Iluminador passa antes ou depois do pó

O que vai primeiro: base ou corretivo? Tire todas as suas dúvidas já!

Xô, pele seca! (Foto: Reprodução/Instagram) — Foto: Glamour

Quando o assunto é maquiagem, a lista de produtos pode ser looonga. Quando junta os cosméticos de skincare, então, beira o infinito. Diferentemente da matemática, no make, a ordem dos fatores muita vezes altera o produto. Para entender de uma vez por toda por onde começar e terminar, indicamos o caminho!

1. Pele

A rotina do skincare é a única que realmente exige uma ordem restrita. Anote: sabonete facial - tônico - hidratante - filtro solar. Ao aplicar o hidratante e o filtro, não se afobe! Tem que esperar a pele absorvê-los antes de seguir para a próxima etapa. Pode ser que você tenha outros elementos de hidratação aí no meio (séruns, óleos…), tudo bem! Encaixe-os na sequência conforme as instruções mas o mais importante: sempre deixe o protetor solar por último.

2. Make

Com o filtro solar já sequinho no seu rosto, você pode iniciar a etapa da maquiagem com um primer. A partir daí, a sequência padrão seria: base - corretivo - pó - iluminador - blush. Mas nada disso é uma regra. Claro que aplicar o pó antes da base, por exemplo, é algo que não faz sentido. Porém, a maneira com que você vai usar o restante dos produtos depende muito da sua pele e o resultado que você está buscando. Tem quem prefira aplicar o blush diretamente após a base - pois o efeito cremoso da base aumenta a fixação do blush - e, só depois, aplicar o pó em pontos estratégicos de oleosidade. Vale a pena testar e ver o que funciona melhor na sua situação.

Batom (Foto: Instagram/Reprodução) — Foto: Glamour

3. Olho

Assim como a maquiagem do rosto, aqui a ordem não é necessariamente um must follow. Varia muito de acordo com as suas habilidades, gosto e até o estilo de make que você quer fazer no dia. Normalmente, a ordem seria: primer - sombra - lápis - delineador - curvex - máscara. Mas, algumas meninas curtem utilizar o curvex antes de começar toda a maquiagem para não correr o risco de borrar. Superválido. Ou então, se você não domina o traço do delineador, pode colocá-lo primeiro no processo e, ao fim, dar apenas uma reforçada. Assim, se errar, não perde todo o trabalho.

4. Boca

Sem muito segredo por aqui. Lápis - batom - gloss. Se você curte contornar os lábios, o lápis vai ajudar a delimitar o espaço e evitar borrões antes de aplicar o batom. Para uma boca molhada, o gloss vem depois de tudo, para finalizar.

Curte o conteúdo da Glamour? Ele está no nosso app e agora também no Globo Mais, o app que é muito mais do que uma banca. Nele você tem acesso a um conteúdo exclusivo em tempo real e às edições das melhores publicações do Brasil. Cadastre-se agora e experimente 30 dias grátis.

Iluminador passa antes ou depois do pó

Quanto mais brilho, melhor! E quando falamos de brilho na maquiagem, não há como não pensar nele: o iluminador. Seja em bastão ou cremoso, ideais para o dia, ou em pó com partículas de brilho, indicados para a noite, o iluminador é um produto versátil que transforma qualquer maquiagem básica em um visual glamouroso, radiante e com viço.

Nós aqui do Dia de Beauté já comentamos sobre diversos tipos de iluminadores, como os líquidos, em gel, em pó, cremosos e em bastão. Mas você conhece todas as utilidades deste produto? Ou melhor, sabe como e onde aplicar o iluminador para criar pontos de luz no rosto de maneira harmônica? As dicas abaixo poderão te ajudar – e muito – a aproveitar da melhor maneira possível todo o poder que o iluminador nos oferece.

