É um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra?

Entende-se por conurbação quando duas ou mais cidades se “encontram” e formam um mesmo espaço geográfico. Isso ocorre quando o crescimento dessas cidades é elevado e as suas respectivas malhas urbanas integram-se, tornando-se um único meio urbano.

Ao compreender o que é e como se estrutura a conurbação, podemos notar a diferença entre cidade e espaço urbano. No caso de municípios conurbados, observamos um exemplo em que várias cidades diferentes formam um mesmo espaço urbano integrado econômica, social e estruturalmente, com um intenso fluxo de capitais, mercadorias e, principalmente, de pessoas.

A conurbação não é o único, mas, com certeza, o principal elemento constitutivo das Regiões Metropolitanas. Isso porque esse fenômeno costuma ocorrer a partir de grandes cidades e sua junção com as chamadas “áreas de entorno” ou “cidades-satélites”. Assim, forma-se uma região metropolitana que, obviamente, estrutura-se a partir da metrópole que se expande em direção às cidades vizinhas.

Essas cidades, em muitos casos, são apelidadas de “cidades-dormitórios”, uma vez que a maior parte de seus moradores trabalha, estuda ou exerce a maioria de suas atividades (incluindo lazer, consultas médicas e negócios) nas metrópoles. Registra-se, então, uma grande atuação das chamadas migrações pendulares nesses espaços. Apesar disso, algumas dessas cidades-satélites conseguem uma relativa autonomia, que se configura na medida em que conseguem dinamizar suas economias, com a instalação de indústrias, ampliação do comércio, serviços e geração de empregos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No Brasil, o processo de conurbação das cidades é considerado recente, uma vez que estamos falando de um país com industrialização e urbanização tardias. Assim, as primeiras cidades conurbadas (Rio de Janeiro e São Paulo) surgiram na década de 1950 e 1970. Alguns exemplos de cidades brasileiras que passaram pelo processo de conurbação são Belo Horizonte, Goiânia, Curitiba (na verdade, praticamente todas as capitais do país são conurbadas com outras cidades), além de Londrina (PR), Campinas (SP) e muitas outras.

Conurbação é uma região composta por várias cidades que cresceram e formaram um aglomerado urbano.


É um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra?

Grande São Paulo: exemplo de conurbação

Conceito (o que é)

A conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra, te tal forma que acabam se unindo como se fosse apenas uma. 

Exemplo de conurbação

Um exemplo clássico de conurbação é aquele que aconteceu entre a cidade de São Paulo e os municípios vizinhos (Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema e Guarulhos). Neste caso, a cidade de São Paulo cresceu tanto que acabou “encostando” nos municípios vizinhos, formando um aglomerado urbano conhecido como Grande São Paulo.

Efeito negativo

A conurbação pode apresentar efeitos negativos caso não ocorra um eficiente planejamento urbano, pois os problemas de uma cidade podem ser transferidos para as vizinhas. Entre os principais problemas gerados pela conurbação, podemos citar: dificuldades de mobilidade urbana, sobrecarga na infraestrutura das cidades envolvidas, entre outros.

É um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra?

Imagem aérea noturna da região metropolitana de Nova Iorque: uma das maiores conurbações do mundo.



Atualizado em 18/03/2022




Você também pode gostar de:

Conurbação Temas Relacionados
  • • Êxodo Rural
  • • Infraestrutura
  • • Megalópole: exemplos e características
  • • Problemas Sociais do Brasil
  • • Região Sudeste do Brasil
  • • Regiões Metropolitanas
  • • Urbanização
Bibliografia Indicada

Fonte de referência do texto:

- TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral – O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Editora Moderna, 2016. 

- VESENTINI, José William. Sociedade e Espaço. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2006. 


É um fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra?

Quando duas cidades com mais de dois mil habitantes ficam uma ao lado da outra porém em países diferentes e apresentam grande integração são chamadas de?

Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano. ... A conurbação é um fenômeno comum nos grandes centros urbanos, mas não está restrita a eles.

Como é conhecida a unificação da mancha urbana?

Conurbação é a unificação da mancha urbana de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico. Geralmente esse processo dá origem à formação de regiões metropolitanas.

Como podemos chamar o fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades se desenvolvem uma ao lado da outra de maneira que acabam se unindo como se fossem apenas uma?

