Como você explica o aumento da pressão interna dos pneus?

Você sabia que a cada 10°C a menos na temperatura, os pneus podem perder de 1 a 2 libras?

Isso significa que a sensação de pneus murchando mais rápido no inverno é real.

Não quer dizer que o frio faça a quantidade de ar diminuir dentro dos pneus, o que diminui mesmo é a pressão.

Ficou confuso com essa história? Então embarque com a gente pelas linhas deste artigo, nós vamos explicar melhor e logo você entenderá a importância de redobrar a atenção com os pneus neste período do ano!

A importância de manter os pneus na pressão correta

Se fez uma parada no artigo “Quais são os riscos de calibrar os pneus incorretamente?”, você já sabe que a pressão ideal dos pneus do seu carro está indicada no manual do proprietário.

Por isso, nada de ter números fechados como 28 ou 30 libras, por exemplo. A definição vai variar de acordo com o aro e também vai mudar conforme o peso embarcado no veículo.

Portanto, primeiro cheque essas informações, e daí então faça a calibragem dos pneus.

Outra ressalva importante: faça a calibragem sempre com os pneus frios. Um pneu frio é aquele que não rodou nas últimas quatro horas e permanecerá neste estado se você não percorrer mais do que 3 quilômetros para chegar até o local da calibragem.

Lembre-se ainda de examinar e calibrar o estepe, considerando uma pressão de até 5 Libras por Polegada Quadrada (a famosa sigla “psi”) superior aos pneus que estão sendo utilizados.

Como você explica o aumento da pressão interna dos pneus?

Os cuidados com a calibragem do carro são semelhantes aos pneus da moto, com apenas uma ressalva. É que, no caso das motos, o pneu da frente deverá ser calibrado com menos libras.

Rodar por aí com a quantidade correta de libras fará você gastar combustível adequadamente, é importante para a sua segurança e a dos passageiros e ainda ajuda a aumentar o tempo de vida útil dos pneus. Viu como motivos não faltam?

Por que a pressão dos pneus diminui no inverno?

Tanto o calor quanto o frio exercem influência sobre as libras dos pneus. Sob a incidência da luz solar direta, em um dia quente de verão, por exemplo, a pressão dos pneus pode aumentar porque o ar se expande.

O aumento da pressão, no entanto, é mais leve do que a diminuição, fenômeno que acontece nos dias frios, especialmente quando a temperatura cai bruscamente. 

São fenômenos que a física explica! Por mais que o ar de dentro dos pneus esteja protegido pela a estrutura e que o bico da tampa esteja bem fechado, ainda assim a temperatura baixa do ambiente é capaz de comprimir o ar.

Sendo assim, o que acontece com os pneus não é exatamente a perda da pressão, mas a compressão do ar. É por isso que você observa o aspecto murcho com mais frequência agora do que no verão!

A boa notícia é que esse é um problema fácil de resolver: basta você aumentar a quantidade de aferições diante do calibrador e regular conforme a necessidade que o fabricante do seu carro ou moto indica. 

Costumava fazer a calibragem de 15 em 15 dias? Neste período, diminua para uma semana ou sempre que notar que os pneus estão murchos.

Por fim, não esqueça de seguir o passo a passo da calibragem, que é composto por esses três pontos essenciais:

1. Calibre o pneu com o automóvel totalmente vazio

2. Encha os quatro pneus em uso. Não se esqueça do estepe. 

3. Verifique qual é a pressão indicada para o seu veículo e siga essa orientação.

Gostou das dicas? Apostamos que você vai gostar ainda mais de saber que pode comprar os pneus online, com segurança, garantia e economia!

Não deixe de ler o artigo “Comprar pneus pela internet é seguro? Descubra 6 características para observar”.

Como você explica o aumento da pressão interna dos pneus?

A palavra isocórica tem origem grega: iso significa “igual” e coros significa “volume”.

Para analisarmos como a pressão varia em relação à temperatura, podemos imaginar um pneu de carros, onde o ar que o preenche permanece com o volume constante. No entanto, à medida que o carro anda, a pressão dentro do pneu aumenta, porque a temperatura também aumentou. Isso pode ser mais bem visualizado em dias quentes.

Assim, quando os pneus de um carro são calibrados é necessário que estejam frios, isto é, à temperatura ambiente, ou depois de terem rodado no máximo 3 km. Se o pneu for calibrado depois que o carro rodou muito, o pneu estará com uma temperatura elevada e o ar lá dentro estará expandido. Se depois o pneu esfriar, o ar irá se contrair e será necessária uma recalibragem. O contrário também é verdadeiro: se uma pessoa calibrar os pneus em um dia frio e depois começar a fazer calor, o ar irá se expandir, aumentando a pressão interna e desregulando a calibragem que foi feita.

Outro exemplo é se pegarmos algum recipiente fechado e o aquecermos. Mesmo se ele estiver vazio, isso não pode ser feito, porque dentro dele existe ar que irá se expandir, aumentando a pressão com o aumento da temperatura. Desse modo, o recipiente pode até explodir, lançando estilhaços para todo lado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

É por isso que não podemos aquecer ou incinerar nenhuma embalagem de spray, mesmo que ela pareça estar vazia.

Esses exemplos no mostram claramente que com o aumento da temperatura, a pressão também aumenta. Porém, se esses experimentos forem feito com a temperatura variando em graus Celsius (°C), a pressão e a temperatura não apresentarão variação proporcional.

Os cientistas Jacques Alexandre César Charles (1746-1823) e Joseph Louis Gay-Lussac (1778-1850) estudaram esses comportamentos dos gases com a temperatura medida na escala kelvin. Nesse caso, verificou-se que:

Como você explica o aumento da pressão interna dos pneus?

Esta ficou sendo chamada de Segunda Lei de Charles e Gay-Lussac. Segundo essa lei, se dobrarmos a temperatura, a pressão exercida pelo gás também irá dobrar e assim sucessivamente.

Matematicamente temos:

Como você explica o aumento da pressão interna dos pneus?

 O gráfico da transformação isocórica relaciona a variação da pressão com a variação da temperatura (em kelvin) e é sempre uma reta.

Como você explica o aumento da pressão interna dos pneus?

Como explicar o aumento da pressão dos pneus?

Resposta: O pneu aumenta sua pressão ao receber calor e como estão em movimento constante, acabam sendo muito atritados e consequentemente fazendo com que a sua pressão interna seja maior do que se não estivesse em movimento.

O que é a pressão do pneu?

A pressão dos pneus é expressa PSI (pounds per square inch). Baseia-se no peso e no tamanho de um veículo e é importante usar exatamente a pressão recomendada pelo fabricante para o seu veículo. Isso garantirá segurança e desempenho ideal.

Que tipo de transformação ocorreu com o ar dentro do pneu?

Os pneus de um carro sofrem transformação isocórica, podemos observar isso ao fazermos sua calibragem.

Qual foi a variação percentual ocorrida na temperatura absoluta do gás?

Resposta verificada por especialistas. A variação percentual foi de 6,25%.