O iluminador é um produto versátil, que pode fazer muita diferença na maquiagem, dependendo do jeito que você aplica

1- Base glow

O iluminador líquido é um produto capaz de mudar a aparência da base de maneira simples e sofisticada. A mistura dos dois itens pode ser interessante para quando você quiser tornar a base mate, por exemplo, mais fluida e luminosa. 

Essa é uma boa dica para quem tem pele madura: muitas vezes, a base mate evidencia as linhas de expressão, e para evitar isso – e ainda garantir um belo glow -, você pode apostar no combo de iluminador e base. Seu rosto vai ficar com aspecto mais viçoso e hidratado.

O caminho para alcançar este efeito é criar uma fina camada de iluminador por todo o rosto e aplicar a base logo em seguida. Se preferir, aplique no dorso da mão a quantidade de base que você costuma utilizar e duas gotinhas do iluminador líquido. Misture os dois produtos e faça a aplicação no rosto com uma esponjinha, um pincel ou até com os dedos.

Iluminador passa antes ou depois do pó

Base de cobertura leve e iluminada / @thesilverlining_1970

Iluminador passa antes ou depois do pó

Iluminadores líquidos e cremosos são indicados para maquiagens diurnas / Make @thanhtheman na @mijiawakyr

Iluminador passa antes ou depois do pó

Aplicação natural do iluminador dá sensação de pele hidratada / Make @danielcbeauty na @isa.japonega

Iluminador passa antes ou depois do pó

Mistura de base e iluminador torna pele levemente mais luminosa / Make @patrickta na @lilireinhart/ Cabelo @davestanwell

Iluminador passa antes ou depois do pó

Iluminador transforma a maquiagem básica em um visual glamouroso / Foto @a.genova

2- Ilumine as têmporas

Aplicar o iluminador nas têmporas se tornou a maneira mais popular de utilizar o produto. Para não errar, você pode criar um “C” com o iluminador entre o topo da bochecha e acima do final de cada sobrancelha. Para um visual diurno, indicamos o iluminador cremoso, que, além de ressaltar o blush, ilumina com sutileza e de maneira natural. Para eventos noturnos, você pode aplicar o iluminador cremoso e reforçar o brilho e a durabilidade com o produto em pó.

Já para o visual completo, a sugestão é que você aplique sua base e corretivo, faça o contorno (caso goste!), aplique o blush e, por fim, devolva a luminosidade para a pele com o iluminador utilizando o dedo anelar, uma esponjinha ou um pincel menor e fofinho, da maneira que ensinamos, em “C”.

Uma dica muito importante: na hora de aplicar o iluminador nas têmporas, cuidado para não se empolgar demais! Se espalhamos o produto por uma área muito extensa, principalmente para debaixo dos olhos e perto do nariz, acabamos evidenciando os poros dessas regiões.

Iluminador passa antes ou depois do pó

Poder de um iluminador sutil no make básico / Modelo @laisribeiro / Make @kendalfedail / Cabelo @bobbyeliot

Iluminador passa antes ou depois do pó

Aproveite todo o poder que o iluminador oferece / Make @patrickta na @angelcandices

Iluminador passa antes ou depois do pó

Pele glow e boca vermelha borradinha / Make @stellatumakeup na @yagalterry

Iluminador passa antes ou depois do pó

Para além do champanhe: abuse do iluminador dourado / @lailaloves

Iluminador passa antes ou depois do pó

Sombra iluminadora é prática e destaca o olhar / @vicceridono

Iluminador passa antes ou depois do pó

Sobrancelhas escovadas para cima e iluminador: dupla que garante frescor / Make @vivis_makeup na @clolloyd_

3- Cantinho interno dos olhos

Lembra do cantinho iluminado, febre nos anos 2000, quando os olhos ganharam destaque no clipe “Ray of Light” da Madonna? Pois é, a moda voltou!

