É comum encontrar fósseis e em que tipo de rocha?

Por que os fósseis são encontrados sempre em rochas sedimentares como a calcárea?

O fóssil é um animal ou planta morta que ficou preso entre as rochas por um longo período, como se fosse o recheio de um sanduíche. Graças a essas camadas protetoras, as bactérias que fazem a degradação não conseguem atacá-lo e o fóssil fica conservado. “As rochas sedimentares são as que melhor aprisionam os seres orgânicos”, diz o paleontólogo Reinaldo Bertini, da Universidade Estadual de São Paulo, em Rio Claro. Existem três tipos de rochas: as sedimentares, as metamórficas e as magmáticas. A última é formada pela lava dos vulcões. Se uma planta ou animal cair nela enquanto ainda estiver mole, será torrado porque a temperatura é alta. Uma vez consolidada, não pode envolver o fóssil.

As metamórficas são formadas pela modificação de outros tipos de rocha. O movimento da crosta manda um pedaço de pedra para as camadas inferiores da Terra e, graças à alta pressão e à temperatura, elas voltam com uma cara diferente. Os fósseis não resistem porque essa transformação apaga qualquer vestígio que um animal ou planta tenha deixado. As rochas sedimentares formam-se pela deposição de partículas de outras pedras, trazidas pela água dos rios, mares e pelo vento. Um animal morto ou planta pode ser recoberto por sucessivas camadas de sedimentos, resistindo, bem conservado, à deterioração do tempo (veja o infográfico).

A longa existência do peixe fossilizado

Veja como um esqueleto fica aprisionado na rocha.

1 – Um peixe morre e fica estendido no fundo do rio onde nadava.

2 – Sedimentos trazidos pela água se depositam sobre ele.

3 -Formam-se sucessivas camadas sobre o animal.

4 -Depois de séculos, o fóssil mantém a aparência perfeitamente petrificada. As marcas deixadas nas rochas sedimentares identificam as características do peixe.

Continua após a publicidade

  • Como funciona
  • Curiosidades

Fóssil é uma múmia em sanduíche de rocha

Por que os fósseis são encontrados sempre em rochas sedimentares como a calcárea? O fóssil é um animal ou planta morta que ficou preso entre as rochas por um longo período, como se fosse o recheio de um sanduíche. Graças a essas camadas protetoras, as bactérias que fazem a degradação não conseguem atacá-lo e o […]

Superinteressante pelo menor preço do ano!

Assinando um dos títulos Abril você também tem acesso aos conteúdos digitais de todos os outros*
Ciência, história, tecnologia, saúde, cultura e o que mais for interessante, de um jeito que ninguém pensou.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.

Tipos de rocha correspondem às diversas classes de rochas que podem ser determinadas por meio da identificação do processo de origem de cada uma delas. Assim, classificamos as rochas em:

  • magmáticas (ou ígneas);

  • sedimentares;

  • metamórficas.

Enquanto rochas do primeiro tipo são derivadas da solidificação do magma, as demais são oriundas de rochas preexistentes.

Leia também: Quais são os tipos de solo?

Tópicos deste artigo

  • 1 - Resumo sobre os tipos de rocha
  • 2 - Videoaula sobre os tipos de rocha
  • 3 - O que são rochas?
  • 4 - Quais são os tipos de rochas?
  • 5 - Diferenças entre rochas e minerais
  • 6 - Exercícios resolvidos sobre os tipos de rocha

Resumo sobre os tipos de rocha

  • Rochas são materiais sólidos formados por um conjunto de minerais consolidados.

  • Elas são classificadas de acordo com o seu processo de formação em rochas ígneas ou magmáticas, sedimentares e metamórficas.

  • Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade.

  • Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas.

  • Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.

  • Minerais são compostos inorgânicos de origem natural que são encontrados puros na natureza ou na estrutura das rochas.

Videoaula sobre os tipos de rocha

O que são rochas?

