Esporao de calcaneo como curar

Tempo de leitura: 2 minutos

O tratamento inicial para fasciíte plantar, também chamada de esporão do calcanhar, é fisioterapia, exercícios, uso de palmilhas e anti-inflamatório.

Entretanto, algumas pessoas não melhoram com nada disso e sofrem anos com a dor no pé, mais especificamente na região do calcanhar.

Dor que não larga do pé

Eu já tive pacientes que ficaram oito anos sofrendo com fasciíte plantar! Não sei se é seu caso, mas esses pacientes, que adoravam correr, fazer caminhada diária e outros esportes, precisaram interromper a atividade porque a dor não melhorava.

Alguns chegam a ficar deprimidos diante dessa situação, afinal, você deixa de fazer o que mais gosta, por conta da dor no calcanhar.

Você se encaixa nessa descrição?

A fasciíte plantar (esporão) dói na região plantar do pé, próximo ao calcanhar. A dor é mais significativa na primeira pisada do dia, ou seja, você acorda, coloca o pé no chão, e sente aquela dor, que pode ou não melhorar ao longo do dia.

Pra quem gosta de fazer caminhada ou corrida, a situação é muito desgastante, porque toda vez que você “bate” o calcanhar no chão, por melhor que seja seu tênis, dói o calcanhar.

As ondas de choque acústico podem te ajudar a tratar o esporão (fasciíte plantar)

Algumas pessoas que não melhoram com o tratamento inicial fazem até injeção com corticoide, mas também não resolve. Ou, quando resolve, é por um período curto de tempo.

Antigamente, não se tinha muito o que fazer. Era conviver com a dor e parar com os exercícios. Hoje, dispomos do tratamento com ondas de choque acústico, que são ondas ultrassônicas que auxiliam a fáscia plantar a se recuperar.

Como funciona o tratamento com ondas de choque pra fasciíte plantar

As ondas de choque auxiliam o metabolismo das células do pé, contribuindo para a sua recuperação. Assim, sua dor melhora progressivamente e você pode retomar suas atividades diárias, esportivas e laborais.

O tratamento é feito por meio de sessões, pelo menos 3 sessões, realizadas no consultório do ortopedista especialista. Não há necessidade de jejum, nem qualquer outro preparo especial.

Durante a sessão de tratamento, o equipamento de ondas de choque é posicionado na área que você sente dor no pé, são disparados os pulsos ultrassônicos, e as ondas atingem sua fáscia, estimulando-a a se recuperar.

Com o passar das semanas, você vai se sentindo melhor e poderá retomar suas atividades conforme as orientações do ortopedista especialista em ondas de choque.

Se você estiver sofrendo com fasciíte plantar (esporão) ou qualquer outro tipo de dor no pé, procure o ortopedista especialista para avaliar a indicação de receber o tratamento com ondas de choque. Cuide-se e previna-se!

Esporao de calcaneo como curar

O Dr. Carlos Vinícius é referência no tratamento por ondas de choque em São Paulo. Formado há 10 anos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), se especializou em cirurgia do joelho pela Universidade de São Paulo (USP) e finalizou seu doutorado em Ciências da Cirurgia também pela UNICAMP. Por atuar na área de pesquisa há 15 anos, o Dr. Carlos Vinícius não precisou passar pelo processo de obtenção do título de mestre. Com esse vasto conhecimento, o Dr. Carlos é especializado em diversas cirurgias de joelho, inclusive as mais complexas, como: transplantes de menisco e cartilagem; próteses avançadas; fraturas graveslesões graves de ligamento e etc. Por conta desta expertise, o Dr. também atua no departamento de ortopedia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e elabora artigos para revistas renomadas, capítulos de livros, cursos e apresentações em congresso.

QUALIFICAÇÕES:

Patologias e Cirurgias do Joelho: artroscopia; reconstruções ligamentares; artroplastias; fraturas; osteotomias; transtornos femoropatelares; condroplastias; e transplante osteocondral, musculotendíneo e ligamentoso.

Ortopedia e Traumatologia: atendimento ambulatorial, pronto-atendimento, cirurgias de urgência e emergência, cirurgias eletivas e mecanoterapias.

Pesquisa: pesquisa clínica e experimental; desenvolvimento, gerenciamento e planejamento de projetos de pesquisa; orientação de alunos; elaboração, análise e tradução de textos científicos; aulas, seminários e apresentações de conteúdo científico.

Doutorado direto em Ciências da Cirurgia – Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas (2014-2018).

Especialização em Cirurgia do Joelho– Instituto de Ortopedia e Traumatologia – Universidade de São Paulo (2013-2014).

Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia – Departamento de Ortopedia e Traumatologia – Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas (2010-2013).

Graduação em medicina – Faculdade de Ciências Médicas – Universidade Estadual de Campinas (2004-2009).

O que é bom para curar o esporão?

Qual o tratamento para o esporão calcâneo sintomático?.
Repouso;.
Exercícios de alongamento da fáscia plantar e panturrilha;.
Fortalecimento muscular para melhora da absorção do impacto;.
Massagem local;.
Recomendações para uso de calçados adequados;.
Uso de palmilhas ortopédicas;.
Fisioterapia;.
Talas noturnas;.

Como acabar de vez com esporão do calcâneo?

A única forma de “curar” ou eliminar definitivamente o esporão do calcâneo é através de cirurgia (ou operação) que consiste na remoção cirúrgica da saliência óssea. Mesmo nesse caso poderá ocorrer uma recidiva (voltar a desenvolver a protuberância mais tarde).

O que provoca o esporão no calcanhar?

A formação de um esporão do calcâneo ocorre quando a fáscia plantar, tecido que reveste a face plantar do pé (sola), faz excessiva tração sobre o calcanhar - movimento comum em corridas, jogos de futebol e outras atividades que demandam bastante dos pés.

Qual o melhor antiinflamatório para esporão de calcâneo?

O Diprospan é o nome comercial de um medicamento que contém, entre outras substâncias, betametasona (um tipo de corticoide). Essa medicação tem poder anti-inflamatório sim e provavelmente vai ser capaz de aliviar os sintomas do esporão.