Para conquistar esse efeito, é só pegar um pincel pequeno com cerdas curtas e aplicar a sombra ou glitter sem esfumar, para destacar a cor ou o brilho. Você pode optar por usar o seu dedo mindinho para maior pigmentação, basta fazer com bastante delicadeza. Para um look mais clean, não precisa nem trabalhar outras sombras na pálpebra móvel, invista no ponto de luz e bastante máscara de cílios.

Esta também é uma ótima dica para você que tem os olhos mais juntinhos, pois o truque dá uma sutil sensação de olhos mais abertos e afastados, além de descansados. Após um longo dia de trabalho, você dará uma saidinha de noite, e não sabe que make usar? Aposte no cantinho dos olhos iluminados e um batom marcante.

Iluminador passa antes ou depois do pó

Realce os lábios com um pouco de iluminador por cima do batom / Make @leahbaines_mua na @emileemacc

Iluminador passa antes ou depois do pó

Iluminar os olhos complementa o glow das têmporas / Make @aniamilczarczyk na @whoiskat

Iluminador passa antes ou depois do pó

Iluminador dourado contrasta com o perolado do canto interno dos olhos / Make @makeupbymario na @vanessahudgens

Iluminador passa antes ou depois do pó

Iluminador cremoso é ideal para visuais diurnos / @vicceridono

Iluminador passa antes ou depois do pó

Aplique o iluminador nos olhos com um pincel pequeno e preciso / @aniamilczarczyk

4- Arco das sobrancelhas

Falando em olhar, nada melhor do que combinar o iluminado do cantinho dos olhos com o iluminador abaixo das sobrancelhas. Esta dica também ressalta o olhar e levanta as sobrancelhas, evidenciando-as. Aplique o iluminador nesta região com um pincel para sombras pequeno, mais preciso, pois ele te ajudará a concentrar o produto pontualmente (bem abaixo do ponto mais elevado das sobrancelhas). 

Iluminador passa antes ou depois do pó

Aplique o iluminador abaixo das sobrancelhas com um pincel de alta precisão / @bibiidantas

Iluminador passa antes ou depois do pó

Iluminador ressalta o olhar e levanta as sobrancelhas / Make @charlottetilbury na @asiamonetray

Iluminador passa antes ou depois do pó

Iluminador cremoso dá efeito 'molhado' à pele / @katiejanehughes

Iluminador passa antes ou depois do pó

Iluminador é um grande aliado quando o assunto é dar destaque aos lábios / @tossellate

Iluminador passa antes ou depois do pó

Aplique o iluminador em formato de “C” nas têmporas / @camillapihl

Iluminador passa antes ou depois do pó

Maquiagem sutil com iluminador na cor champagne / @savana.sa

5- Testa: onde aplicar?

Sim! A testa também é um dos lugares que merece o iluminador. Mas, onde aplicar? A parte superior da testa, quase na raiz do cabelo, é destinada ao contorno – que cria uma sombra e a sensação de diminuir o tamanho da testa. Já o centro dela pode, sim, ser iluminado, mas neste caso o ideal é que isso seja feito com um corretivo mais claro que o tom da pele, pois a região, que costuma ser uma das mais oleosas da face, quando maquiada com o iluminador, tem os poros destacados.

Para iluminar essa parte superior do rosto, use o iluminador exatamente acima das sobrancelhas, nas laterais da testa e abaixo da linha do contorno. Com um pincel fofinho, esfume a região e note a diferença. O truque complementa a iluminação das têmporas.

Iluminador passa antes ou depois do pó

Iluminador cria pontos de luz em pele com cobertura leve / Make @shari.mua na @laurafranziskaofficial

Iluminador passa antes ou depois do pó

Sombra em tons de azul destacada com canto interno iluminado / @katiejanehughes

Iluminador passa antes ou depois do pó

Zona T, têmporas e olhos iluminados no mesmo tom / Make @sofiaschwarzkopftilbury na @xiarawaller

