Em qual etapa da divisão celular ocorre a separação dos cromossomos?

Índice

  • 1 Definição
  • 2 Mitose
    • 2.1 Prófase 
    • 2.2 Metáfase
    • 2.3 Anáfase
    • 2.4 Telófase
  • 3 Meiose
    • 3.1 Meiose I 
    • 3.2 Meiose II
    • 3.3 Posts relacionados:
    • 3.4 Referências:

Definição

A divisão celular faz parte do ciclo celular. Consiste num processo  responsável pela reprodução das células e manutenção da vida. A maioria dos tecidos está em constante renovação para substituição das células que morrem, com exceção de poucas células, como os neurônios e o miocárdio.

Na mitose, as células filhas possuem a mesma quantidade de cromossomos que a célula mãe. É responsável pelo crescimento e regeneração de tecidos, cicatrização e divisões que ocorrem no zigoto durante seu desenvolvimento embrionário até completa formação fetal. 

A meiose é a principal responsável pela manutenção da espécie, uma vez que é através desse processo que os gametas serão formados. 

Mitose

A mitose é considerada uma divisão equacional, uma vez que as células filhas possuem a mesma quantidade cromossômica da célula mãe. Para que isso seja possível, durante a interfase, ocorre a replicação cromossômica e de componentes citoplasmáticos que serão divididos nessa fase. 

Vale ressaltar que o processo da divisão celular mitótica é contínuo, mas convencionou sua divisão em 4 etapas para fins didáticos: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Ao fim de cada etapa, ocorre a verificação de vários pontos para evitar que erros divisionais ocorram e causem mutações. 

Prófase 

Nessa fase ocorre a condensação da cromatina, que irá dar origem aos cromossomos mitóticos, resultando em um conjunto de cromátides irmãs com centrômeros proeminentes. O nucléolo se desintegra e os centrômeros e seus centríolos, duplicados anteriormente na interfase, se separam e migram para os pólos celulares. 

Os microtúbulos se posicionam entre os dois pares de centríolos, dando início à formação do fuso mitótico. Ao fim desse estágio, o envoltório nuclear se fragmenta e produzirão vesículas responsáveis por reconstruir esse envoltório ao final da mitose. 

Metáfase

Devido ao rompimento do envelope nuclear e liberação dos cromossomos, ocorre a formação do fuso mitótico. Para isso, os cromossomos, previamente duplicados, dividem-se longitudinalmente em duas cromátides e se prendem aos microtúbulos. Os microtúbulos, por sua vez, auxiliam na migração cromossômica e os dispõe no plano equatorial celular. 

Em qual etapa da divisão celular ocorre a separação dos cromossomos?
Metáfase – formação do fuso mitótico em plano equatorial celular.

Anáfase

Nesta fase, ocorre a separação das cromátides, que migram para os pólos celulares, seguindo a direção dos microtúbulos. Até o início dessa etapa, as cromátides encontravam-se unidas pelos centrômeros. Os centrômeros constituem a região mais estreita do cromossomo e são os responsáveis por essa união.

Em qual etapa da divisão celular ocorre a separação dos cromossomos?
Anáfase – separação das cromátides irmãs em direção ao polo celular
Em qual etapa da divisão celular ocorre a separação dos cromossomos?
Visualização do centrômero e das cromátides.

Telófase

Após a quebra do fuso mitótico e migração cromossômica, ocorre a descondensação dessa estrutura. A partir disso, ocorre a reconstituição do envoltório nuclear (a partir da fusão das vesículas originadas na prófase) ao redor de cada conjunto de cromossomos filhos. Ocorre ainda a reconstituição dos nucléolos. 

A divisão do citoplasma ocorre através de um processo conhecido como citocinese. A citocinese inicia-se na anáfase, mas sua principal função ocorre na telófase. Consiste no surgimento de um anel contendo actina e miosina, abaixo da membrana celular, na zona equatorial da célula. A contração desse anel é a responsável pela formação do sulco que culminará na divisão citoplasmática e da membrana celular em duas células filhas. 

Em qual etapa da divisão celular ocorre a separação dos cromossomos?
Final da anáfase e início da telófase – os cromossomos estão localizados nos polos celulares, distribuindo o DNA igual entre as duas novas células. É possível ver a citocinese já ocorrendo. Fonte: Histologia Básica – Junqueira & Carneiro 
Em qual etapa da divisão celular ocorre a separação dos cromossomos?
Visualização geral das fases da mitose. Fonte:Fonte: Histologia Básica – Junqueira & Carneiro 

Meiose

Meiose é um tipo especializado de divisão celular no qual uma célula mãe dará origem a 4 células-filhas geneticamente diferentes. Sua principal função é a formação de gametas (oócito e espermatozóide). 

Os gametas consistem em células-filhas haploides (1n), que, ao se unirem, darão origem a descendentes geneticamente diferentes de ambos os pais. A ausência desse tipo divisional resultaria em incompatibilidade de reprodução e manutenção da vida humana e de outras espécies, assim como não ocorreria a variabilidade genética.

