Leitura na juventude: desafios da era da informação Redação Nota 1000

LEITURA NA JUVENTUDE: DESAFIOS DA ERA DA INFORMAÇÃO

PROPOSTA DE REDAÇÃO

A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Leitura na juventude: desafios da era da informação”, apresentando proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

TEXTOS MOTIVADORES

TEXTO I

[...] as novas gerações, as que surgem neste princípio de milênio e se alfabetizam e educam basicamente em ambiente digital, revelam cada vez menos capacidade, propensão e paciência para qualquer coisa que implique em profundidade intelectual e concentração. São públicos que vivem na superfície de um conteúdo imediatista e sempre prontamente substituído nas mídias sociais, fascinadas com telas de computadores, tablets, notebooks ou smartphones. A última coisa que de fato fazem é ler. [...] Até que ponto o cérebro treinado para o consumo de informação no ambiente online poderá, em algum momento, ainda estar preparado para assimilar conteúdos mais densos, mais aprofundados, e não estar por completo limitado a uma percepção imediatista ou fluida, eis campo fértil para as avaliações e os testes feitos por neurocientistas. [...] O que é certo, porém, é que, no que diz respeito à leitura nas entrelinhas, muita coisa escapa por entre os dedos quando alguém já não tem ânimo nem paciência, nem persistência, para a leitura propriamente dita – a leitura que, aliás, está na base do próprio conhecimento que forjou o digital.

Disponível em: <https://biblio.campusananindeua.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias/202-maryanne-wolf-os-desafios-da-leitura-na-era-digital>. Acesso em: 04 abr. 2022 (adaptado).

TEXTO II

A neurocientista cognitiva americana Maryanne Wolf costuma ser abordada, em suas palestras e aulas, por pessoas que se queixam de não conseguir mais se concentrar em textos longos ou "mergulhar" na leitura tão profundamente quanto conseguiam antes. "As pessoas estão percebendo que algo está mudando em si mesmas, que é seu poder de leitura. E há um motivo para isso", diz Wolf. A razão, segundo a pesquisadora da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), é que o excesso de tempo em telas - celulares e tablets, desde a infância até a vida adulta - e os hábitos digitais associados a isso estão mudando radicalmente a forma como muitos de nós processamos a informação que lemos. [...] Como os hábitos digitais atualmente favorecem uma leitura pouco aprofundada, em que apenas passamos os olhos por textos diversos, o perigo, diz Wolf, é que a habilidade de entender argumentos complexos - sejam eles presentes em um contrato legal, em um livro, em uma reportagem mais longa - pode ser "atrofiada" caso não seja exercitada.

Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-47981858>. Acesso em: 04 abr. 2022 (adaptado).

TEXTO III

O que perdeu espaço na vida dos jovens não foi o hábito de ler, mas a leitura formal que os livros, por exemplo, oferecem. "O texto existe, só que de outras formas, e agora oferece acesso amplo e irrestrito. A leitura digital é mais lúdica e interessante porque não é linear e permite uma liberdade multimidiática", explica Claudemir Viana, pesquisador do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Segundo Viana, trocar SMS com os amigos, postar no Twitter e ver recados no Facebook são atividades mais prazerosas que ler um clássico literário porque dão mais autonomia. "Se cansar do site em que está navegando, é só abrir um outro link. Não precisa mais ler página por página, na ordem. Por isso, o que o jovem está perdendo é a paciência, não a concentração."

Disponível em: <https://br.toluna.com/opinions/3447091/Celular-ou-um-livro>. Acesso em: 04 abr. 2022 (adaptado).

TEXTO IV

Leitura na juventude: desafios da era da informação Redação Nota 1000

 Disponível em: <https://joserosafilho.wordpress.com/2016/01/03/livro-x-celular/>. Acesso em: 04 abr . 2022.

O advento da internet e de outras tecnologias proporcionou uma transforma��o global, no qual possibilitou a conex�o entre pessoas de diversas ra�as e culturas, e englobou todo o conhecimento da humanidade em um �nico lugar. No entanto, percebe-se que a falta de leitura e o excesso de informa��o t�m feito com que os jovens obtivessem um conhecimento superficial e informal acerca do mundo.
A leitura � um h�bito pouco praticado pelos brasileiros. Sabe-se que em m�dia, a popula��o brasileira l� menos de um livro por ano. A falta de leitura pode acarretar de forma negativa a interpreta��o, escrita e fala da l�ngua nativa, e consequentemente, o mesmo efeito ocorrer� na vida profissional e pessoal dessas pessoas.
Ademais, o excesso de informa��o tamb�m � prejudicial, haja visto que podem estar veiculadas a fontes n�o confi�veis, distorcendo e/ou ocultando assim, os fatos. Al�m disso, h� a falta de um filtro que possibilite o usu�rio distinguir uma informa��o que seja de relev�ncia para a sua pessoa das que n�o s�o importantes.
Sendo assim, h� a necessidade do governo, centros de ensino e a fam�lia incentivarem os jovens � acessarem e adquirirem o h�bito da leitura, seja por meio de livros f�sicos ou digitais, independentemente da categoria liter�ria, e tamb�m, ajud�-los a encontrar fontes confi�veis, no qual poder�o estar obtendo conhecimento de forma id�nea.

Qual a importância da leitura na vida dos jovens?

A leitura é um hábito capaz de aprimorar muitas habilidades no indivíduo. Através dela, desenvolvemos o nosso senso crítico, ampliamos a nossa visão de mundo e podemos até melhorar a nossa capacidade de nos comunicar, adquirindo vocabulário e expressividade. E quanto antes este hábito for cultivado, melhor.

Como resolver o problema da falta de leitura entre os jovens?

- Implantação de projetos sobre leitura, elegendo alunos escritores, receber nas dependências da escola o autor de um livro do qual os educandos já leram uma obra. - Confeccionar um mural onde se coloca notícias em forma de jornal, as informações devem ser oriundas do ambiente escolar.