As rochas são, por definição, agregados de um ou mais minerais consolidados. Elas são formadas por meio de processos naturais e dispõem de coloração e textura distintas, que variam de acordo com a sua composição mineralógica, origem e formação. Muitas rochas podem apresentar ainda outros materiais de origem natural, como gelo e matéria orgânica.

A exposição das rochas na superfície terrestre pode acarretar no seu processo de intemperismo, dando origem aos solos e a outras rochas, como veremos mais à frente.

As rochas compõem a camada mais externa do planeta Terra, conhecida como litosfera.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são os tipos de rochas?

A classificação das rochas se dá por meio da sua natureza e processo de formação. Dessa maneira, podemos identificar três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

  • Rochas magmáticas: conhecidas também como rochas ígneas. Trata-se das rochas formadas pelo resfriamento e consolidação do magma terrestre. Embora tenham a mesma origem, as rochas ígneas apresentam composições distintas, que variam de acordo com o material de que é formado o magma, isto é, da preponderância de elementos que o constituem.

    Dentro da categoria de rochas ígneas podemos identificar ainda duas outras classes de rochas, as quais são estabelecidas de acordo com o seu local de formação. Assim, classifica-se as rochas ígneas em:

Intrusivas (ou plutônicas): são as rochas formadas pelo resfriamento do magma que acontece no interior da litosfera, isto é, em profundidade, sem que haja o processo de erupção desse material para a superfície terrestre. A consolidação dos minerais dessa rocha se dá de maneira lenta, e, por essa razão, os minerais que se formam nessas rochas são maiores e em muitos casos podem ser observados em sua estrutura.|1| O granito é um exemplo de rocha ígnea intrusiva.

É comum encontrar fósseis e em que tipo de rocha?
O granito é um tipo de rocha magmática intrusiva.

Extrusivas (ou vulcânicas): as rochas ígneas extrusivas são aquelas formadas pelo resfriamento da lava vulcânica, isto é, do magma que é expelido na superfície terrestre por meio das atividades associadas ao vulcanismo. Esse processo acontece mais rapidamente do que nas rochas intrusivas, dando origem a cristais muito pequenos e não distinguíveis a olho nu. O principal exemplo de rocha extrusiva é o basalto.

É comum encontrar fósseis e em que tipo de rocha?
O basalto é um tipo de rocha magmática extrusiva.

  • Rochas sedimentares: são rochas formadas por fragmentos de outras rochas, chamados de sedimentos. Os sedimentos são produto do processo de intemperismo sofrido por outros corpos rochosos na superfície terrestre, depositados nas áreas denominadas bacias sedimentares. Esses depósitos podem conter também restos de animais e plantas, que darão origem a substâncias como o petróleo, e água. Uma vez depositados, os sedimentos passam pelo processo de diagênese, transformando-se pela compactação física (mecânica) ou dissolução química. Um exemplo de rocha sedimentar é o arenito.

É comum encontrar fósseis e em que tipo de rocha?
O arenito é um tipo de rocha sedimentar.

  • Rochas metamórficas: assim como as rochas sedimentares, as rochas metamórficas são formadas por outras rochas. No entanto, nesse caso, o processo acontece pela transformação que acontece na estrutura e nos minerais presentes na rocha preexistente em decorrência das diferentes condições de pressão e temperatura a que ela está submetida em profundidade. Esse processo é denominado metamorfismo. São exemplos de rochas metamórficas o mármore e a pedra-sabão.

É comum encontrar fósseis e em que tipo de rocha?
A pedra-sabão é um tipo de rocha metamórfica.

Diferenças entre rochas e minerais

Como vimos anteriormente, uma rocha é formada por um ou mais minerais consolidados, constituindo assim uma estrutura sólida e nem sempre homogênea. Os minerais são, portanto, componentes de uma rocha. Além disso, são também encontrados em sua forma pura na natureza.

Os minerais são descritos como estruturas sólidas e homogêneas formadas por um ou mais elementos químicos que foram cristalizados por meio de processos inorgânicos que acontecem na natureza. Eles são classificados em metálicos, como o alumínio e o ferro, e não metálicos, a exemplo do diamante e do quartzo.