A principal diferença com a mitose resulta das duas divisões contínuas que ocorrem na meiose. Entre uma divisão e outra não ocorre interfase e, por isso, não há duplicação do material genético, resultando em células haplóides. Em vez disso, ocorre um período chamado de intercinese. As fases da divisão são as mesmas, mas aqui são divididas em meiose I e meiose II. 

Meiose I 

A meiose I é a fase reducional, quando ocorre a redução dos cromossomos à metade. Divide-se em em prófase I, metáfase I, anáfase I e telófase I. 

Prófase I

É a principal fase da meiose I e mais extensa. Por isso, é subdividida em 5 etapas: leptóteno, zigóteno, paquíteno, diplóteno e diacinese.

  • Leptóteno é a etapa que consiste na condensação dos cromossomos e formação dos cromômeros (regiões mais condensadas dos cromossomos).
  • Zigóteno quando se inicia o pareamento dos cromossomos homólogos, conhecido como sinapse
  • Paquíteno é a fase mais importante da prófase I e talvez na meiose como um todo. Nessa fase ocorre o crossing-over. O crossing-over é o evento da troca de porções entre os cromossomos homólogos e ocorre quando os cromossomos estão no máximo de condensação e pareados.  
Em qual etapa da divisão celular ocorre a separação dos cromossomos?
Crossing-over entre os cromossomos homólogos, que resultará em variabilidade genética. Fonte: © 2021 UpToDate, Inc.
  • Diplóteno os cromossomos iniciam a separação, se mantendo unidos apenas pelo quiasma, que é a região onde ocorreu o crossing-over. 
  • Diacinese ocorre a migração dos centrossomos para o pólo celular e formação das fibras do fuso, além da fragmentação do envoltório nuclear e do nucléolo. 

Metáfase I: ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos no plano equatorial da célula.

Anáfase I: ocorre a separação dos cromossomos homólogos em direção aos pólos celulares. 

Telófase I: ocorre a reestruturação do nucléolo e do envoltório nuclear, além da citocinese, Duas células haplóides são originadas. 

Meiose II

As duas células que se originaram na meiose I passaram juntas pela meiose II. A meiose II é uma divisão equatorial tal qual a mitose, e seus eventos são iguais. Assim como os demais processos divisionais, também acontece em 4 fases, denominadas: prófase II, metáfase II, anáfase II e telófase II.

Prófase II: formação dos fusos, fragmentação do nucléolo e da membrana nuclear, movimento dos cromossomos em direção à região equatorial. 

Metáfase II: alinhamento dos cromossomos no polo equatorial, com as cromátides ainda unidas pelo centrômero. A diferença para a metáfase I é que os cromossomos aqui não estão pareados, mas sim alinhados. 

Anáfase II: separação das cromátides-irmãs (e não dos cromossomos homólogos como na anáfase I), puxadas pelas fibras do fuso em direção a pólos opostos.

Telófase II: ocorre a reorganização do nucléolo e do envoltório nuclear, assim como a citocinese. Como resultado final da meiose (tanto I quanto II), tem-se 4 células-filhas haplóides.

Em qual etapa da divisão celular ocorre a separação dos cromossomos?
Fases da meiose. Fonte: © 2021 UpToDate , Inc.

Posts relacionados:

  • Bioenergética
  • Matriz extracelular
  • Membrana plasmática
  • Mecanismos de lesão celular
  • Resumo sobre fecundação

Referências:

CHRISTENSEN, Kurt; HILICK, Peter. Basic genetics concepts: Chromosomes and cell division. UpToDate, Inc., 2021. Acesso em 30 de abril de 2021.

JUNQUEIRA, Luiz Carlos; CARNEIRO, José. Histologia básica. 12 ed. – Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2013.

JUNQUEIRA, Luiz Carlos; CARNEIRO, José. Biologia Celular e Molecular. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012

Em qual fase ocorre a separação dos cromossomos?

→ Anáfase I Na anáfase I, os cromossomos homólogos separam-se e são puxados para polos opostos da célula, sendo guiados pelas fibras do fuso.

O que acontece na fase S?

fase S: síntese da cópia do DNA no núcleo celular, duplicação do material genético e fabricação do centrômero, responsável por separar o DNA na divisão; fase G2: síntese proteica e crescimento celular a fim de reorganizar o conteúdo do núcleo para iniciar a separação.

O que ocorre na anáfase 1 e 2?

Resposta. Resposta: Na anáfase I ocorre a separação dos cromossomos homólogos e na anáfase II ocorre a separação das cromátides irmãs.

Qual é o processo de divisão celular que forma os gametas?

Chama-se de meiose o processo de divisão celular que acontece na formação dos gametas, o qual reduz o número de cromossomos. Dessa forma, uma célula-mãe diploide consegue originar 4 células-filhas haploides.