Nidação ocorre quantos dias antes da menstruação

Um dos sintomas possíveis da nidação, ou fixação do óvulo fecundado na mucosa uterina, é um sangramento ligeiro, designado vulgarmente como sangramento de nidação ou sangramento de implantação. Mas como saber se está grávida ou se é apenas mais um período menstrual? 

Sangramento de nidação ou sangramento de implantação

A nidação ou implantação do embrião fecundado na parede uterina, ocorre entre o 5º e 10º dia após a conceção, ou seja, uns dias antes do dia em que contava com a chegada do período menstrual.

A proximidade da data de ambos os eventos deixa muitas mulheres confundidas sobre se estão ou não grávidas.

Convém referir que a nidação pode ou não dar origem a sintomas e que nem todas as mulheres passam pelos mesmos sintomas na gravidez (ver Sintomas de nidação).

Como saber se é um sangramento de nidação ou menstruação?

Um dos sintomas de nidação consiste num sangramento ligeiro. Trata-se, na maior parte dos casos, de um fluxo mais ligeiro do que o fluxo menstrual, podendo durar apenas algumas horas, ou alguns dias.

Nuns casos observa-se uma mancha de muco acastanhada ou rosada, noutros casos uma pequena quantidade de sangue vermelho.

  • Pequenos sangramentos no início da gravidez é normal?
  • Sangramento no início da gravidez

Sangramento de nidação ou sangramento de implantação

Antes do óvulo maduro ser fecundado pelo espermatozoide, o seu corpo prepara-se para alimentar e alojar um eventual ovo fertilizado.

As paredes do útero “encharcam-se” de sangue e engrossam para nutrir o futuro embrião e permitir que este se fixe nas suas paredes, onde irá permanecer até ao final da gravidez.

O processo de implantação do ovo na mucosa uterina, zona fortemente irrigada por uma extensa rede de vasos sanguíneos, pode fazer com que alguns vasos se rompam dando origem ao conhecido sangramento de nidação.

O processo de implantação é gradual. Depois de se fixar na parede uterina, começam a desenvolver-se umas saliências que se transformam em vasos sanguíneos, denominadas vilosidades coriónicas.

À medida que a placenta se desenvolve, os pequenos vasos sanguíneos penetram no interior da parede do útero para transportar oxigénio e nutrientes ao embrião.

Estes vasos sanguíneos comunicam com a corrente sanguínea materna, que se ramificam várias vezes até formarem uma complexa árvore de vilosidades, são a génese do cordão umbilical.

Sangramento menstrual

O sangramento menstrual será mais fácil de identificar já que ocorre todos os meses durante a sua vida fértil. Normalmente, a menstruação dura mais dias e a perda de sangue é maior quando comparada ao sangramento de nidação.

Na menstruação, o sangue é brilhante, de cor viva enquanto no sangramento de nidação é acastanhado ou rosado.

As cólicas abdominais, que algumas mulheres referem sentir e associam à nidação, também podem afetar a mulher não grávida não sendo, por isso, um sintoma que possa ser usado para confirmar uma gravidez.

Caso esteja realmente grávida, a perda de sangue cessará, na maioria das mulheres, em poucos dias. Contudo, a melhor forma de confirmar a gravidez é realizando um teste de gravidez de farmácia (saiba os valores de referência de ß-hCG que indicam uma gravidez).

  • Primeira semana do desenvolvimento embrionário
  • Segunda semana do desenvolvimento embrionário

LEIA TAMBÉM

  • Nidação: o que é e quando ocorre?
  • Sintomas de nidação
  • Primeiras semanas de gravidez
  • Desenvolvimento do bebé semana a semana

Utilize a nossa calculadora da gravidez para calcular a idade da sua gravidez e descobrir a data provável para o parto.

Nidação é o processo de implantação do óvulo fecundado na parede do endométrio. É um dos estágios do início da gravidez e pode resultar em um sangramento fora do período menstrual.

Diferente do escape, esse sangramento de nidação dura no máximo três dias e não apresenta sintomas expressivos como dor, por exemplo. Outro ponto de destaque é que nem todas as mulheres têm esse sangramento.

Para ajudar as tentantes que estão naquele momento de ansiedade para conseguir engravidar, saiba mais sobre esse fenômeno comum na mulher quando ela fica grávida.

Faça também o donwload gratuito do nosso Guia da Tentante com dicas e conselhos para você passar por esse momento com mais tranquilidade.

Nidação ocorre quantos dias antes da menstruação

Índice

  • O que é nidação?
  • Qual o aspecto desse sangramento de nidação?
  • Diferença entre menstruação e nidação
  • Nidação: 3 Principais Sintomas
  • O que acontece após a nidação?
  • Demais peculiaridades sobre a nidação

Entende-se por nidação o processo de fixação do óvulo que foi fecundado na Trompa de Falópio e migrou para o útero, se fixando na mucosa do endométrio, que é a parede que reveste a parte interna do útero.

O processo ocorre tanto em gestações ocorridas de forma natural e em tratamentos de reprodução humana, e leva, em média, cinco a sete dias para ocorrer. Ou seja, da formação do zigoto até a implantação no útero, todo esse caminho a ser percorrido pode demorar cerca de uma semana.

Esse tempo pode variar de acordo com o ciclo de ovulação da mulher, sendo cinco a sete dias a média definida pela medicina para começar a contagem das semanas gestacionais.

