O mesmo espirito intercede por nós

O ESPÍRITO SANTO INTERCEDE POR NÓS.

Rm 8,26 “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis”.

O mesmo espirito intercede por nós

Vamos meditar na preciosa e maravilhosa pessoa do Espírito Santo, e como Ele nos auxilia em nosso dia a dia.

Muitos não entendem quem de fato é o Espírito Santo. Alguns pensam que Ele é uma força, ou uma pomba ou uma luz…

Lemos em II Co 13,13 “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém”.

Deus Pai: é o criador de todas as coisas. Visíveis e invisíveis. Aquele que se assenta no trono. O Deus todo-poderoso.

Deus Filho: Jesus Cristo, o verbo que criou todas as coisas junto com o Pai. O verbo que se fez carne, morreu na cruz e ressuscitou ao terceiro dia. Voltará uma segunda vez para os seus escolhidos.

Deus Espírito Santo: o Espírito de Deus, o paracleto consolador, o Espírito da verdade.

(Esse artigo faz parte do livro digital “MAIS QUE VENCEDORES” de minha autoria.)

 Consolador.

Jesus disse aos seus discípulos no final de seu ministério terreno que voltaria ao Pai. Mas, não os deixaria órfãos. O que ele faria? Levantaria um super líder que poderia cuidar de toda a igreja ao redor do mundo? Levantaria uma instituição perfeita que supriria todas as necessidades da igreja na sua ausência? NÃO!

A resposta é: Jesus deixaria outro consolador. Jesus é o primeiro consolador, agora Ele prometia enviar outro.

É muito importante sabermos que a palavra “outro” aqui dito por Jesus, no original grego não é a palavra “hetero” que significa “outro diferente”. Por exemplo, se alguém diz ser hetero- sexual essa pessoa está dizendo que é atraída pelo sexo oposto, ou seja, pelo sexo diferente.

Mas no texto original, está contida a palavra grega “allos”, que significa “outro igual”. Portanto quando Jesus diz que enviaria outro consolador, se refere a alguém igual a Ele mesmo.

Uma das grandes verdades sobre o Espírito Santo, é que Ele é igual a Jesus. É outra pessoa, mas igual a Ele.

Tudo aquilo que Jesus era para os discípulos enquanto estava em carne, o Espírito Santo é para nós hoje.

Se João podia se reclinar ao peito de Jesus, você pode se reclinar ao peito do Espírito Santo.

Se podiam chorar aos pés de Jesus, você pode chorar aos pés do Espírito Santo.

Se clamavam pela ajuda de Jesus quando a tempestade se levantava, você pode clamar ao Espírito Santo.

Se os pecadores vinham arrependidos se prostrar a Jesus, você pode se prostrar ao Espírito Santo.

Jesus em carne tinha suas limitações. Por exemplo, não podia estar em dois lugares ao mesmo tempo. Ele mesmo dependia do Espírito Santo para ter direção em seu ministério.

Agora, o Espírito Santo está em todos os lugares. Aqui no Brasil um pecador pode clamar por sua ajuda para ser livre; na China um cristão pode clamar por força para pregar o evangelho; na África do Sul uma mulher pode clamar pelos seus filhos; e ao mesmo tempo, Ele vem em auxílio de todos! ALELUIA!

Deixe essa verdade penetrar teu coração: ”Tudo aquilo que Jesus era para os discípulos enquanto estava em carne, o Espírito Santo é para nós hoje”.

Porque o Espírito Santo está conosco, não somos órfãos. Dizem que se não cultuamos a mãe de Jesus somos órfãos. Nós a amamos, vamos estar com ela no céu, mas não a cultuamos, porque só Deus é digno de toda adoração e culto. Somente Deus está em todos os lugares, só Ele sonda os corações, portanto só Ele pode ouvir nossas orações. Jesus disse que não nos deixaria órfãos: Ele nos enviaria seu Espírito Santo! Aleluia!

Ele está conosco.

Você nunca está sozinho, mesmo nos momentos mais difíceis, mesmo quando a vontade de desistir de tudo é tão forte que você já começa a imaginar teu fracasso, o Espírito Santo sempre está contigo! Somente abra o coração para Ele. Converse com Ele, diga tudo que está em teu coração, tudo que te angustia, tudo que você teria vergonha de dizer para teu melhor amigo. O Espírito Santo é aquele que enxuga tuas lágrimas, é aquele que te levanta e te encoraja.

Por isso a bíblia diz que Ele é o consolador, no grego “parakleto”. É aquele que caminha ao teu lado, advogado, consolador, exortador, amigo. Como já vimos Jesus foi o primeiro consolador, agora o Espírito Santo é tudo aquilo que Jesus foi nessa terra.

