Diferença entre raio trovão e relampago

Raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera, entre regiões eletricamente carregadas, e pode dar-se tanto no interior de uma nuvem, como entre nuvens ou entre nuvem e terra.

O raio vem sempre acompanhado do relâmpago (intensa emissão de radiação eletromagnética também visível) e do trovão (estrondo).

A diferença básica entre relâmpagos e raios consiste no fato de que o termo relâmpago é usado para designar qualquer descarga elétrica atmosférica (como uma descarga entre uma nuvem e outra, por exemplo), enquanto um raio é uma descarga que ocorre entre a nuvem e o solo. Por isso, pode-se dizer que todo o raio é um relâmpago, mas nem todo o relâmpago é um raio.

Trovão é o barulho ou estrondo causado quando a descarga elétrica atinge o solo. O trovão em si, apesar de amedrontar, não causa nenhum dano às pessoas. É claro que se a pessoa estiver muito próxima, 10 a 20 metros do local de queda do raio, a onda de ar que se propaga e causa o trovão pode arremessar a vítima contra a um objeto, como uma árvore ou uma parede, e também causar alguns danos à audição. A mesma onda de ar pode quebrar vidros e outras superfícies sensíveis.

Diferença entre raio trovão e relampago

Raios fotografados em Toronto, no Canadá

Diferença entre raio trovão e relampago
  
Diferença entre raio trovão e relampago

Diferença entre raio trovão e relampago

Diferença entre raio trovão e relampago

Como referenciar: "Raios, relâmpagos e trovões" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 25/11/2022 às 18:42. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Fenomenos/raios.php

Diferença entre raio trovão e relampago

Entenda as principais diferenças entre raio, relâmpago e trovão!

Existem algumas diferenças básicas entre raio, relâmpago e trovão. Na prática, o raio é uma descarga elétrica produzida entre as nuvens e o solo. O relâmpago é a descarga visível, que apresenta trajetórias sinuosas e com ramificações irregulares. O relâmpago sempre vem acompanhado de ondas sonoras, que são chamadas de trovão. Deu para entender?

Vamos explicar melhor:

Os raios são produzidos pelas diferenças de potencial na atmosfera. Eles podem ser raios da nuvem para o solo; raios do solo para a nuvem e raios entre nuvens. Os raios têm uma natureza elétrica. A descarga se liberta da nuvem e cria uma corrente iônica, que aumenta à medida que se aproxima do solo.

Quando os raios se formam em temperaturas muito elevadas, o aquecimento do ar provoca uma expansão explosiva de gases atmosféricos. Esse processo resulta numa onda de choque, formada pela compressão e pela rarefação. Esse fenômeno é chamado de trovão, aquele barulho assustador que ouvimos durante tempestades.

Apenas 1% da energia do raio é convertida em ruído (trovão). O restante é liberado em forma de luz.

Você também pode gostar

Qual a diferença entre o raio trovão e relâmpago?

Esta luz recebe o nome de relâmpago! De uma maneira simples, podemos dizer que o relâmpago é o clarão que enxergamos de um raio! Trovão: Logo após o clarão escutamos o barulho de um raio! Esse barulho, que ocorre devido à rápida expansão dos gases após a passagem da corrente elétrica, recebe o nome de trovão!

O que e mais perigoso o raio ou trovão?

"O raio é perigoso porque é uma descarga elétrica, que ao atingir uma pessoa, ou cair próximo dela, pode ser fatal. Já o trovão é apenas o som proveniente do deslocamento de ar da passagem do raio", explica Gerson Santos, integrante do grupo de espetáculos Ciência em Show.

Qual e a diferença entre raio relâmpago e trovão Brainly?

Aprovada pela comunidade. o raio é uma descarga elétrica produzida entre as nuvens e o solo, o relâmpago é a descarga visível, que apresenta trajetórias sinuosas e com ramificações irregulares, e o trovão são as ondas sonoras, o barulho.

Porque o trovão vem depois do relâmpago?

O trovão sempre acontece logo após o relâmpago, porque a velocidade da luz é muito maior do que a velocidade do som.