O que pode comer quando se extrai um dente

Os cuidados após a extração do dente são importantes devido aos possíveis pontos que a gengiva irá receber para ajudar a reduzir os futuros casos de hemorragia, uma vez que formará um coágulo para iniciar o processo de recuperação. Caso tal coagulo se desprenda prematuramente, é possível que o paciente sofra uma condição chamada “alveolite seca”, causando picos de dor.

É exatamente por este motivo que todos os dentistas recomendam uma dieta adequada e cuidados logo após os procedimentos de extração. Geralmente, a melhora costuma levar de três a quatro semanas, mesmo tendo sangramento na primeira.

A dieta deverá ser nutritiva e cheia de proteínas. Além de manter uma hidratação constante para potencializar a recuperação.

O que comer após a extração do dente?

Conforme já comentado, os cuidados no pós-operatório são muito importantes para a recuperação, deixando a alimentação como o principal foco para conseguir o objetivo final. Existe uma gama de alimentos que potencializarão a recuperação, tais como:

  • Legumes

Depois de alguns dias após a recuperação, os primeiros alimentos sólidos que o paciente deverá consumir são os legumes. Além de nutritivos, esses alimentos conseguem ser facilmente ingeridos e possuem nutrientes que vão ajudar na recuperação.

  • Sopas

Durante todo o tratamento, as sopas sempre serão bem-vindas pela sua alta facilidade de consumo e rica quantidade de nutrientes. No entanto, além da facilidade, seu principal benefício é a variação de sopas que poderão ser consumidas, passando de legumes até canjas.

  • Vitaminas e sucos

Os sucos sempre foram sinônimo de bem-estar e recuperação após qualquer procedimento. Fora isto, ele poderá ser misturado com diversos sabores para diversificar seus benefícios a saúde. No caso das vitaminas, leite de vaca ou soja também podem ser incluídos na mistura, fazendo um verdadeiro shake refrescante e saboroso.

Importante: higiene bucal

Mesmo sendo alimentos saudáveis, o processo não dispensa o cuidado com a higiene bucal. Na verdade, ele deve ser ainda mais notado devido ao alto índice de alimentos que o paciente irá consumir.

Recomenda-se o uso de um creme dental que consiga fazer uma limpeza geral na boca, contemplando sempre as áreas mais difíceis para o acesso da escova. Porém, é importante tomar cuidado para não atingir a parte recentemente operada.

Nas primeiras 12 horas, não é interessante fazer bochecho. Em vez disso, fazer compressas de gelo e descansar a cabeça de maneira inclinada fazem-se necessários.

Para potencializar a recuperação e os cuidados com a higiene, é importante evitar alimentos que possam ficar presos na cavidade dental até que a área esteja fechando e cicatrizando. Dentro disso, entram alimentos como o arroz, pipoca, nozes e qualquer outro que tenha perigo de prender entre os dentes ou na área operada, movendo o coágulo de sangue ou irritando a área.

Afinal, o sorvete realmente reduz o inchaço?

Existem diversas complicações decorrentes da extração do dente. Entre eles, a dor e o inchaço são sempre muito presentes nestes casos.

Geralmente, para conseguir controlar a dor e a expansão do inchaço, as primeiras horas são marcadas por compressas geladas do lado da face por um curto/médio período. Com isso, muitas pessoas começaram a se perguntar se o sorvete pode se tornar um aliado contra este estado. A resposta é sim!

A baixa temperatura faz com que os vasos sanguíneos da área que foi extraída sofram com o impacto da constrição. Após isto, os mesmos vasos tornam-se incapazes de transportar o líquido grande que iria provocar futuramente o inchaço. Dentro deste ambiente, alimentos gelados (sem grande solidez) tornam-se naturalmente ótimos aliados para combater a dor.

O sorvete macio, iogurte ou qualquer outro alimento frio que não contenha grande solidez são altamente recomendados, uma vez que não será necessário grande esforço de mastigação e servirá como uma refeição. Incluir o sorvete na dieta para recuperação pós-operatório certamente não será um problema.

Na fase de transição da infância para a adolescência os jovens acabam passando por muitas mudanças e uma delas é o nascimento dos sisos. Muitos chamam estes parceiros bucais de dentes do juízo, mas apesar do nome, há situações em que esses dentes não têm juízo nenhum e causam muita dor de cabeça quando resolvem aparecer. Daí só há uma saída: extraí-los.

Os cuidados no pós-operatório são muito importantes, principalmente no que diz respeito à alimentação. Por outro lado, é justo nessa fase da vida que as pessoas querem comer de tudo sem pensar no amanhã. E agora? Pois é, parece complicado à beça. Mas foi pensando nisso que o Sorrisologia reuniu dicas de uma boa alimentação para que você tenha uma recuperação rápida e tranquila após a extração. Quer melhorar sua saúde bucal? Responda nosso quiz e receba uma dica para melhorar a sua saúde bucal!

