O amadurecimento da fruta mencionada nesse texto e evidenciado pela

O amadurecimento da fruta mencionada nesse texto e evidenciado pela

Em diversas plantações os cachos de banana são envolvidos em sacos plásticos

Introdução

Ao ensinar o conteúdo de “Funções Orgânicas”, sob o subtópico “Alcenos”, o professor de Química pode utilizar um experimento simples e do cotidiano dos alunos, através do qual eles notarão a presença do alceno mais simples e mais importante em suas vidas. Trata-se do eteno ou etileno (H2C=CH2).

Este alceno é um gás incolor, de sabor adocicado, que em condição ambiente é praticamente insolúvel em água, mas bastante solúvel em solventes orgânicos e é encontrado em poços petrolíferos. Na indústria, ele é obtido por meio do craqueamento da nafta resultante do refino do petróleo e do tratametno do gás natural. Ele é  utilizado como combustível, como narcótico, na fabricação de plásticos como o polietileno e é também usado no amadurecimento artificial de frutos.

Em razão do seu grande uso na indústria, o eteno é o 4º produto químico mais fabricado no mundo e, em 2003, ocupava o 2º posto nos Estados Unidos.

O eteno é produzido por frutos verdes e é o responsável pelo amadurecimento deles. Em nível doméstico é possível utilizar essa propriedade do eteno para amadurecer mais rapidaamente determinadas frutas. Por exemplo, quando se embrulha bananas em jornal, é como se tivéssemos “aprisionado” o etileno, acelerando o amadurecimento da fruta.

Outros dois fatores importantes a se notar, e que provavelmente são fatos já observados pelos alunos, são: em temperatura mais elevadas, as frutas amadurecem mais rápido; e uma fruta podre faz com que outras que estão ao seu redor também apodreçam. Esses fatos são explicados também em razão da presença do gás eteno nas frutas. Em temperaturas elevadas, o eteno reage mais rapidamente e quando uma fruta podre ou bem madura entra em contato com outra, ela libera o eteno, o que provoca o aceleramento do processo de maturação da outra.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Vejamos como o professor pode transmitir esses conhecimentos para os alunos de maneira mais eficaz, em uma aula experimental.

Objetivo:

Verificar que frutas envolvidas em embalagens amadurecem mais rapidamente e associar este fato com a sua produção de gás eteno.

Materiais:

  • Bananas-nanicas verdes;
  • Uma folha de jornal;
  • Saco plástico.

Procedimento experimental:

O professor deve pedir para que os alunos embrulhem a primeira banana verde com jornal e a segunda com o saco plástico. A terceira não deve ser envolvida em nada, ela amadurecerá normalmente.

Os alunos devem então observar durante uma semana o processo de amadurecimento de cada banana. Suas observações diárias devem ser anotadas para depois haver a comparação dos resultados obtidos.

O amadurecimento da fruta mencionada nesse texto e evidenciado pela

Para acelerar o processo de amadurecimento de uma fruta é possível embrulhá-la em jornal.

Resultados e Discussões:

O professor pode pedir um relatório experimental, em que os alunos deverão expor qual banana amadureceu mais rápido e propor uma explicação para o fato.

Nesse trabalho, eles devem fazer uma relação com o gás eteno produzido pela banana, dizendo exatamente qual é a sua estrutura, seu nome oficial e sua função orgânica.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Uploaded by

mario dalmolin

0% found this document useful (0 votes)

63 views

18 pages

Copyright

© © All Rights Reserved

Available Formats

DOCX, PDF, TXT or read online from Scribd

Share this document

Did you find this document useful?

Is this content inappropriate?

Report this Document

0% found this document useful (0 votes)

63 views18 pages

Provas Caed 7º Ano 2021 Ciências.

Uploaded by

mario dalmolin

Full description

Imagine só comer uma banana sem quem esta esteja com o grau de maturação completo, fica aquele aperto na boca característico das bases (todas as bases possuem sabor adstringente). As frutas produzidas em escala comercial precisam ter uma série de requisitos, devido à finalidade: o comércio, ou seja, ninguém iria comprar uma fruta amassada, com aparência degenerativa, e ainda por cima verde, e isto vale também para verduras.

Mas um composto químico é usado especialmente para solucionar este problema, é o Etileno, conheça agora esta substância orgânica e como ela age sobre as frutas:

O etileno é um gás responsável pela maturação de frutas, ele funciona como um hormônio, é produzido a partir das células e se faz presente em toda a estrutura do fruto, desde a casca até seu interior. Conheça as 3 reações que acontecem durante o processo de maturação de frutas:

1.

Oxidação de lipídios

: Essa reação é produzida pelo etileno e é responsável pelo rompimento nas fibras do fruto, tornando-o macio;

2.

Quebra das ligações de amido

: A doçura das frutas maduras aparece neste momento: durante a quebra das ligações do amido presente em sua composição;

3.

Quebra das moléculas de clorofila

: O etileno é responsável ainda por quebrar as moléculas de clorofila presente na casca do fruto, que lhe confere a cor verde. Após esta reação, dependendo do fruto, a coloração fica avermelhada ou amarelada.

DICA: Se quiser acelerar o amadurecimento do tomate e banana em sua própria casa, basta colocá-los em um recipiente fechado. Estes frutos exalam etileno quando estão maduros, abafando-os você evita que o etileno gasoso escape, fique retido no recipiente e acelere o processo de maturação das frutas verdes.

Em países com clima Tropical, como é o caso do Brasil, as frutas se deterioram com muita facilidade, e por isso os comerciantes precisam usar destes artifícios para obterem as espécies frutíferas com aspecto saudável, atraentes e, sobretudo, saborosas.