O penis cresce ate quando

O penis cresce ate quando

Crédito: iStock

A preocupação não demora a surgir na cabeça do garoto: será que o meu pênis é pequeno demais? Trata-se de uma encucação antiga, que muitas vezes atormenta homens feitos. Só que agora, talvez pela facilidade maior que os jovens têm para acessar filmes pela internet, ela vem surgindo mais cedo. Até porque os meninos comparam o próprio corpo com o dos atores bem dotados dos vídeos pornôs, achando que nunca chegarão lá. E talvez não cheguem mesmo, qual o problema?

Mesmo que não façam esse tipo de comparação, a dúvida em relação ao tamanho pode aparecer por total desconhecimento de como seu corpo se desenvolve. Afinal, os primeiros a crescer são os testículos e isso acontece por volta dos 12 anos na maioria dos rapazes — lembrando que, em matéria de puberdade, existem aqueles que são maturadores tardios, ou seja, que só verão o volume dos testículos aumentar um pouco mais tarde, e garotos que, ao contrário, são o que chamamos de maturadores adiantados e enxergam esse sinal da mudança quando ainda são mais novos.

Colunistas do UOL

Os testículos graúdos ficam desproporcionais ao pênis, que continua com o mesmo tamanho da infância. Daí a que a primeira impressão pode não ser lá muito promissora. Aliás, vale eu aproveitar para dar o recado: o tamanho desse órgão na infância não é indicador de suas medidas na idade adulta. Pode parecer pequeno na mais tenra idade e surpreender depois. Pode parecer grande e surpreender também, ficando menor do que a expectativa. O que governa o seu crescimento são os hormônios que só entram em cena na puberdade.

Em uma segunda fase, o pênis estica, aumenta em comprimento. E isso se dá em torno dos 14 anos — de novo, é uma média. Mas a preocupação continua: para uns, fica ele parecerá fino e esquisito. É que só em uma etapa posterior, por volta dos 15 anos, ele aumentará em largura e ficará com suas proporções finais.

Vale bater na tecla que comparações são sempre ruins. Primeiro, um pênis ereto com cerca de 10 centímetros de comprimento já consegue cumprir o seu papel reprodutivo, que é o de lançar os espermatozoides no fundo do útero  para aumentar as possibilidades de uma fecundação. E, em termos de prazer, o tamanho realmente nunca é documento. Uma relação sexual satisfatória dependerá de inúmeros outros fatores que os meninos, como aconteceu com todos nós, devem aprender com o tempo.

O tempo talvez  ainda ensine a alguns que um pênis grande demais, em vez de vantagem, pode representar um problema, resultando em dor em quem o acompanha no ato sexual. Ah, e não adianta se empolgar com promessas que a gente vê a todo instante por aí, como a de equipamentos que lembram bombinhas e que, por meio de sucção, prometem um crescimento peniano fantástico. Bobagem descarada! Não fazem efeito e podem até machucar.

Repito: o que vai determinar o crescimento peniano é a ação dos hormônios sexuais que passam a vigorar na puberdade e, claro, é para se considerar a bagagem genética também. Meninos tendem a alcançar um tamanho de pênis similar ao do pai e ao dos avós.

Noto que alguns garotos, por desconhecerem as etapas desse crescimento, evitam até tirar a roupa em vestiários, temendo fazer feio perto de colegas cujos membros parecem mais avantajados— quando, na realidade, cada um se desenvolve em um ritmo e isso precisa ficar claro. Pior no caso dos jovens obesos. É que neles, uma camada de gordura na região pubiana tende a esconder um pênis que pode estar crescendo normalmente, mas que fica embutido. Se o garoto muito acima do peso emagrecer,  seu pênis logo exibirá seu verdadeiro tamanho.

Qual é a idade em que o crescimento peniano atinge o seu máximo? Essa é uma dúvida bastante comum dos adolescentes, porém, é uma questão importante para os homens adultos também, porque podem levar uma boa informação aos mais jovens.

Leia esse texto para saber como funciona o crescimento peniano e outras informações sobre o tamanho do órgão sexual.

Crescimento peniano: idade que atinge o tamanho máximo

O pênis exerce função imprescindível para o sistema urinário e sexual dos homens. Desde o início do processo de maturação sexual, o tamanho do pênis pode ser muito importante porque, historicamente, tamanho sempre esteve associado à masculinidade e à virilidade. 

Por isso, muitos adolescentes querem saber se já atingiram o máximo das dimensões do seu órgão sexual e até quando esse desenvolvimento acontece.

Há muitas informações na internet apontando que o máximo do crescimento peniano é por volta dos 18, 19 ou 20 anos. Esse é um dado para o qual não é possível determinar uma data fixa, porque depende do estágio de maturação sexual de cada organismo, que é muito individualizada.

Neste aspecto, só após uma consulta com um urologista e avaliação clínica é possível responder se o adolescente ainda vai ter crescimento peniano ou se o desenvolvimento já estacionou, atingindo o ponto máximo.

O penis cresce ate quando

Escala de Tanner define crescimento peniano

O crescimento dos órgãos genitais de crianças, adolescentes e adultos é determinado pela escala de Tanner (criada pelo pediatra britânico James Tanner), que define as medidas físicas a partir das características primárias e secundárias, que contabiliza desenvolvimento da genitália (pênis, testículos e glande) e dos pelos pubianos. 

A escala vai do estágio I ao V, mas pela variação natural do organismo, cada adolescente pode passar pelos estágios em idades diferentes.

