Expansionismo japonês alemão e italiano e sua relação direta com a eclosão da Segunda Guerra Mundial

As causas que contribuíram para o início da Segunda Guerra Mundial foram muitas.

Podemos destacar a Grande Depressão, o descontentamento com o Tratado de Versalhes, as ideologias fascista e nazista, e finalmente, o expansionismo japonês.

Principais Motivos da Segunda Guerra Mundial

Grande Depressão

A Grande Depressão, cujo estopim foi a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, marcou a falência de quatro mil bancos somente nos Estados Unidos.

O país registrou 14 milhões de desempregados e a renda nacional caiu 50%. Os salários dos norte-americanos sofreram queda de 40%.

Os problemas financeiros dos Estados Unidos, núcleo duro da economia mundial, refletiram no restante do mundo.

Na Grã-Bretanha, que sofreu 70% de redução nas exportações, três milhões de trabalhadores ficaram desempregados. Na Itália, foram 1,3 milhão e, na França, 3 milhões.

Duramente atingida, a Alemanha sofreu quebra de 39% na produção industrial e 7 milhões de alemães ficaram desempregados. Igualmente, se registrou uma das inflações mais altas da história do capitalismo.

Tratado de Versalhes

Paralela à crise, o governo alemão sentia os efeitos do reordenamento territorial imposto pela Primeira Guerra e as diretrizes humilhantes do Tratado de Versalhes.

Ao fim da Primeira Guerra Mundial, a supremacia do poder mundial estava dividido entre Grã-Bretanha, França e Estados Unidos.

Cabia à Inglaterra e à França o domínio de centenas de colônias africanas e asiáticas; e aos Estados Unidos 50% da produção capitalista mundial.

Em contrapartida, Itália e o Japão estavam insatisfeitos com a divisão territorial.

Leia mais:

Crise de 1929
Tratado de Versalhes

Invasões Japonesas e Italianas

Expansionismo japonês alemão e italiano e sua relação direta com a eclosão da Segunda Guerra Mundial
Soldados japoneses invadem uma cidade chinesa

O Japão, com 70 milhões de pessoas confinadas em um exíguo território, buscava solucionar a oferta de minérios e petróleo. Segundo os japoneses, a solução estaria na invasão da Manchúria e vários territórios chineses em 1931.

Já a Itália, sob o comando de Benito Mussolini entre os anos de 1922 e 1943, houve invasão da Abissínia, hoje Etiópia, na África.

Tratativas diplomáticas da França e Grã-Bretanha eram usadas para tentar evitar uma nova guerra. As duas nações, porém, estavam satisfeitas com a redefinição territorial e, além disso, ditavam as regras na Liga das Nações, órgão precursor da ONU (Organização das Nações Unidas).

Sem confronto armado, o órgão se limitava a repressões insignificantes e, no caso da invasão à China, somente a apoio moral.

Adolf Hitler e o Nazismo

Já a Alemanha, com Adolf Hiltler atuando entre 1889 e 1945 no poder, o país passa por um processo de reforço do exército, que chegou a 800 mil homens. Este número estava com 700 mil soldados acima do limite definido no Tratado de Versalhes.

A primeira grande anexação pelos alemães ocorreu em 1936, quando a Áustria foi tomada sob a justificativa de unir a raça ariana. Em seguida, ocorreria a anexação da região dos Sudetos, pertencente à Tchecoslováquia, em 1938.

Expansionismo japonês alemão e italiano e sua relação direta com a eclosão da Segunda Guerra Mundial

Hitler comunica a Emil Hácha, presidente da Tchecoslováquia que a Alemanha invadiria o seu país e era melhor não resistir

Na Alemanha, este motivos estiveram combinados com o Nazismo, que responsabilizava os judeus pelas mazelas sofridas pelo povo alemão.

Sob o patrocínio de Hitler, a guerra começou com a surpreendente invasão à Polônia em 1939. Na Europa, só terminaria em 8 de maio de 1945 e na Ásia, com a rendição do Japão em setembro de 1945.

A Segunda Grande Mundial terminaria com a morte de 45 milhões de pessoas.

Leia mais sobre o tema:

  • Segunda Guera Mundial
  • Início da Segunda Guerra Mundial
  • Consequências da Segunda Guerra Mundial
  • Principais Batalhas da Segunda Guerra Mundial
  • Dia D - Segunda Guerra Mundial
  • O Brasil na Segunda Guerra Mundial
  • Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial
  • 6 Filmes sobre Hitler, o ditador do nazismo
  • Questões sobre a Segunda Guerra Mundial

Expansionismo japonês alemão e italiano e sua relação direta com a eclosão da Segunda Guerra Mundial

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

O que foi o expansionismo na Segunda Guerra Mundial?

O expansionismo alemão manifestava a ideologia nazista, que, após ascender ao poder em 1933, procurou formar um império (chamado Terceiro Reich) no que era chamado de Lebensraum, ou “espaço vital”, uma área da Europa que, por suposto, pertencia historicamente aos germânicos.

Quais os principais motivos que levaram à eclosão da Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial teve como causa direta o expansionismo da Alemanha nazista ao longo da década de 1930. O estopim para o conflito deu-se com a invasão da Polônia realizada pelos alemães, em setembro de 1939.

Quais eram os projetos da Alemanha Japão e Itália?

Em 22 de maio de 1939, a Alemanha e a Itália assinaram um tratado conhecido como Pacto de Aço, formalizando a aliança do Eixo através de provisões militares. Por fim, em 27 de setembro de 1940, a Alemanha, a Itália e o Japão assinaram o Pacto Tripartite, mais conhecido como o Eixo.

Como se deu a política expansionista da Alemanha Itália e do Japão?

A formação do Eixo Em 1936, Itália, Alemanha e Japão assinaram o Pacto Anticomintern, ou seja, se colocavam lado a lado na luta contra a expansão comunista promovida pela Internacional Comunista (Comintern). Surgia assim o Eixo Roma-Berlim-Tóquio.