Nesse processo de fixação do zigoto pode ocorrer um leve sangramento, com duração média de três dias. Esse sangramento ocorre, pois, ao aderir ao endométrio, esse zigoto colabora para o processo de escamação de pequenas partes da camada endometrial, que são expelidas pelo organismo.

A nidação pode ser facilmente confundida com escapes fora do período menstrual, sendo importante que essa mulher, tentante ou não, tenha acompanhamento ginecológico e relate tais situações ao médico que colabora na preservação de sua saúde.

Nidação ocorre quantos dias antes da menstruação

Qual o aspecto desse sangramento de nidação?

O sangramento de nidação tem fluxo pequeno e cor que varia de um leve tom rosado ao marrom. É importante ressaltar que toda mulher passa pelo processo de nidação, mas o sangramento pode não ocorrer para todas.

Diferença entre menstruação e nidação

A diferença entre esses fenômenos do corpo feminino são:

  • Menstruação: tem duração média de cinco a sete dias, ocorrendo em dias específicos, ou seja, a cada 28 dias em média. Existem mulheres com ciclos mais longos ou mais curtos. O sangramento tem cor avermelhada vibrante, tornando-se mais claro com o passar dos dias e evidencia que a mulher não está grávida. A duração do ciclo também pode variar entre as pacientes.
  • Sangramento de nidação: ocorre fora do período menstrual e pode apresentar tom levemente puxado para a cor rosa ou marrom. Dura três dias e pode ser considerado um dos sintomas de gravidez. É um sangramento bem leve, ou seja, não tem fluxo contínuo como a menstruação.

É importante evidenciar que, se o sangramento de nidação for superior a três dias e apresentar fluxo intenso e cor vermelho vivo, é necessário procurar atendimento junto ao ginecologista.

A Dra. Stephanie Majer, especialista em Reprodução Humana aqui da Mater Prime, explica qual o melhor dia para engravidar. Clique aqui e veja o vídeo.

Nidação: 3 Principais Sintomas

A nidação, na maioria das vezes é assintomática, ou seja, ocorre sem que a mulher perceba nada de diferente em seu organismo antes da ocorrência do sangramento. Mulheres que são mais atentas às mudanças em seu corpo costumam relatar dor pélvica leve ou cólica.

Entretanto, a nidação pode vir acompanhada de sintomas típicos de uma gravidez, sendo eles:

  1. Enjoos;
  2. Vômitos;
  3. Sonolência.

Tais condições têm relação direta com a produção do hormônio Gonadotrofina Coriônica Humana (HCG), identificado como hormônio da gravidez. O HCG e demais hormônios que passam a ser produzidos pelo organismo agem como agentes protetores do feto, impedindo que o organismo da mulher tente expeli-lo.

O que acontece após a nidação?

Ocorre a concretização da gestação, uma vez que o zigoto se implantou na camada do endométrio e de lá passou a ter acesso a oxigênio e demais nutrientes para o desenvolvimento do saco gestacional e crescimento do feto.

Assim que a mulher identificar quaisquer sintomas de uma gravidez deve procurar aconselhamento junto ao ginecologista obstetra e dar início ao seguimento pré-natal. O primeiro trimestre gestacional demanda cuidados, por isso é necessário atenção por parte da gestante neste período.

Nidação ocorre quantos dias antes da menstruação

Demais peculiaridades sobre a nidação

Outro ponto a ser destacado é que a nidação só é indicativo de gravidez quando, somado ao episódio, essa mulher apresentar atraso menstrual superior a 15 dias.

Caso contrário foi um escape ou sangramento fora do período menstrual que deve ser investigado junto ao ginecologista, uma vez que pode ser indicativo de uma outra condição clínica.

Mulheres que estão em tratamento de reprodução assistida são aconselhadas a terem alguns cuidados no período pós transferência dos embriões. Para que a nidação ocorra, é indicado uma melhora na alimentação com a inserção de alimentos ricos em colágeno, agente que colabora para o fortalecimento do endométrio.

É recomendado ainda a não ingestão de café e bebidas alcoólicas, assim como evitar carregar peso e praticar exercícios de alto impacto. Essas são algumas informações sugeridas. Caso tenham restado dúvidas sobre a nidação, agende uma consulta com um dos ginecologistas obstetras especialistas em reprodução humana assistida da Mater Prime.

Nidação ocorre quantos dias antes da menstruação

Fonte:

Sociedade Brasileira de Reprodução Humana;

Revista Reprodução & Climatério;

Manual de Ginecologia Endócrina da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia;

Clínica Mater Prime.

Nidação ocorre quantos dias antes da menstruação

É possível ter nidação um dia antes da menstruação?

– Após a liberação do óvulo (ovulação), ele só pode ser fecundado em um prazo de 24h; – A nidação ocorre 5 dias após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. “A nidação se dá, portanto, cerca de nove dias antes da data prevista de menstruação”, explica a médica.

Como saber se é nidação ou não?

O sintoma de nidação mais comum é o sangramento leve, que dura até 3 dias e possui tom rosado ou marrom. A nidação, na maioria das vezes é assintomática, ou seja, ocorre sem que a mulher perceba nada de diferente em seu organismo.

Em qual semana se inicia a nidação?

Nesse período, compreendido entre a 1ª semana lunar e a 4ª, o zigoto é implantado no útero feminino, por um processo denominado nidação.

É possível ter nidação é não estar grávida?

É normal? É importante saber que cada gravidez é única, mesmo quando a mãe é a mesma. Portanto, pode acontecer que uma mesma mulher apresente o sangramento da nidação em sua primeira gestação, mas não tenha na segunda, ou vice-versa.