Iluminador passa antes ou depois do pó

Iluminador cremoso ressalta o rosado do blush / @brigittecalegari

Iluminador passa antes ou depois do pó

Testa levemente iluminada em ponto estratégico / Make @nikki_makeup na @withgee

6- Meio e ponta do nariz

O nariz é um dos pontos altos do rosto, ou seja, quando iluminado, reflete a luz antes que outras regiões. Nele, você pode aplicar o iluminador no centro, mais ou menos do ponto em que apoiamos o óculos em direção à ponta do nariz, ou aplicar apenas uma quantidade mínima do produto só na ponta. O primeiro truque vale para quem gosta de uma sensação de afinamento, enquanto o iluminador na ponta do nariz cria um efeito de nariz arrebitado. E assim como no arco das sobrancelhas, indicamos que você aplique o produto com um pincel preciso, com cerdas curtas.

Iluminador passa antes ou depois do pó

Iluminador cria efeito de nariz arrebitado / Foto @fernandopiccoli / Make @savana.sa na @racheelchoi

Iluminador passa antes ou depois do pó

Iluminador na ponta do nariz cria um efeito de nariz arrebitado / @daniellemarcan

Iluminador passa antes ou depois do pó

Aplique o iluminador no nariz com um pincel preciso de cerdas curtas / Make @jessi_makeup na @iamtheabull

Iluminador passa antes ou depois do pó

Iluminador em pele madura traz frescor ao visual / @thetennillelife_

Iluminador passa antes ou depois do pó

Se inspire pelo iluminado do rosto e aposte também nos cristais para uma make festiva / @caamerino

7- Destacando o batom

Por fim, mas não menos importante, o iluminador também é um grande aliado quando o assunto é a boca. Você pode aplicá-lo no famoso arco do cupido, acima dos lábios, e finalizar com um batom ou gloss.

Outro truque bacana para iluminar os lábios é contorná-los com um lápis bem clarinho ou mesmo um lápis iluminador ligeiramente para fora do contorno natural. Esfume o desenho feito a lápis com os dedos e aplique seu batom preferido. Resultado: praticamente uma dermopigmentação labial instantânea.

Iluminador passa antes ou depois do pó

Contornar os lábios com iluminador cria efeito parecido com o de uma dermopigmentação instantânea / @haileybieber

Iluminador passa antes ou depois do pó

O cantinho interno dos olhos iluminado contrasta com o esfumado preto e marrom / Make @aniamilczarczyk na @chey_maya

Iluminador passa antes ou depois do pó

Pele iluminada e sardinhas à mostra / Make @hungvanngo / Cabelo @cashlawlesshair na @josephine_letutour

Iluminador passa antes ou depois do pó

Lábios contornados com iluminador dão efeito parecido com o da dermopigmentação / Make @dmv.makeupartistry na @remiclaire

Iluminador passa antes ou depois do pó

Pálpebras douradas e iluminador perolado / Make @taniellejaimua na @nataliesole

{Fotos: reprodução Instagram}

Qual a forma correta de usar o iluminador?

O iluminador deve ser aplicado nas têmporas, bem acima das bochechas, para "acender" o rosto e destacar o blush. Nariz: o iluminador deve ser usado no ossinho do nariz. Assim, ele vai criar um ponto de luz incrível e mais elegante à make. O truque também é certeiro para afinar o nariz.

O que passar depois do iluminador?

Assim, a dica é passar o iluminador nos pontos desejados e depois espalhar com os dedos, dando leves batidinhas. Em seguida, é só aplicar o blush!

Qual a ordem certa de aplicar os produtos de maquiagem?

Com o filtro solar já sequinho no seu rosto, você pode iniciar a etapa da maquiagem com um primer. A partir daí, a sequência padrão seria: base – corretivo – pó – iluminador – blush.

Onde Passar o iluminador em pó?

A textura certa para cada tipo de pele Tendo isso em vista, a make-up artist Fabrícia ensina: “O iluminador em pó (compacto ou solto) é para ser aplicado nas maçãs do rosto, na zona T (testa, nariz e queixo) e nas pálpebras para fazer vezes de sombra.