Exorta.

O Espírito Santo é aquele que nos exorta. Quem sabe você já ouviu essa expressão e sente medo quando ouve. Muitos de nós já ouvimos alguém em nome de Deus, falar de maneira rude, como dizem “dar cajadadas” nas ovelhas, em nome de uma exortação.

Por falta de conhecimento e revelação, há quem pense que o cajado do pastor é para bater na cabeça da ovelha. Isso soa mais como um matadouro do que rebanho! O cajado do pastor tem uma ponta curvada, como um “J” “jota”. Com este lado o pastor pode chamar a ovelha pra perto dele; e “chamar pra perto” é o sentido original de exortar. E se for necessário usar o cajado pra bater em alguém, esse alguém é o lobo que tenta arrebatar a ovelha. O pastor que usa o cajado para dar “cajadada” é alguém que tem uma enxada na mão, e pensa que é para usar como talher na janta!

Não significa que a repreensão não faz parte da exortação. Mas a repreensão bíblica é sempre com o propósito de conserto, cura e restauração. O Espírito Santo sempre vai nos dizer o que devemos consertar, e sempre vai nos dar o caminho da cura e restauração.

Ele nos ajuda em nossas fraquezas.

O Espírito Santo não nos acusa por termos fraquezas. Ele nos ajuda.

Precisamos tanto da ajuda dele, que a palavra revela que não sabemos nem orar como convém. Aqui todo nosso orgulho cai, toda a soberba e autossuficiência. Orar é o mínimo da vida com Deus. Ensinamos nossos filhos a orar desde pequenos. Mas sabemos que muitas vezes oramos da boca pra fora, oramos pensando que vamos convencer a Deus de que nós estamos certos…, de que realmente precisamos de algo que parece que Deus não está muito disposto a nos dar…, de que não merecemos passar por essa situação difícil…

Jesus ensinou que se oramos conforme a vontade Deus, alcançamos o que pedimos. Mas como vamos saber a vontade de Deus?

A resposta está no Espírito Santo! Ele sabe a vontade de Deus.

Vamos reler o texto chave deste capítulo e o versículo seguinte:

Rm 8,26.27 “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos”.

Deus só responde uma oração quando ela está de acordo com sua vontade. Então se eu oro conforme minha vontade fico sem resposta. Para tocar o coração de Deus, devo orar conforme sua vontade.

Mas é claro que não preciso ter medo de orar por algo, somente porque não sei a vontade de Deus. O que vai acontecer, é que não terei resposta ou saberei depois que aquilo que orei não era sua vontade. Por isso, vamos ver agora a oração que nunca erra o alvo…

(Esse artigo faz parte do livro digital “MAIS QUE VENCEDORES” de minha autoria.)

O Espírito Santo intercede por nós.

A oração em línguas.

Deus nos deu uma arma poderosa para usar nessa terra. A oração em línguas. O novo testamento revela que quando o Espírito Santo desce sobre os discípulos no dia de pentecostes, ele concede o dom, a capacidade de falar em outras línguas.

Como vimos no versículo acima citado, o Espírito Santo intercede por nós segundo a vontade de Deus. Quando oramos em línguas, permitimos que o Espírito Santo guie nossa oração, e Ele sabe exatamente o que Deus quer nos dar, o que quer fazer em nossa vida, o que quer nos aperfeiçoar…

Então nossa oração “acerta na mosca”. Como o Espírito Santo sabe a vontade de Deus, Ele ora em nós exatamente aquilo que é a vontade de Deus! Por isso não tem erro. Não há a possibilidade de nossa oração ficar sem resposta. Damos o volante do carro na mão do Espírito Santo, e Ele sabe o caminho. Aleluia!

Em I Co 14,21 o apóstolo Paulo cita uma passagem de Isaías 28,21 “Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo”.

Paulo explica que no antigo testamento Deus já havia prometido o dom de falar em outras línguas… Vamos ver?

“Mas também estes erram por causa do vinho, e com a bebida forte se desencaminham; até o sacerdote e o profeta erram por causa da bebida forte; são absorvidos pelo vinho; desencaminham-se por causa da bebida forte; andam errados na visão e tropeçam no juízo.

Porque todas as suas mesas estão cheias de vômitos e imundícia, e não há lugar limpo.

A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios?

Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.

Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo.

Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir”. Is 28,7-12.

Nesta passagem Isaías declara que os profetas e os sacerdotes estavam em pecado. E no Antigo Testamento estes eram os canais que Deus usava para falar ao seu povo, ou seja, os canais estavam entupidos!

Então Deus providenciaria um meio para que essa comunicação acontecesse. Deus cria um “0800”. Um canal direto com ele.