A conurbação é um fenômeno típico de áreas urbanizadas em que há cidades com alto índice de crescimento urbano. Em suma, trata-se da junção de um município com outro, o que ocorre quando essas áreas crescem horizontalmente e expandem seus espaços de influência além dos limites municipais.

O que significa conurbação?

Conurbação é o fenômeno urbano da unificação de duas ou mais cidades que, devido ao seu crescimento geográfico, fundem-se umas às outras. O processo de conurbação é um dos responsáveis pela formação das regiões metropolitanas.

O que são cidades gêmeas como elas contribuem para a integração entre países?

Cidades gêmeas correspondem a adensamentos populacionais cortados pela linha de fronteira (terrestre ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura). ... Essas cidades contam com grande potencial de integração econômica e cultural.

Como são chamadas as cidades fronteiriças?

As cidades-gêmeas são aquelas em que o território do município faz limite com o país vizinho e sua sede se localiza no limite internacional, podendo ou não apresentar uma conurbação ou semi-conurbação com uma localidade do país vizinho.

O que é a expansão da mancha urbana?

Expansão pela Soma de Novas Áreas à Mancha Urbana: Essa expansão ocorre pela transformação das áreas rurais em urbanas ao redor das cidades, formando assim novos bairros que ampliam o perímetro urbano dos grandes centros aumentando a área urbana.

Quando há uma expansão expressiva da mancha urbana de dois ou mais municípios ocorre o que na geografia urbana é chamado de?

Quando há uma expansão expressiva da mancha urbana de dois ou mais municípios, pode ocorrer uma conurbação, ou seja, as áreas urbanas desses municípios se unem fisicamente.

O que é a conurbação Cite exemplos?

A conurbação é o processo em que duas cidades vizinhas crescem a tal ponto que elas se juntam, compondo um mesmo meio urbano. ... Um exemplo de conurbação é o da região metropolitana de São Paulo, também chamada de “Grande São Paulo”, envolvendo mais de 38 municípios.

Como se formam as regiões metropolitanas?

Uma região metropolitana é uma área formada por vários municípios que apresentam uma estrutura ou aglomeração urbana interligada entre si ou em torno de uma cidade principal, geralmente uma metrópole. ... Isso tudo porque essas cidades passaram ou estão passando por um processo de conurbação.

Quando ocorre a urbanização?

  • A urbanização é quando o meio urbano cresce mais do que o meio rural. Isso ocorre, principalmente, com a saída da população do campo para a cidade, o que chamamos de êxodo rural.

Qual a localização da União Europeia?

  • Localização da União Europeia (em azul) União Europeia com suas regiões ultraperiféricas e territórios ultramarinos. Capital: Bruxelas (capital de facto) [2] [3]

Qual é a capital de facto da UE?

  • Bruxelasé a capital de factoda União Europeia. A UE atua através de um sistema de instituições supranacionaisindependentes e de decisões intergovernamentais negociadas entre os Estados-membros.

É um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades?

Conurbação é um fenômeno urbano que ocorre quando duas cidades limítrofes expandem-se ao ponto de encontrar-se, compondo um único núcleo urbano. Em algumas situações, as duas cidades crescem até se encontrar em um ou mais pontos do território.

Qual o nome dado ao fenômeno urbano que ocorre quando duas ou mais cidades ao se desenvolverem acabam unindo suas malhas urbanas?

Entende-se por conurbação quando duas ou mais cidades se “encontram” e formam um mesmo espaço geográfico. Isso ocorre quando o crescimento dessas cidades é elevado e as suas respectivas malhas urbanas integram-se, tornando-se um único meio urbano.

É um fenômeno urbano que acontece a partir da união de duas ou mais cidades municípios constituindo uma única malha urbana como se fosse somente uma única cidade?

“Conurbação é um termo usado para designar um fenômeno urbano que acontece a partir da união de duas ou mais cidades/municípios, constituindo uma única malha urbana, como se fosse somente uma única cidade.

Qual é o fenômeno urbano?

Os fenômenos urbanos são representados pelos aspectos físicos que são formados nas cidades, principalmente por conta do alto número populacional. Como exemplo de fenômeno urbano, podemos destacar: a conurbação - que representa a junção física entre duas áreas urbanas (bairros ou cidades).