Em que parte da região sudeste predomina o clima tropical Atlântico?

Graduanda em Geografia (IFSP)
Graduada em Biologia (UNICSUL, 2018)

Ouça este artigo:

O clima Tropical de Altitude está presente nas regiões entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, no Brasil abrange a região sudeste e áreas mais elevadas, tendo a temperatura média entre 17°C e 22°C, com uma quantidade de chuvas de até 1500 mm ao ano. Esse clima é classificado como um clima de transição entre os climas tropical e subtropical.

As altitudes acima de 500 metros influenciam nas condições do clima, que possui duas estações bem definidas, com chuvas concentradas no verão e um inverno seco. Em regiões elevadas, ou serranas, acima de 800 metros, como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, o clima tropical de altitude torna-se predominante, tendo um alto índice pluviométrico no verão e não recebendo influência direta do Oceano Atlântico, por conta de sua altitude. A formação da Serra da Mantiqueira é a que mais se destaca nesse tipo climático no Brasil.

No clima tropical de altitude, quanto maior a altitude, mais rarefeito é o ar e menor a incidência de raios solares, logo as temperaturas nessas áreas são menores, chegando cair a 1°C a cada 200 metros. Assim, as temperaturas médias anuais são baixas. Dependendo da presença de massas de ar polares e a altitude, podem ocorrer invernos rigoroso nessas regiões. As cidades de Campos do Jordão e Poços de Caldas são exemplos de regiões muito frias no inverno, atraindo milhares de turistas.

Com grandes quantidades de chuvas pelas regiões serranas, a consequência são os deslocamentos de encostas, enchentes e assoreamentos, que causam muitos danos às cidades. Estudos feitos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, revela que a região sudeste e sul do Brasil concentram a maior parte das áreas suscetíveis a deslizamentos, causados principalmente pela pluviosidade em regiões geológicas com grande declividade, se encaixando a região do clima tropical de altitude.

Os deslizamentos de terra tem sido um dos principais riscos naturais do país, com grandes consequências, tanto quanto ambientalmente, como no âmbito social, político e econômico, sendo necessário, pelo Poder Público, a criação e desenvolvimentos de projetos de mapeamento de risco de deslizamento de terra, porém atualmente esses projetos se limitam a poucos resultados de melhorias.

Bibliografia:

https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/rbclima/article/view/14118/7351#

OLIC, Nelson B., SILVA, Angela C. da, LAZONO, Ruy. Vereda digital geografia. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2012.

ADAS, Melhem, ADAS, Sérgio. Expedições geográficas, 6º ano. 1.ed. São Paulo Moderna, 2011.

TERRA, Lygia, ARAUJO, Regina, GUIMARÃES, Raul B. Conexões: estudos de geografia e do Brasil. 3.ed. São Paulo: Moderna, 2015.

https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/revistageonorte/article/view/2169/2037

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-11/regioes-sudeste-e-sul-concentram-areas-com-risco-de-deslizamento

https://pt.climate-data.org/america-do-sul/brasil/sao-paulo/campos-do-jordao-32625/

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/geografia/clima-tropical-de-altitude/

O clima tropical de altitude é típico das áreas elevadas da região Sudeste. As temperaturas são mais baixas que as registradas nas áreas típicas de clima tropical. Apesar de ocorrerem durante todo o ano, as chuvas estão mais concentradas no verão.

Esse clima é controlado por massas de ar tropicais e polares.

Em que parte da região sudeste predomina o clima tropical Atlântico?

<< Mapa

O clima tropical atlântico é caracterizado, principalmente, pela umidade vinda do Oceano Atlântico.


Em que parte da região sudeste predomina o clima tropical Atlântico?

Clima Tropical Atlântico: influência da umidade oceânica

Introdução: onde ocorre no Brasil

O clima tropical atlântico no Brasil está presente na região litorânea do nosso território, entre os estados do Paraná e Rio Grande do Norte.

Principais características do clima tropical atlântico:

- Este clima apresenta a característica de ser influenciado pela umidade do Oceano Atlântico.

- Três massas de ar atuam, trazendo umidade, nas regiões de clima tropical atlântico: 1) Massa Polar Atlântica (principalmente no inverno), cuja ação vai do sul do Brasil até o centro do litoral nordestino. 2) Massa Tropical Atlântica, cuja ação é verificada principalmente no litoral das regiões sul e sudeste. 3) Massa Equatorial Atlântica, que atua principalmente nos litorais do norte e nordeste.

- As temperaturas variam de acordo com a latitude da região. Nas cidades litorâneas do sul do país, a temperatura média é de 22°C. Já no nordeste do Brasil, a temperatura média é de 26°C.

- Com relação à pluviosidade, também ocorre variação de acordo com a latitude da cidade. Nas cidades do Sudeste chove mais na época do verão, enquanto nas do Nordeste o índice pluviométrico é maior no inverno.

- No litoral do Sudeste, o índice pluviométrico anual fica em torno de 1.200 milímetros.

- Já no litoral do Nordeste, o índice pluviométrico anual fica em torno de 1.600 milímetros.

- Nas regiões de clima tropical atlântico no Brasil, prevalece a vegetação da Mata Atlântica.

Exemplos de cidades brasileiras com clima tropical atlântico:

- João Pessoa (PB)

Em que parte da região sudeste predomina o clima tropical Atlântico?

Cidade de Ubatuba no litoral de São Paulo: clima tropical atlântico com muita chuva no verão.



atualizado em 20/10/2020




Você também pode gostar de:

Clima Tropical Atlântico e suas características Temas Relacionados
  • • Tipos de Clima Tropical e suas características
  • • Climas do Brasil
  • • Climatologia e sua importância
  • • Massas de ar no Brasil
Bibliografia Indicada

Estudos do clima no Brasil

Autor: Zavattini, João Afonso

Editora: Alinea

Fontes de referência do texto:

- SENE, Eustáquio de, MOREIRA, João Carlos. Geografia – Projeto Múltiplo. São Paulo: Scipione, 2014. 

- ADAS, Melhem e ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016. 


Onde predomina o clima tropical Atlântico?

Tropical atlântico: está presente na zona litorânea que se estende do Rio Grande do Norte, no Nordeste, ao Paraná, no Sul. A temperatura é elevada, por volta de 25 °C. As chuvas, regulares e bem distribuídas, são mais intensas no Sul e no Sudeste durante o verão e no Nordeste, durante o inverno.

Qual o clima tropical da região Sudeste?

O clima tropical predomina no litoral, com temperaturas altas e duas estações bem marcadas: o verão, chuvoso, e o inverno, seco. E nos planaltos, o clima tropical de altitude, com grandes variações de temperatura.

Que tipo de clima predomina no litoral da região Sudeste?

O clima tropical litorâneo predomina em grande parte do litoral do país, se estende desde o Rio Grande do Norte até o estado do Rio de Janeiro. Influenciado pela atuação da massa de ar Tropical Atlântica, o clima nessa região é quente e chuvoso.

É verdade que um dos climas predominantes da região Sudeste e tropical?

O clima da região Sudeste do Brasil é bastante variado devido às características físicas que são peculiares a essa localidade do País. O tipo climático predominante é o tropical, caracterizado pelo verão úmido e o inverno seco.