Quando oramos em línguas entramos diretamente na sala do trono de Deus. Não precisamos de hora marcada, nem precisamos passar por secretários, nem pagar tributos, nem pedir permissão para os homens. Deus nos recebe no mesmo instante.

Podemos ser tentados a crer que nossa oração em língua é um barulho sem sentido e ineficaz. Mas na verdade “damos bem as graças” I Co 14,17.

Não precisamos sentir um calafrio, uma tremedeira, nem vontade de orar para começar. Assim como devemos vigiar em oração, mesmo sem ter vontade, assim também acontece com a oração em línguas.

Naquele instante que estou triste, me sentindo desamparado, cansado ou até mesmo em pecado; devo começar a orar. Daí com certeza o diabo vai soprar em nossos ouvidos: “você não é merecedor de orar em línguas”, ou “ desista porque esse tipo de oração não faz sentido”. O diabo é o mais interessado em que nós não oremos. Pois na oração em línguas estamos ligados diretamente a Deus, como o bebê está conectado a sua mãe pelo cordão umbilical.

Esta oração é como um tubo digestivo, que traz até nós o alimento vindo de Deus. Quanto mais eu oro mais me fortaleço em Deus.

Diz em Judas 1,20 ”Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo”.

A oração em línguas edifica a nossa fé, alimenta-a. Rm 10,17 “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus”. A palavra de Deus é a fonte da nossa fé. Não existe outra regra de fé fora da sagrada escritura. Mas, o que acontece quando eu oro em línguas? O Espírito Santo testifica no meu espírito a veracidade da palavra, o seu significado, o seu poder. Aleluia!

Se eu perseverar em orar em línguas, a minha fé vai se fortalecendo, como já vimos, Deus vai me alimentando, me nutrindo. Vou recebendo dele os mistérios, vou recebendo revelação da palavra…

Muitas vezes enquanto eu lia a palavra ficava com alguma pergunta, algo que não entendia. Então orando em línguas eu ia adorando a Deus, clamando… e de repente tudo se esclarecia! Vinha da parte de Deus a revelação da palavra. Como é maravilhoso passar por isso, como o nosso relacionamento o Senhor é algo dinâmico, vivo e diário.

Outro papel da oração em línguas é nos trazer descanso, como vimos no texto de Isaías. Com nossas emoções alteradas, ou confusos, ou não sabendo nem como orar, a oração em línguas nos auxilia, nos dando descanso. Deixo de lado meu entendimento e oro apenas em espírito, e o Espírito Santo guia minha oração até o coração de Deus. E tudo aquilo que eu precisava orar, mas não sabia como, Ele recebe pela intercessão do Espírito.

E depois de algum tempo vemos Deus respondendo nossas orações, vemos tudo se encaixa exatamente a vontade de Deus se realiza, porque colocamos na mão dele as nossas petições.

A oração em línguas é uma das armas da nossa milícia, nos foi dada pelo Espírito Santo e não podemos desprezá-la. E como tudo que Ele nos dá, deve ser usado para a sua glória.

PORQUE O ESPÍRITO SANTO INTERCEDE POR NÓS…

VOCÊ É MAIS DO QUE VENCEDOR!

Esse artigo faz parte do livro digital “MAIS QUE VENCEDORES” de minha autoria. Te convido a conhecer esse material de alta qualidade que está disponível em formato de leitura e em áudio, para ouvir em qualquer lugar!

Pr. Welington A. de Souza.

Onde diz que o Espírito Santo intercede por nós?

Algumas versões traduzem como "intercessor". Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir, nem orar como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis.

O que quer dizer em Romanos 8 26?

O significado pode ser assim expresso: “ele nos ajuda ou ajuda muito”. Nossas fraquezas – Ajuda-nos em nossas fraquezas, ou nos ajuda a suportá-las. A palavra “enfermidades” refere-se às fraquezas às quais estamos sujeitos e às nossas várias provações nesta vida.

O que quer dizer a palavra de Romanos 8 27?

aos olhos de Deus. Para que Deus, que é o Espírito, e familiarizado com a mente do Espírito, saiba o que ele quer dizer quando leva os santos a se expressarem em palavras, desejos, gemidos, suspiros ou lágrimas: em cada Deus lê a linguagem do Espírito Santo e prepara a resposta de acordo com a solicitação.

Como o Espírito Santo nos ajuda a orar?

O Santo Espírito nos ajuda a orar de forma certa, levando-nos a perceber a necessidade de falar com Deus e colocando em nós esse santo desejo. Ele nos leva a arrepender-nos de nossos erros e nos aproximar de Deus para que peçamos perdão. Ele que nos ensina a orar e, em alguns momentos, ora em nosso lugar.