É comum encontrar fósseis e em que tipo de rocha?
O quartzo é um tipo de mineral comumente encontrado na composição de rochas.

Exercícios resolvidos sobre os tipos de rocha

Questão 1

(UPE) A parte mais superficial da litosfera é composta basicamente por rochas, sedimentos e solos. As rochas são incluídas, segundo os mecanismos genéticos, em três grandes grupos, apresentando composição química e estruturação física bastante diversificadas. Sobre esse assunto, observe a ilustração abaixo:

É comum encontrar fósseis e em que tipo de rocha?

Assinale a alternativa que indica o tipo de rochas predominantes que aparecem esquematicamente representadas, de acordo com a gênese.

a) Calcárias.

b) Magmáticas.

c) Metamórficas extrusivas.

d) Sedimentares intrusivas argilosas.

e) Sedimentares organógenas.

Resolução:

Alternativa B

A imagem mostra a presença de magma na litosfera, uma parte do qual está sendo expelido por meio do vulcanismo. O resfriamento desse material magmático dará origem às rochas magmáticas ou ígneas.

Questão 2

(Uece) Analise as descrições a seguir, considerando os tipos de rocha, seus processos de formação e ambientes de ocorrência.

I. Estas rochas podem ser formadas por processos diagenéticos e pelos fragmentos de outras rochas.

II. Rochas desse tipo podem se formar lentamente no interior da terra pelo resfriamento do magma.

III. Estas rochas podem se formar pelos processos de metamorfismo sofridos por outros tipos de rocha.

Assinale a opção que relaciona corretamente os tipos de rochas às suas características.

a) I – ígneas; II – metamórficas; III – sedimentares.

b) I – sedimentares; II – ígneas intrusivas; III– metamórficas.

c) I – metamórficas; II – magmáticas; III – sedimentares.

d) I – magmáticas; II – sedimentares extrusivas; III – metamórficas.

Resolução:

Alternativa B

As rochas formadas por fragmentos ou sedimentos de outras rochas são chamadas de sedimentares. Já o resfriamento do magma no interior da litosfera dá origem às rochas ígneas intrusivas, enquanto o metamorfismo é o processo que origina as rochas metamórficas.

Notas

|1| ANDRES, Gergely; SZABÓ, Julio; TEIXEIRA, Wilson; BABINSKI, Marly. Magma e seus produtos. In: TEIXEIRA, Wilson.; FAIRCHILD, Thomas Rich.; TOLEDO, Maria Cristina Motta de; TAIOLI, Fabio. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo, SP: Companhia Editora Nacional, 2009, 2ª ed. P. 152-185.

Por Paloma Guitarrara
Professora de Geografia

Em que rocha é comum encontrar fósseis?

Os fósseis são encontrados nas rochas sedimentares, rochas formadas a partir de sedimentos (fragmentos de outras rochas) que são transportados através de agentes como vento e rios e se depositam em um determinado local.

Por que é possível encontrar fósseis nesse tipo de rocha?

A fossilização está diretamente ligada à sedimentação do solo, por isso só é possível encontrar fósseis em rochas sedimentares. Funciona assim: quando uma espécie morre, o seu corpo passa por um processo de decomposição causado pela ação de fungos e bactérias.

Quais os tipos de fósseis que podem ser encontrados?

Os fósseis podem ser ossos, conchas, dentes, pegadas e geralmente são encontrados nas pedras e rochas muito antigas. Existem fósseis que são conservados quase que inteiramente, por exemplo, os mamutes encontrados no gelo, ou os insetos em âmbar (resina vegetal).

Como saber se a pedra é um fóssil?

Os pesquisadores dizem que, quando se trata de um fóssil, a língua tende a “grudar” na superfície do artefato; enquanto isso, no caso de uma pedra comum, eles acabam apenas lambendo poeira. E por que os fósseis são mais grudentos do que as rochas?