É verdade que a troposfera é a primeira camada da Terra nela ocorre os fenômenos climáticos?

Índice

Introdução

Uma atmosfera é definida como uma ou mais camadas compostas por diversos gases, que circunda um corpo material dotado de massa suficiente. O que formam essas camadas é a gravidade, e a profundidade da atmosfera de um planeta depende das condições de temperatura e da força da gravidade que ele possui.

Na Terra, as camadas da atmosfera são denominadas desta forma:

  • troposfera
  • estratosfera
  • mesosfera
  • termosfera
  • exosfera

Existem também camadas intermediárias, localizadas entre estas camadas já mencionadas. Suas extensões variam de acordo com as condições climáticas das camadas que as compõem. São elas:

  • tropopausa
  • estratopausa
  • mesopausa
  • termopausa. 

A atmosfera da Terra é composta, em sua maioria, pelos gases nitrogêniooxigênio, argônio e dióxido de carbono, respectivamente. Os dois primeiros gases compõem, sozinhos, aproximadamente 98% de toda a atmosfera terrestre.

É verdade que a troposfera é a primeira camada da Terra nela ocorre os fenômenos climáticos?
Vista do céu por um avião. É possível notar a mudança de cor conforme  a altitude aumenta.

Troposfera

troposfera é a camada mais próxima da superfície terrestre, é o que vemos como céu e onde vivemos. É nessa camada que praticamente todos os fenômenos climáticos ocorrem, e também onde as nuvens se formam. Conforme avança-se verticalmente na troposfera, a temperatura e a pressão do ar caem.

Partindo do nível do mar, essa camada se estende por, em média, 10km. Este valor varia dependendo da região do globo: essa altitude é menor nos pólos geográficos e maior nas regiões tropicais.

Estratosfera

A estratosfera estende-se do topo da troposfera até aproximadamente 50 km. É nesta camada que se encontra a camada de ozônio, e também onde a maioria dos aviões comerciais circulam. Conforme o ganho de altitude, a estratosfera tende a aumentar sua temperatura, enquanto a pressão do ar continua a diminuir. 

Mesosfera

A mesosfera tem uma extensão de aproximadamente 85 quilômetros, partido da estratosfera. Assim como a troposfera, a temperatura diminui conforme o ganho de altitude nesta camada. Por isso, possui as temperaturas mais baixas da Terra, podendo chegar a -90ºC. Alguns tipos de nuvens se formam nesta camada, apesar da pouca quantidade de vapor de água e pressão que há na mesosfera. É na mesosfera que ocorre a combustão de meteoros.

Termosfera

A termosfera tem uma extensão vertical bastante variável, pois depende da atividade solar; pode variar de 350 a 800 quilômetros. Raios X e raios UV provenientes do Sol são absorvidos nesta camada, por isso, as temperaturas na termosfera aumentam conforme o ganho de altitude. As temperaturas podem atingir entre 500ºC até 2000ºC. 

É na termosfera que orbitam alguns satélites da Terra. É também nesta camada que ocorrem os fenômenos das auroras polares

Aurora austral avistada na Nova Zelândia

Exosfera

A exosfera é a camada limite da atmosfera terrestre. Esta camada não possui um limite bem delimitado, e por isso ela se funde com o espaço sideral, com as moléculas constantemente circulando entre eles. 

O ar é extremamente rarefeito e as temperaturas voltam a diminuir aqui. A maioria dos satélites terrestres orbitam nesta camada

O esquema acima demonstra, sem escala, as camadas da atmosfera, com sua extensão e alguns exemplos do que pode ocorrer em cada uma delas

Camadas intermediárias

As camadas intermediárias da atmosfera são as regiões limítrofes entre duas camadas com características bem distintas entre elas. Geralmente, estas camadas possuem extensão variável.

Como você já deve ter percebido, as camadas da atmosfera possuem o sufixo -sfera. Já estas camadas intermediárias possuem o sufixo -pausa

São elas:

  • Tropopausa: a camada localizada entre a troposfera e a estratosfera;
  • Estratopausa: está localizada entre a estratosfera e a mesosfera;
  • Mesopausa: é a camada que se encontra entre a mesosfera e a termosfera;
  • Termopausa: está entre a termosfera e a exosfera; também pode ser chamada de exobase.

Exercício de fixação

UDESC/2016

Assinale a alternativa que descreve corretamente as características da atmosfera terrestre.

A A composição da atmosfera manteve-se inalterada desde a formação do planeta, há bilhões de anos, até o advento da Revolução Industrial.

B A atmosfera se torna cada vez mais rarefeita conforme diminui a altitude.

C A camada denominada troposfera é termicamente instável, fato que provoca fenômenos meteorológicos como a chuva e o vento.

D Na camada denominada termosfera ocorre a maior concentração do gás ozônio na atmosfera.

E Os gases majoritários da atmosfera são o hidrogênio e o oxigênio.

É verdade que a troposfera é a primeira camada da Terra nela ocorrem os fenômenos climáticos?

1ª Troposfera: é a primeira camada de ar e onde vivemos. Nela ocorrem todos os fenômenos meteorológicos como ventos, furacões, chuva, raios, temporais, ondas de calor e frentes frias. É a camada onde voam os aviões. À medida que aumenta a altitude na troposfera o ar se torna mais rarefeito.

Que fenômenos climáticos ocorrem na troposfera?

Os fenômenos meteorológicos, como chuvas, granizos, nevoeiros, tempestades, ocorrem na camada conhecida como troposfera.

Qual é a função da troposfera?

Troposfera: é a camada mais próxima da crosta terrestre. Nela, encontra-se o ar usado na respiração de plantas e animais. Ela é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera, Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico.

Qual a relação entre troposfera é o clima?

A troposfera é uma das camadas da atmosfera terrestre, sendo essa, a mais próxima da superfície do planeta, onde ocorrem os fenômenos meteorológicos como a chuva e a neve, por exemplo.