinas termoelétricas produzem energia elétrica por meio do aquecimento da água e consequente movimentação de pás dos geradores em caldeiras, onde se queimam produtos altamente combustíveis, como carvão mineral, madeira, gás natural, óleo diesel e outros.

Como é produzida a energia elétrica nas usinas hidrelétrica e termoelétrica?

A água ao ser aquecida gera vapor d'água em alta temperatura e pressão que percorrendo um sistema de tubulação chega até uma turbina que gira o estrator. Nesse sistema, a energia química do carvão é transformada em energia térmica, que depois é transformada em energia elétrica.