Por exemplo, um garoto de 11 anos pode estar na mesma fase de crescimento natural peniano de um outro de 15,5 anos.  Tudo vai depender em que idade o garoto entrou na puberdade e das taxas de crescimento.

Isso significa que um adolescente que atingiu o estágio V por volta dos 13 anos, talvez, já apresente o tamanho máximo do pênis, enquanto outros finalizam o seu estágio de crescimento aos 17 ou 18 anos.

Escala de Tanner

Estágio GI – PI  (*) Fase da pré-adolescência (infantil) – 7,8 ou 9 anos
Estágio GII – PII Aumento testicular de 9,5 a 13,5 anos
Estágio GIII -PIII Crescimento maior do testículo e do pênis em comprimento – 10,5 a 15,5 anos
Estágio GIV – PIV Testículo continua crescendo e aumenta também em calibre – 11,5 a 16 anos
Estágio GV – PV Crescimento completo – crescimento em calibre, glande e tamanho – 12,5 aos 18 anos

(*) G: genitália

 P: pelos pubianos

O penis cresce ate quando

Como estimular o crescimento peniano?

Algumas doenças podem atrapalhar o crescimento peniano, portanto, se o adolescente tem dúvidas sobre o seu desenvolvimento puberal deve conversar com os pais ou responsáveis para passar em consulta com um médico.

O profissional irá avaliar histórico familiar, prematuridade, exposição a medicamentos e até doenças endócrinas. Mas, ao contrário do que se pensa que a fimose atrapalha o crescimento peniano, esse não é um fator que impede o desenvolvimento do órgão.

De acordo com o estágio, se o crescimento do pênis está sendo prejudicado na adolescência, é possível entrar com algumas abordagens para estimular o desenvolvimento, como uma reposição de testosterona, que é o principal hormônio sexual masculino e está relacionado às características sexuais masculinas.

Aumento peniano na fase adulta

Na fase adulta, quando houve um atraso puberal e prejuízo do crescimento peniano, os homens podem tentar algumas abordagens para ganhar um aumento peniano discreto,  seja de forma temporária ou definitiva. 

Mas é válido dizer que de nada vale fazer uso de produtos para crescimento peniano anunciados na internet, porque não funcionam. Géis que estimulam o crescimento não passam de uma substância vasodilatadora que apenas provoca o efeito temporário de aumento.

Técnicas mais naturais

Existem algumas terapias não invasivas como a vacuoterapia,  com uso de bomba peniana e extensor peniano, que produz um pequeno aumento. Essa técnica serve também como reabilitação peniana e não promove riscos, desde que o uso seja orientado pelo médico.

Com o uso dessas técnicas, quando o paciente sofre uma atrofia peniana, por falta de uso sexual do órgão, por exemplo, o pênis vai aumentar no máximo 2 cm na média.

Outra técnica são os exercícios para crescimento peniano conhecidos como Jelqing. Consiste em esticar o sulco coronal do pênis para vários lados, inclusive com movimentos rotacionais e de ordenha. 

De fato, a túnica albugínea do pênis é constituída de 5% de elastina, porém, não há dados que apontem que esses exercícios promovem aumento real do pênis. Além disso, é preciso tomar cuidado com os movimentos para não provocar lesões no pênis.

O penis cresce ate quando

Cirurgia para aumento peniano

Em alguns casos, o paciente pode querer tentar uma cirurgia peniana para aumento do pênis, uma dessas alternativas é a secção do ligamento suspensor, que é uma estrutura que fica na raiz do pênis, colado à púbis. 

Esse ligamento serve para manter o ângulo pubo-peniano para cima, estabilizar o órgão sexual e proteger o feixe vásculo-nervoso do pênis.

Ao cortar esse ligamento suspensor, há uma aparência de aumento do pênis, porque uma parte do pênis que estava interna fica exposta. O aumento pode ser de 1 a 3 centímetros com uso de extensor peniano. No entanto, essa técnica pode provocar complicações e o grau de satisfação não é dos melhores.

Veja mais nesse vídeo:

Outras técnicas

Outras tentativas de aumento peniano são dermolipectomia, lipoaspiração da púbis ou até a técnica de Egydio, indicada para Doença de Peyronie.

Além dessas opções, outra técnica que vem sendo utilizada de modo experimental é com o uso de células-tronco,  baseada em terapia celular de regeneração. 

Nessa terapia celular, as células-tronco podem ser retiradas das gorduras ou do sangue de uma pessoa. Essa técnica também necessita do uso de outras técnicas de tração para produzir melhor resultado nas dimensões penianas.

Além disso, há também outras abordagens para aumento do calibre com uso de botox e ácido hialurônico, enxerto de gordura e bioestimuladores do colágeno.

Conclusão

Vale lembrar que cada uma dessas técnicas para crescimento peniano exige a conversa com um profissional  que tenha expertise e saiba apresentar os prós e contras de cada técnica, no sentido de dar uma visão bastante realista dos riscos e minimizar as expectativas não realistas sobre os resultados.

Quando o paciente recebe a orientação adequada, cabe a ele decidir o que quer tentar para promover o aumento peniano. 

Home – Marco Túlio

Dr. Marco Túlio Cavalcanti Urologista e Andrologista. Disfunção Erétil e Impotência sexual: dê fim a esse tormento. Prótese do Pênis: a retomada da sua vida sexual. Doença Peyronie: correção da curvatura, recuperação do tamanho e calibre do pênis. Reposição Hormonal: retome o seu desempenho.

Instagram: @dr.mtcavalcanti

Youtube: Dr. Marco Túlio Cavalcanti

www.drmarcotuliourologista.com.br