Sopas

Pode ser canja, de ervilha ou de legumes. É você quem manda! O importante é variar e experimentar à vontade. Sopa é o prato mais recomendado pelos dentistas nos primeiros dias após a extração do siso por ser fácil de ingerir. Segundo o dentista Cláudio de Sá Rego Fortes, só é preciso tomar cuidado com a temperatura, "Qualquer coisa muito quente pode causar dor, sangramento e complicar na cicatrização". Por isso, espere esfriar um pouco e quando estiver bem morninha, estará na temperatura certa para degustar sem medo.

Legumes

Após alguns dias você estará pronto para devorar alimentos mais sólidos. E nada melhor do que voltar a rotina com legumes. Além de nutritivos, esses alimentos são ótimos para serem ingeridos bem amassadinhos, como se fosse um purê. Experimente fazer com abóbora, batata ou mandioquinha. Fica uma delícia!

Sorvete

Em dias ensolarados ou não, um sorvetinho sempre cai bem quando queremos refrescar nossa boca. Porém, muito mais do que uma sobremesa gostosa, o sorvete alivia a dor e o inchaço do pós-operatório por ser bem geladinho, por isso, é sempre recomendado por profissionais. Que maravilha, né?

Sucos e vitaminas

Tão coloridos e nutritivos, os sucos e vitaminas são um sucesso para o seu bem-estar e recuperação após a extração. Melhor ainda, você pode variar, misturar os sabores e bebê-los bem geladinhos. Além de refrescar, vai aliviar a dor e o inchaço da operação sem causar dor.

"Alguns pacientes têm dificuldades para abrir a boca pelo tempo que ficou aberta. Em alguns casos, eles apresentam o chamado trismo, que é a restrição na abertura da cavidade bucal ou da mobilidade mandibular", explica o profissional. Mas fique tranquilo, nesses casos você pode fazer uso de um canudinho para ingerir líquidos.

Outros cuidados importantes

- Nas primeiras 24 horas, descanse com a cabeça um pouco inclinada.

- Não faça bochecho nas primeiras 12 horas.

- Faça compressa de gelo.

- Evite exposições ao sol.

- Não faça esforço ou qualquer tipo de atividade física.

- Após o segundo dia, faça o bochecho com enxaguante.

Cláudio diz que cada paciente tem uma resposta diferente à cirurgia. "Não existe um período certo para retornar à normalidade. A resposta inflamatória do corpo vai até 72 horas, o que podemos afirmar é que não haverá cicatrização antes deste período".

A higiene bucal não pode parar

Não há desculpas. O pós-operatório não impede que você continue os cuidados bucais rotineiros. "Pratique uma higiene normal com escovação, uso do fio dental, aliado a utilização de um antisséptico bucal, mas sem fazer bochecho com força", alerta o expert.

Use um creme dental que faça uma limpeza completa na sua boca, alcançando áreas de difícil acesso para a escova, já que você deve tomar cuidado para não escovar a área operada. Esses cremes possuem partículas Microclean, que limpam profundamente toda a boca e eliminam as bactérias, deixando uma sensação de limpeza prolongada. E não esqueça que após uma semana você deve voltar ao consultório para retirar os pontos.
 

Este artigo tem a contribuição do especialista:

Cláudio de Sá Rêgo Fortes - Cirurgião-dentista

Rio de Janeiro-RJ

CRO-RJ 13115


O que devo comer depois de extrair um dente?

Dê preferência para alimentos frios como sorvetes de massa, picolé, sucos, açaí e leite. No dia seguinte, já é permitido o consumo alimentos mornos e macios, como purês, ovo cozido e macarrão, por exemplo. Deve tomar água à vontade e evitar fazer movimentos de sucção. A saída é sempre utilizar um copo.

O que ajuda na cicatrização de extração de dente?

7 cuidados após extrair dente para uma recuperação tranquila.
Mantenha uma alimentação saudável. ... .
Evite atividades que demandam esforço físico. ... .
Realize uma boa higienização. ... .
Prefira refeições frias, líquidas e pastosas. ... .
Faça compressas com gelo. ... .
Tome corretamente as medicações prescritas..

Quem extraiu o dente pode comer arroz?

Você pode ir comendo coisas mais leves, como arroz e legumes bem cozidos, carnes desfiadas, pode voltar a mastigar alguns alimentos principalmente do lado direito mas evite alimentos duros e fibrosos por enquanto.

Pode comer pão depois de extrair dente?

Itens alimentícios crocantes, tais como biscoitos, pães, pizzas etc. contém partículas que danificam a região da gengiva e atrapalham bastante a recuperação. É exatamente por isso que esses alimentos devem ser evitados.